Eventos de Trânsito View history

Eventos de Trânsito (ET) são eventos que possuem associação com interdição de vias. Os eventos podem ser acontecimentos desportivos (maratonas, triatlos, corridas etc.), festivais, desfiles, obras significativas, visita de celebridades, bem como fatos inesperados de origem humana ou natural, tais como acidentes, inundações etc. Ao se criar o evento de trânsito no servidor do Waze as rotas que eventualmente passariam por aquele local que está interditado são traçadas por trajetos alternativos, sem que o usuário tenha qualquer contratempo em seu percurso, além de resultar em alertas automáticos avisando aos que transitam por aquela localidade com frequência que haverá uma interdição no futuro. Os alertas sobre as interdições permitem uma melhor comunicação com os usuários indicando pontos de proibição de tráfego e congestionamentos devido ao acontecimento de evento relevante nas redondezas.

Criando um evento novo

*IMPORTANTE* Para que os usuários sejam notificados do evento por impulso (push), ele precisa ser enviado pelo WME com no mínimo 48 horas de antecedência ao início da primeira interdição vinculada ao evento.

Os eventos podem ser criados, por solicitação através do Editor de Mapas (WME) ou envie um e-mail para waze-closures@google.com com os seguintes detalhes:

*O nome do evento em inglês e no idioma local;

*Todos os nomes de ruas interditadas durante o evento;

*Rua de interseção onde cada fechamento começa e termina;

*Horário de início e término para cada via fechada;

*Data de início e término para cada via fechada;

*Indicar se toda a via está fechada ou apenas uma direção está fechada.

*Somente editores a partir do nível 4+ podem inserir interdições no WME. Após criar o evento e marcar o Permalink com os segmentos, solicite a interdição no fórum caso não tenha nível.

Se já estiver no editor de mapas, clique na aba “Eventos"


  1. Crie um novo evento, clicando no botão "Adicionar novo evento" localizado na parte inferior;
  2. Esse painel será exibido



  3. 1  No campo “Nome do Evento” adicione um nome em inglês (obrigatório) - o campo nome do evento tem um limite de 25 caracteres e deve ser escrito com letras, números, não devemos utilizar caracteres especiais.  Escolha um nome que torne possível identificar o evento facilmente. Em seguida, clique em “Adicionar idioma”, adicione um nome secundário ao evento em português e escolha o idioma português (BR). O nome do evento é opcional, porém é recomendado que o inclua e neste caso poderá citar o nome completo com precisão, pois não há limites de caracteres neste campo.
    *IMPORTANTE* Após adicionar o evento, clique no mapa para adicionar interdições em um evento. Para adicionar, editar ou usar outros recursos, você deve voltar ao mapa.
  4.   Em Categoria escolha o tipo de Evento que mais adequado, informe o local onde o evento será realizado e clique em “Aplicar”, informe a data e hora de início (primeira interdição) e fim (última interdição), informe o site do evento e clique em “Salvar” no canto superior direito da tela.
  5. Após salvar o evento adicione as interdições como faria normalmente e no campo Evento marqu.e o evento que criou.
    #Dica: Para facilitar a seleção dos segmentos utilize o Atalhos do teclado do WME, pressione a letra "M" para seleção múltipla de segmentos.



  6. Quando todas as interdições forem anexadas, volte para o Modo evento e clique no evento que criou.



  7. Revise todas as interdições e se tudo estiver em ordem, clique no botão “Enviar”.



  8. Após enviar, será disponibilizado na Página de eventos do Waze. Clique sobre o evento e você poderá utilizar o endereço desta página para divulgar o evento. É possível ainda incluir novas interdições, ou mesmo alterar e remover aquelas já vinculadas ao evento, mesmo depois de tê-lo enviado. Basta fazer isso pelo Modo Padrão.