Abreviações

Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.

Moderators: support, adriansinger, Unholy, Tchelow, scarlogarcia, vladpierami

Re: Abreviaturas

Postby gusdantas » Sun Jul 29, 2012 4:17 am

vladpierami wrote:Lembrem que não basta a abreviação estar correta perante as normas da língua portuguesa...
O Ideal seria que além da abreviação estar correta ela fosse expansível pelo Comando d voz (Nuance).
Se pegaram este tópico do inicio, vão ver que o Antigerme já deu varias dicas a este respeito.

realmente, é bom testar antes pra ver se essas abreviações já não existem no nuance, eu testei no vocalizer e nenhuma das do rtcoelho tem

rtcoelho wrote:Sobre abreviação de "Aviador", no Google está abreviado "Avd."

é uma boa ^^

Sobre onde conseguir informação "confiável" (pode até não ser, mas é oficial) sobre os logradouros, recomendo (a todos) q procurem na internet pela secretaria de desenvolvimento urbano (ou algo parecido) da prefeitura da cidade q está sendo editada e encontre o mapa de zoneamento da cidade. Lá normalmente tem os nomes de todas as ruas, onde elas começam e terminam "oficialmente", etc... Também é bom pra descobrir o nome daquela rua nova q foi inaugurada já faz um tempo mas não tiveram coragem de colocar uma placa (coisa comum aqui em Barueri).
Claro q msm assim vc pode acabar com esse tipo de divergência, qdo ocorre isso eu fico com a opção mais "completa", por exemplo:
Nome correto da rua sem abreviações: Rua Primeiro Tenente Aviador Landulfo Albuquerque de Almeida Filho
Esta rua no Google está: Rua Primeiro Tenente Aviador Landulfo A. de Almeida Filho
Agora vamos no site dos correios, olha como está: Rua Landulfo de Almeida Filho

eu ficaria com Rua Primeiro Tenente Aviador Landulfo Albuquerque de Almeida Filho, porém o q vale é o bom senso...

pra te ajudar, o aqui está o mapa de zoneamento de guarulhos

PS: tenho esse indício e esse outro para crer q é Alves e não Albuquerque :mrgreen:
gusdantas

Has thanked: 1 time
Been thanked: 2 times

Postby antigerme » Sun Jul 29, 2012 10:01 pm

gusdantas wrote:realmente, é bom testar antes pra ver se essas abreviações já não existem no nuance, eu testei no vocalizer e nenhuma das do rtcoelho tem

O Nuance tem algumas abreviações e o pessoal do Waze adicionar novas no app rodando dentro da infra deles.

Me falta tempo descobrir como testar o app Nuance que fica na infra do Waze para criar alguma forma de testa-lo. Talvez um sniffer no app seja o suficiente, não sei, só testando. Assim que descobrir uma forma coloco no Wiki. :D

Sobre onde conseguir informação "confiável" (pode até não ser, mas é oficial) sobre os logradouros, recomendo (a todos) q procurem na internet pela secretaria de desenvolvimento urbano (ou algo parecido) da prefeitura da cidade q está sendo editada e encontre o mapa de zoneamento da cidade. Lá normalmente tem os nomes de todas as ruas, onde elas começam e terminam "oficialmente", etc...

Se encontrar coloca no Wiki. Eu já coloquei o de minha terrinha, SSA-BA. ;)
Image André Felício
Salvador/L. de Freitas
Waze Blog/Facebook
Wiki: Manual do usuário | Manual de edição
Sites oficiais para sugestões: Waze Client | Waze Website / Editor
* não me responsabilizo por danos em sua vista :P
antigerme
Waze Champs

Has thanked: 38 times
Been thanked: 117 times

Postby antigerme » Sun Jul 29, 2012 10:04 pm

scarlogarcia wrote:
rtcoelho wrote:Nome correto da rua sem abreviações: Rua Primeiro Tenente Aviador Landulfo Albuquerque de Almeida Filho

Em Brasília, cidades das siglas, esta rua seria popularmente conhecida por RPTALAA.

Uhauehauea, BSB é ... :lol:
Image André Felício
Salvador/L. de Freitas
Waze Blog/Facebook
antigerme
Waze Champs

Postby rtcoelho » Mon Jul 30, 2012 1:23 am

gusdantas wrote:Sobre onde conseguir informação "confiável" (pode até não ser, mas é oficial) sobre os logradouros, recomendo (a todos) q procurem na internet pela secretaria de desenvolvimento urbano (ou algo parecido) da prefeitura da cidade q está sendo editada e encontre o mapa de zoneamento da cidade. Lá normalmente tem os nomes de todas as ruas, onde elas começam e terminam "oficialmente", etc... Também é bom pra descobrir o nome daquela rua nova q foi inaugurada já faz um tempo mas não tiveram coragem de colocar uma placa (coisa comum aqui em Barueri).

pra te ajudar, o aqui está o mapa de zoneamento de guarulhos

PS: tenho esse indício e esse outro para crer q é Alves e não Albuquerque :mrgreen:

Então, neste mapa de zoneamento de Guarulhos está como eu disse, sem as "titulações e predicados" olha só o screen:

Image

Olha lá o exemplo que citei...

"Av. Capitão Aviador Walter Ribeiro"
No mapa de zoneamento de Guarulhos está:
"Av. Walter Ribeiro"

E as abreviações permanecem, situação complicada dessa cidade...

Preciso de uma luz, até parei de editar por isso, para não ter que ficar refazendo.
AM - Guarulhos
Usando...
Waze 3.5.2 em iPhone 3GS - iOS 6.0.1
Waze 3.5.2 em iPod touch 4G - iOS 6.0.1
rtcoelho

Been thanked: 1 time

Postby gusdantas » Mon Jul 30, 2012 9:00 am

Então, aí é q está, não existe uma regra... =/
como eu disse anteriormente, se eu tivesse nesse seu dilema, ficaria com a opção mais completa (o nome maior, com as "titulações e predicados"), uma vez q nele um completa a "informação" q está no outro
gusdantas

Been thanked: 2 times

Postby patajones » Mon Jul 30, 2012 6:19 pm

gusdantas wrote:Então, aí é q está, não existe uma regra... =/
como eu disse anteriormente, se eu tivesse nesse seu dilema, ficaria com a opção mais completa (o nome maior, com as "titulações e predicados"), uma vez q nele um completa a "informação" q está no outro

Concordo em colocar o mais completo. Utilizando as abreviaturas conhecidas pelo App.

Rtcoelho, solicite as novas abreviaturas que o gusdantas sugeriu aqui nesse topico mesmo. É só fazer um post solicitando ao adrian a inclusão das abreviaturas e passar a lista. Todas que o gusdantas passou e está ótima. Para o "Aviador" a sua sugestão tb está ótima "Avd.".
patajones

Has thanked: 0 time

Postby antigerme » Mon Jul 30, 2012 7:23 pm

patajones wrote:
gusdantas wrote:Então, aí é q está, não existe uma regra... =/

Concordo em colocar o mais completo. Utilizando as abreviaturas conhecidas pelo App.

Rtcoelho, solicite as novas abreviaturas que o gusdantas sugeriu aqui nesse topico mesmo. É só fazer um post solicitando ao adrian a inclusão das abreviaturas e passar a lista. Todas que o gusdantas passou e está ótima. Para o "Aviador" a sua sugestão tb está ótima "Avd.".

Ah... se aprovadas posta a lista aqui no fórum para adicionar no Wiki.
Image André Felício
Salvador/L. de Freitas
Waze Blog/Facebook
antigerme
Waze Champs

Postby rtcoelho » Mon Jul 30, 2012 10:10 pm

Ok, vamos lá então...

Capitão = Cap.
Tenente = Ten.
Sargento = Sarg.
Aeronáutica = Aer.
Aviador = Avd.
Primeiro = Disseram que ainda está em discussão, então, enquanto não se decide vou usar I

O que acham de abreviar Viela e Brigadeiro?
No Google está abreviado como "Ve." e "Brg."

T+
AM - Guarulhos
Usando...
Waze 3.5.2 em iPhone 3GS - iOS 6.0.1
Waze 3.5.2 em iPod touch 4G - iOS 6.0.1
rtcoelho

Postby antigerme » Mon Jul 30, 2012 10:21 pm

rtcoelho wrote:Ok, vamos lá então...

Capitão = Cap.
Tenente = Ten.
Sargento = Sarg.
Aeronáutica = Aer.
Aviador = Avd.
Primeiro = Disseram que ainda está em discussão, então, enquanto não se decide vou usar I

O que acham de abreviar Viela e Brigadeiro?
No Google está abreviado como "Ve." e "Brg."

T+

Gostei!! vamos encher mais a lista para fazer um pedido único.

Brigadeiro = Brig. de acordo com o VOLP e o manual de redação da PUC.

http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgil ... htm?sid=22
http://www.pucrs.br/manualred/abreviaturas.php
Image André Felício
Salvador/L. de Freitas
Waze Blog/Facebook
antigerme
Waze Champs

Postby scarlogarcia » Wed Aug 01, 2012 6:11 am

Testei no nuance 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª. Funciona bem para todas abreviaturas. http://www.nuance.com/vocalizer5/flash/index.html

Pergunto, podemos acrescentar estas abreviaçoes a proxima lista ao Adrian ou vamos deixar por extenso, segundo discursao do alantiagofelipe aqui na terceira pagina deste mesmo topico que estamos?

Qual a opiniao de voces?

alantiagofelipe wrote:
mengo65 wrote:Uma pergunta sobre ruas com números:

Aqui na minha cidade (Itumbiara-GO) só usa a nomenclatura "R. 3", R. 20", "R. V-11" nas placas. Porém o base map e outros mapas online que já vi usa "R. Três", "R. Vinte", "R. V-Onze" e assim em diante; Qual método deve ser adotado pra nomear ruas com números?

Eu fiz alguns questionamentos e comentários semelhantes a este no seguinte post
http://www.waze.com/forum/viewtopic.php?f=60&t=20695

Mas entendo que as placas estão númeradas pela rapidez e facilidade de identificação no formato numérico.

Já os endereços por extenso em mapas informatizados, evitam confusão com a numeração da residência em uma busca.
scarlogarcia
Waze Champs

Has thanked: 84 times
Been thanked: 99 times

PreviousNext

Return to Mapas e edição de mapas