Registro de atividades [SP]

Correções e atualizações para o estado de São Paulo

Moderators: finesko, Waze Champs Brazil, Mentors Brazil

Forum rules
:arrow: Aqui não é o local para dúvidas gerais sobre edição de mapas, app ou outras coisas relacionadas com a comunidade. Utilize os foruns específicos que existem no forum Brasil.

Re: Registro de atividades [SP]

Postby gfrd » Sat Feb 22, 2014 4:44 am

pedrottic wrote:
flpduarte wrote:Alguém escreveu o nome da cidade como "sao josé dos campos", do jeito como está na figura. O problema é que não consigo localizar o(s) segmento(s) com o WME Colour Highlights... Como se faz nesse caso?

Valeu!
flpduarte

Envie formulário solicitando correção do nome.

Abraços!

Valeu Pedro! Vai dormir, cara! :mrgreen:

Sent from my GT-I9505 using Tapatalk
gfrd (antigo flpduarte)
Guilherme Felipe Reis Duarte
AM - São José dos Campos e Vale do Paraíba

ImageImage
gfrd
Area Manager
Area Manager

Has thanked: 144 times
Been thanked: 93 times

Postby gfrd » Tue Feb 25, 2014 7:45 pm

CalTedde wrote:Senhores, ja nao é muito fácil entender esse negocio de "reverse conections".
Mas tem um lugar que eu nao consigo resolver com a tecla "Q" ..... da erro toda hora, o "reverse" do segmento anterior deu certo! Esse Nao!

https://www.waze.com/pt-BR/editor/?zoom ... =161458029

Sera que to fazendo certo?? ;)
Sem falar que essa rotatória tem um aviso que ta com problemas pois os segmentos nao dao seqüência !! :( :(
Alguma dica ??

Reverse connection acontece na seguinte situação:

Temos um cruzamento da Rua A (norte - sul) com a Rua B (leste - oeste). Ambas são mão dupla. O nó entre eles permite a todas as conversões.

Daí vc vai e muda a Rua B para sentido único, sentido leste (para a direita). Porém você não mexeu no nó que conecta as duas ruas.

O resultado é que, embora a Rua B tenha sentido único, aquele nó continua permitindo conversão para a esquerda! Quando isso acontece, temos o famoso "reverse connection". Note ainda que nesse caso apareceram 2 reverse connections: de quem tá na Rua A vindo do norte e vai para oeste, e de quem tá vindo do Sul e vai para oeste. Usando as teclas de atalho Q seguido de W resolve esse problema, pois ele proibe tudo de novo, em seguida permite apenas os sentidos corretos.

Agora sobre o seu caso. Se nada der certo, parta para a ignorância: crie uma nova rotatória! :mrgreen:

Abraço!
flpduarte

PS: Vi que a rotatória está com o nome da praça que ela circula. O procedimento correto é deixá-la sem nome, e criar um landmark com o nome da praça. Se a rotatória tiver nome, tem hora que a Raquel fala "Em 500 metros, na rotatória, pegue a [n-ésima] saída em [nome da rotatória]" (Experiência própria :mrgreen:)
Last edited by gfrd on Tue Feb 25, 2014 7:54 pm, edited 2 times in total.
gfrd (antigo flpduarte)

ImageImage
gfrd
Area Manager
Area Manager

Postby gfrd » Tue Feb 25, 2014 8:39 pm

Boa tarde pessoal,

Vou relatar aqui algumas modificações que fiz neste trecho da Estrada Velha Rio-SP em São José dos Campos: https://www.waze.com/editor/?env=row&zo ... ,245611891

A primeira coisa foi mudar o nome dela inteira para Av. João Batista de Souza Soares, que é o nome oficial dela. O nome "Estrada Velha Rio-São Paulo" foi deixada no nome alternativo, para que ela também possa ser localizada por esse nome.

A segunda é sobre aquele trecho lá de cima. Ela estava como uma via de mão dupla; eu decidi duplicar o trecho pelos seguintes motivos:

• O trecho é de fato duplicado (dã :mrgreen:);
  • Há uma clara separação entre os pontos GPS que seguem norte dos que seguem sul;
  • Com a ampliação da Av João Batista aqui, a pista sentido sul "engoliu" a Rua Lúcia de Almeida Barreto (circulado em amarelo) e um pequeno trecho da Rua Bacabal (circulado em vermelho). Mapeando a Av João Batista de forma duplicada ajuda a mostrar isso - passei o segmento por cima dessas ruas de propósito. Tanto as fotos de satélite quanto as do StreetView estão desatualizadas.
Ampliacao.jpg
Ruas absorvidas pela ampliação da Av João Batista
Ampliacao.jpg (90.93 KiB) Viewed 565 times

Procedi portanto com a separação. Porém fiquei na dúvida sobre este segmento específico: https://www.waze.com/editor/?env=row&zo ... =245611891

Eu o deixei por enquanto sem nome propositalmente. O problema é o seguinte: se eu nomeá-lo como "R. Bacabal", o Waze não dará instrução para manter-se à direita na pista lateral (que possui esse nome). Se eu nomeá-lo como "Av. João Batista de Souza Soares", ele não dará instrução para manter-se à esquerda na pista central. Só que nesse cruzamento (em minha opinião pelo menos), não há uma "melhor continuação" intuitiva. A avenida possui quatro faixas; as duas da esquerda levam para a pista central, e as duas da direita levam para a pista lateral, conforme a ilustração abaixo:
cruzamento.png
cruzamento.png (5.37 KiB) Viewed 565 times

Deixar o segmento sem nome foi a única forma que encontrei por enquanto de forçar o Waze a dar um comando de manter-se à esquerda ou à direita. Como eu sei que isso vai gerar polêmica, então eu trouxe essa questão para o forum, p/ saber a opinião de vcs.

Aproveitei também para chamar os editores ativos de SJC que conheço para darem suas opiniões: jennerjcruz, hvdutra, celsolsf, jmsbrito, diegoblan, GersonCassiano e smlnovaes. Com isso, espero conseguir o meu objetivo secundário, que é de fazer com que nós editores daqui de SJC conversemos entre nós!

Abraço a todos!
flpduarte, AM de São José dos Campos -SP
gfrd (antigo flpduarte)

ImageImage
gfrd
Area Manager
Area Manager

Postby gfrd » Tue Feb 25, 2014 10:58 pm

hvdutra wrote:Acho que ficou perfeito!! A unica coisa que tinha ficado faltando foi a saida da Rua Alvaro Goncalves.

https://www.waze.com/editor/?env=row&zo ... =245642159

Abraco!

É mesmo, tinha passado despercebido essa saída mesmo. Valeu!

pedrottic wrote:Perfeito, flpduarte. Não vejo nenhum problema em deixar esse segmento sem nome. Veja: não há números de casa, é apenas num trecho de ligação, e resolve bem o problema. Isto é extremamente comum. Uma alternativa é colocar o que há na placa de trânsito (imagino que haja uma por aí), como "acesso a xxx". Mas é interessante a menos que continue havendo muitas URs por aí.

Pois é, Pedrotti, deixar sem nome resolve o problema da instrução, mas acho que aquele trecho ali é considerado como sendo Rua Bacabal. Naquele trecho existe um prédio residencial que, honestamente, não sei dizer mais qual é o endereço de lá com essa mudança (ampliação da Av João Batista)! :mrgreen: Também é difícil saber oficialmente, já que o mapa do IBGE está desatualizado, e a prefeitura de SJC tmb não disponibiliza uma espécie de mapa oficial da cidade. (na verdade, até existe o mapa no site, mas é mais desatualizado que Google Maps!)

Uma idéia que já tenho há algum tempo seria existir no WME uma opção mais avançada para configurar/personalizar as intruções que o TTS dá em cada nó. Algo assim: clicando em um nó, apareceria uma lista de comandos: Rua A para Rua B - "Continue"; Rua A para Rua C: "Manter-se à esquerda"; Rua B para Rua C: "Não Permitido"; Rua B para Rua A: "Virar à direita", etc. Daí ao invés de "Continue", poderíamos escolher uma opção de forçar que o comando "Rua A para Rua B" seja "manter-se à esquerda" ao invés do padrão "continue". Com isso, não precisaríamos fazer pequenas gambiarras como a minha, de deixar um segmento sem nome.

Não esqueça de, após a atualização, testar as rotas no app e ver como ficaram as instruções, especialmente para quem vem da rua Koichi Matsumura, que pode ficar meio estranho.

Pode deixar que vou checar sim.

Abraço!
gfrd (antigo flpduarte)

ImageImage
gfrd
Area Manager
Area Manager

Postby gfrd » Tue Feb 25, 2014 11:04 pm

olavog wrote:
flpduarte wrote:Deixar o segmento sem nome foi a única forma que encontrei por enquanto de forçar o Waze a dar um comando de manter-se à esquerda ou à direita. Como eu sei que isso vai gerar polêmica, então eu trouxe essa questão para o forum, p/ saber a opinião de vcs.

E se colocar aqueles 2 nomes como alternativos? Que instruções serão geradas?

Os nomes alternativos não são considerados para fins de instrução, apenas para busca por nome de rua.
gfrd (antigo flpduarte)

ImageImage
gfrd
Area Manager
Area Manager

Postby gfrd » Tue Aug 26, 2014 12:47 am

resmota wrote:
eloylaurino wrote:Olá Wazers de Campinas e Região,

Estou com uma UR aberta em São José dos Campos, no qual o usuário reclama do trajeto que o Waze faz de São Carlos para SJC. Andei dando uma olhada e vi que a Rod. dos Bandeirantes está como Expressa de Santa Barbara até SP, mesmo quando passa por Hortolândia, Campinas e Jundiaí. Isso faz com que o waze considere o trajeto pela Bandeirantes o melhor, porém gera um trajeto muito mais longo. Mesmo quando você coloca para o waze fazer a rota pela Dom Pedro ele manda dar uma baita volta para acessar a Dom Pedro e também fica um percurso longo.
Não seria o certo reduzir a Bandeirantes para Major nos trechos de Hortolândia, Campinas e Jundiaí?

(...)

Eu sou totalmente a favor da baixar a Bandeirantes nesse perímetro urbano onde ela acaba tendo um bom tanto de "entradinhas".

Fala Eloy, eu tmb falei dessa UR aqui: https://www.waze.com/forum/viewtopic.ph ... 27#p876992

Fiquei na mesma dúvida que você, desconfiei que a Bandeirantes como Freeway esteja influenciando na rota; como SJC - São Carlos é um percurso longo, o Waze acaba dando preferência a Freeway.

Aí vem a pergunta: o que responder naquela UR?? :?: :|
gfrd (antigo flpduarte)

ImageImage
gfrd
Area Manager
Area Manager

Postby gfrd » Thu Oct 16, 2014 12:45 am

Morais69spbr wrote:Mudando de assunto...
Em Barueri um "novato" lvl 2 duplicou várias vias/viaduto que já estavam ok como via única de mão dupla... :-(
Identifiquei o caso por várias UR no local... provavelmente de qdo estava fazendo a "duplicação" das vias...

Conf. orientação da Wiki (melhores práticas), em zoom de 100m não há o espaçamento entre os pontos GPS dos dois sentidos... e o "canteiro" é menor que 5m (quase isso!)...
É conveniente eu "desfazer" toda essa duplicação desnecessária q ele fez, apesar de já estar terminada e ok ??? :-O
Afinal serão menos segmentos, junções, nós geométricos e até "rotas" para carregar no editor e app...

duplicar_ou_nao_eis_a_questao.jpg
duplicar_ou_nao_eis_a_questao.jpg (28.94 KiB) Viewed 222 times

Vou dar a minha opinião sobre esse trecho. Pela Figura, apesar de o espaçamento ser pequeno, dá pra ver pelos pontos GPS que existe sim um trecho duplicado. Compare a figura acima com a figura abaixo, que são os pontos GPS de um trecho não duplicado:

pista_unica.jpg
pista_unica.jpg (25.34 KiB) Viewed 222 times

Aqui sim não se vê nenhuma diferenciação entre os pontos GPS que vão e que vem, todos passam aproximadamente pelo mesmo lugar.

Isso por si só não obrigaria uma duplicação da pista no mapa, já que não havia problema de roteamento antes disso. Contudo, como o usuário já teve o trabalho de duplicar a avenida, a minha sugestão é permanecer com a avenida duplicada mesmo. Fica até mais fácil para os usuários identificarem-na no app quando passarem por ela. E não é essa duplicação que congestionará o servidor de rotas... :mrgreen:

Abraço!

PS: Sugiro também trocar o nome deste segmento. Um segmento chamado "Acesso" não dá mta informação... :mrgreen:
gfrd (antigo flpduarte)

ImageImage
gfrd
Area Manager
Area Manager

Postby gfrd » Thu Oct 16, 2014 11:32 am

Morais69spbr wrote:Guilherme (eu já ia te chamar de Felipe pelo "flp"!),

mas aí vc aumentou o zoom para pelo menos 10m ao invés de 100m, certo ?
Aí a conclusão será alterada pela distância diferente... ;-)

Pode chamar de Felipe, tanto faz!

Vamos lá então. Screenshot com o zoom de 100m:

Comparacao.jpg
Comparacao.jpg (34.32 KiB) Viewed 202 times

No círculo do lado direito, temos a via de pista única, enquanto que no círculo do lado esquerdo temos o viaduto duplicado.

No viaduto, a distância entre os pontos GPS são pequenos. Mas as setas indo e voltando não se misturam, como é no caso da via ao lado direito. Isso que mostra que o viaduto é realmente duplicado.

Por outro lado, a distância é bem pequena - o que significa que um segmento de mão dupla ainda representaria ok o viaduto.

Portanto, eu penso o seguinte:
  • Em princípio não é necessário duplicar o viaduto. Um segmento de mão dupla já é suficiente para representá-lo;
  • Por outro lado, já que ele já foi duplicado, eu pergunto: é realmente necessário "desduplicar" o trecho? O mapeamento do viaduto por duas vias de mão única complica o mapeamento a ponto de ter que desfazê-lo? Há algum problema de rota devido ao mapeamento duplicado daquela via? Caso contrário, eu não vejo motivo de desfazer a duplicação.
Como exemplo de via em que é necessário desfazer a duplicação, eu cito este viaduto em Pindamonhangaba. A via nem duplicada é, em primeiro lugar - os pontos GPS provam isso. E veja como ficam complicados os cruzamentos com outras vias. Eu só não fiz isso ainda porque ainda não tenho permissão para mexer ali! :mrgreen:

Abraço, Morais!
gfrd (antigo flpduarte)

ImageImage
gfrd
Area Manager
Area Manager

Postby gfrd » Sun Oct 26, 2014 12:31 pm

Morais69spbr wrote:Continuando no assunto de "desduplicação"...
E esta outra via, por onde passei ontem a noite, vêem algum motivo para estar (e continuar ?) duplicada ?

Essa aí tmb já forçou muito a barra...... Mãos à obra! :mrgreen:
gfrd (antigo flpduarte)

ImageImage
gfrd
Area Manager
Area Manager

Postby gnastas » Mon Jan 26, 2015 11:25 pm

Pessoal, seguindo sugestão do arquitetoboina e leandrowoody75 estou colocando aqui para discussão um caso de Jundiaí, onde precisamos reclassificar um trecho:

https://www.waze.com/editor/?env=row&lo ... ,207682854

Ao descer a av. jundiai, para passar embaixo da anhanguera, existe uma bifurcação para a direita, que pega a rod. sentido campinas.
Esta bifurcação é ignorada pois o lado para sp é primary e o lado para campinas é ramp. Ou seja, ele continua na primary sem perceber que houve uma divisão importante.
Acredito que se transformarmos o trecho sentido sp em ramp, o problema se resolve, ou o lado para campinas em primary.

Do modo que está, ele só enxerga esta bifurcação:
https://www.waze.com/editor/?env=row&lo ... ,207683371

Aguardamos sugestões para que o waze entenda a bifurcação que existe e é importante!

Obrigado,

George Nastas
George Nastas

Image Image
gnastas
Area Manager
Area Manager

Has thanked: 14 times
Been thanked: 36 times

PreviousNext

Return to São Paulo