As melhores práticas de edição de mapa View history

Sugestões para este artigo e ideias novas são bem vindas para que a qualidade de edição de mapas Waze no Brasil fique cada vez melhor.

Você pode enviar sugestões de conteúdo através do Fórum Brasil.


Objetivos Gerais

Usabilidade

Quando se trata do mapa, o primeiro e principal objetivo da edição é fornecer ao condutor um mapa que seja fácil de acompanhar em uma tela pequena, e para produzir instruções verbais sensíveis quando (e somente quando) elas forem necessárias.

Simplicidade

O objetivo não é modelar uma estrada física pista por pista. Se o fizer muitas vezes, criará uma situação de complexidade desnecessária - o que significará um mapa confuso, instruções verbais confusas, e muitas e muitas (e muitas!) manutenções extra de mapa.

Retenção

Como resultado das pessoas dirigindo ao longo das vias, os segmentos de estrada acabam retendo certas informações (velocidade média, por exemplo) que são usadas na otimização do percurso. Quando um segmento é eliminado, a informação é descartada. Se você tiver que escolher entre apagar um segmento todo emaranhado para criar outro em seu lugar ou desembaraçar o mesmo segmento e redesenhá-lo, escolha a segunda opção.

Aplicação prática

Rodovias (Highways) e outras vias

Para informações mais detalhadas sobre como categorizar corretamente todos os tipos de vias no Brasil, confira o artigo Como categorizar e nomear vias.

Retorno em U (U-turns)

Em 2015 essa função passou a funcionar no Brasil, portanto, devemos utilizá-la para termos melhores rotas no App. Só que essa ferramenta tem locais e situações certas para ser ativada.

Quando usar:

  • Em substituição às mini-rotatórias (apenas quando a ferramenta de rotatória não permitir o salvamento em função do diâmetro da mesma);
  • Outras situações onde a sinalização permitir explicitamente.

Quando NÃO usar:

  • Esquinas comuns;
  • Entradas de rotatórias;
  • Outras situações onde NÃO HAJA sinalização explícita.

Pista dupla ou mão dupla?

Quando dividir, ou não, uma via de sentido duplo (mão dupla)

A via deve ser dividida quando:

  1. Se existir separação física, a via deve estar duplicada no mapa;
  2. Se houver marca de canalização ("faixa zebrada") separando as mãos.

A via não deve ser dividida quando:

  1. Houver entre as pistas apenas a pintura de solo (faixa dupla contínua, mesmo com a presença do sinalizador de solo, conhecido como "olho-de-gato")
  2. Surgir uma pista lateral de retorno a esquerda. Dividir este tipo de via cria problemas quando as pessoas fazem o retorno da pista principal ou quando seguem em frente a partir da pista lateral.
  3. Apenas porque o Google Maps ou outra fonte de mapeamento a mostra como uma estrada dividida.
Leftuturn.png
Leftuturn.png
Não mapeie uma pista lateral de retorno, dividindo a principal. Mapeie apenas o retorno, como aqui.

Como "desdividir" duas estradas de sentido único

Não há nenhuma maneira fácil de fundir dois segmentos de uma pista dupla para um único de mão dupla; esse é o motivo principal que você deve pensar muito bem antes de dividir uma estrada. E então, pensar um pouco mais.

Quando você encontrar uma estrada que foi dividida em duas vias, mas não deveria ter sido, além de erros reportados por usuários, você encontrará instruções incorretas ou complexidade desnecessária nas vias e em seus cruzamentos. Basicamente, para corrigir essa estrada você terá que:

  1. Deletar os segmentos um lado da rua, incluindo os segmentos que ligam os dois lados;
    • Para deletar um lado, faca uma linha imaginária vertical. Imagine que você esteja dirigindo do lado direito e selecione a via mais à esquerda. Desta forma, pelo menos uma via será sempre preservada por padrão.
    • Se a linha imaginária for horizontal, exclua a via de cima.
  2. Remova todas as junções "órfãs". Provavelmente cada 'cruzamento' terá uma - não esqueça de avaliar se o nó geométrico que sobra após eliminar um nó de junção também deve ser eliminado;
    • Se você utilizar a opção 'Bridge' (ponte) para remover as junções desnecessárias, não se esqueça de voltar a via para a elevação que estava anteriormente pois essa opção sobe um nível a cada ponte criada.
  3. Mude o sentido dos segmentos restantes para mão dupla;
  4. Conecte todas as estradas que estavam ligadas à pista apagada, e não se esqueça de ajustar as restrições nas esquinas;
  5. Certifique-se de que todos os novos segmentos de mão dupla estão ligados;
  6. Ajuste a via para ficar no meio dos traços GPS.

Após fazer algumas vezes esse processo ele ficará muito simples.

Como dividir uma estrada de sentido duplo

Basicamente, é a operação contrária a anterior, no entanto, caso editores fiquem alternando entre pista dupla ou pista simples, é interessante padronizar a criação:

  1. faça uma linha imaginária vertical, imagine que você esteja dirigindo pelo lado direito e crie a nova via à esquerda da original;
  2. se a linha imaginária for horizontal, crie uma via no lado superior;
  3. agora conecte as duas vias quando necessário, edite as duas vias para que fiquem no meio da rua, ajuste as restrições nas esquinas e mude as direções para mão única em cada lado;
  4. Ajuste a geometria para que coincida com os pontos GPS do respectivo sentido de cada mão;
  5. não se esqueça de acertar a numeração da via criada.

Estacionamentos

Mapear estacionamentos serve para dois propósitos:

  1. permite ao Waze calcular direções porta a porta, dentro da quadra.
  2. permite ao aplicativo identificar quando você sair da via principal, evitando alertas de tráfego indevidos.

Shopping Centers

Quando mapear um grande quarteirão de estacionamento (como um shopping center), mapeie somente o seguinte:

  1. Vias que se ligam às entradas do quarteirão
  2. Pistas que passam em frente às entradas das lojas
  3. Pistas que passam próximas às vias externas a área de estacionamento (para prevenir que os carros trafegando pelo estacionamento, sejam considerados como na via externa, enviando informação incorreta de velocidade)
  4. Pistas primárias que servem para deslocar de uma área a outra da quadra

Lembre-se que as metas são usabilidade e simplicidade. Quando em dúvida, imagine-se em um carro, em vários pontos, e pergunte-se qual seria o melhor caminho para chegar uma loja do outro lado da quadra, ou para sair dali de volta à via principal, com tão poucas conversões quanto possível. Você pode ligar a camada de GPS para ver o tráfego mais recente (tecla de atalho shift+G), para ajudar a determinar qual a melhor seção a mapear.

Especialmente, não mapeie todas as pistas existentes, e muito menos cada uma das vagas (alguém já fez isso!). Isto não tem utilidade. Além de tornar o mapa pouco visível, confunde direções e cria uma carga desnecessária no hardware do cliente e do servidor.

Seu tempo e experiência em edição são mais necessários em muitos outros lugares no mapa.

Uma área privada de estacionamento de veículos pode estar contida em um Local do tipo Estacionamento. A projeção da planta baixa do prédio de lojas do shopping deve corresponder a um Local do tipo Centro comercial / Shopping center acompanhando seu contorno.

Não se deve mapear todas as pistas de um Estacionamento
O mapeamento de um shopping pode ser feito pela combinação entre Área e Pontos

Pequenos lotes de estacionamento

Lotes de estacionamento que servem a um pequeno número de negócios devem ser mínimos: apenas o suficiente para dar ao motorista instruções corretas para entrar e sair do lote. Lotes muito pequenos com apenas uma entrada e saída devem ser representados por um único segmento cruzando diagonalmente a área de estacionamento. Cuidado com saídas de Estacionamentos que tenham uma manobra restrita (tipicamente proibido virar à esquerda). Devido ao modo que Waze calcula o roteamento aplicando penalidades, se há somente um meio de sair de um Estacionamento, ele pode criar uma rota utilizando essa conversão proibida à esquerda.

Atendimento "drive-through"

Como estes lotes podem ser estreitos e congestionados, com vias de mão única, o método mais recomendado de representá-los é através de apenas uma via única em laço do tipo estacionamento. Se o lote tem uma entrada e saída coincidente, será necessário construir o laço usando dois segmentos, pois as duas pontas de um segmento não podem ser ligadas à mesma junção.

Uso da via tipo estacionamento (Parking Lot Road)

A via do tipo Estacionamento existe para permitir o mapeamento de quadras de estacionamento, desencorajando o servidor de usá-las para navegação no lugar da rede de estradas.

O Waze mudou o modo que as vias de estacionamento são roteadas em Junho de 2012. Vias de Estacionamento têm uma penalidade quando transitando dela para uma via de outro tipo. Esta penalidade diminui a chance de que o Waze faça o roteamento através de um estacionamento como atalho, mas permite uma melhor navegação para dentro e para fora dele.

Todos os segmentos utilizados para mapear um estacionamento, devem ser do tipo Estacionamento, não devendo misturá-los com outros tipos.