Wazeopedia

[ img ] Forum para questões especificas dos mapas e do aplicativo no Brasil.

Moderator: Brazil Champs

Forum rules
Está percebendo alguma anomalia nos serviços do Waze? Verifique nossa página de status antes de postar ;)
Você é um incrédulo que dúvida da qualidade dos serviços? veja o monitoramento mantido pela comunidade antes de reclamar.
Acompanhar as tarefas/projetos da comunidade, veja em nosso kanbam (Trello).
Gostaria de dar sugestões? utilize a caixa de sugestões (UserVoice) do Waze.
Altere o idioma do fórum, veja este post.
Gostou da ajuda? por favor, agradeça clicando no ícone [ img ].

ATENÇÃO. Antes de postar leia nosso guia de comunicação e etiqueta.

Re: Wazeopedia

Postby resmota » Mon May 04, 2015 6:42 pm

@tenlucas sabe se a "estrutura" da Wazeopedia será a mesma da Wikipedia?

Se for, temos uma fonte de informação chamada "biuick84" 8-)

Será de grande valia tua ajuda!

biuick84 wrote:Então, o parâmetro pt-BR funciona "torto" na wiki atual. O que existe hoje é uma única wiki, em idioma en-US, com a extensão Translate instalada. O que a caixinha "língua" faz é filtrar só as traduções para o idioma selecionado.

O artigo "Brasil" da wiki, internamente, é en-US e não apareceria nesse filtro que você rodou. Já se eu fizesse a tradução dele, isso seria gravado como uma subpágina Brasil/pt-BR, e apareceria no seu filtro.

Na nova wiki, com os artigos todos separados, não haveria necessidade de filtrar o pt-BR, pois o padrão da wikiBR seria o idioma pt-BR, e os outros idiomas não estariam nela. Da mesma forma, as atualizações na wiki canônica, se traduzidas, apareceriam num filtro igual ao que você fez.
resmota
Coordinators
Coordinators

Has thanked: 1913 times
Been thanked: 3830 times

Postby biuick84 » Mon May 04, 2015 4:58 pm

Então, o parâmetro pt-BR funciona "torto" na wiki atual. O que existe hoje é uma única wiki, em idioma en-US, com a extensão Translate instalada. O que a caixinha "língua" faz é filtrar só as traduções para o idioma selecionado.

O artigo "Brasil" da wiki, internamente, é en-US e não apareceria nesse filtro que você rodou. Já se eu fizesse a tradução dele, isso seria gravado como uma subpágina Brasil/pt-BR, e apareceria no seu filtro.

Na nova wiki, com os artigos todos separados, não haveria necessidade de filtrar o pt-BR, pois o padrão da wikiBR seria o idioma pt-BR, e os outros idiomas não estariam nela. Da mesma forma, as atualizações na wiki canônica, se traduzidas, apareceriam num filtro igual ao que você fez.
biuick84
Beta tester
Beta tester

Has thanked: 194 times
Been thanked: 250 times

Postby resmota » Mon May 04, 2015 4:51 pm

Exatamente. Só que já pensando na wiki nova.
resmota
Coordinators
Coordinators

Postby adrianojbr » Mon May 04, 2015 4:37 pm

biuick84, se houvesse como usar só a wikiBR, essa página poderia receber um grande destaque.

--- edição ----

estou quase lá: https://wiki.waze.com/wiki/index.php?ti ... r=%2Fpt-br

o que falta para aparecer todas as edições recentes em páginas pt-br?
adrianojbr

Has thanked: 745 times
Been thanked: 797 times

Postby biuick84 » Mon May 04, 2015 4:35 pm

resmota wrote:Será que esse mecanismo que está sendo implantado, não permite que todas as alterações não marcadas como "minor" sejam relatadas numa página exclusiva pra esse fim? Com ordenação cronológica e tudo o mais.
Assim se eu ficar 1 ano sem editar, quando eu voltar sei por onde começar :)

Rodrigo, é disso que tá falando? https://wiki.waze.com/wiki/index.php?title=Special:RecentChanges&days=30&from=&hideminor=1

Claro, com a wikiBR, só os nossos artigos seriam exibidos... e o parâmetro days=30 seriam do tamanho das suas férias, tipo days=365! :D
biuick84
Beta tester
Beta tester

Has thanked: 194 times
Been thanked: 250 times

Postby resmota » Mon May 04, 2015 3:45 pm

Será que esse mecanismo que está sendo implantado, não permite que todas as alterações não marcadas como "minor" sejam relatadas numa página exclusiva pra esse fim? Com ordenação cronológica e tudo o mais.
Assim se eu ficar 1 ano sem editar, quando eu voltar sei por onde começar :)
resmota
Coordinators
Coordinators

Postby adrianojbr » Mon May 04, 2015 2:37 pm

pois é, guiba. a ideia é ótima. mas ela é praticável, pois além de atualizar a wiki será necessário lembrar de atualizar a página de atualizações?

quando eu fiz grandes alterações na wiki (especialmente sobre os locais) eu avisei aqui no fórum. mas com o acréscimo de comentários, isso foi ficando esquecido (difícil de achar). até mesmo porque o objetivo era diferente (submeter as alterações à avaliação da comunidade), mas sei que é um trabalho a mais a ser feito.
adrianojbr

Postby GuibaBR » Mon May 04, 2015 1:42 pm

Conforme comentei em outro post com o resmota (https://www.waze.com/forum/viewtopic.ph ... 7#p1094580):

A wiki/futura wazeopedia é extensa e sujeita a alterações que afetam toda a comunidade de editores. Não sei se cabe comentar aqui, mas seria extremamente útil termos um local da wiki/futura wazeopedia com as últimas alterações importantes, organizadas por data, para ajudar quem já leu tudo de ponta a ponta, mas ficou um tempo sem editar.

Seria uma mão-na-roda para editores eventuais poderem saber que basta acessar esse local da wiki para saberem das últimas mudanças/criações de padrões sem ter que reler tudo o que está lá. Sem acompanhar diretamente o fórum, dificilmente isso seria possível de outra forma.

Além disso, não é raro encontrarmos editores desfazendo mudanças ou entrando em conflito por estarem desatualizados quanto aos padrões.

O que acham?
GuibaBR
Beta tester
Beta tester

Has thanked: 489 times
Been thanked: 277 times

Postby adrianojbr » Thu Apr 30, 2015 9:02 pm

então estamos de acordo. os tempos verbais demonstram isso (destaquei):
adrianojbr wrote:o que tem funcionado até o momento é a mentoração e participação no fórum.

RomuloBarrosPI wrote:Na Wazeopedia, pelo que estou entendendo, isso será mais fácil.

ah, para mais uma vez não deixar de dizer o óbvio: a wiki atual também tem sua valia, com certeza ajudou e ajuda os editores, porém a dificuldade é manter atualizada.
adrianojbr

Postby adrianojbr » Thu Apr 30, 2015 8:04 pm

RomuloBarrosPI wrote:Poxa, que coisa interessante! Adrianojbr, lá no tópico do TTS você disse que não dava, mas isso já está acontecendo :D ... E pelo visto temos excelentes voluntários... :) :!:

É como dizem os cristãos: não sou digno de que me aceiteis nesse projeto; mas, dizei só uma palavra e eu farei parte. :mrgreen:

rômulo, o que eu disse que não dava?

você se refere a esse comentário?
adrianojbr wrote:rômulo, esse "padrão" foi discutido no fórum. não foi uma decisão fechado de "graduados" ou algo semelhante.

reconheço a dificuldade de se encontrar essas informações. a pesquisa no fórum não é nada prática. o ideal seria manter a wiki 100% atualizada. mas aí já é outra discussão, pois envolve voluntários para mantê-la. esses voluntários entenderem o que é óbvio para alguns, não será óbvio para outros. ou seja, no mundo real as coisas não funcionam tão bem.

o que tem funcionado até o momento é a mentoração e participação no fórum.

caso positivo, perceba bem que eu não disse que não há voluntários. esse seu comentário aliás corrobora o que eu disse. não achei importante mencionar esse tópico, pois como você participa do fórum, imaginei que você conhecia o projeto apresentado nesse tópico (o que é óbvio para mim, não foi óbvio para você).

quanto à participação, a palavra é sua. querendo participar, não tenho dúvidas que as portas estão abertas.
adrianojbr

PreviousNext

Return to Brazil