Get a sneak peek at whats next for Permanent Hazards on our April 7th Office Hours!
https://storage.googleapis.com/wazeoped ... /bf/Br.png Forum para questões especificas dos mapas e do aplicativo no Brasil.

Post Reply
Forum rules
Seja Bem Vindo(a) ao fórum da Comunidade Brasileira!

Nos tópicos abaixo você vai descobrir como fazer parte desse grupo que ajuda, diariamente, milhares de wazers a economizarem tempo no trânsito!

Se apresente nesse tópico para outros editores conhecê-lo(a)!

Não está encontrando o que precisa? Poste sua dúvida neste tópico, que indicaremos o caminho!

Importante: Antes de postar leia nosso Código de Conduta.

Numeração de Points/Area em Rodovias

Post by festinatio
Bom dia,

Gostaria de saber como proceder para adicionar numeração em casas, pontos ou áreas em rodovias. O Waze não permite colocação da abreviação "Km" no Housing Numbers.

Obrigado.

Abraços,
Fernando
festinatio
Posts: 42
Been thanked: 1 time

POSTER_ID:9738977

1

Send a message

Post by antigerme
fred-porto wrote:
resmota wrote: Bom.... vamos lá.

Alerta de trânsito não impacta no cálculo do HEC.

Qual a diferença se é um segmento é de 10km ou se são 10 segmentos de 1km? Você não vai se helicopterizar nos outros 9km. Pra efeito de HEC o Waze considera a velocidade média captada por TODO O SEGMENTO.

Picar segmentos é uma prática totalmente desaconselhável, acrescenta 0,5 segundos ao HEC pra cada nó bobo.

Depois que eu numerar a Anhanguera no meu pedaço, vou fazer uns testes e posto aqui.
Onde está a informação, na wiki ou manuais, que cada nó acrescenta 0,5 segundos no TEC/HEC? é uma informação confidencial? se for, eu não posso discutir algo que não conheço...

O que me importa é física de ensino médio: velocidade média = distância / tempo.

Vamos a uma situação hipotética... apenas figurativa...
Um único segmento de 10 km, como vc mencionou, se o editor ainda mostrasse a velocidade média, nós encontraríamos 60 km/h (tudo é fictício)...

mas eu resolvo quebrar esse segmento em 3 pedaços de aproximadamente 3 km cada. com o tempo, os segmentos da extremidade começam a mostrar uma velocidade média, cada um, de 50 km/h e 80 km/h... logo, o segmento do meio deveria ter, obrigatoriamente, 50 km/h, pois 50 + 50 + 80 dividido por 3 = 60 km/h dentro dos mesmos 10 km. Tudo certo?

Bom, o waze pertence ao Google, que é uma empresa de INFORMAÇÃO. Ela vende informação. A tomtom e a Navteq (hoje here da Nokia) vendem serviços aos órgãos públicos sobre a velocidade média dos trechos em rodovias, etc... isso para que os órgãos possam instalar redutores de velocidade e outras finalidades estatísticas... o waze hoje não vende isso, mas quem dirá no futuro?

Voltando ao exemplo da rodovia com um único segmento de 10 km.. a média é 60 km/h. Suponha que, por coincidência, exista sinalização informando a velocidade máxima como sendo 60 km/h.
Pergunto: como se saberia, que nos primeiros 3 km/h (80 km/h), os usuários estariam em excesso de velocidade?

Outra coisa que eu mencionei... eu sempre quebro as rodovias entre 3 a 4 km, procurando estradas de barro (entradas de fazendas, etc)... primeiro, porque acho que a segmentação melhora a média de velocidade de cada trecho na rodovia, trazendo o cálculo para uma maior precisão.

O exemplo de cima mostra que segmentos grandes nem sempre mostram a média correta de todo o percurso.

Segundo, porque eu sempre procuro estradas de barro que saiam e retornem à rodovia, ou seja,se precisar, essas estradas possam ser uma rota de fuga possível, em caso de enchente (no Norte quem não lembra da enchente do rio que destruiu uma rodovia e ilhou o Acre?), acidente, movimento do MST, e os "cambau" que porventura possa bloquear a via....

Resumindo: na PB e agora no RN, sempre que posso, eu coloco "nós bobos" nas rodovias. E se o cálculo do roteamento realmente subir 0,5 segundos por nó.... bom, eu consigo sobreviver com mais 5 segundos de erro a cada 10 km (se eu quebrasse a via a cada km, o que não faço).

Assim, mantenho o que disse antes.
Só para deixar algumas informações.

Também acho que não faz diferença alguma, não vejo necessidade de segmentar. Agora a parte boa, para o Waze estas junções soltas é um erro e em breve ira alarmar no WME, melhor não segmentar. :)
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 11755
Has thanked: 1697 times
Been thanked: 8140 times
Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista

Post by arthurfsv
Eu já pensei em colocar o número como sendo o Km da rodovia. Boa iniciativa em perguntar isso, pois seria legal identificar alguns locais pela quilometragem da estrada.
arthurfsv
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 1138
Has thanked: 200 times
Been thanked: 352 times
Send a message
Arthur Fernando
AM - Belo Horizonte (Região oeste, centro e centro-sul)

É iniciante nas edições? Confira estes links básicos: manual, guia e práticas.

Quer melhorar a organização dos Places? Veja esta proposta

Post by arthurfsv
resmota wrote:Km no campo de n. não dá certo pq tem km par e ímpar dos dois lados

Uai, só botar as Kms pares em cada trecho da rodovia! Serão só milhões de kms pra numerar :lol: :lol: :lol:

Droga, não tinha pensado por esse lado :lol:
arthurfsv
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 1138
Has thanked: 200 times
Been thanked: 352 times
Send a message
Arthur Fernando
AM - Belo Horizonte (Região oeste, centro e centro-sul)

É iniciante nas edições? Confira estes links básicos: manual, guia e práticas.

Quer melhorar a organização dos Places? Veja esta proposta

Post by arthurfsv
É mesmo. Talvez fosse até interessante que houvesse alguma referência aos KMs da rodovia no app pra uma questão de emergência, por exemplo. Tipo... saber em qual Km tem acidente, trânsito, ou mesmo pra avisar resgate.
arthurfsv
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 1138
Has thanked: 200 times
Been thanked: 352 times
Send a message
Arthur Fernando
AM - Belo Horizonte (Região oeste, centro e centro-sul)

É iniciante nas edições? Confira estes links básicos: manual, guia e práticas.

Quer melhorar a organização dos Places? Veja esta proposta

Post by arthurfsv
fred-porto wrote:E o número de nós, sim, na minha visão, impacta o cálculo pra melhor!

Talvez isso contribua até mesmo pra visualizar melhor a distância de engarrafamentos em rodovias, trechos com pedágios, etc.
Às vezes tem um engarrafamento de 2km em um segmento de 10km, aí o segmento fica todo marcado.
Não sei se tem alguma coisa a ver, mas isso pode ser responsável pelo cálculo distorcido quando o trânsito trava na estrada... se vc tiver um engarrafamento em 12 segmentos, aí talvez o Waze entenda que outra rota é mais rápida. Já vi caso de ter acidente e a estrada ficar parada totalmente, cheia de alertas e avisos (ou seja, havia muitos wazers transmitindo a informação em tempo real), mas o HEC era como se não houvesse nenhum acidente.
arthurfsv
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 1138
Has thanked: 200 times
Been thanked: 352 times
Send a message
Arthur Fernando
AM - Belo Horizonte (Região oeste, centro e centro-sul)

É iniciante nas edições? Confira estes links básicos: manual, guia e práticas.

Quer melhorar a organização dos Places? Veja esta proposta

Post by caltedde
Muito boa a discussão, adorei ler o tópico!!
caltedde
Posts: 2966
Has thanked: 995 times
Been thanked: 1424 times
Send a message
Cal Tedde
Global Champ Mentor, Beta Lider
https://s.waze.tools/s0500.pnghttps://s.waze.tools/beta.png

Post by festinatio
Então, o melhor é deixar sem numeração?
festinatio
Posts: 42
Been thanked: 1 time
Send a message

Post by fred-porto
Meus caros,

eu mesmo já fiz um teste, na BR-230, entre Cabedelo e João Pessoa. Eram 23 KM, salvo engano.... fui de Cabedelo até o último ponto, marcando cada km no local exato da placa... depois, no NOME ALTERNATIVO, eu coloquei BR-230, km 1, BR-230, km 2, etc, etc... pois eu fiz, em cada UR que abri, a divisão da pista... O WAZE é o único app de GPS que tem condições de fazer isso de forma fácil, ou seja identificar um endereço da uma empresa situado num KM de rodovia...

Mas em 25/9/2014 um colega editor de João Pessoa resolveu remover minhas inserções :evil: ... ainda não tive tempo de colocar de volta e elevar o bloqueio...
fred-porto
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 1264
Has thanked: 195 times
Been thanked: 468 times
Send a message
https://world.waze.com/wiki/images/3/3c ... 00k_6c.png
_______________________________________________________________
Gerente de área de João Pessoa e do Estado da PB.
CM Brazil

Post by fred-porto
Rodrigo,

quando eu fiz essa experiência, sequer existiam os places...

Eu peguei o carro, e em cada placa na pista informando a quilometragem, eu abri uma UR apenas com o número do km... foram 23 ao total.
cheguei em casa, eu criei os 23 segmentos na BR... em cada UR, eu simulei uma nova via e apaguei, pra deixar o nó no local exato...
depois, no nome alternativo da BR-230, eu coloquei BR-230, Km XXX... foram 23 segmentos na BR, cada um deles exatamente com 1 km de comprimento. Assim, se uma empresa tivesse o endereço BR-230, km 5,bastava pesquisar exatamente "BR-230, km 5" no waze que ele levaria ao trecho da BR (claro que dentro de 1 quilômetro é melhor que nada pra achar o endereço) .

Se vc tiver interesse e disposição, pode até dividir em segmentos menores, a cada 200 metros, por exemplo... depois que tiver feito a segmentação pelas placas, basta usar uma régua na tela do PC e vc pode quebrar o segmento no padrão que quiser... Km 5,6 ; Km 5,8, etc, etc...

Se vc me perguntar: no caso da BR-101, que corta vários Estados (a BR-230 também... ) ? aí, temos uma questão de bom senso. Suponha que em todos os Estados os editores tenham criado os primeiros 30 km como eu fiz... então, se for pesquisado "BR-101, Km 15", o waze deve retornar mais de 1 resultado... ocorre que, pela lógica, vc tem interesse no primeiro resultado, que está no Estado em que vc se encontra.. pois os demais estão bem mais distantes...

Fred.
fred-porto
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 1264
Has thanked: 195 times
Been thanked: 468 times
Send a message
https://world.waze.com/wiki/images/3/3c ... 00k_6c.png
_______________________________________________________________
Gerente de área de João Pessoa e do Estado da PB.
CM Brazil