Get a sneak peek at whats next for Permanent Hazards on our April 7th Office Hours!
Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.

Locked
Forum rules
Confira nossa Wazeopedia ou pergunte ao nosso Oráculo antes de postar; ;)
Não esqueça de sempre copiar o Permalink com a "coisa" selecionada junto com a mensagem;
Problemas com rota? relate neste formulário
Veja nosso painel para acompanhamento de UR

Nova página do Wiki, "Categorizar e nomear vias"

Post by
Prezados,

Depois de ver diversas dúvidas no forum esta saindo uma nova página do Wiki de como classificar e nomeas as vias. Ela esta sendo feita de forma direta e indiretamente, gtalk e PM do fórum, por vários AM.

Gostaria de obter sugestões, críticas e discutir qualquer ponto de discórdia neste tópico do fórum.

http://www.waze.com/wiki/index.php/Cate ... omear_vias

Não se preocupem, o link da página Brasil permanece o mesmo, sugiro uma mudança apenas se todos concordarem com a nova página. Se possível avisem o maior número de AM para olharem este tópico.

POSTER_ID:2214139

1

Send a message

Post by abc32
Antigerme, achei excelente a iniciativa, e gostaria de ir mais longe.

Fui nomeado há pouco AM para a ZS de SP. Descobri que, conforme comentado na nova página do Wiki, não há padrão para as vias mais importantes, e elas mudam de catergoria conforme o trecho. Um bom exemplo são as vias expressas das Marginais: uma hora são Freeways, outra são Major Highway etc.

Fiz alguns acertos em algumas avenidas principais.

Gostaria de propor que entrássemos num acordo aqui, seguindo tanto as orientações da página do Antigerme quanto das orientações gerais da Wiki em inglês, para a categorização das principais vias de SP. Assim, os AM da cidade poderíamos ir acertando aos poucos, deixando-as com uma categorização definitiva.

Minhas sugestões para iniciar:

Freeways:
- Vias expressas das duas Marginais
- Rodovias saindo de SP: Anchieta, Imigrantes, Castello Branco, Bandeirantes, Anhanguera, Fernão Dias, Dutra e Airton Senna
- Rodoanel

Obs: A rigor, pela definição, a Dutra e a Fernão Dias são Major Highways e não Freeways, já que, sendo antigas, permitem várias entradas e saídas sem uso de rampas. Mas como são as 2 rodovias mais importantes do país, meu voto é que sejam tratadas como Freeways.

Major Highways:
- Vias laterais das duas marginais
- Rodovias Regis Bittencourt e Raposo Tavares

Minor Highways: lembrando que a opção "avoid highways" no cliente deixa até mesmo "minor highways" de fora, tenho dúvidas de se deveríamos usar dentro da cidade; caso afimativo, só usaria nos principais corredores (mas minha preferência é deixar tudo como Primary Street mesmo):
- Av. dos Bandeirantes (até a Imigrantes)
- Corredor Washington Luis / Moreira Guimarães / Rubem Berta / 23 de Maio (desde a "curva" da WL no encontro com a Interlagos até o encontro da Tiradentes com a Marginal Tietê)

De resto, totas as principais vias da cidade como "Primary Street".

Ramps: Usar a regra definida no Wiki: só usar para entrada e saída de highways; acessos a viadutos etc. dentro da cidade (entre Primary Streets) devem usar o sistema de "Conectores no mesmo nível" do Wiki, mesmo que se tratem de viadutos (ex. Washington Luis x Av. dos Bandeirantes).

O que acham?
abc32
Posts: 4
Send a message

Post by alantiagofelipe
Não concordo que uma cidade deva ser editada restrita a "Primary Streets" e "Streets".

Temos vários níveis de hierarquia para as vias no aplicativo (e na vida real principalmente) e penso que apesar de a tradução literal nos levar a evitar o uso de alguns deles devemos repensar o assunto.

Eu sou totalmente a favor da utilização das Minor Highways dentro de cidades onde existam vias que se diferenciam pela sua importância acima das Primary Streets.

Além do fato de a visualização ficar diferenciada no aplicativo, dando enfase a estes corredores da cidade, também melhora nos diferentes níveis de zoom onde vias de menor importância desaparecem.

Por outro lado, tenho visto muito pouco uso do "Other Drivable", especialmente eu tenho dúvidas se devo ou não indicar ruas como "Dirty Road" baseado em imagens de satélite ou em outras fontes disponíveis.

Não utilizo indiscriminadamente, todo material que publico é baseado em várias fontes, tenho conversado com diversas secretarias da cidade a que me dedico, tirando dúvidas históricas quando a divergências no nome e posicionamento de ruas. Tenho consciência da importância do conteúdo que estou publicando.

A maior dificuldade que tenho encontrado é quanto a restrição ou permissão das conversões de uma via para outra e o sentido das mesmas. E estou questionando a prefeitura para que disponibilize esta informação online, já que temos o aval da lei da informação. Se está informação está disponível nos sistemas da prefeitura, tem que estar disponível para toda população facilmente.
alantiagofelipe
Posts: 205
Has thanked: 771 times
Been thanked: 8 times
Send a message

Post by alantiagofelipe
Esse tópico me deixou muito ansioso (cade meu ansiolítico rs)...

Por isso passei os últimos dias colorindo as vias dos 43 mapas impressos que tenho para fazer um levantamento superficial de como seria a qualificação das vias...

Penso que este pensamento de que o Peso X ou o Peso Y da via deva ter menos importância conforme as estatísticas forem coletadas e a base de usuários em tempo real explodir. Assim como quando o código do aplicativo for ficando cada vez mais "proprietário" e dependente destes dados.

Sempre consulto as rotas alternativas, mesmo porque, muitas vezes eu sou o "co-piloto" e tenho tempo e mãos livres para isso...

Uma boa notícia, a cidade tem milhares de TRECHOS (contabilizei tudo em trechos) de vias comuns, depois centenas de vias principais, menos de umas centena de possíveis minor highways, e algumas dezenas de trechos de Major Highways...

Infelizmente não descontei as duas que faziam limite entre um bairro e outro o que deve diminuir os números das categorias maiores.... E ia me esquecendo contei algumas poucoas rampas também... (mas estudei pouco essa parte)

O que vai incomodar mais a respeito da minha opnião ... e que não vejo Freeways no Brazil ... fora do estado de São Paulo... mas claro conheço pouco ...

Não vejo nossa simplória BR 101 (em SC) como uma Freeway.
(Atualmente moro em Brasília)

Mas também não pretendo modificar o trabalho de terceiros, pois não quero entrar nesta discussão agora (quem sabe no futuro), tenho muito o que fazer em lugares menos sujeitos a guerras (flame wars, por isso eu resolvi não editar em Brasília, que conheço menos e a comunidade é maior... vai que faço $#$@#$...)

Eu estava um pouco incomodado com o fato da notoriedade de o antigerme estar lá no topo do ranking nacional ... e eu discordar dele aqui com meus 60.000 pontinhos... risos

Eu mesmo tendo todo o tempo do mundo não sei se chego no topo da semana ... sou muito lento na edição...

Acho que minha opnião está mais semelhante ao que o hebermc postou.

Espero conviver em sociedade :D

E voltando, mande dicas para eu me distrair lendo, por que com a implantação do base map, só tenho lido notícias do gizmodo e da info ... e estou quase apelando pra o conteúdo erótico pois estou com muito tempo livre entre 00:00 e as 06:00 :mrgreen:
alantiagofelipe
Posts: 205
Has thanked: 771 times
Been thanked: 8 times
Send a message

Post by alantiagofelipe
Pelo pouco que observei até o momento, não encontrei muitas abreviações e abreviaturas no base map nos nomes de ruas.

Particularmente, penso que estes recursos são coisas do tempo do manuscrito e da máquina de escrever ... prefiro as versões estendidas.
alantiagofelipe
Posts: 205
Has thanked: 771 times
Been thanked: 8 times
Send a message

Post by alantiagofelipe
antigerme, conta pra gente, faz uma foto, um tutorial, um vídeo ...

Porque eu não entendo ...

Eu estive olhando o Waze Scoreboard desta semana e você já acumulou quase 100.000 pontos ...

Diz pra mim ... você é caminhoneiro ... vive na boléia e enquanto dirige já vai editando os mapas ... :lol:
alantiagofelipe
Posts: 205
Has thanked: 771 times
Been thanked: 8 times
Send a message

Post by alantiagofelipe
Como tenho repetido, entendo que os nomes das vias deve ser mantido por extenso.

Essa retrocompatibilidade com o passado e com telas "miúdas" não me parece condizer com a utilização para navegar no trânsito sem um co-piloto :!: :?:
alantiagofelipe
Posts: 205
Has thanked: 771 times
Been thanked: 8 times
Send a message

Post by alantiagofelipe
Eu estou dizendo que uma tela pequena não é visível, com ou sem abreviações. E que não adianta colocá-lo no suporte veicular pregado ao para-brisa pensando em visualizá-lo. Talvez se anexá-lo ao retrovisor, consiga algum resultado mais visível, e quem sabe não seja necessário o Personal Waze SmallPhone Interpreteitor Segureitor T@b@j@r@.
alantiagofelipe
Posts: 205
Has thanked: 771 times
Been thanked: 8 times
Send a message

Post by alantiagofelipe
antigerme wrote:Arrumaram um pouco mais o Wiki INT.
http://www.waze.com/wiki/index.php/Map_Legend

Será que agora o pessoal aqui do Brasil vai parar de colocar Highway em local errado?
Antigerme, não adiante querer deixar tudo brilhando agora. Está todo mundo alvoraçado com o Base Map.

E não se chega a um consenso...

Quando a poeira baixar, você volta a essa discussão e tenta pintar o mapa nas cores que você acha mais sensato.

Eu pessoalmente acho que vai ser difícil ficar só nas Streets e Primary Streets...
(aqui em Brasília, até agora nem me atrevi a alterar o "colorido" dos mapas)
alantiagofelipe
Posts: 205
Has thanked: 771 times
Been thanked: 8 times
Send a message

Post by alantiagofelipe
É possível que o criador de um tópico o apague e faça outro com um resumo do debate?

Se é que isso faz algum sentido...
alantiagofelipe
Posts: 205
Has thanked: 771 times
Been thanked: 8 times
Send a message

Post by alantiagofelipe
Interessante, já pesquisei sobre os Waze Champs, depois eu descubro quem é Chen...
alantiagofelipe
Posts: 205
Has thanked: 771 times
Been thanked: 8 times
Send a message