Wazeopedia

[ img ] Forum para questões especificas dos mapas e do aplicativo no Brasil.

Moderator: Waze Champs Brazil

Forum rules
Está percebendo alguma anomalia nos serviços do Waze? Verifique nossa página de status antes de postar ;)
Você é um incrédulo que dúvida da qualidade dos serviços? veja o monitoramento mantido pela comunidade antes de reclamar.
Acompanhar as tarefas/projetos da comunidade, veja em nosso kanbam (Trello).
Gostaria de dar sugestões? utilize a caixa de sugestões (UserVoice) do Waze.
Altere o idioma do fórum, veja este post.
Gostou da ajuda? por favor, agradeça clicando no ícone [ img ].

ATENÇÃO. Antes de postar leia nosso guia de comunicação e etiqueta.

Re: Wazeopedia

Postby RomuloBarrosPI » Thu Apr 30, 2015 6:56 pm

Poxa, que coisa interessante! Adrianojbr, lá no tópico do TTS você disse que não dava, mas isso já está acontecendo :D ... E pelo visto temos excelentes voluntários... :) :!:

É como dizem os cristãos: não sou digno de que me aceiteis nesse projeto; mas, dizei só uma palavra e eu farei parte. :mrgreen:
RomuloBarrosPI

Has thanked: 96 times
Been thanked: 107 times

Postby adrianojbr » Thu Apr 23, 2015 6:54 pm

Fepol wrote:Artigo/Página: Quando dividir, ou não, uma via de sentido (mão) duplo/As melhores práticas de edição de mapa
Última atualização: 23 de abril de 2015
Observação: O link "desnecessariamente complicadas" não existe

abraço

atualizando o link, veio parar aqui: https://www.waze.com/pt-BR/editor/?env= ... 553&zoom=7
adrianojbr

Has thanked: 745 times
Been thanked: 797 times

Postby Fepol » Thu Apr 23, 2015 5:11 pm

Artigo/Página: Quando dividir, ou não, uma via de sentido (mão) duplo/As melhores práticas de edição de mapa
Última atualização: 23 de abril de 2015
Observação: O link "desnecessariamente complicadas" não existe

abraço
Fepol
Country Manager
Country Manager

Has thanked: 1368 times
Been thanked: 526 times

Postby biuick84 » Thu Apr 23, 2015 4:16 pm

Pessoal,

fiz um primeiro levantamento dos artigos hoje existentes na wiki BR.

Disponibilizei aqui uma planilha com os artigos que consegui levantar na wiki com conteúdo brazuca...

A metodologia foi
  1. Identificar uma quantidade relevante de artigos na categoria Brasil como pré-inventário;
  2. Utilizar a API da MediaWiki para identificar todos os links utilizados dentro dessas páginas (imagens, templates, outras páginas);
  3. Filtrar só o que era página, remover duplicatas e páginas já incluídas no pré-inventário;
  4. Identificar manualmente, das páginas restante, quais tinham a remota possibilidade de serem brazucas;
  5. Abrir essas páginas uma a uma pra ver se eram brazucas mesmo.

Todas essas páginas tiveram a inclusão feita em uma categoria oculta.

Minha ideia agora é categorizar o conteúdo em:
  1. artigos a mover/mesclar com a ajuda (Waze App);
  2. artigos com tradução parcial;
  3. artigos que são basicamente traduções de outros que irão pra wiki global;
  4. artigos com informações (texto e/ou imagens) obsoletas.

Se ninguém tiver nada contra e/ou outra sugestão, começo isso hoje à noite! ;)

Aproveitando, o pessoal do Wiki Masters soltou uma apresentação sobre como vai funcionar o processo de migração, e também uma planilha modelo pra cada comunidade local incluir os artigos que vão ser migrados. Acho que pra facilitar o processo podemos ir trabalhando com categorias ocultas na própria wiki e no final do processo montar a planilha uma vez só, que acham?
biuick84
Beta tester
Beta tester

Has thanked: 186 times
Been thanked: 250 times

Postby CleitonCasarotto » Wed Apr 22, 2015 9:14 pm

Lucas, estou a disposição tambem, como poderia ser util?
CleitonCasarotto
Local Champ Mentor
Local Champ Mentor

Has thanked: 601 times
Been thanked: 1026 times

Postby tenlucas » Wed Apr 22, 2015 2:18 pm

biuick84 wrote:Bom dia!! Se tiver algo que puder ajudar, estou aí!! Não sou aquele expert em Waze, mas trabalhei um bom tempo na Wikipedia e administro uma wiki na intranet da minha empresa... :geek:

Vejo que a separação em várias wikis vai melhorar bastante a navegabilidade do conteúdo... Com todo mundo ajudando a atualizar o conteúdo local, a questão maior vai ser estruturar o conhecimento e manter atualizado...

Acho que o mais importante é evitar duplicar o conteúdo canônico (que vai ficar na Wazeopedia principal)... Esse poderia ser só traduzido no próprio artigo da canônica, e mantidos links na wikiBR para lá... Assim, sempre que o conteúdo é atualizado lá, é só questão de traduzir, diminui o risco de manter conteúdo duplicado e desatualizado esquecido na wikiBR...

Show de bola Fábio! Toda ajuda é bem-vinda! ;)
tenlucas
Global Champs Localizers
Global Champs Localizers

Has thanked: 1241 times
Been thanked: 2104 times

Postby biuick84 » Tue Apr 21, 2015 6:33 am

Bom dia!! Se tiver algo que puder ajudar, estou aí!! Não sou aquele expert em Waze, mas trabalhei um bom tempo na Wikipedia e administro uma wiki na intranet da minha empresa... :geek:

Vejo que a separação em várias wikis vai melhorar bastante a navegabilidade do conteúdo... Com todo mundo ajudando a atualizar o conteúdo local, a questão maior vai ser estruturar o conhecimento e manter atualizado...

Acho que o mais importante é evitar duplicar o conteúdo canônico (que vai ficar na Wazeopedia principal)... Esse poderia ser só traduzido no próprio artigo da canônica, e mantidos links na wikiBR para lá... Assim, sempre que o conteúdo é atualizado lá, é só questão de traduzir, diminui o risco de manter conteúdo duplicado e desatualizado esquecido na wikiBR...
biuick84
Beta tester
Beta tester

Has thanked: 186 times
Been thanked: 250 times

Postby tenlucas » Mon Apr 13, 2015 4:16 pm

arthurfsv wrote:Também me disponho a ajudar. Tem muitos artigos da wiki que vejo até mesmo com a interface antiga, ou mesmo ferramentas que nem sabia que existiam, como a Carona. Mas acredito que sejam até anteriores ao tempo que comecei a editar.

Verdade Arthur, tem muita coisa antiga e não no mesmo padrão de interface! Quanto à essa questão, não teremos mais problemas, já que o novo layout já foi definido. Ficamos apenas com observação e revisão do conteúdo! ;)
tenlucas
Global Champs Localizers
Global Champs Localizers

Postby arthurfsv » Mon Apr 13, 2015 4:00 pm

Também me disponho a ajudar. Tem muitos artigos da wiki que vejo até mesmo com a interface antiga, ou mesmo ferramentas que nem sabia que existiam, como a Carona. Mas acredito que sejam até anteriores ao tempo que comecei a editar.
arthurfsv
Local Champ Mentor
Local Champ Mentor

Has thanked: 691 times
Been thanked: 852 times

Postby tenlucas » Sat Apr 11, 2015 12:24 am

Para conhecimento de todos, atualmente o conteúdo está distribuído assim:
Wiki_today.png
(59.58 KiB) Downloaded 1335 times

Alguns traduzidos e regionalizados, outros incompletos e, também, os sem tradução, por isso a necessidade dessa verificação! ;)

Fonte: Wiki Pages Inventory.

PS: Estou preparando uma lista das observações publicadas aqui! ;)
tenlucas
Global Champs Localizers
Global Champs Localizers

PreviousNext

Return to Brazil