Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.

Locked
Forum rules
Confira nossa Wazeopedia ou pergunte ao nosso Oráculo antes de postar; ;)
Não esqueça de sempre copiar o Permalink com a "coisa" selecionada junto com a mensagem;
Problemas com rota? relate neste formulário
Veja nosso painel para acompanhamento de UR

Road Type

Post by
Olá,

Moro no DF, comecei a contribuir com o Waze a pouco tempo e tenho uma duvida sobre tipos de estrada aqui em Bsb. Vejo que os tipos de via aqui em brasília não segue o definido na página wiki http://www.waze.com/wiki/index.php/Como ... omear_vias .

Como não quero fazer tudo padronizado e não quero desfazer o que alguém já fez, gostaria de saber se essas diferenças são devido a implementação dos "mapas base" ou é porque a padronização indicada no wiki está desatualizada.

Pergunto isso para não atrapalhar ninguém e nem fazer trabalho atoa.

Exemplo de diferenças entre o definido na wiki e "desenhado" no waze:

POSTER_ID:4588874

1

Send a message

Post by alantiagofelipe
Sim, existe este blog sim

wazebsb.blogspot.com

Mas eu me senti melhor aqui no fórum.

Brasília é um caso a parte mesmo, tem a comunidade ativa.

Acredito que deve-se evitar o uso de Freeways. Mas Brasília tudo é distante mesmo (moro a 7 km de uma padaria). É inviável construir os mapas da cidade somente com Street e Primary Street, como alguns defendem...

O trânsito da cidade tem horários de pico, com grandes congestionamentos nas principais vias da cidade.

Felizmente nem todo mundo trabalha no mesmo horário. E tenho pena de quem vem das cidades do entorno, e passam horas pra chegar no trabalho, quando os ônibus não quebram.

Acredito que Brasília já deva ter 1 carro pra cada 2 habitantes. Mas aqui vai os dados sobre o transito da cidade segundo a Wikipédia.

Transportes Brasília, por estar localizada no centro do Brasil, serve como ligação terrestre e aérea para o país.
O Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek é um dos mais movimentados do Brasil por número de passageiros, recebendo mais de 10 milhões de passageiros por ano para 44 destinos distintos. Oito rodovias radiais fazem a ligação da capital federal com outras regiões do Brasil. A atual conjuntura do sistema de transportes do Distrito Federal gera um quadro de pouca
mobilidade urbana, com um serviço de ônibus notadamente caro e ineficiente, e uma infraestrutura
que privilegia o automóvel particular. Isso gera uma tendência de aumento no número de carros a níveis para os quais a cidade não foi projetada. A cada mês, 5 mil veículos entram em circulação
em Brasília, existindo um veículo para 2,3 habitantes do Distrito Federal. Em março de 2008 a frota do DF chegou a 995 903
veículos, correspondente a uma taxa de motorização de 390 veículos por cada 1 000 habitantes,
e esta taxa é ainda maior na área central de Brasília
(Plano Piloto, Sudoeste, Lago Sul e Norte). Começaram a surgir inúmeros engarrafamentos na
cidade e alguns lugares se tornam intransitáveis na hora de pico (rush). Os ônibus transportam pouco mais de 14 milhões de passageiros por mês, mas a maior parte da frota já ultrapassou os sete anos limite impostos por lei. Para tentar amenizar esse quadro, foi construído um metrô, mas devido à sua extensão limitada e ao próprio crescimento da cidade, ele não alterou significativamente o problema de trânsito na
cidade e desde o início da sua construção em 1991, gera prejuízos da ordem de 60 milhões de
reais anuais ao governo. Das 29 estações planejadas, 24 estão em funcionamento, ligando o centro do Plano Piloto (rodoviária) ao Guará, Águas Claras, Taguatinga, Ceilândia e Samambaia. O Metrô de Brasília transporta cerca de 150 mil usuários por dia. Em 1º de fevereiro de 2009, entrou em funcionamento a integração dos sistemas de micro-ônibus e metrô, com bilhetes eletrônicos. Ainda está em implementação o projeto Brasília Integrada, que contempla a criação de corredores especiais para ônibus e a integração destes com o metropolitano. Um novo terminal rodoviário interestadual foi inaugurado em julho de 2010, ao lado da Estação Shopping do metrô.
alantiagofelipe
Has thanked: 771 times
Been thanked: 8 times
Send a message

Post by alantiagofelipe
patajones wrote:
MarcL20 wrote:Sou brasileiro também. Gosto de ler. Mas a grande maioria não. Se você acha que todo mundo que edita o waze leu o wiki, eu digo pra vc não acreditar em papai noel.
Uma galera usa o editor sem ler o wiki. Principalmente quando a pessoa não é AM. Quando ela pensa em ser AM, geralmente ela busca as informações e ai aprende realmente a como usar o sistema.
Eu não quis ofender ninguém, muito menos você que leu a wiki.
O que eu disse foi uma generalização pois acontece 80% das vezes.
não me ofendi não, não coloquei rampa nenhuma ainda :lol:
mas sei que estão lá ha muuuuito tempo.
MarcL20 wrote: As ramps estão no mesmo grupo das Freeways/Highways (1), onde ela deve ser usada. Simples, não?

Se você acha que "A change of grade connector for any street type. " está certo, imagine que a maioria dos viadutos deveriam ser ramps ou que as descidas dos "trevos" deveriam ser ramps. E agora eu pergunto: Pra quê?

Uma das particularidades das ramps é dizer com antecedência as informações. Isso faria diferença num viaduto? não tem sentido. São para as Free/Hwys
Depois dessa polêmica, resolvi fazer uma pesquisa nas cidades americanas. Infelizmente não encontrei cidade como Brasília. Algumas pessoas questionam que não podemos classificar como nos EUA porque nossas malhas são muito diferentes. Eu concordo com isso, se nós tivéssemos como calibrar o software para o nosso caso específico. Como não há, não tem outro jeito, temos que nos adaptar aos tipos de vias deles.

Algumas idéias mudaram depois do estudo. vejamos:

Pra mim o caso rampa é ainda mais simples. O que é rampa, é rampa e o que não é, não é.
mas hein!
:?
Na hora de classificar entendo que devemos observar qual a utilidade ou funcionalidade da via.
Pra mim se a pista só serve como ligação (saída/entrada) de uma via para outra que estão em níveis diferentes: rampa. Aquele pequenino pedaço de asfalto em forma de círculo que em brasília chamamos de "tesourinha" que serve para acessarmos a via de baixo ou de cima: rampa.

Vi que nos EUA raríssimos são os casos de rampa em Street, entretanto reparei que várias avenidas das cidades são classificadas como Highway (veja exemplos abaixo). Parece que avenida que tem muitos viadutos viram highway.

Sendo assim, mudei de opinião quando a categorias dos Eixos W, Eixos L e Eixo Rodoviário em Brasília. Eu acho que eles devem ser "Minor Highway", "Minor Highway", "Major Highway". E no dia em que colocarem uma mureta no Eixão (ou seja, nunca) ela pode virar até uma Freeway. Sem a mureta com pedestre atravessando não dá. (culpa de vcs que mudei minha opinião, já vou mudar meu voto na enquete :lol: )

Acho que foi o antigerme que postou no wiki as categorias adotada pelos governantes brasileiros para as nossas vias. Talvez fosse bacana fazer uma tabelas entre essas categorias e as categorias do Waze.
Ex.:
Via Local - Street
Via Coletora - Street ou Primary Street
Via Arterial - Primary Street ou Minor Highway

Veja o que mais me chamou a atenção:

Exemplo de rampas entre duas "primary street" em Washington

Exemplo de inversão de mão em dois níveis sem uso de rampa em New York

Exemplo de conexão entre Primary Street em dois níveis sem uso de rampa em Los Angeles

Exemplo de Ruas com tipos Minor Highway no entorno na Casa Branca

Exemplo de Avenida com tipo Major Highway em New York
Como já disse em outras ocasiões tenho evitado editar Brasília, mas o que li nesse post me agradou e quero deixar minha opnião de longa data. (Não Votei na Enquete)

Penso que o Eixo Rodoviário, o Eixo W e o Eixo L deveriam ter a mesma classificação, Minor Highway. Penso que as estatísticas deveriam ser suficientes para a decisão da melhor rota entre estas três vias.

Também penso o mesmo para os Eixos W3, L2, L4, Eixo Monumental.

Também penso que as rampas devem ser usadas para mudanças de nível...

Não Vejo Mayor HighWays cortando o Plano, apenas em torno da cidade, mas isso fica para outro post.
alantiagofelipe
Send a message

Post by alantiagofelipe
felipeasd wrote:
antigerme wrote:
SSA estava cheia de Minor espalhada pela cidade e uma vez tive até um desentendimento pois eu queria colocar ainda mais Highways na cidade, o Waze nunca me dava rotas que prestassem e eu realmente ficava chateado com isso. Por favor, leia o post do link abaixo.
viewtopic.php?f=60&t=11048

Bem, no final tiramos tudo quanto é Highways onde não fosse rodovia BR/UF, o roteamento do Waze saiu da água para o vinho. Antes o Waze só estava servindo para indicar onde existia engarrafamento e agora ele me faz FUGIR do engarrafamento. Agora posso dizer ao Waze o meu destino e confiar quase cegamente que a rota fornecida é a melhor.

Sabe quando você pega um engarrafamento mas sabe se entrar uma pequena zona residencial de poucas quadras (tipo street mesmo) você escaparia de boa parte dele? Aqui em SSA o Waze está fazendo isso! me mandando por escapatórias.
Isso aconteceu aqui em Campinas também, logo que subiu o novo basemap, onde as principais avenidas estavam como Highways:

Mesmo a Avenida Moraes Sales estando congestionada, o Waze só traçava a rota por ela.
Quando eu saí por um caminho alternativo e o Waze recalculou a rota, a nova rota era 5 minutos mais rápida !
Poxa, se ele SABE que a rota alternativa era 5 minutos mais rápida, porque ele continuava me enviando pela via congestionada? Entendo que era porque ela estava como Highway...

Pelo que já vi aqui nos fóruns / Wikis, as Highways são usadas no cálculo de longas distâncias.
Parece que para mais de 10Km o Waze tenta só considerar as Highways.
Se colocarmos Highways nas cidades, o Waze tenta navegar por elas, ignorando caminhos alternativos...

Qual o problema que as pessoas veem em colocar avenidas como Primary Street ?

Pelo que entendi, uma avenida terá uma velocidade medida maior, e por isso ela sera naturalmente o melhor caminho.
Ela será escolhida pelo Waze automaticamente por ser mais rápida e gerar e melhor rota...

[]s

Felipe
Aqui em Brasília não há quase nada que se faça em menos de 10 km...

De onde moro, o ponto de ônibus fica a 1 Km, o outro, mais movimentado, fica a 6 Kms.

A padaria mais próxima fica a 7 Kms, a outra a 10 Kms.

O Aeroporto fica a 1 KM em linha reta, mas de carro fica a 11 kms.

Como todos sabem, Brasília é um caso a parte. Eu penso que Brasília tem que ter Highways.
alantiagofelipe
Send a message

Post by alantiagofelipe
antigerme wrote:
felipeasd wrote:Mesmo a Avenida Moraes Sales estando congestionada, o Waze só traçava a rota por ela.
Quando eu saí por um caminho alternativo e o Waze recalculou a rota, a nova rota era 5 minutos mais rápida !
Poxa, se ele SABE que a rota alternativa era 5 minutos mais rápida, porque ele continuava me enviando pela via congestionada? Entendo que era porque ela estava como Highway...
Outro caso de Highway sugando as rotas.

Hoje eu estava no segmento abaixo e o Waze queria que eu fosse pela "Estrada Velha de Ipitanga" (Primary Street) para pegar a BR-324 (Major Highway) e a rota neste ponto estava com HEC de 39 minutos, desobedeci e fui peguei "Av.Cardeal Avelar Brandão Villela" (Primary Street) e o Waze recalculou e me disse um novo HEC de 25 minutos.
https://world.waze.com/editor/?zoom=6&l ... =156240794

Agora imaginem uma cidade cheia de avenidas e diversas delas como Highway! O Waze ficará imprestável para fazer você chegar ao destino no menor tempo, e que é objetivo do Waze. Se não for para chegar no menor tempo prefiro usar o próprio Google Maps.

Vou lançar uma campanha, "MELHORES ROTAS ARTIFICIAIS, TO FORA!!" :lol:
Pelo que já vi aqui nos fóruns / Wikis, as Highways são usadas no cálculo de longas distâncias.
Parece que para mais de 10Km o Waze tenta só considerar as Highways.
Se colocarmos Highways nas cidades, o Waze tenta navegar por elas, ignorando caminhos alternativos...
Ele tenta todos, o problema são os pesos que o algorítimo do Waze aplica de acordo com o tipo da via.
Qual o problema que as pessoas veem em colocar avenidas como Primary Street ?
Também não sei e o pior que ainda não tem vantagens de usar Highways onde não é rodovia. Tem até threads no fórum em inglês de pessoas defendendo retirar o tipo Highway de dentro das áreas urbanas mesmo sendo uma rodovia interestadual.
Pelo que entendi, uma avenida terá uma velocidade medida maior, e por isso ela sera naturalmente o melhor caminho.
Ela será escolhida pelo Waze automaticamente por ser mais rápida e gerar e melhor rota...
Neste ponto que eu sempre "bato no mesmo prego". É exatamente isso que eu tento defender. :D
Quantos daqui utilizam a função de calcular as rotas alternativas?
alantiagofelipe
Send a message

Post by alantiagofelipe
scarlogarcia wrote:hehehehe... eu votei no Lula, mas me arrependi depois ;)

Votei a favor de tirarmos as Highways do DF. Nao votei a favor de tirarmos metades das highways de dentro da cidade.

Muitas pistas atualmente classificadas como highway em Brasilia apresentam retenções e o peso da pista como highway nao deve ser o fator mais considerado para calculo da rota, tendo em vista que elas se comportam de forma semelhante as pistas vizinhas a ela. Veja abaixo o exemplo do eixao:

O eixao jamais seria uma freeway para mim. Jamais! Hoje mesmo eu peguei 3 carros fechando a pista, um em cada faixa, andando a 50 e 60 Km/h em uma pista de 80 Km/h e nao era um engarrafamento... a pista estava toda livre a frente dos 3 pilotos de F1.

Ja constatei que temos, ao longo de toda a extensao da pista, um radar de velocidade a cada 500 metros. Nos radares de 80 KM/h, a grande maioria reduz a velocidade para bem abaixo dos 80 Km/h (talvez 60 Km/h ou menos).

Engarrafamentos no eixao nao é algo incomum em qualquer horario. Engarrafamento nos horarios de pico sao regra. Um trecho de sua extensao tem alguns radares de velocidade a 60 Km/h.

Apesar de ser uma BR, ela é gerida pelo Governo do Distritio Federal. Eixao nao se comporta como highway. Eixao tem paralelo a ele, cruzando toda a cidade, ao menos 4 grandes pistas. Nao há nada de expresso nesta pista. Eu questiono é que seja atribuido peso de highway para esta pista. Deixemos o eixao com o mesmo peso de primary street de suas pistas paralelas ou no maximo como uma minor highway.

Concordo que a melhor rota seja escolhida via crowdsourcing. Os exemplos que dou nas mensagens anteriores neste topico sao de rotas escolhidas segundo o que entendo como melhor rota artificial.

L4 tem peso de highway e, assim como eixao, é so mais uma pista que está inserida na cidade como a Avenida Marques de Paraná em Niteroi.

Bonito poema sobre o eixao, antigerme :D Seu verdadeiro nome é José Rezende Jr? :P

Obs: Eixinhos tambem tem passagem subterranea, sem semáforos, e trafego como o do eixao. Eixinhos tambem nao sao freeway.
Como postei antes, porém não escrevi com todas as letras, o Eixão (Eixo Rodoviário) não é Freeway na minha concepção, ele é Minor Highway, como seus dois filhos o Eixinho De Cima e o Eixinho De Baixo (Eixos W e L)
alantiagofelipe
Send a message

Post by alantiagofelipe
FabioBrandao81 wrote:Vou deixar meus dois centavos de contribuição aqui.
Eixão não é hightway, pois, além dos argumentos já expostos anteriormente, teoricamente é proibido o tráfego de caminhões nele. Ademais, ele tem função de via de transito rápido de acordo com o CTB.

A via que mais se aproxima de uma rodovia dentro de Brasília é a EPIA. Esta eu classificaria como Minor Hightway. As demais estradas parques, salvo algumas exceções, tornaram-se (grandes) avenidas ligando as cidades satélites (que estão mais para bairros) e o Plano Piloto.

Para a questão das BR's radiais, seria melhor considerar uma fronteira para a cidade. Dentro desta fronteira, as vias seriam classificadas como Streets e Primary Street, salvo excessões. Um exemplo seria a BR-040. Desde a divisa GO-DF, até o viaduto do Núcleo Bandeirante, ela seria uma Major Hightway. Do viaduto do Núcleo Bandeirante até o cruzamento com o Eixo Monumental seria uma Primary Street. Para a BR-020, seria semelhante.
Sobre algumas vias aqui citadas... EPIA, BR-020, BR-040... penso que são Mayor Highways.
alantiagofelipe
Send a message

Post by alantiagofelipe
scarlogarcia wrote:
patajones wrote: Agora, ficar rodando as tesourinhas até ficar tonto ninguém merece .
hahahahaha... Acho que esta foi a primeira razão de eu não ter pego o eixao. Fiquei com preguiça das tesourinhas. :D

Enviado por celular.
Os nativos da cidade que me perdoem mas eu queria saber qual foi o cabelereiro que botou o nome disso de tesourinha ... ( eu também fico tonto )

Oi foi o Lúcio Costa? Dizem que Brasília é um avião ... já ouvi falar que era uma borboleta ... de repente era o desenho de tantas tesourinhas que inspirou esse comentário ...

https://www.google.com.br/search?q=bras ... e&ie=UTF-8
alantiagofelipe
Send a message

Post by alantiagofelipe
antigerme wrote:
alantiagofelipe wrote:Quantos daqui utilizam a função de calcular as rotas alternativas?
Não entendi!!
Aqui na Versão 3.2.2 no iOS, por exemplo, você pode definir o destino e ele calcula uma rota para o destino. Mas caso você queira outra você tem um botão escrito "Rotas" que caso você o escolha, ele calcula e apresenta em uma lista ou em um mapa até 3 rotas para você escolher a que você prefere.
alantiagofelipe
Send a message
Attachments

Post by alantiagofelipe
FabioBrandao81 wrote:
alantiagofelipe wrote: Aqui na Versão 3.2.2 no iOS, por exemplo, você pode definir o destino e ele calcula uma rota para o destino. Mas caso você queira outra você tem um botão escrito "Rotas" que caso você o escolha, ele calcula e apresenta em uma lista ou em um mapa até 3 rotas para você escolher a que você prefere.
Como faz pra mostrar as rotas no mapa?
Na tela de Lista Das Rotas (a tela azul que postei) tem um botão no canto superior direito que alterna para a tela Mapa Das Rotas e vice-versa.
alantiagofelipe
Send a message

Post by alantiagofelipe
scarlogarcia wrote:Sao estas mesmo L1, W1 e comerciais.

Perfeito para mim retirar-las. Se ninguem se manifestar contrariamente ainda hoje eu vou coloca-las como Street.

Obrigado pelo apoio, André.
Apenas para comentar algumas mensagens anteriores, mas usei a mensagem acima.

Não concordo com o nome Eixão, ou Eixinho... Penso que isto é deseducar...
Qualquer um aprende aqui em Brasília esses apelidos das vias, eixão, eixinho de cima, eixinho de baixo ... etc
Eu acho muito ralé botar isso no mapa. Tudo tem sigla nessa cidade, não sei porque rejeitão as siglas dos eixos. Se não acham que devem conhecer as siglas, então que coloquem por extenso, ou mantenham a expansão destas siglas. Quem está usando um GPS, pode aprender algo "novo".

ERN - Eixo Rodoviário Norte
ERS - Eixo Rodoviário Sul
ERLN - Eixo Rodoviário Leste-Norte
ERLS - Eixo Rodoviário Leste-Sul
ERWN - Eixo Rodoviário Oeste-Norte
ERWS - Eixo Rodoviário Oeste-Sul

Quanto as Minor HighWays, quando eu perguntei se alguém usava a função de rotas alternativas, era pra ver se o Waze, sugeria outras rotas que não somente pelo Eixão (que era uma freeway) por exemplo ... já que diziam que freeways sugam as rotas ...

Talvez sugue realmente ... a primeira alternativa ... mas sempre se pode escolher uma rota alternativa ... ... por isso perguntei quantos daqui usavam ... (mas eu não acho que o Eixo Rodoviário seja uma Freeway)
alantiagofelipe
Send a message