Insight

Novas motivações do consumidor no momento de deslocamento

Recente estudo desenvolvido para Waze Ads nos mercados do Brasil e do México, realizado em parceria com a consultoria estratégica Box 1824, buscou compreender a jornada do consumidor durante o on-the-go (o deslocamento) mapeando o contexto sociocultural para comunicação e descrevendo importantes achados comportamentais, revelando mudanças significativas no consumo no contexto da pandemia, assim como no uso de aplicativos de mobilidade.

A espontaneidade limitada: a pandemia e a relação com o deslocamento e o consumo

Vivemos um momento em que tudo precisa ser planejado e o estudo revelou que as saídas de casa se resumem a três esferas:

  • Obrigatória: é nessas saídas de rotina que a maioria das pessoas identifica a necessidade de distanciamento social, e também nelas que o carro voltou a ganhar o destaque que estava sendo perdido. Ainda, o trajeto hoje se resume mais a casa-local / local-casa, sem pausas.
  • Afetiva: para muitos brasileiros e mexicanos que fizeram isolamento, ver a família, namorado e amigos próximos não era considerado uma “quebra”. Essas saídas, no entanto, estão menos atreladas a momentos de consumo, já que o consumo físico hoje pressupõe estar em um local de risco.
  • Essencial: algumas compras corriqueiras não foram adaptadas para o online. Porém, quanto menos as pessoas saírem de casa, melhor para elas. Assim, os micromomentos de consumo de antes deram espaço para macromomentos mais planejados (as “saídas-combo”). Aqui, o impulso aparece nas compras extras que a pessoa faz quando está fisicamente nos estabelecimentos.

O entendimento dessas diferentes motivações é crucial para que as marcas e negócios possam oferecer mensagens contextualizadas com os interesses do consumidor. Nos momentos obrigatórios, ele busca mais informação, segurança e conveniência. Nos momentos afetivos, existe a oportunidade de conversar com a emoção e nos momentos essenciais é possível captar a espontaneidade com mensagens que levem para decisão e compra.

Baixe o relatório completo para explorar esses e outros insights mais recentes sobre o comportamento do consumidor e saiba como você pode direcionar seus esforços de marketing para atrair clientes - com a intenção de comprar - para sua loja e marca, entendendo e dominando o contexto atual.

O contexto que estamos vivendo é único e o momento On-the-go ganhou nova importância.

Fazer download do PDF

Compartilhar

Receba insights, dados e boas ideias na sua caixa de entrada

Inscrever-se