A Rod. D. Pedro I é Freeway ou Major Highway?

Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.

Moderators: support, adriansinger, Unholy, scarlogarcia, Tchelow, vladpierami

Re: Re: A Rod. D. Pedro I é Freeway ou Major Highway?

Postby adrianojbr » Sun Mar 10, 2013 9:59 pm

vladpierami wrote:Amigos Editores da D. Pedro. ( Atenção: post longo )

O Nando1961, me enviou PM questionando o meu Look em toda rodovia e também a classificação da mesma.

Sugeri a ele trazer a discussão pra ca, assim todo mundo pode dar sua opinião e tentamos um concenso. :D

Abaixo vou descrever o conceito que uso pra diferenciar Freeway de Major hyghway.

Na verdade, temos pouquíssimas estradas que podem ser "consideradas" freeway no Brasil.
Se for ao "pé da letra" não temos nenhuma... :P

Acho que já é consenso de todos aqui que o maior problema das freeways, ocorrem em áreas urbanas, pois elas são capazes de "sugar" todas as rotas, fazendo com que o Waze não crie rotas alternativas.

Costumo raciocinar da seguinte maneira pra decidir a classificação da rodovia:

- A rodovia esta em área urbana, pode receber trafego local para deslocamentos pequenos e sofrer com congestionamentos gigantescos em horários de pico?
Se sim, Minor Highway. ( mesmo que ela for uma rodovia duplicada)

-A rodovia é duplicada, não esta em áreas urbanas, porem existe uma outra rodovia seguindo quase que paralelamente para a mesma região, que além de mais moderna tem limite de velocidade superior.
Então é Major Highway.

Por ex.:
(...)

Portanto, na minha opinião, a Imigrantes fica como Freeway e a Anchieta como Major Highway.

(...)

mas esse não é o trabalho do Waze decidir qual das rotas é melhor com base nas informações atuais do trânsito ou histórico (que nesses casos existem pois são rodovias movimentadas)? não se estariam criando melhores rotas artificiais, "forçando o waze a seguir as categorizadas como freeway"?

Enviado de meu Galaxy Nexus usando o Tapatalk 2
AM - Santa Catarina
Image
adrianojbr

Has thanked: 124 times
Been thanked: 19 times

Re: A Rod. D. Pedro I é Freeway ou Major Highway?

Postby amfadel » Thu Jan 24, 2013 4:23 pm

A D. Pedro eu acho que é major mesmo.

Com relação a trechos urbanos eu não vi muita discussão mas eu acho que em trechos em que se tem uma marginal coletando o tráfego local deveria ser mantida como major. Eu entendo que minor seriam só casos onde os acessos do trecho urbano entram direto na estrada.

O que vocês acham?

Enviado de meu XT321 usando o Tapatalk 2
amfadel

Has thanked: 30 times
Been thanked: 70 times

Postby amfadel » Sat Mar 09, 2013 2:54 am

Vlad, tem como jogar a D. Pedro na região de Campinas (da Anhanguera até a Magalhães Teixeira) como Minor Highway? Nesse trecho a D. Pedro é praticamente uma avenida e tem bastante congestionamento em horário de pico. Seria bom ficar como Minor para ter opções de desvio da rodovia.

Renato, o que você acha também?
amfadel

Postby amfadel » Sat Mar 09, 2013 12:47 pm

vladpierami wrote:Claro que Da! :)
É só querer!!!
Vamos aplicar a regra do sumido, funciona assim:
- se ninguém se manifestar contra a sua sugestão até domingo a noite, segunda de manha a gente muda ok?

hahahah blz!
amfadel

Postby amfadel » Sun Mar 10, 2013 9:05 pm

Vlad, eu concordo com a sua classificação também. Acho que é bem por aí. Mas quero tirar uma dúvida.

Só esclarecendo para saber se o que eu entendi é isso mesmo. Qualquer via duplicada fora de trecho urbando é Major Highway. Se por um acaso uma via que seria Major é "paralela" a uma outra rodovia Major e tem velocidade maior ou menos entradas ou mais pistas então essa seria classificada como Freeway. É isso?

Pelo seu texto pode ser interpretado ao contrário do que eu coloquei acima. Que todas as vias duplicadas fora de trecho urbano são Freeway a não ser que tenha uma outra "paralela" maior, aí esta seria Major e a outra Freeway.
amfadel

Postby amfadel » Mon Mar 11, 2013 12:31 am

Sim, mas esse é o ponto. Em zona urbana seria tudo minor.

Em relação a Major e Freeway, não entendo que seja uma maneira de criar rota artificial e sim de criar um padrão para usar Freeway. Por exemplo, geralmente é melhor pegar a Bandeirantes do que a Anhanguera. Agora, se estiver com transito na Bandeirantes, aí a Anhanguera é melhor caminho e o Waze vai indicar isso. Mas imaginando um usuário sem conexão que coloca para navegar de São Paulo para Campinas, o Waze tem mais chance de acertar mandando pelo Bandeirantes do que pela Anhanguera.
amfadel

Postby amfadel » Fri Mar 15, 2013 12:06 pm

vladpierami wrote:
amfadel wrote:Vlad, tem como jogar a D. Pedro na região de Campinas (da Anhanguera até a Magalhães Teixeira) como Minor Highway? Nesse trecho a D. Pedro é praticamente uma avenida e tem bastante congestionamento em horário de pico. Seria bom ficar como Minor para ter opções de desvio da rodovia.

Renato, o que você acha também?

Claro que Da! :)
É só querer!!!
Vamos aplicar a regra do sumido, funciona assim:
- se ninguém se manifestar contra a sua sugestão até domingo a noite, segunda de manha a gente muda ok?

Vlad, eu sei que esses dias estava bem corrido pra vc, mas como ninguém foi contra, quando tiver um tempinho tenta dar um talento lá na D. Pedro e coloca o trecho entre a Anhanguera e Magalhães Teixeira como Minor. Acho que esse é o principal.

Se no restante vai ficar como Major ou Freeway acho que não faz muita diferença já que fora desse trecho não é muito usada para transito urbano e não tem vias paralelas fazendo a mesma rota.

Valeu!!! Abraço!
amfadel

Postby antigerme » Sat Jan 26, 2013 12:10 am

renbrant wrote:Já entendi qual o problema que está acontecendo aqui na região. A Rod. D. Pedro pode continuar como Major Highway. Faz sentido, conforme as explicações anteriores. O problema é que diversas vias, que eu já havia mudado as categorias, muitas delas de terra, viraram Freeway novamente. É isso que está levando o Waze a fazer rotas sem lógica.

Aqui em SSA gosto de citar como exemplo a "Estrada do Curralinho", ela quase não tem asfalto e o basemap colocou como Freeway, quase não passa 2 carros ao mesmo tempo nesta bendita via.

renbrant wrote:Alguem sabe qual o base map que o Waze utilizou? Já trabalhei com a TeleAtlas (Tomtom) e com a Navteq (Nokia), e conheço ambas "por dentro". Será que foi utilizada alguma das duas?

Já amaldiçoei muito a Multispectral, e toda vez que alguém fala nela eu volto a amaldiçoa-la. :lol: :lol: :lol:

http://www.multispectral.com.br/
http://www.geoportal.com.br/

Acho que o pessoal do Waze comprou o mais barato.

No final do ano passado o Waze começou a aplicar uma base de "áreas perigosas" no mapa. SSA virou um grande favelão, a cidade inteira virou uma favela.

renbrant wrote:Bom, vou começar a recategorizar tudo de novo, quando tiver tempo. Vou ultrapassar os pontos do antigerme...rsrsrss

Oba!!! :D

O povo é preguiçoso e não enxerga estes pontinhos fácil, jogue duro. Tem que pelo menos acompanhar o pique do sandro_herbst, já tem muitaasssss semanas que ele não larga o osso de primeiro colocado semanal.
Image André Felício
Salvador/L. de Freitas
Waze Blog/Facebook
Wiki: Manual do usuário | Manual de edição
Sites oficiais para sugestões: Waze Client | Waze Website / Editor
* não me responsabilizo por danos em sua vista :P
antigerme
Waze Champs

Has thanked: 48 times
Been thanked: 177 times

Re: Re: A Rod. D. Pedro I é Freeway ou Major Highway?

Postby antigerme » Sun Mar 10, 2013 10:58 pm

adrianojbr wrote:
vladpierami wrote:Amigos Editores da D. Pedro. ( Atenção: post longo )

O Nando1961, me enviou PM questionando o meu Look em toda rodovia e também a classificação da mesma.

Sugeri a ele trazer a discussão pra ca, assim todo mundo pode dar sua opinião e tentamos um concenso. :D

Abaixo vou descrever o conceito que uso pra diferenciar Freeway de Major hyghway.

Na verdade, temos pouquíssimas estradas que podem ser "consideradas" freeway no Brasil.
Se for ao "pé da letra" não temos nenhuma... :P

Acho que já é consenso de todos aqui que o maior problema das freeways, ocorrem em áreas urbanas, pois elas são capazes de "sugar" todas as rotas, fazendo com que o Waze não crie rotas alternativas.

Costumo raciocinar da seguinte maneira pra decidir a classificação da rodovia:

- A rodovia esta em área urbana, pode receber trafego local para deslocamentos pequenos e sofrer com congestionamentos gigantescos em horários de pico?
Se sim, Minor Highway. ( mesmo que ela for uma rodovia duplicada)

-A rodovia é duplicada, não esta em áreas urbanas, porem existe uma outra rodovia seguindo quase que paralelamente para a mesma região, que além de mais moderna tem limite de velocidade superior.
Então é Major Highway.

Por ex.:
(...)

Portanto, na minha opinião, a Imigrantes fica como Freeway e a Anchieta como Major Highway.

(...)

mas esse não é o trabalho do Waze decidir qual das rotas é melhor com base nas informações atuais do trânsito ou histórico (que nesses casos existem pois são rodovias movimentadas)? não se estariam criando melhores rotas artificiais, "forçando o waze a seguir as categorizadas como freeway"?

Enviado de meu Galaxy Nexus usando o Tapatalk 2

Eu prefiro criar um zona de exclusão de "grandes rodovias" na área urbana. Deixar a parte de "qual a melhor rota" para o algorítimo do Waze, não dar uma vantagem artificial. :mrgreen:
Attachments
sp_city.jpg
zona de exclusão
sp_city.jpg (383.12 KiB) Viewed 246 times
Image André Felício
Salvador/L. de Freitas
Waze Blog/Facebook
antigerme
Waze Champs

Postby antigerme » Mon Mar 11, 2013 12:38 am

amfadel wrote:Sim, mas esse é o ponto. Em zona urbana seria tudo minor.

Em relação a Major e Freeway, não entendo que seja uma maneira de criar rota artificial e sim de criar um padrão para usar Freeway. Por exemplo, geralmente é melhor pegar a Bandeirantes do que a Anhanguera. Agora, se estiver com transito na Bandeirantes, aí a Anhanguera é melhor caminho e o Waze vai indicar isso. Mas imaginando um usuário sem conexão que coloca para navegar de São Paulo para Campinas, o Waze tem mais chance de acertar mandando pelo Bandeirantes do que pela Anhanguera.

Mas esse que é o problema, "grandes rodovias" sugam todas as melhores rotas para dentro delas, mesmo não sendo a melhor rota naquele momento.
Image André Felício
Salvador/L. de Freitas
Waze Blog/Facebook
antigerme
Waze Champs

Next

Return to Mapas e edição de mapas