Como categorizar e nomear vias

Moderators: BellVillense, Brazil Champs

Como categorizar e nomear vias

Postby brepilef » Thu Apr 15, 2021 11:37 pm

Bom pessoal,

Apos um experiencia sofrida ao editar no Estado de Goias acho que deveria constar na Wazeopedia a regra regional que não se deve abreviar Rua apenas no estado de Goias.

Não consegui encontrar referencias sobre essa discussão no forum.

Grato
brepilef
Area Manager
Area Manager

Has thanked: 252 times
Been thanked: 174 times

Re: Como categorizar e nomear vias

Postby brepilef » Fri Apr 16, 2021 10:56 pm

VitorGoiabeira wrote:
brepilef wrote:Bom pessoal,

Apos um experiencia sofrida ao editar no Estado de Goias acho que deveria constar na Wazeopedia a regra regional que não se deve abreviar Rua apenas no estado de Goias.

Grato

Como é? Não é para abreviar a palavra "Rua" para R.?
Ou está falando literalmente dos nomes das ruas?
Você seguiu a tabelinha do link abaixo?
https://wazeopedia.waze.com/wiki/Brazil ... omear_vias

Exatamente Vitor, em Goiás existe uma regra local onde não se abrevia "Rua" para "R.". Acabei fazendo isso e fui chamado a atenção.

Se existe excessão a regra acho valido estar na wazeopedia para que outros editores não passem pelo mesmo problema.
brepilef
Area Manager
Area Manager

Postby brepilef » Sun Apr 18, 2021 12:49 pm

Sem problemas Regina, ja entendi o erro. Os pontos que coloco, e que foi o motivo deste post são:

- Levantar e divulgar essas exceções. Hoje a base para edições é a Wazeopedia e nenhuma dessas informações estão nem comentadas por la.

- Um segundo ponto que acho importante levantar é a resistência a mudanças da comunidade, isto não é uma tentativa de justificativa ou nada. Mas uma critica a comunidade hoje que é muito resistente e as vezes até agressiva quando se toca em assuntos que pode-se dizer "polêmicos". E quando algum editor mais novo acaba tocando nesses assuntos é atacado e acaba sendo desmotivado a edições. Este não é meu caso aqui, mas já vi acontecendo algumas vezes nesses anos de edição.

- O ponto onde você coloca que a cidade foi edita por níveis 5 e 6 não acho que seja referencia para boas edições, pois já vi muitas edições ruins e erradas de editores níveis 6. Sim temos que considerar diferentemente as edições deles, mas não assumir que estajam corretas sempre.

- Sobre as abreviações, muitas que removi não existem na Wazeopedia exemplos:
Sgt. - Sargento
Cpt.- Capitão
D. - Dom
Ve. - Viela
Prof. - Professor

- Agora sim sobre a Abreviação de Rua para R. em Goias é uma exceção que acaba dando mais trabalho que justificativa, vamos pensar fora de Goiania. As ruas tem nomes extensos, tem menos editores ou seja a justificativa de R. Mil Cento e Vinte Dois para Rua 1122 não se justifica tanto, Pode ser muito bem R. 1122. Igual é feita em outras cidades com caracteristicas iguais de Goiania (ex: Rio Claro/SP; Santa Fé/SP; entre outras cidades).
Pessoalmente vejo essa exceção apenas como algo que complica mais do que o Beneficio que gera. Lembrando que Exceções sempre complicam as edições. Imagina se cada estado resolve fazer uma lista de regras de edições diferente. Isso geraria uma grande dificuldade para editores de múltiplos estados.

Com relação a TTS e Busca realmente não deveriam ser afetas visto que são a mesma coisa e tratados iguais, apesar de ter recebido que as alterações que realizei afetara a Busca...

E para finalizar Regina, a atenção a mim não foi chamada e sim eu que entrei em contato com você apos algo estranho que foi notado e um PM nada explicativo de um editor que nem se quer respondeu quando pedi mais informações para entender o que tinha acontecido. Apos esse contato que tive com você que recebi uma chuva de PMs. E parabenizo o Esmeraldino10 pois foi o editor que respondeu com mais explicações e foi atencioso ao conversar sobre o assunto.

Sobre as outra exceções comentadas (palmas e Brasilia) são casos diferentes visto que aqui se trata de Numeração que isso sim é impossível colocar regras pois cada Municípios trata de uma forma diferente. na região que moro existem diversos casos diferentes também.
brepilef
Area Manager
Area Manager

Postby brepilef » Sun Apr 18, 2021 11:11 pm

VitorGoiabeira wrote:Interessante, bom saber.
Só por curiosidade, foi feito um levantamento para saber se existem outras cidades ou estados que "muitas vias com nome de letras e números na cidade"?
Tipo Goiás tem muitas vias assim e isso acontece, talvez outro estado tenha mais e isso não aconteça e está tudo certo... :D :D :D

Vitor só aqui perto de onde moro tem 2 cidades com essas mesmas características.

Santa Fé do Sul/SP
Rio Claro/SP

isso que não busquei mais, mas tenho certeza que é possível achar diversas cidades com essa mesma característica no Brasil todo.
brepilef
Area Manager
Area Manager

Postby brepilef » Mon May 03, 2021 1:02 am

NCDpu6nat wrote:Achei interessante esta informação, não edito nesta área, mas a informação foi show. Servirá para que editores de outros estados não cometam erros editando a região citada.

Por isso o pedido para implementação da regra na Wazeopedia para atingir ao maior numero de editores possível, visto que é uma exceção a regra nacional.
brepilef
Area Manager
Area Manager

Postby Esmeraldino10 » Sat Apr 17, 2021 1:44 am

VitorGoiabeira wrote:

Grato

Em Goiás as vias são escritas como Rua Tal e não R. Tal como nos outros estados. Ao invés de escrevermos R.9 escrevemos Rua 9. É uma especificação bem antiga, antes mesmo de eu começar a editar já era definido assim, tanto que quando assumi área em Minas achei estranho só o R. embora não tenha saído mudando nada lá. Acredito que um dos motivos é o fato de termos muitas vias com nome de letras e números na cidade. Rua T-55, Rua C-133, Rua R-3 etc e vejo que o "rua" melhora essa visualização.

Essas informações estavam ou estão no fórum de Goiás (regional) e acredito que todos os gerentes de fora que editam aqui tem esse conhecimento. A galera dos encontros principalmente do Sul e Centro-Oeste mais antiga sabe disso, inclusive já houve diversas brincadeiras sobre essa questão...

Palmas e Brasília também possuem especificações diferentes em função do sistema de números e quadras, na dúvida é melhor consultar alguém local.

Por fim, acho válida a ideia de tornar mais claro na Wazeopedia. No fórum antigo tudo é meio cabuloso mesmo.
[ img ]
SM - Goiás
SM - Tocantins
AM - Catalão / Pirenópolis / Uberaba

Primeiras Informações:
Leia Aqui Primeiro!|Novo no Waze? Se apresente Aqui!
Apresentações dos Estados:
Goiás
Manuais e Fórum Brasil:
Manual do Edição|Fórum WazeBR

Inscreva-se no WazeBR Estudos clicando aqui!!!
Esmeraldino10

Has thanked: 125 times
Been thanked: 101 times

Postby NCDpu6nat » Mon May 03, 2021 12:14 am

Achei interessante esta informação, não edito nesta área, mas a informação foi show. Servirá para que editores de outros estados não cometam erros editando a região citada.
Natanael Cerqueira :arrow: NCDpu6nat
Feira de Santana-Bahia/Brasil.

:idea: Forte abraço!

[ img ][ img ][ img ]
NCDpu6nat

Has thanked: 3 times
Been thanked: 16 times

Postby reginamaga » Sat Apr 17, 2021 12:26 pm

Então pessoal,
desde 2015 que utilizamos este padrão em TODO o estado de Goiás. A regra está em um documento que está postado neste tópico.

Juro que não consigo me lembrar dos detalhes da discussão que fizemos entre os editores de Goiás e o grupo Champs sobre essa padronização na época, mas um resumo geral é:

Sabemos que devemos utilizar abreviações para diminuir o tamanho do texto para que tenha melhor visualização nas telas dos smartphones.

Porém considerando os nomes comuns na cidade de Goiânia, por exemplo, qual ficaria melhor?

R. Um Mil Centro e Vinte e Dois OU Rua 1122?, claro que é a segunda opção, mas retirar 1 caracter da abreviação (Rua para R.), uma vez que retiramos duas letras e substituímos uma delas por (.), então o saldo final é 1 caracter, não iria melhorar ou piorar em nada a visualização na tela do aparelho, então decidimos utilizar o padrão Rua.

Fizemos teste de busca, TTS e tudo funciona bem.

Ah, lembrando que todas as outras abreviações são utilizadas.

brepilef wrote:Exatamente Vitor, em Goiás existe uma regra local onde não se abrevia "Rua" para "R.". Acabei fazendo isso e fui chamado a atenção.

Felipe, sua atenção foi chamada porque você chegou na cidade de Goiânia, editada em grande parte por editores quatro editores lvl 6 e um editor lvl 5, e mesmo assim saiu "corrigindo" tudo, sem perguntar. Editores lvl 5 e 6 não erram? claro que erram, mas na cidade inteira? todos os editores da cidade? Você alterou o nome das ruas e os endereços dos places de mais de 80% da cidade. E ainda reverteu algumas abreviações que são utilizadas e colocou a palavra inteira. #ficaadica, fique atento aos locais onde edita. Se encontrar alguma coisa muito diferente do que está acostumado, pergunte aos editores locais antes de sair "corrigindo" o que não deve ser corrigido.

E reforçando o que esmeraldino10 disse, já chamo a atenção para Brasília (DF) e Palmas (TO). Nestas cidades o padrão dos nomes das vias são diferentes de tudo que se vê no Brasil. MUITO CUIDADO!!!

Bora colocar as exceções na Wazeopedia para evitar este tipo de transtorno, mas enquanto ela passa por atualização, fiquem todos avisados que em Goiás, não abreviamos a palavra Rua e que Brasilia e Palmas não se deve alterar os nomes das vias sem conversar com os editores locais.
[ img ][ img ]
Regina Magalhães - Goiânia - Goiás - Brasil
Chegando agora nas edições? Visite o tópico Programa de Mentoração Formal da comunidade brasileira
reginamaga
Coordinators
Coordinators

Has thanked: 1282 times
Been thanked: 3962 times

Postby VitorGoiabeira » Fri Apr 16, 2021 2:13 pm

Grato

[ img ][ img ][ img ][ img ][ img ][ img ]
Xiaomi Mi 9 - 6GB RAM - 128 GB ROM - Android 9.0.0
VitorGoiabeira
Experts
Experts

Has thanked: 651 times
Been thanked: 803 times

Postby VitorGoiabeira » Sun Apr 18, 2021 8:50 pm

Esmeraldino10 wrote:Em Goiás as vias são escritas como Rua Tal e não R. Tal como nos outros estados. Ao invés de escrevermos R.9 escrevemos Rua 9. É uma especificação bem antiga, antes mesmo de eu começar a editar já era definido assim, tanto que quando assumi área em Minas achei estranho só o R. embora não tenha saído mudando nada lá. Acredito que um dos motivos é o fato de termos muitas vias com nome de letras e números na cidade. Rua T-55, Rua C-133, Rua R-3 etc e vejo que o "rua" melhora essa visualização.

Interessante, bom saber.
Só por curiosidade, foi feito um levantamento para saber se existem outras cidades ou estados que "muitas vias com nome de letras e números na cidade"?
Tipo Goiás tem muitas vias assim e isso acontece, talvez outro estado tenha mais e isso não aconteça e está tudo certo... :D :D :D
brepilef wrote:- Sobre as abreviações, muitas que removi não existem na Wazeopedia exemplos:
Sgt. - Sargento
Cpt.- Capitão
D. - Dom
Ve. - Viela
Prof. - Professor

Tem muitos editores que não seguem a Wazeopedia, infelizmente!
Acho que vai ser interessante uma página na Wazeopedia só com essas diferenças de edições entre os estados, mas fica aí o alerta de Regina.
[ img ][ img ][ img ][ img ][ img ][ img ]
Xiaomi Mi 9 - 6GB RAM - 128 GB ROM - Android 9.0.0
VitorGoiabeira
Experts
Experts

Has thanked: 651 times
Been thanked: 803 times

Return to Wazeopedia