Estudo de caso

McDonald's adapta rapidamente seus serviços, priorizando as novas necessidades do consumidor

Em um momento em que o mundo busca mais segurança e comodidade, o McDonald’s Brasil movimentou-se rapidamente para se posicionar como uma marca utilitária. Eles sabiam que seus clientes se sentiriam mais confortáveis ​​gastando o mínimo de tempo possível dentro dos restaurantes, e precisavam comunicar de um jeito fácil  que havia uma maneira mais segura e rápida de consumir seus sanduíches favoritos. Para se adaptar aos novos tempos de mudanças, o McDonald's Brasil fez uma parceria com o Waze e a agência de propaganda DPZ&T para uma nova estratégia.

Pioneiros em uma nova ferramenta de comunicação

O McDonald 's foi a primeira marca brasileira a aproveitar as vantagens dos recursos Location Personalities e Order Ahead do Waze. Por meio do Location Personalities (Serviços do Local), os motoristas podiam localizar o McDonald 's mais próximo que oferecesse serviço de drive-thru. E sem precisar sair do aplicativo Waze, os motoristas podiam seguir as instruções até o restaurante e também pagar pela sua refeição usando o pagamento sem contato. “O drive-thru tornou-se um dos principais pilares de comunicação da nossa marca”, afirma a gerente de marketing Lariane Duarte.

Fast food, agora ainda mais rápido

Com centenas de lojas no Brasil prontas para atender quem faz o pré-pedido, o McDonald 's encontrou uma maneira de receber os clientes nos restaurantes com mais segurança. Junto com o Waze, a marca lançou o recurso Order Ahead. Por meio do recurso, os clientes conseguiam checar se havia um McDonald 's próximo, onde podiam fazer seus pedidos online e retirá-los pessoalmente. Sem sair do aplicativo Waze, os motoristas podiam fazer o pedido e pagar rapidamente pelo celular. Assim que chegassem ao restaurante, eles poderiam entrar, pegar a comida e sair. Esse processo eficiente, alinhado às necessidades do cliente, reduziu significativamente o tempo de permanência nos ambientes internos.

Com esse novo recurso do Waze, pudemos ajudar os consumidores a identificar no mapa quais restaurantes estavam abertos e oferecendo Drive-Thru, em um momento em que a busca por essa facilidade estava em alta.
João Branco, CMO / Diretor de Marketing, McDonald's Brasil

Uma resposta entusiasmada do cliente

Entre março e abril, o McDonald 's alcançou uma taxa de engajamento adicional de 58% com sua campanha no Waze, 20% maior do que a média da categoria. Além disso, eles viram a quantidade de tráfego para seus locais com drive-thru quase dobrar com as navegações aumentando em 22%. Após implementar o recurso Order Ahead, o McDonald 's também mediu um aumento de 21% no recall da marca e atendeu 2,4 milhões de clientes satisfeitos em seus 264 restaurantes brasileiros integrados ao recurso. Apesar de todas as restrições que surgiram em 2020, o McDonald 's foi capaz de oferecer aos clientes a experiência familiar e segura que eles já conheciam e amavam.

Primeiros passos

Objetivo

Informar os consumidores quando um McDonald 's próximo estiver pronto para atendê-los por meio de Drive-thru ou retirada rápida na loja.

Estratégia

Posicionar-se como marca utilitária ao lançar Location Personalities e Order Ahead, comunicando valores de segurança e comodidade.

Resultados

Aumentou a navegação para drive-thru em 1,87x, impulsionou AdRecall  em 21% e aumentou o engajamento com a campanha em 58% em um mês.

Compartilhar

Receba insights, dados e boas ideias na sua caixa de entrada

Inscrever-se