Problemas mapas São José dos Campos e Brasília

Movido do forum anterior que tinhamos baixo o forum "Português".

Moderators: support, adriansinger, Unholy, Tchelow, scarlogarcia, vladpierami

Postby celsolsf » Sun Aug 05, 2012 8:26 pm

Boa tarde a todos,

Percebi que usando o Waze em São José dos Campos e arredores é muito comum aparecer São Sebastião no meio das cidades do Vale do Paraíba. Informo que São Sebastião dista mais de 90 km.

(imagem 1)
2012-07-26 16.43.09.jpg
2012-07-26 16.43.09.jpg (147.77 KiB) Viewed 289 times

Desta forma, estou procurando qual rua,avenida,etc foi cadastrada como sendo São Sebastião ou invés de SJC ou outras.

Descobri que existe alguns "São Sebastião" no cadastramento de ruas próxima a Brasília(DF), ou seja, foram cadastradas a cidade de São Sebastião e não Brasília. Por favor, alguém de Brasília poderia verificar se realmente isso está errado?

(imagem 2 e 3)
São Sebastião em Brasília A.jpg
São Sebastião em Brasília A.jpg (220.25 KiB) Viewed 289 times

São Sebastião em Brasília B.jpg
São Sebastião em Brasília B.jpg (208.73 KiB) Viewed 289 times

Agradeço a ajuda
Abraços
Celso (SJC)
celsolsf

Has thanked: 0 time
Been thanked: 0 time

Re: Problemas mapas São José dos Campos e Brasília

Postby scarlogarcia » Mon Aug 06, 2012 5:52 am

Olá, Celso.

São Sebastiao uma das cidades satelites ao Plano Piloto. Elá exite dentro do Distrito Federal. Ja foi considerada como um Bairro de Brasilia como tambem como cidade, de acordo com algumas conjunturas politicas da regiao do DF.

Os editores do DF estao de acordo em atribuir o nome das Regioes Administrativas do DF dentro do campo de Cidades do Waze Map Editor. Por exemplo: Asa Sul, Asa Norte, Lago Sul, Cruzeiro, Guará 1, Sao Sebastiao, etc.

Fora a duvida, este resultado de busca tem trazido alguma dor de cabeça pra voce?

Abraço.
scarlogarcia
Waze Champs

Has thanked: 84 times
Been thanked: 99 times

Postby celsolsf » Mon Aug 06, 2012 8:03 am

Olá Scarlogarcia,

Obrigado pela informação.
Isso não me trás problema, mas pensando nos usuários que usam o Waze na região do litoral norte de São Paulo, onde existe "outra" São Sebastião, não poderá dar confusão?
No Brasil, existem várias cidades que começam com São Sebastião, por exemplo: S.S. do Paraíso(MG), S.S. da Grama (SP), S.S. da Bela Vista(MG), etc.
Pelo Google Earth ao buscar "São Sebastião", retorna a cidade de SP como principal.
Pelo Waze, retorna a cidade próxima a Brasília e as ruas "São Sebastião" espalhadas pelo Brasil.
Porém quando a busca é feita assim: "São Sebastião, SP" ou "São Sebastião, DF". Isso funciona no Google Earth e também no Waze.

Só gostaria de saber qual o procedimento correto a ser adotado nestes casos de duplicidade de nome, para quando aparecer algo similar na minha região.
E também porque muita gente vai à praia de Maresias que fica em São Sebastião e podem criticar o Waze dizendo que não funciona, não achou a cidade e blá, blá.

Outra coisa e que, isso sim, me incomoda é: como faço para encontrar uma rua com o preenchimento errado na região do Vale do Paraíba(SP), ou seja, colocaram na descrição da rua a cidade como São Sebastião por engano. Acredito que seja este o motivo de aparecer "São Sebastião" entre as cidades próximas a minha, sendo que estamos mais de 90 Km do litoral.

Mais uma vez, obrigado pela ajuda.
Abraços.

Celso (SJC)
celsolsf

Been thanked: 0 time

Postby scarlogarcia » Mon Aug 06, 2012 4:13 pm

Oi, Celso.

Você trouxe a tona um bom assunto para discutirmos.

O procedimento certo de nomenclatura é o que nós definirmos aqui usando o bom senso.

O erro que você verificou aí na sua região, como você disse, deve ter sido causado por confusão de quem fez as modificações.

Agora eu te pergunto:

1) diminuiríamos a confusão se usassemos o estado juntamente com o nome da cidade como "Sao Sebastiao - DF", "Sao Sebastiao - MG", e assim por diante - e se isto teria consequência negativa na ferramenta de busca do Waze no futuro?

2) Os resultados da busca pelo Waze sao por proximidade assim como os do foursquare embutido no buscador do Waze

Eu busquei no Waze e no foursquare do Waze por dois termos: "sao Sebastião" e "Sebastião"

O " sao" é o termo que nos trás problema.

"Sao Sebastião" no Waze trouxe 2 localidades muito distantes e o restante (cerca de 10 outras localidades) próximas. Veja na figura abaixo.

"Sao Sebastião" no foursquare não deu resultado de nada com o termo de busca "sao Sebastião" mas de qualquer empreendimento que continha a palavra "sao".

Busca no Waze por somente " sebastião" deu por resultado somente locais próximos de onde estou. Foi bem similar a busca aterior no Waze por "Sao Sebastiao" e considerei os dois resultados satisfatorios.

A mesma busca no foursquare deu um resultado muito bom, com nome de rua e estabelecimentos baseado na proximidade de quem esta buscando.

ImageUploadedByTapatalk1344269573.482239.jpg
Sao Sebastiao no buscador do Waze
ImageUploadedByTapatalk1344269573.482239.jpg (50.05 KiB) Viewed 272 times

Enviado por celular.
Last edited by scarlogarcia on Mon Aug 06, 2012 4:28 pm, edited 3 times in total.
scarlogarcia
Waze Champs

Postby scarlogarcia » Mon Aug 06, 2012 4:14 pm

ImageUploadedByTapatalk1344269648.368846.jpg
Sebastiao no Buscador do Waze
ImageUploadedByTapatalk1344269648.368846.jpg (46.99 KiB) Viewed 271 times

Enviado por celular.
Last edited by scarlogarcia on Mon Aug 06, 2012 4:19 pm, edited 1 time in total.
scarlogarcia
Waze Champs

Postby scarlogarcia » Mon Aug 06, 2012 4:14 pm

ImageUploadedByTapatalk1344269687.829037.jpg
Sebastiao no Buscador do Foursquare no Waze
ImageUploadedByTapatalk1344269687.829037.jpg (63.65 KiB) Viewed 270 times

Enviado por celular.
scarlogarcia
Waze Champs

Postby vladpierami » Mon Aug 06, 2012 9:27 pm

scarlogarcia wrote:
ImageUploadedByTapatalk1344269687.829037.jpg

Enviado por celular.

Oi scarlogarcia,

Na reuniao de ontem o Chen foi questionado quanto algumas falhas no buscador, (não me lembro se vc já havia ido embora).

A questão colocada foi sobre o waze não localizar a alameda Santos em SP, mesmo tentando localiza-lá pelo live map ii direto pelo client. As buscas retornavam outras ruas de mesmo nome em outras cidades mas não em SP.
Então o Chen respondeu sem entrar em detalhes, que havia um bug sendo analisado.

Talvez estes erros que o Celso esta reportando estejam ligados a este bug.

Vlad Pierami
Sent using Tapatalk
Vlad Pierami
WAZE VERSION 3.6.0.0 - IOS 6.1 + Evasi0n JB
Waze São Paulo no Facebook
vladpierami

Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Postby scarlogarcia » Mon Aug 06, 2012 9:33 pm

Uhm... entendi. Eu já tinha partido neste momento.

Bem, fora esta particularidade, é característica do foursquare oferecer resultado por proximidade.

O buscador do Waze parece ser mais amplo.

Uma coisa que tenho observado há algum tempo é que quando busco um local utilizando o foursquare app tenho muitas vezes resultado diferente de quando faço mesma busca utilizando foursquare implementado no Waze. Interessante, não?

Enviado por celular.
scarlogarcia
Waze Champs

Postby patajones » Tue Aug 07, 2012 7:37 pm

scarlogarcia wrote:Uma coisa que tenho observado há algum tempo é que quando busco um local utilizando o foursquare app tenho muitas vezes resultado diferente de quando faço mesma busca utilizando foursquare implementado no Waze. Interessante, não?
Enviado por celular.

Isso é verdade. A um mês atrás eu pesquisei "torre digital de brasília" no app do foursquare encontrava legal, ja no app do waze, pesquisando no foursquare não encontrava de jeito nenhum.
patajones

Been thanked: 1 time

Postby scarlogarcia » Tue Aug 07, 2012 7:55 pm

patajones wrote:
scarlogarcia wrote:Uma coisa que tenho observado há algum tempo é que quando busco um local utilizando o foursquare app tenho muitas vezes resultado diferente de quando faço mesma busca utilizando foursquare implementado no Waze. Interessante, não?
Enviado por celular.

Isso é verdade. A um mês atrás eu pesquisei "torre digital de brasília" no app do foursquare encontrava legal, ja no app do waze, pesquisando no foursquare não encontrava de jeito nenhum.

O curioso é que já aconteceu o contrario comigo. De encontrar pelo foursquare no Waze e não encontrar no foursquare app. :)

Enviado por celular.
scarlogarcia
Waze Champs

Next

Return to Forum Velho