analide wrote:davipt wrote:Quando o nome da rua vêm da presença de alguma coisa - Rua da Fonte, Avenida da Liberdade, Rua da Encosta, Rua do Seminário, Rua de Alfragide, etc. deve ficar o "de", IMHO, soa-me mal sem ele. É como se o "de" fosse possessivo no sentido da rua para a coisa. A rua tem uma fonte. A Avenida tem liberdade, a rua tem uma encosta. A rua tem um seminário. A rua tem um alfragide (ou nestes casos alfragide tem uma rua).
Concordo com tudo... até chegar aqui!
Nem a "Liberdade", nem a "fonte", nem a "encosta", nem o "seminário", representam presença ou posse por alguém ou alguma coisa.
A vontade de manter as partículas de ligação advém do hábito e do uso.![]()
Mas OK... também não me custa "encaixar" que os usos e costumes devem ser mantidos.
A rua é da fonte porque tem uma fonte na rua, e é de alfragide porque atravessa alfragide, e é da liberdade porque... sei lá
Não estou a impor manter o "de" nestes casos, atenção. Só quero 1. não ter queixinhas de certos utilizadores que não participam nos foruns a dizer que não existe "Av. Liberdade" como houve com os radares e 2. talvez seja do sotaque brasileiro, mas fica mesmo muito estranho ouvir coisas como "na rotunda vire à direita na estrada seminário".
analide wrote:davipt wrote:Quando o nome é uma homenagem a alguém pessoa ou semelhante, pode-se tirar o de. A rua não é do Luis de camões, nem dos bombeiros, nem da associação.
Alguem consegue traduzir isto para português correcto?
Esta regra eu sou capaz de traduzir:Quando a denominação da via refira pessoa ou instituição, deve-se suprimir a partícula de ligação e "encostar" o nome à identificação do tipo de via:
Que talR. Luís de Camões
Av. Associação da Insdústria Madeireira
Rot. Bombeiros Sapadores
Tive a percorrer uma série de ruas no waze google e bing e basicamente a maioria das ruas que têm uma pessoa não têm o "de" de origem, e restam apenas alguns casos onde realmente tirar o "de" até fica melhor como os casos dos bombeiros e associação. Portanto acho que este caso não há duvidas.
PS: as rotundas não devem têm nome nos segmentos de acordo com o waze, mas pode-se desenhar um landmark no interior e dar um nome. há um script para selecionar todos os segmentos das rotundas mesmo quando não têm nome (o pvaladares colocou uma thread a relembrar os scripts) e eu tenho um script draft para desenhar os landmarks das rotundas e para mostrar quando é que uma rotunda diz "sair na x saida" ou "seguir em frente/virar à esquerda/direita"