Ediçao de Rodovias

Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.

Moderators: support, adriansinger, Unholy, Tchelow, scarlogarcia, vladpierami

Re: Re: Ediçao de Rodovias

Postby mauriciomartins82 » Sat Sep 01, 2012 2:46 pm

jennerjcruz wrote:Jenner, engenheiro ITA/AER-87

Hoje podemos dizer que temos um graduado de uma grande escola de engenharia!!! :roll: :mrgreen: :twisted:
Image
Country Manager: Brazil
Area Manager: Salvador/BA
Wazer user on Galaxy S2 I9100
mauriciomartins82

Has thanked: 0 time
Been thanked: 0 time

Postby Tchelow » Sat Sep 01, 2012 7:59 pm

jennerjcruz wrote:Quando você estuda as penalidades no Waze, fica claro que a malha urbana em cidades grandes como SP deve ter uma rede de vias acima de STREET que permita a navegação pela cidade sem o uso do tipo STREET. Essa rede deve estar toda interconectada para funcionar corretamente.

As alterações que estou fazendo estão contemplando esta sua lógica, que na minha opinião está certíssima. O único ponto é que não necessariamente precisamos estipular uma porcentagem para vias de maior movimento.

Abraços,
Marcelo Romera
AM - São Paulo

Waze São Paulo no Facebook

Se a resposta foi útil, dê um joinha!
Tchelow
Waze Champs

Has thanked: 7 times
Been thanked: 27 times

Re: Ediçao de Rodovias

Postby jennerjcruz » Mon Sep 03, 2012 11:59 am

Sim, a porcentagem de vias superiores a STREET que eu chutei é apenas um chute. Pode ser muito maior, ou algo na ordem de 10%. Depende muito... O melhor seria eu ter dito que não há uma porcentagem ótima para vias superiores, que depende caso a caso, para garantir o escoamento do trânsito em cada malha urbana.

Jenner, engenheiro ITA/AER-87
Last edited by jennerjcruz on Mon Sep 03, 2012 4:59 pm, edited 1 time in total.
jennerjcruz

Postby Tchelow » Mon Sep 03, 2012 3:16 pm

jennerjcruz wrote:Sim, a porcentagem de vias superiores a STREET que eu chutei é apenas um chute. Pode ser muito maior, ou algo na ordem de 10%. Depende muito... O melhor seria eu te dito que não há uma porcentagem ótima para vias superiores, que depende caso a caso, para garantir o escoamento do trânsito em cada malha urbana.

Ótimo. Vamos seguir esta linha então!

Abraços,
Marcelo Romera
AM - São Paulo

Tchelow
Waze Champs

Postby jennerjcruz » Mon Sep 03, 2012 5:43 pm

Obrigado pelo feedback de todos.

Hoje eu acredito que a melhor forma de classificar vias seja pela velocidade média que se pode desenvolver nelas em condições normais de tráfego, levando em conta o tempo perdido em cruzamentos (acelerações e paradas). Assim, dada a velocidade média da via, podemos dar exemplos de suas características físicas.

FREEWAY é uma via com velocidade média de 100km/h. Isso só acontece em vias com acesso controlado por rampas e sem cruzamentos em nível.

MAJOR HIGHWAY é uma via onde a velocidade média em condições normais de tráfego, incluindo tempo perdido em cruzamentos, seja em torno de 75km/h. Não devemos nos preocupar com o número de faixas da via, mas sim com a velocidade média da via. Uma rodovia federal ou estadual de pista simples pode ser uma MAJOR HIGHWAY. Uma via com cruzamentos em nível não consegue ser uma MAJOR HIGHWAY pois sua velocidade média será baixa.

Na cidade de SP, MAJOR HIGHWAY é a pista expressa da Marginal do Tietê e Pinheiros. Como as vias expressas das Marginais se conectam com importantes FREEWAYS, elas podem ser FREEWAY também.

MINOR HIGHWAYS são vias com velocidade média de 65km/h. As pistas central e lateral das marginais, com 65km/h, são um exemplo. As avenidas 23 de Maio com Rubem Berta em SP, grandes avenidas com muitas pistas e sem cruzamentos em nível, podem ser MINOR HIGHWAYS. Rodovias pequenas, como o trecho de Serra da rodovia dos Tamoios, que leva ao litoral Norte de SP, estariam nessa classificação também.

PRIMARY STREETS e STREETS são vias com velocidade média até 40km/h. A diferenciação neste caso está mais no papel de cada uma. PRIMARY STREETS servem para rotear o trânsito pela malha urbana, tanto como rotas alternativas, como principais. STREETS são vias de trânsito local que são penalizadas (em geral excluídas) de rotas de maior distância.

O resto da cidade de SP é quase todo formado por PRIMARY STREETS (incluindo as grandes avenidas com cruzamentos em nível e ruas que servem de alternativa de tráfego) e STREETS para o trânsito realmente local.

As conexões (alças, acessos, pistas de aceleração, retornos) entre vias superiores a STREETS são RAMPS ou segmentos no mesmo nível das vias envolvidas.

Vias que não devem servir de rotas de passagem devem ser PRIVATE ROADS: ruas em condomínios fechados, vias dentro de comunidades e favelas.

jennerjcruz

Postby Tchelow » Mon Sep 03, 2012 5:56 pm

jennerjcruz wrote:Hoje eu acredito que a melhor forma de classificar vias seja pela velocidade média que se pode desenvolver nelas em condições normais de tráfego, levando em conta o tempo perdido em cruzamentos (acelerações e paradas). Assim, dada a velocidade média da via, podemos dar exemplos de suas características físicas.

Eu pensava assim até a reunião dos AM's que ocorreu em São Paulo. Ficou claro nesta ocasião que nossa preocupação não deve ser com velocidade, inclusive para classificar as vias. Isto é um trabalho do Waze. Nossa preocupação deve ser direcionar o tráfego para fugir do trânsito quando possível.

Abraços,
Marcelo Romera
AM - São Paulo

Tchelow
Waze Champs

Postby jennerjcruz » Mon Sep 03, 2012 9:33 pm

Tchelow wrote:Eu pensava assim até a reunião dos AM's que ocorreu em São Paulo. Ficou claro nesta ocasião que nossa preocupação não deve ser com velocidade, inclusive para classificar as vias. Isto é um trabalho do Waze. Nossa preocupação deve ser direcionar o tráfego para fugir do trânsito quando possível.

Sim, o Waze substitui os dados de velocidade decorrentes da classificação por dados reais, coletados em tempo real ou em datas passadas. Isso é fato e é ótimo.

No entanto, se nós fizermos uma classificação tendo em mente a velocidade média esperada para a via a partir de sua geometria (com ou sem cruzamentos em nível etc) e do limite legal, vai ficar mais fácil para nós fazermos a classificação de forma menos subjetiva.

Tem usuário classificando estradinha em serra como FREEWAY... Eu estava em dúvida se MINOR HIGHWAY era mais expressa que PRIMARY STREET...

Se nós adotarmos como parte do critério objetivo a velocidade, que o próprio sistema adota internamente no código, só temos a ganhar. Apenas para distinguir FREEWAYS de MAJOR HIGHWAYS (muitas vezes estas últimas com acesso controlado por rampas e velocidade não tão alta) e MINOR HIGHWAYS (nem sempre pequenas estradas rurais) de PRIMARY STREETS (que podem ser largas avenidas)... E no caso de Brasil, acho que temos que considerar MAJOR HIGHWAYS nem sempre sendo duplicadas (Exemplo: BH / Brasília).

As páginas em inglês do Wiki também falam em velocidade, de forma não quantitativa.

jennerjcruz

Postby vladpierami » Tue Sep 04, 2012 1:49 am

jennerjcruz wrote:
Tem usuário classificando estradinha em serra como FREEWAY... Eu estava em dúvida se MINOR HIGHWAY era mais expressa que PRIMARY STREET...

Existem varias rodovias classificadas como Freeway erroneamente, porem, a maioria delas foi implantadas pelo novo basemap.

Estou corrigindo varias delas.

Na sua região por exemplo, tem um monte delas. A Mogi/Bertioga é uma delas e varias outras pelo interior de SP.
Vlad Pierami
WAZE VERSION 3.6.0.0 - IOS 6.1 + Evasi0n JB
vladpierami

Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Postby Tchelow » Tue Sep 04, 2012 1:58 pm

Acho que o consenso de como classificar essas vias já existe. Como o Vlad disse, essas rodovias estão erroneamente classificadas devido ao novo basemap.
Você pode aproveitar esta percepção e corrigir a sua área.
Aproveitando, como estão as correções nessa região? Está precisando de algum auxílio?

Abraços,
Marcelo Romera
AM - São Paulo

Tchelow
Waze Champs

Postby scarlogarcia » Tue Sep 04, 2012 2:05 pm

Fmoliveira wrote:Um colega acima mencionou que não há privilégio para highways. Há sim, segundo o "quick help" do waze, pesquise por "penalty". Vai aparecer este trecho aqui no fim:

Long Distances:
0-15 km - All road types are allows for routing.
15-20 km - All road types except Streets.
20-30 km - All road types except Streets and Primary streets.
30-200 km - Only Minor, Major, and Freeways.
more than 200 km - only Freeways.
viewtopic.php?f=299&t=25892&p=235487#p235487

Tem implicito nestas informaçoes algo que eu tentava abordar aqui tambem. Se voce vai andar 200 Km na Dinamarca ou outro país pequeno, voce vai percorrer todo o país. No Brasil, se voce vai de Brasilia a Goiania (que nao sao distantes) voce anda 200 Km. No entanto, as rodovias que temos para este tipo de viagem sao, geralmente, Major ou Minor Highway (menos em alguns trechos de Sao Paulo). Está aqui o cuidado de nao atribuir Freeways para rodovias brasileiras como o novo Basemap fez.
scarlogarcia
Waze Champs

Has thanked: 83 times
Been thanked: 98 times

PreviousNext

Return to Mapas e edição de mapas