Registro de atividades [SP]

Correções e atualizações para o estado de São Paulo

Moderators: finesko, Waze Champs Brazil, Mentors Brazil

Forum rules
:arrow: Aqui não é o local para dúvidas gerais sobre edição de mapas, app ou outras coisas relacionadas com a comunidade. Utilize os foruns específicos que existem no forum Brasil.

Re: Registro de atividades [SP]

Postby olavog » Sun Feb 02, 2014 12:03 pm

pedrottic wrote:Olá, Pessoal.

Gostaria de fazer uma rápida análise filosófica sobre o assunto das bifurcações. :geek:

Concordo com a filosofia. Temos que pensar como a maioria dos usuários (que não somos nós, conhecedores e editores de mapa). Por isso acho importante uma instrução ser igual ou parecida com a placa da rodovia, por exemplo.

Se vc quer colocar o assunto na wiki, considero importante chegarmos em alguns consensos. Tipo, o que é bifurcação? E como é diferente de uma saída? Nos EUA é um pouco mais fácil, as placas avisam em quais faixas vc precisa estar para sair e avisam quais faixas são "exit only".
Image

No Brasil, não sabemos se a faixa da esquerda/direita é uma "exit only" ou se ela continua depois da junção, são poucos os lugares que enumeram as faixas. E cada saída ou bifurcação é diferente uma da outra, tem comportamentos diferentes, resultados diferentes e sinalizações diferentes, por isso chegar em regras rígidas (como padronização do nome de uma rodovia) possa ser difícil.

Bem, como no último caso, as 2 faixas que havia antes, continuaram depois. Mesmo a saída sendo de 2 faixas, e saída não "roubou" nenhuma da rodovia, rs. Já quando a saída rouba uma faixa, pode ser que seja interessante ter a instrução de se manter do outro lado, ou não caso haja 3-4 faixas e apenas uma sair e for bem sinalizado. Já numa bifurcação clássica - metade da via vai pra um lado e outra metade pro outro - é bom instruir tudo mesmo. Mas, igual na psicologia: pode ser, depende e varia :lol:

Acho que mais confundi do que ajudei, rs. Aguardemos manifestações :)
Olavo Gasparin
Image
Estado de SP
olavog

Has thanked: 45 times
Been thanked: 117 times

Postby amfadel » Sun Feb 02, 2014 12:12 pm

Eu tenho uma opinião diametralmente oposta. heheh

Eu penso que cada instrução do GPS deve requerer uma ação do motorista. Toda vez que eu recebo uma instrução fico esperto porque tenho que fazer alguma coisa. Instrução para não fazer nada me confunde, principalmente em lugar que não conheço ou que se tem pouco tempo para reagir (como nas marginais). Se um TTS me manda ficar a direita e eu vou reto eu acho que eu fiz alguma coisa errada e fico em dúvida.

Por isso que não gosto da filosofia do que abunda não falta. Não falta mas atrapalha, na minha opinião.

Mas eu concordo que é uma discussão mais filosófica do que de regras e por isso acho melhor nem tocar nesse ponto na Wiki. Vai mais confundir do que ajudar. Tem gente que prefere que dê mais instrução, tem gente que prefere menos. É questão de gosto. Eu acho que resolveria se o Waze tivesse uma opção para dar a instrução de continue. Aí todo mundo ficaria feliz. rsrs

Como gerar Permalink - Dúvidas? Comece por aqui - Guia Rápido de Edição
amfadel

Has thanked: 129 times
Been thanked: 243 times

Postby pedrottic » Sun Feb 02, 2014 12:27 pm

amfadel wrote:Eu tenho uma opinião diametralmente oposta. heheh

Fala, Fadel, tudo bem?

Cara, o motivo da discussão é exatamente procurar argumentos contrários, que se não existissem poriam fim à questão, não é? ;)

Entendo perfeitamente o seu argumento e não discordo dele, por incrível que pareça... :?

O que parece é que estamos falando de coisas diferentes. O seu argumento é o mesmo do meu. A questão não seria instrução ou não, e sim a diferença entre uma bifurcação e uma simples continuação ...

Apenas acredito que, em vias de grande movimento e velocidade, saída que ocupam uma porção relevante da via (por exemplo, 1 faixa em pistas com 3 faixas, ou 2 faixas em pistas com 5 faixas....) poderiam ser consideradas bifurcações.... Estas seriam facilmente visíveis e a chance de dúvida com relação à instrução do TTS se tornam menores.

Eis a questão, acredito. Poderia facilitar a discussão.

Abraço!
Image Image Image
Carlos Pedrotti
Global Champ and Country Manager - Brazil
AM - São Paulo - SP

Manual Rank Pontos Guia Rápido Permalink
Gostou do post? Dê um "joinha" ali em cima...
pedrottic

Has thanked: 707 times
Been thanked: 1713 times

Postby antigerme » Sun Feb 02, 2014 4:44 pm

amfadel wrote:Eu tenho uma opinião diametralmente oposta. heheh

Eu penso que cada instrução do GPS deve requerer uma ação do motorista. Toda vez que eu recebo uma instrução fico esperto porque tenho que fazer alguma coisa. Instrução para não fazer nada me confunde, principalmente em lugar que não conheço ou que se tem pouco tempo para reagir (como nas marginais). Se um TTS me manda ficar a direita e eu vou reto eu acho que eu fiz alguma coisa errada e fico em dúvida.

Por isso que não gosto da filosofia do que abunda não falta. Não falta mas atrapalha, na minha opinião.

Concordo 100% contigo.

Querem fazer melhor. Já viram qual instrução outros GPS usam para a mesma área em discussão?

Tomtom (http://routes.tomtom.com/)
Google
Bing
:)

pedrottic wrote:Acho que temos que agir pensando em o que um usuário padrão do Waze (o que definitivamente não somos) deseja ou não deseja ouvir no TTS. Temos duas situações principais:
1) aqueles que apenas procuram a melhor rota para seu trajeto diário
2) aqueles que querem ir para um lugar que não conhecem muito bem.

E qual o foco do Waze? ser utilizado em sua rotas diárias, te levar a um destino que você já conhece. Diferentes de outros GPS, o foco do Waze não é exploratório, te levar para destinos que você não conhece. :)

O Waze não está aqui para ensinar os outros dirigirem. Se alguém falar para seguir sempre pela mesma via, só um ignorante pegaria a saída. Se ouvir de alguém mantenha a esquerda desnecessariamente, com certeza ao passar pelo local o "sentimento" de que errou vai aparecer.

E ainda tem placas indicando qual é a continuação da via. É proibido ler? Uma pessoa perdida que não lê placa é f...

Image AM - Salvador/L. de Freitas
Waze Blog/Facebook/G+
Aprenda em: Manual do usuário | Manual de edição | Quiz
Site oficial para sugestões: Waze Client, Website e Editor
* não me responsabilizo por danos em sua vista
antigerme
Coordinators
Coordinators

Has thanked: 2653 times
Been thanked: 6394 times

Postby finesko » Sun Feb 02, 2014 8:05 pm

Não achei que ess discussão ia tão longe...

Só acho que nesse ponto (https://www.waze.com/editor/?zoom=6&lat ... =165963074) vai uma faixa para cada lado e não fica claro que o lado certo. Só tem uma placa para um dos lados, sem nada para o outro.

Enfim, se a maioria quiser tirar, OK. Mas nas Marinais acho super importante informar cada bifurcação que não seja óbvia.
finesko

Has thanked: 493 times
Been thanked: 909 times

Registro de atividades [SP]

Postby guisolleiro » Sun Feb 02, 2014 8:26 pm

Finesko wrote:Não achei que ess discussão ia tão longe...

Só acho que nesse ponto (https://www.waze.com/editor/?zoom=6&lat ... =165963074) vai uma faixa para cada lado e não fica claro que o lado certo. Só tem uma placa para um dos lados, sem nada para o outro.

Enfim, se a maioria quiser tirar, OK. Mas nas Marinais acho super importante informar cada bifurcação que não seja óbvia.

Acho que não se trata de encher de instruções, apenas onde sabemos que pode causar confusão e perder a rota mais rápida (caso das marginais e especificamente o que o Finesko colocou, que é uma rota que ninguém faz se o waze não indicar e acho que foi onde eu errei e fui parar na Bandeirantes lol).

Eu usava um tomtom quando morava na Espanha que me indicava permanecer à esquerda em quase todas as saídas de estrada. Era um inferno e acredito que não seja o objetivo dos a favor de algumas instruções.
Abs

Sent from my iPhone using Tapatalk
AM São Paulo - Capital
guisolleiro
State Manager
State Manager

Has thanked: 62 times
Been thanked: 31 times

Postby pedrottic » Sun Feb 02, 2014 8:30 pm

guisolleiro wrote:Acho que não se trata de encher de instruções, apenas onde sabemos que pode causar confusão e perder a rota mais rápida (caso das marginais e especificamente o que o Finesko colocou, que é uma rota que ninguém faz se o waze não indicar e acho que foi onde eu errei e fui parar na Bandeirantes lol).

Olá, Pessoal.

Desculpem o fatalismo, mas se "duas pistas para um lado, duas pistas para o outro", direções simétricas, ângulo idêntico, não for uma bifurcação, nada mais é.

Abraços!
Image Image Image
Carlos Pedrotti
Global Champ and Country Manager - Brazil
AM - São Paulo - SP

Manual Rank Pontos Guia Rápido Permalink
Gostou do post? Dê um "joinha" ali em cima...
pedrottic

Has thanked: 707 times
Been thanked: 1713 times

Postby finesko » Sun Feb 02, 2014 8:43 pm

pedrottic wrote:
guisolleiro wrote:Acho que não se trata de encher de instruções, apenas onde sabemos que pode causar confusão e perder a rota mais rápida (caso das marginais e especificamente o que o Finesko colocou, que é uma rota que ninguém faz se o waze não indicar e acho que foi onde eu errei e fui parar na Bandeirantes lol).

Olá, Pessoal.

Desculpem o fatalismo, mas se "duas pistas para um lado, duas pistas para o outro", direções simétricas, ângulo idêntico, não for uma bifurcação, nada mais é.

Abraços!

Acho que estamos andando em círculos - e vcs sabem como odeio roundabouts!! :lol: :lol:

Justamente isso. Neste caso acho que deve sim haver um aviso. Se são 4 pistas para um lado e uma para outro, não precisa ficar avisando para ficar na pista. Mas no caso de uma bifurcação, precisa.

E quanto à sugestão do AG de ver como outros GPSs fazem, nem rola. Aquela bifurcação foi feita nos últimos 100 anos, antão ainda não está no mapa do Garmin... :twisted:
finesko

Has thanked: 493 times
Been thanked: 909 times

Postby alexnrocha » Sun Feb 02, 2014 8:49 pm

Kkkkkkk Já imaginaram quanto essa discussão pode ser confusa para um novato? Minha preocupação é igual a do Fadel, criarem exceções desnecessárias e consequente um padrão desnecessário. Já acharam o rabo do cachorro???? :lol: :lol:
Novo no fórum? Leia aqui primeiro | Permalink - O que é e como gerar

Não importa o lugar, compartilhe o seu conhecimento sempre!!!
alexnrocha
Waze Global Champs
Waze Global Champs

Has thanked: 686 times
Been thanked: 1113 times

Postby olavog » Sun Feb 02, 2014 9:16 pm

Finesko wrote:Não achei que ess discussão ia tão longe...

Só acho que nesse ponto (https://www.waze.com/editor/?zoom=6&lat ... =165963074) vai uma faixa para cada lado e não fica claro que o lado certo.

Finesko, não vai uma faixa para cada lado, ambas as faixas continuam em frente. Pode olhar tanto no satélite quanto no street view. Se fosse uma faixa para cada lado, eu concordaria contigo!

Finesko wrote:Só tem uma placa para um dos lados, sem nada para o outro.

Sim, para a saída, mais um motivo para ser ramp e não ter instrução de continuar em frente. ;) Estando em qualquer das pistas vc vai para "o outro lado".
Olavo Gasparin
Image
Estado de SP
olavog

Has thanked: 45 times
Been thanked: 117 times

PreviousNext

Return to São Paulo