Estudo de caso

Domesticando novos pontos de contato

A Petz é a maior rede de pet shop do Brasil, operando em 15 Estados e no Distrito Federal, com 124 lojas. Seu grande diferencial está em oferecer espaços, produtos e serviços em um só local, para que clientes e pets tenham a melhor experiência possível. Em 2020, a pandemia trouxe uma diminuição drástica na frequência às lojas e a empresa precisou investir tanto na segurança dos clientes, quanto na expansão de suas estratégias digitais, focando no aprofundamento da omnicanalidade e no aprimoramento da experiência do consumidor.

Uma pandemia no caminho

A pandemia não causou apenas uma grande redução nas idas à loja. Ela impactou o próprio funcionamento das lojas, com grandes índices de absenteísmo e licenças médicas. Foi preciso preparar todas as lojas seguindo as orientações das autoridades sanitárias, mostrando ao consumidor que ele poderia continuar comprando com toda a segurança e confiança.

Location Personalities, uma estratégia de diferenciação

Uma das estratégias adotadas foi a ampliação do modelo de retirada em loja. De acordo com André Marinho, Coordenador de Marketing da Petz, “focamos bastante na omnicanalidade e nos preparamos para que o cliente tivesse agilidade na retirada”. Para comunicar essa estratégia, a Petz usou o Location Personalities do Waze, um formato de mídia nativo e integrado à navegação do app, que permite que os usuários do Waze pesquisem, filtrem e dirijam para estabelecimentos com opções de drive-thru ou pontos de coleta. Assim, eles poderiam ir às lojas e comprar com o mínimo de contato possível.

A gente percebeu que utilizar os novos formatos como o Location Personalitiesl aumentou muito o engajamento das campanhas no período da pandemia. Foram 36% de aumento de engajamento e 22% de aumento de idas às lojas versus o mês anterior (à adoção).

André Marinho, Coordenador de Marketing da Petz

Números surpreendentes

Antes da implantação da solução, o Petz já usava as ferramentas do Waze para localização e como plataforma de comunicação. O uso do Serviço do Local foi além, permitindo que seus consumidores encontrassem em sua rota lojas onde era possível fazer a retirada. “A gente percebeu que utilizar os novos formatos como o Location Personalities aumentou muito o engajamento das campanhas no período da pandemia. Foram 36% de aumento de engajamento e 22% de aumento de idas às lojas versus o mês anterior (à adoção)”, completa Marinho.

Para a Petz, a pandemia foi um divisor de águas que mudou o comportamento do consumidor, que agora está muito mais omnicanal. E o Waze, com suas diversas ferramentas, possibilita o atendimento desse consumidor. André Marinho acredita que essas mudanças vieram para ficar. E conclui: “Hoje 100% das lojas Petz têm um modelo de retirada em loja e acreditamos muito nesse modelo de sistema integrado”.

Primeiros passos

O objetivo

Promover uma situação de compra mais segura durante a pandemia, com o uso da retirada em loja.

A abordagem

Inclusão da ferramenta Location Personalities, para comunicar ao cliente Petz quais lojas em sua rota ofereciam a opção de retirada e drive-through.

Os resultados

A ação resultou em aumento de 36% no engajamento e de 22% nas idas às lojas versus o mês anterior. Além disso, agora 100% das lojas Petz oferecem o modelo de retirada em loja.

Compartilhar

Receba insights, dados e boas ideias na sua caixa de entrada

Inscrever-se