Abreviações

Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.

Moderators: support, adriansinger, Unholy, vladpierami, Tchelow, scarlogarcia

Re: Abreviaturas

Postby alantiagofelipe » Sun Aug 12, 2012 7:09 pm

alantiagofelipe wrote:
patajones wrote:Andrian,

Na estrada que envio no permalink abaixo o TTS está expandido a sigla incorretamente.

EPTG está sendo pronunciado como

"Estrada Parque Taguatinge Guará"

quando o certo seria

"Estrada Parque Taguatinga"

Permalink:
https://world.waze.com/editor/?zoom=5&l ... =163505052

Referências ao nome correto:
http://pt.wikipedia.org/wiki/DF-085
http://www.der.df.gov.br/sites/200/232/00000821.pdf

Isto é um "pé no saco"! (não aguentei, tive que falar) O Waze fala demaisssssssssssssss! (Aderbal!)

A cada esquina nas vias internas do Lago, ele fica expandindo, Vire A Direita no Setor Habitacional Lago Sul Conjunto 8 "Que" (QI) XY, Vire a Esquerda no Setor Habitacional Lago Sul Conjunto 8 "Que" YZ

É muito chato! Estas siglas de Brasília podem ser expandidas pela comunidade apenas ao longo das vias principais.

O Waze já é tagarela por padrão, para tentar por o motorista no caminho certo.
Comparando com o Nokia Maps o Waze não fica sem falar um segundo e o Nokia só fala com alguma antecedência ao necessária. Mesmo nas retas, o Waze está lá dando informações nem sempre necessárias e as vezes muito em cima da hora. E dentro das vias menores ele ainda fica expandindo essas SIGLAS Quilométricas.

Por favor, alguém há de rever esta decisão!

P.S.> Eu faço o possível para manter o Waze sempre ligado inclusive nas rotas conhecidas e indicando a rota, para pegar os erros alí no audio. Ocorrem muito em rótulas, ainda mais as sobrepostas depois do base map. Mas com esse falatório excessivo ... haja "coração"... :evil:
alantiagofelipe

Has thanked: 3 times
Been thanked: 3 times

Postby antigerme » Sun Aug 12, 2012 9:07 pm

alantiagofelipe wrote:Isto é um "pé no saco"! (não aguentei, tive que falar) O Waze fala demaisssssssssssssss! (Aderbal!)

A cada esquina nas vias internas do Lago, ele fica expandindo, Vire A Direita no Setor Habitacional Lago Sul Conjunto 8 "Que" (QI) XY, Vire a Esquerda no Setor Habitacional Lago Sul Conjunto 8 "Que" YZ

É muito chato! Estas siglas de Brasília podem ser expandidas pela comunidade apenas ao longo das vias principais.

Comparando com o Nokia Maps o Waze não fica sem falar um segundo e o Nokia só fala com alguma antecedência ao necessária. Mesmo nas retas, o Waze está lá dando informações nem sempre necessárias e as vezes muito em cima da hora. E dentro das vias menores ele ainda fica expandindo essas SIGLAS Quilométricas.

Talvez não seja o caso de ajustar as vias para fazer o Waze falar só o necessário?
http://www.waze.com/wiki/index.php/Como ... TENHA/SAIA

No momento estamos fazendo um mutirão em Sampa acho que quando terminarmos podemos passar para outras cidades.
Image André Felício
Salvador/L. de Freitas
Waze Blog/Facebook
Wiki: Manual do usuário | Manual de edição
Sites oficiais para sugestões: Waze Client | Waze Website / Editor
* não me responsabilizo por danos em sua vista :P
antigerme
Waze Champs

Has thanked: 35 times
Been thanked: 102 times

Postby alantiagofelipe » Mon Aug 13, 2012 2:27 am

antigerme wrote:
alantiagofelipe wrote:Isto é um "pé no saco"! (não aguentei, tive que falar) O Waze fala demaisssssssssssssss! (Aderbal!)

Talvez não seja o caso de ajustar as vias para fazer o Waze falar só o necessário?
http://www.waze.com/wiki/index.php/Como ... TENHA/SAIA

No momento estamos fazendo um mutirão em Sampa acho que quando terminarmos podemos passar para outras cidades.

Sim, eu sei que parte disto está relacionado com esse tópico da Wikipédia. Mas não é o caso que aponto, onde alguém entendeu que seria uma ótima idéia ter todas as SIGLAS de Brasília expandidas pelo TTS. E na ingenuidade o adrian de e ter dado ouvidos a isso.

Outro ponto que venho insistentemente discutindo aqui é sobre a padronização da escrita das SIGLAS em caixa alta, e se possível que nesses casos de caixa alta o TTS soletre e não leia.
alantiagofelipe

Abreviaturas

Postby patajones » Mon Aug 13, 2012 3:03 am

alantiagofelipe wrote:

Na estrada que envio no permalink abaixo o TTS está expandido a sigla incorretamente.

quando o certo seria

Permalink:

Isto é um "pé no saco"! (não aguentei, tive que falar) O Waze fala demaisssssssssssssss! (Aderbal!)

Concordo que a expansão de algumas siglas em BSB é totalmente desnecessárias, já que a sigla é muito mais conhecida que o nome.

Acho que as solicitacoes de expansão dessas siglas não vieram daqui do fórum.

Adrian, pode nos dizer se de onde vem e se é possível alterar ou retirar as expansões dessas siglas de Brasília. Cito 2 como exemplo:
EPTG
EPIA

Alan,

Esse "Setor Habitacional Lago Sul" é expansão de SHIS? Se for, é mais um exemplo para o Adrian , e diga-se de passagem, está errado, já que deveria ser Setor Habitacional Individual Sul.

Quanto ao QI nao tem o que fazer. A mocinha fala "quí" para QI e "quê" para QE. Para falar certo tinha que ter um ponto depois do Q . Mas aí atrapalha a consulta.

Sent using Tapatalk
patajones

Has thanked: 0 time
Been thanked: 1 time

Abreviaturas

Postby scarlogarcia » Mon Aug 13, 2012 3:11 am

Não sei se atrapalha.

Veja que interessante. Hoje eu busquei "feira do Paraguai" e o primeiro resultado fornecido foi " feira dos importados" (para os que não sabem eu pedi o nome popular e me deram o nome oficial).

Enviado por celular.
scarlogarcia
Waze Champs

Has thanked: 79 times
Been thanked: 94 times

Abreviaturas

Postby patajones » Mon Aug 13, 2012 3:29 am

alantiagofelipe wrote:onde alguém entendeu que seria uma ótima idéia ter todas as SIGLAS de Brasília expandidas pelo TTS. E na ingenuidade o adrian de e ter dado ouvidos a isso.

Eu desconfio que a "ótima" idéia não veio daqui. Agora estou no celular e nao da para fazer uma boa pesquisa para confirmar. Mas pelo meno no fórum em português nao me lembro de ninguém discutir sobre Siglas, apenas abreviação de palavras.

alantiagofelipe wrote:Outro ponto que venho insistentemente discutindo aqui é sobre a padronização da escrita das SIGLAS em caixa alta, e se possível que nesses casos de caixa alta o TTS soletre e não leia.

Concordo, não sei da possibilidade de implantação disso pela equipe Waze, já que é provável que o TTS tenha sido implementado pelo Nuance.

Sent using Tapatalk
patajones

Has thanked: 0 time
Been thanked: 1 time

Postby alantiagofelipe » Mon Aug 13, 2012 4:01 am

patajones wrote:
alantiagofelipe wrote:

quando o certo seria

Permalink:

Concordo que a expansão de algumas siglas em BSB é totalmente desnecessárias, já que a sigla é muito mais conhecida que o nome.

Acho que as solicitacoes de expansão dessas siglas não vieram daqui do fórum.

Adrian, pode nos dizer se de onde vem e se é possível alterar ou retirar as expansões dessas siglas de Brasília. Cito 2 como exemplo:
EPTG
EPIA

Alan,

Esse "Setor Habitacional Lago Sul" é expansão de SHIS? Se for, é mais um exemplo para o Adrian , e diga-se de passagem, está errado, já que deveria ser Setor Habitacional Individual Sul.

Quanto ao QI nao tem o que fazer. A mocinha fala "quí" para QI e "quê" para QE. Para falar certo tinha que ter um ponto depois do Q . Mas aí atrapalha a consulta.

Sent using Tapatalk

Quanto ao erro em Setor Habitacional Lago Sul ... o erro foi meu na extensão da sigla na hora de escrever ... mas ela realmente estende para Setor Habitacional Individual Sul (nota-se que a palavra Individual é ainda maior ... e mais chata ... risos)

Eu agora parei pra pensar se ela está pegando isso dos nomes alternativos, mas acredito que não seja o caso...

quanto ao QE ... que sai quase como "Qui" (para minha humilde audição) eu sei que isto é um problema menor ...

o que eu gostaria (já que querer não é poder) é que as SIGLAS fossem padronizadas em CAIXA ALTA e se possível S O L E T R A D A S pelo T T S.

;)
alantiagofelipe

Postby antigerme » Mon Aug 13, 2012 5:01 pm

alantiagofelipe wrote:Eu agora parei pra pensar se ela está pegando isso dos nomes alternativos, mas acredito que não seja o caso...

Foi o pessoal de BSB que pediu para o Adrian adicionar no software da Nuance para expandir.

o que eu gostaria (já que querer não é poder) é que as SIGLAS fossem padronizadas em CAIXA ALTA e se possível S O L E T R A D A S pelo T T S.

Colocar como manda as boas práticas do português. Aqui em SSA eu tenho o "Centro Administrativo da Bahia", se eu quero que ele soletre coloca C.A.B. e se quero que ele fale coloca CAB. Como aqui o pessoal fala e é mais conhecido por CAB deixo tudo junto, CAB.

O pessoal de BSB tem que decidir como quer a expansão. :D
Image André Felício
Salvador/L. de Freitas
Waze Blog/Facebook
antigerme
Waze Champs

Postby scarlogarcia » Mon Aug 13, 2012 5:06 pm

antigerme wrote:
alantiagofelipe wrote:Eu agora parei pra pensar se ela está pegando isso dos nomes alternativos, mas acredito que não seja o caso...

Foi o pessoal de BSB que pediu para o Adrian adicionar no software da Nuance para expandir.

Existe um pessoal de Brasilia que nao gosta do forum e nao vem para cá de jeito nenhum. É possivel que nao tenhamos um registro destes pedidos aqui. So o Adrian para nos dizer como aconteceu estes pedidos.

antigerme wrote:O pessoal de BSB tem que decidir como quer a expansão. :D

Mas para sermos praticos, o veioculo oficial do waze é este aqui. O que decidirmos aqui é o que vale. Eu prefiro as siglas, assim como o Alan e o patajones.
scarlogarcia
Waze Champs

Has thanked: 79 times
Been thanked: 94 times

Postby antigerme » Mon Aug 13, 2012 5:41 pm

scarlogarcia wrote:Existe um pessoal de Brasilia que nao gosta do forum e nao vem para cá de jeito nenhum. É possivel que nao tenhamos um registro destes pedidos aqui. So o Adrian para nos dizer como aconteceu estes pedidos.

Achei!! Veja esta confusão em
viewtopic.php?f=60&t=21161

Mas para sermos praticos, o veioculo oficial do waze é este aqui. O que decidirmos aqui é o que vale. Eu prefiro as siglas, assim como o Alan e o patajones.

Se for para votar prefiro utilizar apenas as expansões/abreviaturas "oficiais".

Super Quadra Blablabla. Se quer que fale as letras, colocar S. Q. Bblablabla, se quer que fale a palavra, colocar tudo junto, SQ Bblablabla. O problema que "Q." já tem expansão.

O pessoal não quer abreviar corretamente usando pontos e espaços e reclama quando o Waze fala a abreviação quando na verdade a pessoa queria que soletrasse. Podiamos começar pela forma de abreviar.

Realmente BSB é caso a parte. O lugar difícil de mapear. :lol:
Image André Felício
Salvador/L. de Freitas
Waze Blog/Facebook
antigerme
Waze Champs

PreviousNext