Abreviações

Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.

Moderators: support, adriansinger, Unholy, vladpierami, scarlogarcia, Tchelow

Re: Abreviaturas

Postby gusdantas » Sat Jul 28, 2012 1:46 am

Pelo que andei lendo por ai, posso descartar toda essa "parafernália" que vem antes do nome...

onde vc leu? o.o

bem, eu coloco o nome inteiro, mas as "titulações e predicados" eu pesquiso no VOLP, no Manual de redação da PUCRS ou qlq outra fonte confiável pela abreviação e peço pra adicionarem neste post, daí a gente discute e "oficializa" (pelo menos é assim q está sendo)...

Nessas vc já poderia pedir pra adicionar:

Capitão = Cap.
Tenente = Ten.
Sargento = Sarg.
Aeronáutica = Aer.
Primeiro = em discussão
Aviador = cabe discussão pois "oficialmente" seria 'Av.', porém esse já é de Avenida...

Sobre o 'B.' tente descobrir e colocar, pq 'B.' é pra Beco...

obs: e eu q achei q não teria nome maior q Rua General de Divisão Pedro Rodrigues da Silva (atual: R. Gen. Div. Pedro Rodrigues da Silva)
gusdantas

Has thanked: 1 time
Been thanked: 2 times

Postby gusdantas » Sun Jul 29, 2012 4:17 am

vladpierami wrote:Lembrem que não basta a abreviação estar correta perante as normas da língua portuguesa...
O Ideal seria que além da abreviação estar correta ela fosse expansível pelo Comando d voz (Nuance).
Se pegaram este tópico do inicio, vão ver que o Antigerme já deu varias dicas a este respeito.

realmente, é bom testar antes pra ver se essas abreviações já não existem no nuance, eu testei no vocalizer e nenhuma das do rtcoelho tem

rtcoelho wrote:Sobre abreviação de "Aviador", no Google está abreviado "Avd."

é uma boa ^^

Sobre onde conseguir informação "confiável" (pode até não ser, mas é oficial) sobre os logradouros, recomendo (a todos) q procurem na internet pela secretaria de desenvolvimento urbano (ou algo parecido) da prefeitura da cidade q está sendo editada e encontre o mapa de zoneamento da cidade. Lá normalmente tem os nomes de todas as ruas, onde elas começam e terminam "oficialmente", etc... Também é bom pra descobrir o nome daquela rua nova q foi inaugurada já faz um tempo mas não tiveram coragem de colocar uma placa (coisa comum aqui em Barueri).
Claro q msm assim vc pode acabar com esse tipo de divergência, qdo ocorre isso eu fico com a opção mais "completa", por exemplo:
Nome correto da rua sem abreviações: Rua Primeiro Tenente Aviador Landulfo Albuquerque de Almeida Filho
Esta rua no Google está: Rua Primeiro Tenente Aviador Landulfo A. de Almeida Filho
Agora vamos no site dos correios, olha como está: Rua Landulfo de Almeida Filho

eu ficaria com Rua Primeiro Tenente Aviador Landulfo Albuquerque de Almeida Filho, porém o q vale é o bom senso...

pra te ajudar, o aqui está o mapa de zoneamento de guarulhos

PS: tenho esse indício e esse outro para crer q é Alves e não Albuquerque :mrgreen:
gusdantas

Postby gusdantas » Mon Jul 30, 2012 9:00 am

Então, aí é q está, não existe uma regra... =/
como eu disse anteriormente, se eu tivesse nesse seu dilema, ficaria com a opção mais completa (o nome maior, com as "titulações e predicados"), uma vez q nele um completa a "informação" q está no outro
gusdantas

Postby gusdantas » Wed Aug 01, 2012 11:00 pm

antigerme wrote:
scarlogarcia wrote:Antigerme,
Aqui estao mapas do Distrito Federal. Sao 31 mapas. Onde posso inserir link para eles no Wiki? http://www.sedhab.df.gov.br/003/0031800 ... HAVE=24490

Valeu, acabei de adicionar. ;)
http://www.waze.com/wiki/index.php/Como ... mapeamento

patajones wrote:Sou absolutamente antipático a idéia de colocar o número da rua por extenso, a não sr em casos em que esse seja o uso comum, como em nomes próprios por exemplo.

Também.

No momento minha área está por extenso pois ainda não se tem uma definição. Se o pessoal decidir que é melhor não colocar por extenso, troco em toda a cidade e coloco no Wiki. O que acham? :D

concordo com ambas proposições
gusdantas

Postby hebermc » Wed Jun 20, 2012 7:46 pm

Eu utilizo a norma para busca de CEP(zip code) nos Correios que é:
-excluir o tipo do endereço (Rua, Avenida, Praça, Travessa...)
-excluir (se houver) o pronome de tratamento (Professor, Doutor, Governador...)

Ou seja, se a rua for:
(Avenida) (Conselheiro) Rosa e Silva
(tipo_de_rua) (pronome) (parte_final)

Deve-se usar apenas a parte final na procura.
Image
Waze on Galaxy S2 - I9100 (ICS 4.0.3) - Lite'Ning 3.6
Android Waze Beta Tester - v3.6.0
Country Manager Brasil / Area Manager Recife
hebermc

Has thanked: 0 time
Been thanked: 3 times

Postby hebermc » Thu Jun 21, 2012 3:54 am

mengo65 wrote:Prefiro as abreviações, já usava aqui na minha cidade antes da aplicação do base map, na minha opinião fica melhor pra visualizar no celular

A abreviação pode continunar sendo usada (ou não), ele queria saber como procuramos ruas.
Image
hebermc

Postby hebermc » Thu Jun 21, 2012 4:21 pm

peralva wrote:Certo que existe uma norma mas nem todo usuário sabe disso, precisamos pensar como se fosse um usuário leigo que não quer saber de normas e etc, só quer encontrar seu caminho.

Nesse caso os desenvolvedores vão ter que fazer um sistema que reconheça o começo do nome da rua e saiba converter as abreviações para a forma extensa, ou fazer o inverso. Só precisamos saber dos desenvolvedores do Waze qual forma eles querem que usemos nos mapas.
Image
hebermc

Re: Abreviações

Postby Kokbira » Wed Nov 14, 2012 2:37 pm

Aqui em Fortaleza também há a sigla Mons. para Monsenhor (R. Mons. Bruno e R. Mons. Catão). Meu outro GPS fala erroneamente. Vou testar com o Waze...
Image
Kokbira

Been thanked: 0 time

Re: Abreviações

Postby lucamenor » Fri Dec 28, 2012 1:09 pm

Gente, uma dúvida em relação a essas abreviações. Na Wiki diz que é desejável se colocar abreviado nos mapas, por exemplo R. no lugar de Rua, mas quando coloco R. e alguém busca pelo nome da rua com "rua alguma coisa" o programa não retorna a rua. O TTS funciona legal, mas a busca é afetada. Ele não deveria pesquisar em todas as ruas com "rua" e "R." não? Estou pensando em colocar "rua" nas que eu modifiquei, senão ninguém irá conseguir pesquisar as ruas.
lucamenor

Been thanked: 0 time

Postby lucasm2 » Wed Jun 20, 2012 4:11 pm

Ao procurar endereços, digito só o nome da rua, sem av e muito menos avenida.
Android 4.2.2 / Nexus 4 LG E960
Area Manager: Belém, PA - BRA

Image
lucasm2

Has thanked: 7 times
Been thanked: 1 time

PreviousNext

Return to Mapas e edição de mapas