Ajuda na resolução de UR/MP [SP]

Correções e atualizações para o estado de São Paulo

Moderators: Zemarjr, guisolleiro, Finesko, Waze Champs Brazil

Forum rules
:arrow: Aqui não é o local para dúvidas gerais sobre edição de mapas, app ou outras coisas relacionadas com a comunidade. Utilize os foruns específicos que existem no forum Brasil.

Re: Ajuda na resolução de UR/MP [SP]

Postby guisolleiro » Tue Feb 04, 2014 3:29 pm

pedrottic wrote:
Apenas gostaria de reforçar que os alertas de trânsito dos usuários é apenas informativo, não alterando a forma como o Waze faz o roteamento.

Correto! Realmente "só" aumenta o peso desse segmento no cálculo é isso?

pedrottic wrote: Há também um outro aspecto: do ponto de vista de roteamento, não seria estritamente necessário ter algum wazer passando por uma via para que ela seja usada nas rotas. O Waze usa também dados padronizados para vias pouco trafegadas, e em dias de muito trânsito estas passam a ser uma boa opção automaticamente.

Mas é correto que se uma rua está em vermelho, e outra "livre", ele vai preferir a outra?

Abraços Carlos!
guisolleiro

Has thanked: 62 times
Been thanked: 30 times

Postby guisolleiro » Tue Feb 04, 2014 8:51 pm

antigerme wrote:
O único alerta que interfere é o de bloqueio.

Alertas e cores são apenas coisas visuais, o Waze usa a velocidade real da via ou por histórico para traçar a melhor rota, independe de alertas e cores.

Entendi. Da mesma forma que pode estar colorido em vermelho, mas a velocidade real ser "boa", pode ter congestionamento e não estar em vermelho, mas o waze está ciente do engarrafamento.

Sobre a questão das pessoas estacionadas, que atrapalham a velocidade real logo o roteamento, isto continua sendo um problema certo?

Abs
guisolleiro

Postby guisolleiro » Tue Feb 04, 2014 9:28 pm

antigerme wrote:
guisolleiro wrote:Entendi. Da mesma forma que pode estar colorido em vermelho, mas a velocidade real ser "boa", pode ter congestionamento e não estar em vermelho, mas o waze está ciente do engarrafamento.

Tudo depende do histórico que o Waze possui das vias.

Sobre a questão das pessoas estacionadas, que atrapalham a velocidade real logo o roteamento, isto continua sendo um problema certo?

Não. A quantidade de usuário é muito grande para uma "ovelha negra" conseguir destruir as estatísticas.

Obrigado pelos esclarecimentos!
Abs
guisolleiro

Postby guisolleiro » Fri Feb 07, 2014 2:59 pm

jpiccino wrote:
fgirotto wrote:No meu caso foi o jrofi7... Marcou várias URs como resolvidas, sem alterar nada, e eram URs de ontem/hoje, ou seja, nem deu tempo do cara responder...

Eu as vezes fecho sem avisar pq sei que o mapa está certo na região…

Acho correto, apenas acho interessante deixar um comentário tanto para o Reporter como para um eventual editor que tenha pedido mais informação. Assim fica uma info sólida para todos.

Abs
guisolleiro

Postby guisolleiro » Fri Feb 07, 2014 5:09 pm

michelole wrote:Pessoal,

Há um problema na Rod. Régis Bittencourt (BR-116) no trecho SP-PR, na altura da Serra do Cafezal (Miracatu) que está impedindo rotas para o sul:

https://www.waze.com/editor/?zoom=5&lat ... 19&env=row

O usuário fez a edição correta para duplicar a via (que está em obras), mas esqueceu de liberar uma "conversão" no segmento destacado. Tenho permissão de edição na rodovia, mas nesse trecho de serra não há sinal de celular... Algum AM pode corrigir?

O trecho novo também está sem nome... Vou tentar falar com o usuário para alertá-lo.

[]s

Michelole, não posso editar na região, mas não parece ser unicamente um problema de conversão.... está tudo "vermelhinho" desativado. Parece que o trecho anterior foi eliminado :o . Melhor resolver lá rapidamente e colocar um lock alto!

AG, quer dar uma olhada?
guisolleiro

Postby guisolleiro » Fri Feb 07, 2014 5:17 pm

michelole wrote:
Acho que o "vermelhinho" é por que o trecho foi refeito sem nome/cidade...
Um lock alto seria excelente!

é isso mesmo, o problema é que quando está vermelhinho, não aparece no mapa. então, no momento, podemos ter a Régis sem um trecho, isto é problemático caso o trecho anterior tiver sido eliminado.
guisolleiro

Postby guisolleiro » Fri Feb 07, 2014 6:24 pm

amfadel wrote:Já arrumei a BR-116... eu fiz ela inteirinha tem nem um mês, esqueci de colocar lock... vou fazer isso mais tarde, agora to na correria.

Valeu Fadel!
Aproveito para deixar a mensagem que costumo deixar quando falamos de rodovias... A Dutra está com lock 1... alguns trechos 2. Já a Ayrton Senna com 3 (algum trecho 6, alguma coisa deve ter acontecido ali :))

Não seria o caso de definir um nível de lock mais ou menos padrão por importância de rodovia. por exemplo, a Dutra nível 1 me dá arrepios... não que tenha constatado coisas estranhas, mas sei lá... imagina some um trecho sem querer?

Abs
guisolleiro

Postby guisolleiro » Sat Feb 08, 2014 1:41 pm

olavog wrote:
guisolleiro wrote:
michelole wrote:
Acho que o "vermelhinho" é por que o trecho foi refeito sem nome/cidade...
Um lock alto seria excelente!

é isso mesmo, o problema é que quando está vermelhinho, não aparece no mapa. então, no momento, podemos ter a Régis sem um trecho, isto é problemático caso o trecho anterior tiver sido eliminado.

Não aparece mesmo?

Image

Nossa, jurava que tinha lido em algum lugar que uma via só ficava ativa se tivesse as informações de cidade e nome (ou pelo menos com o flag "no")...
Obrigado pela lição.

Sent from my iPhone using Tapatalk
AM São Paulo - Capital
guisolleiro

Postby guisolleiro » Sun Feb 16, 2014 7:02 pm

Olá a todos,
Tenho um mistério de roteamento, que não é a primeira vez que ocorre, que acabou de acontecer comigo. Verifiquei o mapa e está tudo correto. Então não entendo o motivo de propor a rota:
É na região dos jardins, em são paulo capital.

Vejam link para UR que eu mesmo abri
https://www.waze.com/editor/?lon=-46.67574&lat=-23.56313&zoom=6&layers=900&env=row

O trechinho da Estados Unidos que o Waze propõe evitar seria um pequeno exagero, mas até aí, entendo pois costuma estar parado e ser demorado.
O que não entendo é: uma vez na João Moura, dá para acessar a Rebouças à esquerda (com restrições dependendo do dia, mas hoje é domingo e dá, e assim está mapeado no mapa), então não faz nenhum sentido aumentar a rota, com um sinal a mais ainda por cima.

Alguma ideia?

Abs
guisolleiro

Postby guisolleiro » Sun Feb 16, 2014 7:29 pm

pedrottic wrote:
Gui, acho que aí não há nenhum mistério. Mesmo sendo domingo, em SP há muitos wazers circulando e, portanto, muitos dados de trânsito em tempo real. No modelo de roteamento atual, o Waze calcular tudo e dá, baseado em seus cálculos (que incluem dados históricos), o suposto melhor trajeto, mesmo que por 1 milésimo de segundo. No entanto, muitas vezes leva em conta dados que não refletem exatamente a realidade do momento.

Como já disse por aqui, os devs estão trabalhando arduamente em uma maneira de evitar estes chamados "little detours". As conversões aí estão todas ok. Passo por aí praticamente todos os dias, às vezes mais de uma vez ao dia, e a seleção entre virar na João Moura ou na Estados Unidos costuma ser acertada. Os mesmos erros que podem ocorrer em dias de congestionamento absurdamente fora do normal podem ocorrer em dias de trânsito absurdamente livre, fora do normal.

Grande abraço!

Fala Carlos!
Entendo a questão dos dados históricos e tempo real... o fato é que no domingo já é a terceira vez que recebo esta rota, em horário similar e condições de trânsito similares, e as três vezes, não fazia muito sentido.
Sobre o "desvio", entendo o bug da "roubadinha" e é conhecido. Está sendo sendo corrigido também (muitas URs deste tipo, e padronizamos a resposta neste sentido).
O fato de escolher a Estados Unidos ao invés da João Moura para acessar a Rebouças não me incomoda, pode ser que por segundos uma outra seja mais rápida (aí tomo a decisão da que eu achar melhor, mas a nível de rota, ambas fazem sentido)
O que não entendo é estar na Estados Unidos, ir para a João Moura, e voltar para Estados Unidos para depois entrar na Rebouças... e atravessar a João Moura pela Rebouças de novo.
1. Opção do Waze: 701 metros para chegar no cruzamento da Rebouças com a João Moura
2. Minha rota: 404 metros, duas conversões a menos e 1 sinal a menos...

Como você disse, o mapa está correto, mas acho que a rota proposta não é a mais rápida, nem por milésimas, pelo menos na situação em que estava (EUA relativamente livre e João Moura sem um único carro). Se funciona nos dias importantes (segunda a sexta, horário de ponta) então está cumprindo sua tarefa.
Mas neste caso em concreto (domingo à tarde, sem trânsito), continuo achando um mistério :lol: :lol:

Abraço!!
guisolleiro

PreviousNext

Return to São Paulo