Como categorizar e nomear vias

Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.

Moderators: support, adriansinger, Unholy, scarlogarcia, Tchelow, vladpierami

Re: Como categorizar e nomear vias

Postby Aline_BR » Thu Mar 14, 2013 2:16 am

Pessoal, duvida simples em edição:

Como coloca um "fim" na rua ? sempre acho umas ruas sem saídas, mas no mapa não tem aquela bolinha dizendo que acaba la a rua. E não achei como faz pra arrumar isso
Aline_BR

Has thanked: 1 time
Been thanked: 0 time

Postby Aline_BR » Thu Mar 14, 2013 2:29 am

quantumjedi wrote:Olá, Aline,
Aline_BR wrote:Como coloca um "fim" na rua ?

Acredito que no Wiki em português isto ainda não foi traduzido, mas a explicação está no Wiki em inglês aqui. É muito simples: acrescente um novo segmento no fim da rua (não importa para onde vá desde que não se ligue a outro segmento ), salve, apague o novo segmento, salve novamente.

Deu Certo! obrigada!
Aline_BR

Has thanked: 1 time
Been thanked: 0 time

Postby amfadel » Fri Jan 04, 2013 1:29 pm

Eu entendo que em trecho urbano (com muita saídas e entradas) deve ser categorizado como Minor Highway exatamente por ter a velocidade reduzida. Porém com o tempo a velocidade se ajusta com as informações dos usuários.

Por exemplo, neste trecho (https://world.waze.com/editor/?lon=-42. ... TTTTTTTTFT) eu acho que deveria ser Minor Highway e está como Major.

A exceção seria para trechos da estrada que está em zona urbana mas tem pista marginal para fazer a entrada e saída local e minimizar as mesmas na highway. Aí neste caso eu colocaria a highway como Major mesmo.
amfadel

Has thanked: 30 times
Been thanked: 70 times

Re: Re: Como categorizar e nomear vias

Postby amfadel » Fri Jan 11, 2013 11:04 pm

Guten wrote:
quantumjedi wrote:
Guten wrote:Temos um agravante: ela é restrita a ônibus e táxis apenas em horário comercial. Railway seria mesmo a melhor opção?

Até onde eu saiba, o Waze não lida com restrições dependentes de horário.

Então deveria ser escolhido um tipo de via que permitisse a passagem, mas que possuísse o menor peso de cálculo na determinação da rota?

É melhor deixar como railroad. Para a grande maioria é uma via restrita. O taxista sabe que pode passar ali, não é o gps que vai fazer diferença nesse caso.

Além do mais se colocar como via roteavel o waze vai querer jogar gente ali ainda mais se fizer trânsito na via normal por conta das médias de velocidade.

Enviado de meu XT321 usando o Tapatalk 2
amfadel

Postby amfadel » Thu Mar 14, 2013 2:35 am

Aline_BR wrote:Pessoal, duvida simples em edição:

Como coloca um "fim" na rua ? sempre acho umas ruas sem saídas, mas no mapa não tem aquela bolinha dizendo que acaba la a rua. E não achei como faz pra arrumar isso

A bolinha que vc diz é o pontinho azul na ponta da rua sem saída? Se sim, cria um trecho a partir do ponto final da rua e depois apaga ele. Salva que vai aparecer o pontinho azul.
amfadel

Postby amfadel » Fri Apr 19, 2013 9:03 pm

Esse é um caso de que a ramp deveria ser street. Não-conector. heheheh Não? rs
amfadel

Postby amfadel » Sat Apr 20, 2013 1:23 am

canetafina wrote:
amfadel wrote:Esse é um caso de que a ramp deveria ser street. Não-conector. heheheh Não? rs

Pois é, também acho, mas isso ainda está em discussão. :D

Exato! kkkk
amfadel

Postby amfadel » Sun May 05, 2013 11:18 am

Não devemos classificar uma via para forçar o waze a usar como rota. Se ela é um street que tem preferência sobre as outras isso vai se refletir no histórico de velocidades médias e o Waze vai saber que é uma rota melhor.
amfadel

Postby antigerme » Fri Aug 24, 2012 2:29 pm

vladpierami wrote:Nós decidimos fazer esta classificação após algumas discussões no topico abaixo e alguns outros:
viewtopic.php?f=288&t=24207

Nós entendemos que a Marginal Tiete é uma Freeway, porém, entenda que o waze ao tracar uma rota leva em consideração 3 fatores na seguinte ordem:
1-Informação de transito online fornecida pelos usuarios de maneira indireta.
Caso esta informação não esteja disponivel, (ou não exista) ele cconsullta o proximo critério;
2-Histórico de velocidade média para aquela via naquele horario.
Caso esta informação não esteja disponivel, (ou não exista) ele cconsullta o proximo critério;
3-Capacidade da via conforme classificação no editor de mapas.

Assim, devido ao numero deusuariosem SP ser pequeno, muitas vezes, o waze nos deixava parados nas marginais ao invés de traçar uma rota alternativa.

A classificação atual das marginais como primary street é um teste, e deverá ter inicio no proximo map date previsto para 26/08.

Caso não funcione como esperamos, voltaremos a classificação antiga.

Valeu Vlad, disse tudo! :D faltou só a parte dos pesos para sair do tipo da via.

Diferente de outros GPS onde tem mapas estáticos e rotas baseadas completamente nos tipos, o Waze é online.

Já deve estar parecendo que estou fazendo "picuinha". jennerjcruz, eu concordava com você 100% sobre os tipos e até já até gerei muita discordia entre os AM de SSA, pensava que nem você sobre colocar todas as expressas como Highways. Depois de ganhar alguma experiência e fazendo alguns testes percebi que não é a melhor forma para o algorítimo de rotas do Waze.

O exemplo abaixo aconteceu está semana, carreta virada na via e parou tudo. Toda vez que eu mandava traçar rota o Waze queria me jogar para dentro do engarrafamento mesmo existindo diversas rotas de fuga.

Screenshot_2012-08-23-09-34-35.png
Screenshot_2012-08-23-09-34-35.png (188.27 KiB) Viewed 2118 times

A via é uma que comentei no fórum que iria baixar a classificação de Major para Primary como parte dos testes, fica em uma cidadezinha chamada Lauro de Freitas, deixou de ser BA-099 e agora é Av. Santos Dumont. Vou aguardar esta nova compilação de mapas.

Quer um exemplo? Você diz para colocar as vias dos postos como SR, colocando te garanto que o Waze vai traçar rotas passando por dentro dos postos, experiência.

Está ideia de fazer os testes começando pelo "Mutirão SP" é para mostrar que as melhores rotas vão ficar mais realistas e reduzindo muito o peso/penalidade dos tipos afetando na navegação. Tudo é sugestão!

De quem foi a idéia maluca de começar o "Mutirão" por SP? a cidade é muito grande. Acho que por BSB darias para fazer todas as mudanças em um só dia e depois esperar compilação, em Sampa ainda nem conseguimos terminar. :lol:
Image André Felício
Salvador/L. de Freitas
Waze Blog/Facebook
Wiki: Manual do usuário | Manual de edição
Sites oficiais para sugestões: Waze Client | Waze Website / Editor
* não me responsabilizo por danos em sua vista :P
antigerme
Waze Champs

Has thanked: 51 times
Been thanked: 179 times

Postby antigerme » Fri Aug 24, 2012 4:57 pm

jennerjcruz wrote:Prezados,

Entendi o problema. Há discussões a respeito no Wiki americano. Acontece que para rotas que excedem dez km o Waze despreza as vias classificadas como STREET. Assim ele desvia o trânsito nas rotas extensas sempre para as vias de maior classe. Como desenvolvedor de software, eu não gosto de dar jeitinho nas coisas. O correto é classificar do jeito certo e categorizar mais vias PRIMARY STREET e MAJOR HIGHWAY no mapa de SP na vizinhança das marginais. Classificar a Marginal do Tietê como MINOR HIGHWAY é um remendo. Do jeito que o mapa de São Paulo está ficando, vias menores vão ser erradamente privilegiadas devido à classificação errada. Bem, a cidade é de vocês... rs... pior SP não fica...

Sobre SERVICE ROADS, acredito que se for usada corretamente, o Waze não vai se atrapalhar. Ou seja, usar SERVICE ROADS apenas defronte a MAJOR HIGHWAYS, FREEWAYS e, mais raramente, PRIMARY STREETS. Nunca usar SERVICE ROADS em conjunção com STREET simples. E concordo com o Antigerme, dentro do posto de gasolina, deve ser melhor usar PRIVATE ROAD por não permitir escoamento de tráfego. Bem lembrado.

Aeee!!!! :D

Sobre a parte de 10km isso não é um "verdade", só suposições em cima de observações. O algorítimo é o segredo do Waze e o pouco que nos foi informado "oficialmente" é o que o Vlad postou.

Se aparecer um "André Felício" te adicionando no Gtalk, sou eu.
Image André Felício
Salvador/L. de Freitas
Waze Blog/Facebook
Wiki: Manual do usuário | Manual de edição
Sites oficiais para sugestões: Waze Client | Waze Website / Editor
* não me responsabilizo por danos em sua vista :P
antigerme
Waze Champs

Has thanked: 51 times
Been thanked: 179 times

PreviousNext

Return to Mapas e edição de mapas