https://storage.googleapis.com/wazeoped ... /bf/Br.png Forum para questões especificas dos mapas e do aplicativo no Brasil.

Post Reply
Forum rules
Seja Bem Vindo(a) ao fórum da Comunidade Brasileira!

Nos tópicos abaixo você vai descobrir como fazer parte desse grupo que ajuda, diariamente, milhares de wazers a economizarem tempo no trânsito!

Se apresente nesse tópico para outros editores conhecê-lo(a)!

Não está encontrando o que precisa? Poste sua dúvida neste tópico, que indicaremos o caminho!

Importante: Antes de postar leia nosso Código de Conduta.

Novo WME v1.6-297 - Instruções sobre aprovação de locais

Post by
Olá, amigos.
Está online a nova versão do WME. Segue um apanhado das novidades baseado no post original em inglês.

Há vários pequenas correções de erros e melhorias da interface, mas o ponto principal desta versão são os Locais, com a criação de uma nova camada denominada Atualização de Locais (ainda como "Place Updates").

Como sempre, deixem seus comentários aqui e nos mantenham informados sobre a atualização. Ainda faltam alguns pequenos ajustes e vocês serão informados por aqui.

Boas edições!!! :mrgreen: :mrgreen:
========================================

Versão Longa

Introdução

Uma nova função lançada na versão 3.9 do aplicativo permite aos usuários contribui com a comunidade local dados sobre comércio e serviços locais. É possível adicionar e atualizar novos locais diretamente do aplicativo usando o menu de alertas, e como parte de sua chegada ao local de destino. Como se pretende manter a alta qualidade dos dados de nossa camada de locais, alguns dos locais adicionados precisarão da aprovação da comunidade de editores.

O que há de novo no editor?

Há agora alguns novos itens na interface do editor para permitir a aprovação de locais:

A camada de atualização de locais - semelhante à camada de URs e MPs e contendo ícones para sugestões de novas atualizações de locais.
A camada de locais agora contém sugestões de novos locais juntamente aos locais existentes.
Novos painéis de moderação para sugestões de atualização de locais e sugestões de flags.
Há novos ícones para locais (ponto) - menores e mais distinguíveis que na versão anterior. Eles também mostram a categoria geral do local.
Mecanismo de revisão por pares - os usuários agora podem editar locais que estão bloqueados em nível acima de seu rank. No entanto, não são salvos da maneira usual - a edição se tornará um pedido de atualização que editores com o rank apropriado poderão aprovar. Após salvarem receberão uma mensagem que sua edição está aguardando aprovação.

Quem pode aprovar locais?

Editores com rank 2 ou mais podem aprovar locais em sua área de edição.

O que requer aprovação?

Para novos locais: todo local novo que é criado por um editor lvl 1 que não é confiável requer uma aprovação por um editor lvl 2+.

Para atualização de locais já existentes: toda edição de um local que está bloqueado para rank do usuário requer aprovação de um editor com rank adequado.

Flags: todos os flags (alertas de locais ou imagens potencialmente problemáticas) deverão ser aprovados por um editor lvl 2+.

O que é um usuário confiável?

Quando algumas contribuições de um mesmo usuário já foram aprovadas por um moderador, será considerado que ele é confiável. Ele poderá incluir novos locais agora sem moderação. Atualizações de locais já existentes ainda precisarão de aprovação se o local estiver bloqueado para o nível de edição.

Que tipos de locais devemos aprovar?

Praticamente qualquer local que represente um local real provavelmente deve ser aprovado. Se um usuário poderia, mesmo que remotamente, se beneficiar de saber que tal local existe, vale a pena aprovar. Exceções feitas a locais que incluam dados pessoais, conteúdo inapropriado, ou não tiver nenhuma relevância.

Se pelo menos alguns dos detalhes de um local estiverem corretos, encoraja-se que seja aprovado para então ser editado adequadamente.

Que tipo de fotos devemos aprovar?

Qualquer foto que ajudaria o usuário a entender o que é o local é excelente. Fotos do exterior são ainda melhores, e foi desenvolvido um sistema que tentará mostrar ao usuário que está chegando ao local a foto mais relevante deste destino, de acordo com a hora do dia, entre outras variáveis.

Fotografias inapropriadas ou que não estejam relacionadas ao local devem ser rejeitadas.

Lembrem-se: rejeitar ambos local e fotografia fará com que o usuário não ganhe os pontos e pode inclusive fazer com que seja bloqueado.


Posso rejeitar parcialmente um local

No momento não. Se a sugestão estiver mesmo que parcialmente correta, é recomendado que seja aprovada, e então editada adequadamente para corrigir a informação inexata.

Um usuário pode ser bloqueado de adicionar novos locais?

Todo usuário (confiável ou não) pode ser colocado em uma "lista negra" e banido de adicionar novos locais ou editar locais existentes após adicionar um certo número de locais que são rejeitados na moderação. Também haverá um acompanhamento de locais que receberam flags e removidos - se for encontrado um padrão em que um certo usuário criou muitos destes, ele deve ser bloqueado.

Quem ganha pontos pelos novos locais criados após a aprovação?

Os usuários não ganham pontos por locais ou atualizações pendentes de aprovação - somente quando um moderador aprova a sugestão é que os pontos são adicionados à sua conta. A moderação em si (rejeição ou aprovação) é pontuada como uma edição para o editor que exerceu a moderação.

Ganhamos pontos por criar locais pelo aplicativo?

Garante-se o mesmo exato número de pontos para o editor independentemente se a edição é feita pelo aplicativo ou pelo WME.

Anunciantes

Alguns locais podem pertencer a um dos parceiros de marketing do Waze. Estes locais ficarão bloqueados para a comunidade de editores pela duração da campanha, mas os editores podem sugerir edições - o Waze e a equipe de operações revisará e considerará todas as edições a estes locais bloqueados.

Locais públicos e privados

A principal meta deste projeto é melhorar os dados que nossos usuários podem obter de locais públicos. Mas como adicionar locais é divertido e pode ser até considerado às vezes viciante :mrgreen: , acredita-se que os usuários podem também querem adicionar locais privados (suas casas, por exemplo). Queremos abrir a possibilidade de isso ocorrer, a fim de evitarmos que locais privados possam ser listados equivocadamente como públicos.

Locais privados não serão mostrados na busca, e a identidade de quem o criou ou anexou imagens a ele não será exposta. As imagens e localizações exatas serão usadas apenas para otimizarmos nosso banco de dados de numeração de casas e mostrar fotos às pessoas que estiverem se dirigindo exatamente àquele endereço.

Os diferentes atributos de um local

A maioria dos atributos são auto-explicativos em si. No entanto, há alguns pontos a considerar:

Categorias:

Foram escolhidas cerca de 120 categorias baseados no que os usuários buscam atualmente. Apesar de que a intenção foi obtê-las as mais abrangentes possíveis, é sabido que deve haver inúmeros locais sem uma categoria exata em que se encaixem. Para estes locais, por favor usem a categoria que poderia conter a categoria em que eles se encontrem.

Ponto / área

A maioria dos locais devem ser pontos. Use áreas apenas para grandes edificações (shoppings, mercados, prédios governamentais), estacionamentos, pontos de interesse claros, e assim or diante.

Privado / Público

Locais públicos podem se tornar locais privados, mas locais privados não podem ser transformados em locais públicos. Use para converter locais equivocadamente considerados públicos como privados. Locais privados somente contêm fotografias em um endereço exato, sem todas as outras propriedades de um local.

Alterações planejadas

Como parte deste projeto, a aparência das URs e MPs serão alteradas para serem semelhantes ao modo como as atualizações de locais são mostrados hoje.

Ufa.... acabei. Mandem sugestões e comentários.
Um grande abraço!

POSTER_ID:15468296

1

Send a message

Post by adrianojbr
akiMarcelo wrote:Aprovei uma foto e não esta aparecendo que fui eu o ultimo a mexer no place .
Tem algum lugar que possa verificar que aprovou determinada foto ?
akiMarcelo. também não achei como consultar o responsável pela aprovação.

além disso, não estou conseguindo alternar de público para privado.

---- edição ----

consegui alternar de público para privado. não sei o motivo de não ter conseguido antes.
adrianojbr
Posts: 787
Has thanked: 466 times
Been thanked: 560 times
Send a message
Last edited by adrianojbr on Tue Sep 30, 2014 6:45 pm, edited 1 time in total.

Post by adrianojbr
GustavoKlug wrote:Funcionou ;)

Acho que preciso revisar a lista de atalhos do WME

Abraços
gustavo, veja a lista em: https://wiki.waze.com/wiki/Guia_R%C3%A1 ... de_Teclado

traduzi e adaptei recentemente, se encontrar algum erro favor avisar.
adrianojbr
Posts: 787
Has thanked: 466 times
Been thanked: 560 times
Send a message

Post by adrianojbr
FernandoAReis wrote:Tenho visto muita gente tirando foto de estabelecimento comercial de Local já existestente, criando outro ponto e marcando como residência e privado. Uma pena. Um "merge places" seria lindo.
ótima ideia, fernando. tomara que implementem essa função.

eu tenho encontrado alguns locais comerciais, bem editados, com foto legal, mas marcado como privado. e como não é possível alterar para público, não resta muita opção a não ser rejeitar. nem a foto consigo aproveitar, pois eu crio um novo local no lugar, mas não é possível adicionar foto pelo editor.

seria bom que incluíssem a função de conversa também, assim poderíamos orientar melhor os wazers.
adrianojbr
Posts: 787
Has thanked: 466 times
Been thanked: 560 times
Send a message

Post by adrianojbr
adrianojbr wrote:
akiMarcelo wrote:Aprovei uma foto e não esta aparecendo que fui eu o ultimo a mexer no place .
Tem algum lugar que possa verificar que aprovou determinada foto ?
akiMarcelo. também não achei como consultar o responsável pela aprovação.

além disso, não estou conseguindo alternar de público para privado.

---- edição ----

consegui alternar de público para privado. não sei o motivo de não ter conseguido antes.
para evitar dúvidas: empiricamente constatei que locais sem endereço (rua e número) não podem ser alterados para privado.
adrianojbr
Posts: 787
Has thanked: 466 times
Been thanked: 560 times
Send a message

Post by adrianojbr
akiMarcelo,

eu não sou modelador :D , mas acho que você colocou no local correto. é uma dúvida sobre essa versão do wme.

essa função de avaliar as condições das vias não está totalmente implementada. perceba que ela só aparece em ruas recém criadas, antes de salvar.

a ideia é essa mesma, será para adicionar prioridade para determinadas vias. e, provavelmente, para aplicá-la será preciso ter um nível de edição mais alto (mínimo 4, talvez).
adrianojbr
Posts: 787
Has thanked: 466 times
Been thanked: 560 times
Send a message

Post by adrianojbr
uma novidade que não vi ninguém comentar:

é possível adicionar nome alternativo para locais.
adrianojbr
Posts: 787
Has thanked: 466 times
Been thanked: 560 times
Send a message

Post by adrianojbr
pelo jeito é só para local criado pelo app. ainda bem!
adrianojbr
Posts: 787
Has thanked: 466 times
Been thanked: 560 times
Send a message

Post by adrianojbr
algo que ficou escondido é o modo para adicionar um novo local pelo app. há de se fazer uma pesquisa pelo nome do loca, aí aparecerá a opção de adicionar.
adrianojbr
Posts: 787
Has thanked: 466 times
Been thanked: 560 times
Send a message

Post by adrianojbr
DMZamora,

favor envie pernalink.

eu acabei de pegar um caso que contraria sua hipótese.

somente aprovei e corrigi o nome, não mudei a posição. a numeração da via é aquela automática, mas está condizente com a realidade. no place update, foi colocado como endereço o n. 17, porém o alerta estava próximo ao n. 123. ainda, acho que o número do local está errado, pois ele fica ao lado do n. 107.

apesar de não ter ficado no local correto, parece que não seguiu a numeração da rua. acho que isso é causado pela falta de precisão do sinal de gps e o waze, no máximo, traz pra perto da via.

---- editado ---

aqui um caso que há o número exato no local no mapa do waze, mas o place update ficou do lado oposto da rua. esse nem mexi em nada.
adrianojbr
Posts: 787
Has thanked: 466 times
Been thanked: 560 times
Send a message

Post by adrianojbr
vou ficar atento se pego um caso de um local privado que confirme ou negue sua hipótese.

corrigi a posição do exemplo que eu havia mostrado.
adrianojbr
Posts: 787
Has thanked: 466 times
Been thanked: 560 times
Send a message