Get a sneak peek at whats next for Permanent Hazards on our April 7th Office Hours!
https://storage.googleapis.com/wazeoped ... /bf/Br.png Forum para questões especificas dos mapas e do aplicativo no Brasil.

Post Reply
Forum rules
Seja Bem Vindo(a) ao fórum da Comunidade Brasileira!

Nos tópicos abaixo você vai descobrir como fazer parte desse grupo que ajuda, diariamente, milhares de wazers a economizarem tempo no trânsito!

Se apresente nesse tópico para outros editores conhecê-lo(a)!

Não está encontrando o que precisa? Poste sua dúvida neste tópico, que indicaremos o caminho!

Importante: Antes de postar leia nosso Código de Conduta.

Orientação por Faixas \o/\o/\o/

Post by biuick84
Oi amiguinh@s!

O que todo mundo sempre quis que o Waze fizesse e nunca fez?

É! Isso mesmo que você pensou!
Suporte a caminhões
Roteirização de múltiplos destinos
Suporte a bairros
GNV

Navegação por faixas!!!

A função (inicialmente disponível apenas para editores L4+ no Brasil) vai exibir no aplicativo ao se aproximar 500-1000 metros de uma junção configurada um popup com várias setas, uma para cada faixa existente no segmento ao chegar no cruzamento. Cada seta nos formatos de curva que já estamos acostumados (vire, mantenha, continue). Vão ficar destacadas as setas das faixas que vc deve estar e escurecidas as demais.

Pra configurar, você basicamente chega no WME, clica no segmento que vai colocar as faixas, informa quantas faixas existem no cruzamento e o próprio WME abre várias linhas, uma para cada opção de conversão, e várias colunas com caixas de seleção, uma para cada faixa que vc informou anteriormente (matriz, seus malinhas). A ideia é só marcar a(s) caixinha(s) da(s) faixa(s) que permite(m) fazer a conversão correspondente.

Se tiver que mudar a instrução, só clicar sobre a seta e escolher a mais apropriada (a ideia é a mesma do TTSO)...

O passo-a-passo já está na nossa Wazeopedia para vooooooossa alegria!

https://3.bp.blogspot.com/-Tn746zeq5u0/ ... legria.gif

E sem mais delongas, nossa tão esperada seção de

Dúvidas Frequentes

(montada com questionamentos que surgiram ainda na fase pré-Beta e foram sendo acumulados até hoje)
Josafleyson wrote:1) Oba! Agora vou poder colocar isso em todos os cruzamentos do mapa!

Resposta: NÃO! Por Odin, NÃO!
https://newfastuff.com/wp-content/uploa ... LqjJd0.png

A ideia é que esse recurso seja usado em situações onde seja importante para o motorista saber em qual faixa estar, e que a informação do TTS/TTSO não seja adequada ou suficiente. Por favor, não coloque em todos os cruzamentos. Ainda existem questões em estudo/desenvolvimento pelo staff e se lá na frente houver necessidade de ajustar/remover, vai ser uma trabalheira dos infernos... Você achou irritante quando a velocidade de todos os radares semafóricos do Brasil foram zerados? Multiplique isso por 500x e pode ter uma ideia :lol:
Welinflader wrote:2) E o que eu faço em bifurcações em Y?

R: Depende do caso... São 2 faixas, uma pra cada lado? Provavelmente quando o TTS/O disser pro motorista "manter a direita/esquerda" ele já vai se ligar, né? Já tem o Art. 38 do CTB que diz que quando vc vai virar pra esquerda, tem que estar na faixa mais à... esquerda, e quando vai pra direita a faixa mais à... direita!!
Ah, não esqueça que se um dos lados do Y não tiver TTS, o Override tá aí pra isso, hein? ;)

https://pbs.twimg.com/profile_images/74 ... 00x400.jpg
Xabiscleiton wrote:3) Mas e se forem 5/6/7/8 faixas com metade pra cada lado? E se for só 1/2 pra um dos lados?

R: Se é metade pra cada lado, normalmente o TTS/O resolve... Agora, se são 7 faixas pra esquerda e 1 pra direita, aí pode valer a pena colocar Faixas, principalmente por conta do fulano que pode estar na faixa 4 ou 5 achando que vai ser suficiente pra sair a direita e de repente vai ou errar a rota ou cortar 2-3 faixas arriscando um acidente pra pegar a rota correta!
Hermenevaldo wrote:4) Sair à direita?? Isso me lembrou rodovias... a gente vai usar isso pra saídas em rodovias, certo?

Resposta: Rapaz, o importante é analisar o caso e a dúvida que pode gerar no motorista... Em boa parte dos casos, o TTS/O já resolve, até porque são saídas que criam uma faixa extra poucos metros antes da saída em si. Nos casos que faixa(s) de rolamento da própria pista "somem" junto com a saída, pode sim ser o caso de colocar! Como disse, vale analisar sempre o caso concreto para ver se as soluções já adotadas até hoje não resolvem o caso adequadamente.
Revoltadson wrote:5) Poxa, tô frustrado... Achei que ia colocar em todos os cruzamentos igual ao <censurado pela moderação - não cite a concorrência aqui!>. :cry:

Resposta: Meu jovem, perceba, a filosofia do Waze é tirar a atenção do motorista do pára-brisa o mínimo possível. Por isso tem tanta coisa que o Waze não fala, ou só mostra discretamente na tela, ou só fala sem mostrar... Colocar isso em todos os cruzamentos mais atrapalha do que ajuda, lembrando que o foco do Waze é nas viagens pendulares (casa-trabalho-casa ou casa-escola-casa), em que o usuário já tem uma ideia mais ou menos do caminho. "Outros" :twisted: aplicativos tem o foco em apresentar novos lugares, por isso tendem a ser mais ostensivos nos alertas. O Waze não quer ser "outros" aplicativos, ele quer ser ele mesmo! ;)
https://i.pinimg.com/originals/59/a7/31 ... 8121b4.gif
Luizmilson wrote:6) Então, quando eu uso?

Resposta: Quando você achar que deve! Sério! Não tem uma "regra" de pode ou não pode... Mas nem tudo que posso devo, né? Quer uma regrinha prática pra guardar e te ajudar a decidir quando usar? Considerando que o desenho do cruzamento esteja correto: Geometria>TTS>TTSO>Lanes>Lanes+JB
Porquenildo wrote:7)Ahá! Então aquele meu problema de 2 entradas a direita seguidas vai finalmente ser resolvido!

Resposta: Vai... "Spoon"! A orientação por faixas "pura" só funciona para um único cruzamento. Caso vc tenha 2 (ou mais) cruzamentos/saídas em sequência, será necessário usar uma combinação de Lane Guidance + Junction Box. Você determina as faixas em cada um dos segmentos, liga todos em uma JB, e o servidor vai saber dizer desde o começo da JB em qual(is) faixa(s) específica(s) vc deve estar para pegar a entrada certa. Hoje (26/04/20) vc já consegue mapear isso, mas tenha em mente que não vai aparecer orientação por faixa nenhuma no App por enquanto...
Rotameire wrote:8) E como eu saio das rotatórias?

Resposta: Na raça... Essa ferramenta não suporta rotatórias, nem tem planos de suportar. Se não gostou, vai reclamar no Fale Conosco, no fórum WME, no e-mail do staff que vc conheça... Hoje vc vai precisar optar em usar segmentos de rotatória pra dar o TTS de rotatória (primeira saída, décima nona saída, etc) ou segmento comum pra usar lane guidance (aí vai ter só o "direita/esquerda" nele)
Francisglaydson wrote:9) Então vai aparecer pra todo mundo? Coloco hoje no mapa e amanhã já vejo?

Resposta: Sim! Sim!..... Já já sim!!! Amanhã já estará disponível para todos os usuários Beta do App. E em algum momento, chuto eu que em maio, ocorrerá o lançamento gradual em produção. Funciona assim: o staff fecha a semana que vai lançar, avisa a gente eu espero e na segunda lança pra 10% dos usuários, observam o feedback, se não tiver caquinha grande na terça lança pra 20%, ou 25%, ou 50%... e vão aumentando o % até chegar em 100%. Ou 0%, se acontecer alguma caca gigante! Mas isso não vai acontecer, né? ;)
Regisnalva wrote:10) Sou um usuário L3, e tem um lugar que eu acho que devia ter orientação por faixas, como coloco?

Resposta: Essa eu não respondo! Mas posso dar dicas... quando você tem um segmento com lock 4, ou com preferência de roteamento configurada, ou com uma caixa de junção, e precisa de uma edição nele, o que você faz?
Alequissander_Podov wrote:11) Sou taxista, posso mapear as faixas de ônibus na ferramenta?

Resposta: Então, o staff meio que esqueceu que elas existiam e não desenhou a ferramenta com suporte às faixas de ônibus. Então para todos os efeitos, hoje, desconsidere a faixa de ônibus da contagem total de faixas. Contar com ela pode causar problemas no WME e no aplicativo. Isso pode mudar no futuro, o staff tá pensando no que fazer com elas...
Facebuquisson_da_Silva wrote:12) Então, eu meio que... coloquei as faixas onde não devia só pra testar, e agora não sei como tirar... #comofas? :oops:

Resposta: Facebuquisson, vc me deixou triste duas vezes... por ter feito uma edição errada de propósito e por não ter lido o artigo da Wazeopedia que falei no começo desse tópico! Tá escrito lá: "Para remover a orientação por faixa de um segmento, basta alterar a quantidade de faixas para zero (0), aplicar e salvar a mudança." :|
O que mais vc pode querer saber? Não sei! E não é porque precisei terminar este anúncio no susto depois de o staff avisar hoje que iria liberar a ferramenta hoje, nãããããããão, imagina! Dúvidas, pedidos de opinião, ofertas de comida, cerveja ou dinheiro, só responder por aqui que a gente vai olhando!

https://i.makeagif.com/media/9-02-2014/aZS0dD.gif

Ah, sim! Aqui o anúncio oficial do staff. Segue abaixo um #traduzDenys dele!
Olá Editores,

Espero que todos estejam seguros e saudáveis!

Estamos todos muito empolgados em anunciar que a orientação de Lane agora está disponível no WME .

O que é o Recurso de Orientação de Faixa?
A capacidade de mapear o número de faixas e direções para um segmento específico no WME que nos permitirá fornecer instruções de direção mais claras e uma experiência de direção mais suave para os motoristas.

O que nos fizemos?
Nos últimos meses, testamos Lanes no WME e no aplicativo com seus colegas editores beta e agora estamos prontos para ativar o recurso na produção.
Trabalhamos com os coordenadores de seu país para aplicar a melhor classificação de bloqueio para seu país. A orientação das faixas será bloqueada para L4 como padrão e ajustaremos a trava nos próximos dias.


Importante saber

Atualmente, as faixas não são suportadas para caixas de junção; esse é o próximo item no qual a equipe trabalhará quando finalizarmos o Continue Straight e o TTS.
As faixas não são suportadas para a rotatória, atualmente não está planejada.
Os editores com um nível mais baixo não poderão ver a guia faixas e os dados das faixas no WME por enquanto.
A edição de segmentos com orientação da faixa, ou seja: dividi-los, causará a remoção dos dados das faixas, portanto, adicione os comentários do mapa sempre que necessário.
Onde podemos encontrar mais informações sobre Lanes?
Criamos esta Base de conhecimento das pistas para ajudá-lo a começar sem problemas e obter um instantâneo de todo o conhecimento criado durante os estágios alfa e beta. Certifique-se de atualizá-lo periodicamente com novo conteúdo, se necessário.

Qual é o próximo?

Apresentamos o recurso no horário comercial de hoje, se você não conseguir verificar a gravação uma vez enviada.
A equipe está atualmente trabalhando no TTS (Text To Speech) para Lanes e a indicação em 'Continue Straight ”.
Iremos lançar faixas para a comunidade beta mais ampla do cliente nos próximos dias. Isso nos permitirá obter feedback enquanto você está mapeando e aumenta a cobertura da faixa.
Entraremos em contato com o coordenador para planejar um lançamento gradual por país à produção

Faça perguntas publicamente! Muitos editores que testaram o recurso na versão beta terão prazer em ajudá-lo e responder suas perguntas. Certifique-se também de sincronizar com a sua comunidade e coordenadores as diretrizes do seu país.

Estamos aqui se você tiver alguma dúvida, dúvida e feedback.

Happy Editing,
Ruben, em nome da equipe de comunidades do Waze
biuick84
Posts: 1348
Has thanked: 468 times
Been thanked: 650 times

POSTER_ID:16932750

1

Send a message
Last edited by biuick84 on Sun Apr 26, 2020 11:46 pm, edited 1 time in total.

Post by Inactive user -1682323873-
Essa função era uma das mais esperadas, por eu, durante muitos anos, quando comecei a trabalhar com aplicativo tive várias dores de cabeça.
Inactive user -1682323873-
Posts: 5
Send a message

Post by Inactive user -1682323873-
Essa função era uma das mais esperadas, por eu, durante muitos anos, quando comecei a trabalhar com aplicativo tive várias dores de cabeça.
Inactive user -1682323873-
Posts: 5
Send a message

Post by Inactive user -1682323873-
antigerme wrote:
biuick84 wrote:Também não há a intenção de replicar toda a sinalização de orientação por faixas colocada pela autoridade de trânsito.
Deus me livre querer replicar a sinalização de trânsito.
Screenshot_20200504_114425.png
Screenshot_20200504_114547.png
Screenshot_20200504_114513.png
:twisted: :twisted:

Quem confiou na terceira faixa para Itaigara/Brotas/Rio Vermelho não vai se dar bem.

Eu passo por isso quase todos os dias, é incrível como esses "engenheiros" de trânsito são tão cegos, as vezes tem faixa para de proibido entrar depois que já entrou na via e com o radar no mesmo local.
Inactive user -1682323873-
Posts: 5
Send a message

Post by antigerme
biuick84 wrote:Também não há a intenção de replicar toda a sinalização de orientação por faixas colocada pela autoridade de trânsito.
Deus me livre querer replicar a sinalização de trânsito.
Screenshot_20200504_114425.png
(408.7 KiB) Downloaded 291 times
Screenshot_20200504_114547.png
(420.53 KiB) Downloaded 291 times
Screenshot_20200504_114513.png
(418.76 KiB) Downloaded 295 times
:twisted: :twisted:

Quem confiou na terceira faixa para Itaigara/Brotas/Rio Vermelho não vai se dar bem.
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 11756
Has thanked: 1697 times
Been thanked: 8140 times
Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista

Post by arthurfsv
brepilef wrote: Sat Jul 10, 2021 10:52 pm Pessoal a questão das faixas de ônibus continua a orientação inicial de não considerar correto?


​​​​​​Dirigindo por BH notei em vários pontos que está sendo considerada a faixa de ônibus nas orientações por faixas.


 
Aproveitando que tô aqui na caixa secreta e vou responder essa...

Aqui em BH a gente gosta de fazer a coisa mais complicada, rsrs. Segue orientação da BHTrans:
(...) os veículos podem usar as faixas exclusivas apenas para realizar as conversões à direita, acessar garagens (guia rebaixada) ou parar para embarque e desembarque de passageiros onde for permitido. Para realizar as conversões, o motorista deve observar bem e só acessar a faixa onde houver pintura com linhas tracejadas (pintura branca). Onde houver a linha contínua, é proibido trafegar.
Fonte.

Logo, nos lugares com faixa exclusiva de ônibus em que ela também é usada para fazer a conversão, ela aparece na LG, pois o motorista deve deslocar para a faixa da direita para virar.

Só há um caso muito excepcional em que indicamos a faixa de ônibus à esquerda, por dois motivos: primeiro, é uma faixa que leva a um acesso para viaduto e também pode ser usado por táxis (suportado no Waze). Segundo, é na área do complexo da Lagoinha. Se o usuário for orientado a pegar a faixa da esquerda, as chances de ele acabar errando e entrando no viaduto exclusivo de ônibus são muito reais, pois é uma área com várias saídas sequenciais em menos de 100m.

Teve algum caso mais específico que você viu que não se enquadra nisso?
 
arthurfsv
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 1138
Has thanked: 200 times
Been thanked: 352 times
Send a message
Arthur Fernando
AM - Belo Horizonte (Região oeste, centro e centro-sul)

É iniciante nas edições? Confira estes links básicos: manual, guia e práticas.

Quer melhorar a organização dos Places? Veja esta proposta

Post by asileu
Olá turma!

No Wazeopedia observei a seguinte recomendação: "Em geral, não há a necessidade de utilizar orientação por faixas no cruzamento típico, em forma de +, 4 ou menos faixas, em que seja possível seguir reto pelas 4 faixas e só seja possível virar à direita/esquerda pelas faixas adjacentes à calçada."

Ocorre que há situações com 2 ou mais faixas, onde uma das faixas é exclusiva para conversão. Desta forma, o usuário trafegando por uma dessas faixas não poderá seguir em frente. Normalmente são situações onde a instrução de "Continue" é também oportuna.

Exemplos:
https://i.ibb.co/51Dsr5v/faixa2.png
https://i.ibb.co/g4GTG28/faxa1.png
https://i.ibb.co/VLVVrwh/faixa3.png
https://i.ibb.co/v4f5bDj/faixa4.png

Como também há situações de 3 ou mais faixas, onde 2 ou mais são destinadas a uma conversão. Exemplo:
https://i.ibb.co/zQGDzfC/faixasemcontinue.png

Desta forma, gostaria de sugerir o uso da ferramenta com base na "exclusividade da faixa para determinada conversão ou continuidade", algo nesse sentido, abstraindo do número mínimo de faixas.

Fica a sugestão para o debate. Abraço!
asileu
State Manager
State Manager
Posts: 449
Has thanked: 143 times
Been thanked: 132 times
Send a message

Post by asileu
biuick84 wrote:Hoje ela não funciona para quem recebe instrução "Continue" (o staff está trabalhando em uma solução para isso).
Fala biuick84! Está funcionado. Para o "Continue" o app diz "Siga em frente para...". E o indicativo de faixa funciona também.

... talvez tenha sido implementado agora com as faixas ou estes dias.
asileu
State Manager
State Manager
Posts: 449
Has thanked: 143 times
Been thanked: 132 times
Send a message

Post by asileu
biuick84 wrote:
asileu wrote:
biuick84 wrote:Hoje ela não funciona para quem recebe instrução "Continue" (o staff está trabalhando em uma solução para isso).
Fala biuick84! Está funcionado. Para o "Continue" o app diz "Siga em frente para...". E o indicativo de faixa funciona também.

... talvez tenha sido implementado agora com as faixas ou estes dias.
@asileu, acredito que você esteja testando o App Beta, é normal ocorrerem testes ali dentro, e temos vários exemplos de ferramentas que chegaram no Beta e foram cortadas antes de chegar na produção, ou que foram radicalmente modificadas. Mesmo na produção, quando fizerem o lançamento gradual, continuará sendo uma ferramenta não acabada que passará por testes "de mundo real". A última informação "firme" do staff é que estão trabalhando nisso.

Mapear tudo agora para de repente ter que jogar fora tudo depois e refazer do zero, bem... é por sua conta e risco. :?

P.S.: Uma das grandes preocupações do staff com as faixas durante a fase beta inclusive foi que evitássemos mapear absolutamente todos os casos em que achávamos que seria apicável, mas apenas um ou dois casos para testarmos a ferramenta, justamente porque ela poderia mudar radicalmente e termos um retrabalho gigantesco.
Pode ser isso então! Obrigado! Mapei uma área restrita, esperei o update e funcionou bem. Eu concordo com você; também prefiro aguardar na produção. ;)
asileu
State Manager
State Manager
Posts: 449
Has thanked: 143 times
Been thanked: 132 times
Send a message
Last edited by asileu on Fri May 01, 2020 7:38 pm, edited 1 time in total.

Post by asileu
Fala turma!

Vocês notaram que ao remover o LG, ou seja, mudar para 0 faixas e salvar, o WME não está zerando a faixa? Notei que ele desmarca as opções, mas não zera o nº de faixa.
asileu
State Manager
State Manager
Posts: 449
Has thanked: 143 times
Been thanked: 132 times
Send a message