Como categorizar e nomear vias

Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.

Moderators: support, adriansinger, Unholy, Tchelow, scarlogarcia, vladpierami

Postby adriansinger » Wed Aug 22, 2012 12:54 pm

Por favor, antes de editar os mapas sugiro ler as classificações feitas pela própia comunidade de cada tipo de rua. É MUITO IMPORTANTE porque isso afeta a navigação.

Adrián Singer
Community Manager
América Latina, España, Portugal y Brasil

Image
adriansinger

Has thanked: 87 times
Been thanked: 27 times

Re: Como categorizar e nomear vias

Postby jennerjcruz » Thu Aug 23, 2012 10:16 pm

Excelente, Adrian!

Note que há uma outra página no Wiki em Português com um critério de categorização completamente diferente (e errado na minha opinião). Esta página está marcada como OLD, mas acho melhor simplesmente excluí-la do Wiki. A página ERRADA (na minha opinião) é http://www.waze.com/wiki/index.php/Como_categorizar_e_nomear_vias_%28Brasil%29.

Sobre a página http://www.waze.com/wiki/index.php/Como_categorizar_e_nomear_vias, ela pode ser melhorada para ficar mais fácil para nós brasileiros usarmos. Há algumas pequenas falhas na página indicada:
1. Dá como exemplos de MAJOR HIGHWAYS rodovias que no Brasil são para todos os efeitos FREEWAYS.
2. Ao fugir da tradução literal do original em Inglês, descreve de forma errada SERVICE ROADS. SERVICE ROADS não são vias coletoras. Quem tem costume de andar nos EUA está acostumado a ver SERVICE ROADS. Aqui é menos comum, gerando confusão.
3. Não define o que fazer com vias urbanas de velocidade superior com acesso controlado e sem cruzamento em nível. Lendo o original americano, eu as classificaria como MAJOR HIGHWAYS...

Abraços, Jenner.
jennerjcruz

Has thanked: 0 time
Been thanked: 0 time

Postby jennerjcruz » Thu Aug 23, 2012 10:48 pm

Adrian,

A mais importante via de SP, a MARGINAL DO TIETÊ, foi atualizada como MINOR HIGHWAY.
Trata-se de uma rodovia em trecho urbano com velocidade superior, altíssimo tráfego, acesso controlado mediante RAMPS, sem cruzamentos em nível nas pistas expressa e central. Para mim, é obviamente uma FREEWAY na pista expressa (4 LANES de cada lado, alta velocidade e é também uma rodovia de conexão das maiores FREEWAYS do Brasil) e uma MAJOR HIGHWAY na pista central (que tem em média 3 LANES e tem menos velocidade) e uma PRIMARY STREET na pista da direita (que tem em média 3 LANES e tem alguns cruzamentos em nível). A MARGINAL DO TIETÊ chega a ter 20 LANES em alguns trechos.

Se o Waze considerar que MINOR HIGHWAY deve ser destinada a pequenas estradas interurbanas de pista simples, então estamos diante de um grande erro de categorização.

Por favor dê sua opinião a respeito, já que me parece que vc é da Waze...

Abraços, Jenner.
jennerjcruz

Postby vladpierami » Thu Aug 23, 2012 11:10 pm

jennerjcruz wrote:Excelente, Adrian!

Note que há uma outra página no Wiki em Português com um critério de categorização completamente diferente (e errado na minha opinião). Esta página está marcada como OLD, mas acho melhor simplesmente excluí-la do Wiki. A página ERRADA (na minha opinião) é http://www.waze.com/wiki/index.php/Como_categorizar_e_nomear_vias_%28Brasil%29.

Sobre a página http://www.waze.com/wiki/index.php/Como_categorizar_e_nomear_vias, ela pode ser melhorada para ficar mais fácil para nós brasileiros usarmos. Há algumas pequenas falhas na página indicada:
1. Dá como exemplos de MAJOR HIGHWAYS rodovias que no Brasil são para todos os efeitos FREEWAYS.
2. Ao fugir da tradução literal do original em Inglês, descreve de forma errada SERVICE ROADS. SERVICE ROADS não são vias coletoras. Quem tem costume de andar nos EUA está acostumado a ver SERVICE ROADS. Aqui é menos comum, gerando confusão.
3. Não define o que fazer com vias urbanas de velocidade superior com acesso controlado e sem cruzamento em nível. Lendo o original americano, eu as classificaria como MAJOR HIGHWAYS...

Abraços, Jenner.

Oi Jenner,
O Antigerme esta editando e corrigindo a pagina em questão.

Vamos discutir as sugestões para a nova pagina aqui! :)
Vlad Pierami
WAZE VERSION 3.6.0.0 - IOS 6.1 + Evasi0n JB
Waze São Paulo no Facebook
vladpierami

Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Postby vladpierami » Thu Aug 23, 2012 11:23 pm

jennerjcruz wrote:Adrian,

A mais importante via de SP, a MARGINAL DO TIETÊ, foi atualizada como MINOR HIGHWAY.
Trata-se de uma rodovia em trecho urbano com velocidade superior, altíssimo tráfego, acesso controlado mediante RAMPS, sem cruzamentos em nível nas pistas expressa e central. Para mim, é obviamente uma FREEWAY na pista expressa (4 LANES de cada lado, alta velocidade e é também uma rodovia de conexão das maiores FREEWAYS do Brasil) e uma MAJOR HIGHWAY na pista central (que tem em média 3 LANES e tem menos velocidade) e uma PRIMARY STREET na pista da direita (que tem em média 3 LANES e tem alguns cruzamentos em nível). A MARGINAL DO TIETÊ chega a ter 20 LANES em alguns trechos.

Se o Waze considerar que MINOR HIGHWAY deve ser destinada a pequenas estradas interurbanas de pista simples, então estamos diante de um grande erro de categorização.

Por favor dê sua opinião a respeito, já que me parece que vc é da Waze...

Abraços, Jenner.

Olá Jenner,

Nós decidimos fazer esta classificação após algumas discussões no topico abaixo e alguns outros:
viewtopic.php?f=288&t=24207

Nós entendemos que a Marginal Tiete é uma Freeway, porém, entenda que o waze ao tracar uma rota leva em consideração 3 fatores na seguinte ordem:
1-Informação de transito online fornecida pelos usuarios de maneira indireta.
Caso esta informação não esteja disponivel, (ou não exista) ele cconsullta o proximo critério;
2-Histórico de velocidade média para aquela via naquele horario.
Caso esta informação não esteja disponivel, (ou não exista) ele cconsullta o proximo critério;
3-Capacidade da via conforme classificação no editor de mapas.

Assim, devido ao numero deusuariosem SP ser pequeno, muitas vezes, o waze nos deixava parados nas marginais ao invés de traçar uma rota alternativa.

A classificação atual das marginais como primary street é um teste, e deverá ter inicio no proximo map date previsto para 26/08.

Caso não funcione como esperamos, voltaremos a classificação antiga.

Obrigado por expor sua opinião aqui, Suaexperiencia é importante para nós "Novatos".
Vlad Pierami
WAZE VERSION 3.6.0.0 - IOS 6.1 + Evasi0n JB
Waze São Paulo no Facebook
vladpierami

Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Postby antigerme » Fri Aug 24, 2012 2:29 pm

vladpierami wrote:Nós decidimos fazer esta classificação após algumas discussões no topico abaixo e alguns outros:
viewtopic.php?f=288&t=24207

Nós entendemos que a Marginal Tiete é uma Freeway, porém, entenda que o waze ao tracar uma rota leva em consideração 3 fatores na seguinte ordem:
1-Informação de transito online fornecida pelos usuarios de maneira indireta.
2-Histórico de velocidade média para aquela via naquele horario.
3-Capacidade da via conforme classificação no editor de mapas.

Assim, devido ao numero deusuariosem SP ser pequeno, muitas vezes, o waze nos deixava parados nas marginais ao invés de traçar uma rota alternativa.

A classificação atual das marginais como primary street é um teste, e deverá ter inicio no proximo map date previsto para 26/08.

Caso não funcione como esperamos, voltaremos a classificação antiga.

Valeu Vlad, disse tudo! :D faltou só a parte dos pesos para sair do tipo da via.

Diferente de outros GPS onde tem mapas estáticos e rotas baseadas completamente nos tipos, o Waze é online.

Já deve estar parecendo que estou fazendo "picuinha". jennerjcruz, eu concordava com você 100% sobre os tipos e até já até gerei muita discordia entre os AM de SSA, pensava que nem você sobre colocar todas as expressas como Highways. Depois de ganhar alguma experiência e fazendo alguns testes percebi que não é a melhor forma para o algorítimo de rotas do Waze.

O exemplo abaixo aconteceu está semana, carreta virada na via e parou tudo. Toda vez que eu mandava traçar rota o Waze queria me jogar para dentro do engarrafamento mesmo existindo diversas rotas de fuga.

Screenshot_2012-08-23-09-34-35.png
Screenshot_2012-08-23-09-34-35.png (188.27 KiB) Viewed 1807 times

A via é uma que comentei no fórum que iria baixar a classificação de Major para Primary como parte dos testes, fica em uma cidadezinha chamada Lauro de Freitas, deixou de ser BA-099 e agora é Av. Santos Dumont. Vou aguardar esta nova compilação de mapas.

Quer um exemplo? Você diz para colocar as vias dos postos como SR, colocando te garanto que o Waze vai traçar rotas passando por dentro dos postos, experiência.

Está ideia de fazer os testes começando pelo "Mutirão SP" é para mostrar que as melhores rotas vão ficar mais realistas e reduzindo muito o peso/penalidade dos tipos afetando na navegação. Tudo é sugestão!

De quem foi a idéia maluca de começar o "Mutirão" por SP? a cidade é muito grande. Acho que por BSB darias para fazer todas as mudanças em um só dia e depois esperar compilação, em Sampa ainda nem conseguimos terminar. :lol:
Image André Felício
Salvador/L. de Freitas
Waze Blog/Facebook
Wiki: Manual do usuário | Manual de edição
Sites oficiais para sugestões: Waze Client | Waze Website / Editor
* não me responsabilizo por danos em sua vista :P
antigerme
Waze Champs

Has thanked: 38 times
Been thanked: 116 times

Postby jennerjcruz » Fri Aug 24, 2012 4:52 pm

Prezados,

Entendi o problema. Há discussões a respeito no Wiki americano. Acontece que para rotas que excedem dez km o Waze despreza as vias classificadas como STREET. Assim ele desvia o trânsito nas rotas extensas sempre para as vias de maior classe. Como desenvolvedor de software, eu não gosto de dar jeitinho nas coisas. O correto é classificar do jeito certo e categorizar mais vias PRIMARY STREET e MAJOR HIGHWAY no mapa de SP na vizinhança das marginais. Classificar a Marginal do Tietê como MINOR HIGHWAY é um remendo. Do jeito que o mapa de São Paulo está ficando, vias menores vão ser erradamente privilegiadas devido à classificação errada. Bem, a cidade é de vocês... rs... pior SP não fica...

Sobre SERVICE ROADS, acredito que se for usada corretamente, o Waze não vai se atrapalhar. Ou seja, usar SERVICE ROADS apenas defronte a MAJOR HIGHWAYS, FREEWAYS e, mais raramente, PRIMARY STREETS. Nunca usar SERVICE ROADS em conjunção com STREET simples. E concordo com o Antigerme, dentro do posto de gasolina, deve ser melhor usar PRIVATE ROAD por não permitir escoamento de tráfego. Bem lembrado.

Enviado de meu GT-I9300 usando o Tapatalk 2
jennerjcruz

Postby antigerme » Fri Aug 24, 2012 4:57 pm

jennerjcruz wrote:Prezados,

Entendi o problema. Há discussões a respeito no Wiki americano. Acontece que para rotas que excedem dez km o Waze despreza as vias classificadas como STREET. Assim ele desvia o trânsito nas rotas extensas sempre para as vias de maior classe. Como desenvolvedor de software, eu não gosto de dar jeitinho nas coisas. O correto é classificar do jeito certo e categorizar mais vias PRIMARY STREET e MAJOR HIGHWAY no mapa de SP na vizinhança das marginais. Classificar a Marginal do Tietê como MINOR HIGHWAY é um remendo. Do jeito que o mapa de São Paulo está ficando, vias menores vão ser erradamente privilegiadas devido à classificação errada. Bem, a cidade é de vocês... rs... pior SP não fica...

Sobre SERVICE ROADS, acredito que se for usada corretamente, o Waze não vai se atrapalhar. Ou seja, usar SERVICE ROADS apenas defronte a MAJOR HIGHWAYS, FREEWAYS e, mais raramente, PRIMARY STREETS. Nunca usar SERVICE ROADS em conjunção com STREET simples. E concordo com o Antigerme, dentro do posto de gasolina, deve ser melhor usar PRIVATE ROAD por não permitir escoamento de tráfego. Bem lembrado.

Aeee!!!! :D

Sobre a parte de 10km isso não é um "verdade", só suposições em cima de observações. O algorítimo é o segredo do Waze e o pouco que nos foi informado "oficialmente" é o que o Vlad postou.

Se aparecer um "André Felício" te adicionando no Gtalk, sou eu.
Image André Felício
Salvador/L. de Freitas
Waze Blog/Facebook
antigerme
Waze Champs

Postby jennerjcruz » Fri Aug 24, 2012 5:03 pm

Li os outros tópicos sobre a discussão de retirar HIGHWAYS das cidades. Bem, vocês estão subvertendo a lógica do sistema. Dentro da lógica do sistema, se as vias de alta classe atraem tráfego, a solução é classificar mais vias como de alta classe, obedecendo as diretrizes de classificação apontadas pelo Adrian Singer. Desculpe a ignorância, o Adrian é da Waze?

Agora me permitam apenas um comentário pessoal. Brasileiros adoram desconsiderar normas... é um traço cultural muito forte... sempre sofri com usuários quando eu desenhava software. A gente apontava caminhos no sistema e os usuários sempre achavam outros... rs...

Enviado de meu GT-I9300 usando o Tapatalk 2
jennerjcruz

Postby antigerme » Fri Aug 24, 2012 5:26 pm

jennerjcruz wrote:Li os outros tópicos sobre a discussão de retirar HIGHWAYS das cidades. Bem, vocês estão subvertendo a lógica do sistema.

Isso é só um teste que estamos fazendo depois que nos falaram sobre penalizações no cálculos das rotas, são só testes, é tanto que nem tem nada falando disso no Wiki. Estas penalizações acontecem quando se quer sair de um tipo específico de via.

Dentro da lógica do sistema, se as vias de alta classe atraem tráfego, a solução é classificar mais vias como de alta classe, obedecendo as diretrizes de classificação apontadas pelo Adrian Singer. Desculpe a ignorância, o Adrian é da Waze?

É isso que estamos fazendo em SP, removendo as coisas ruins que a aplicação do basemap fez. O basemap classificou até viela como Major Highway, imagine tudo quanto é rua como Primary, aqui em SSA tinha uma rua chamada "Estrada do Curralinho" como Freeway. :D

O Adrian é da equipe do Waze.

Agora me permitam apenas um comentário pessoal. Brasileiros adoram desconsiderar normas... é um traço cultural muito forte... sempre sofri com usuários quando eu desenhava software. A gente apontava caminhos no sistema e os usuários sempre achavam outros... rs...

Brasileiro adora fazer isso! :lol:

Eu gostava da época que os sistemas não ofereciam muitas opções, o sistema meio que colocava um cabresto no usuário. Hoje o usuário pode clicar em tudo, fazer de tudo, ôôôoo trabalheira que dá.

Como você mesmo falou que é da área de sistemas, dê uma olhada neste código
https://github.com/mkoloberdin/waze/tre ... d/navigate e com um carinho maior para o navigate_cost.c
Image André Felício
Salvador/L. de Freitas
Waze Blog/Facebook
antigerme
Waze Champs

Next

Return to Mapas e edição de mapas