Estudo de caso

Claro coloca seus clientes no centro da estratégia para uma experiência mais segura

Como diversas outras empresas, a operadora de telecom Claro precisou se reinventar durante a pandemia, já que as vendas de aparelhos celulares eram, em sua maioria, feitas em lojas físicas.

No momento em que as medidas sanitárias trouxeram restrições em relação à abertura dessas lojas, foi preciso criar uma estratégia diferente para informar aos clientes sobre as diferentes opções de atendimento disponíveis em cada cidade.

Uma parceria que está no mapa

A Claro precisava continuar oferecendo uma experiência de compra segura aos seus clientes e, para isso, contou com o Waze, seu parceiro de destination marketing desde 2016.

Nesse momento crítico da pandemia, o Waze tinha acabado de lançar o Location Personalities, uma solução que permite informar e destacar no mapa as diferentes opções de compras/atendimento nas lojas. A Claro, que foi a empresa de telecom pioneira na utilização desse recurso, contou com o Location Personalities para informar as pessoas em trânsito sobre suas novas opções de atendimento, mostrando as lojas que ofereciam drive-thru, retirada e até compra por Whatsapp.

Online e offline perfeitamente integrados

O Location Personalities foi lançado durante o período de isolamento social como um modelo adaptável para ajudar os parceiros do Waze a garantirem um fluxo seguro de clientes aos comércios. No caso da Claro, a adaptabilidade dos formatos apresentou excelentes resultados. Foi possível gerar diferentes tipos de mensagens para diferentes contextos:

  • Para lojas que estavam abertas, o call-to-action era “Dirija até lá”
  • Para lojas que não estavam abertas, o Waze oferecia informações de drive-thru e retirada
  • Para outras formas de venda, o Waze oferecia a opção de Whatsapp

A Claro foi a primeira telecom a usar o Location Personalities no Brasil e, no fim do dia, nós entregamos uma comunicação perfeitamente integrada ao offline e nos posicionamos como uma marca sempre pronta a encontrar os melhores caminhos para o momento.

Ane Lopes, , diretora de marca e comunicação Claro Brasil

Resultados surpreendentes

A parceria entre a Claro e o Waze transformou a adversidade em um resultado animador: além de reforçar o relacionamento com seus clientes, a operadora obteve 59% de Incremento de Navegação em quatro campanhas que utilizaram o formato Location Personalities. Em comparação com os números de campanhas anteriores no Waze, a Claro conseguiu duplicar o Ad Recall e triplicar o engajamento dos usuários.

  • +2x Ad Recall vs campanha anterior
  • 59% de Nav Lift usando Location Personalities em 4 campanha de cooperados
  • 3x mais engajamento usando Location Personalities vs campanha anterior

Primeiros passos

Compartilhar

Receba insights, dados e boas ideias na sua caixa de entrada

Inscrever-se