Get a sneak peek at whats next for Permanent Hazards on our April 7th Office Hours!
https://storage.googleapis.com/wazeoped ... /bf/Br.png Forum para questões especificas dos mapas e do aplicativo no Brasil.

Post Reply
Forum rules
Seja Bem Vindo(a) ao fórum da Comunidade Brasileira!

Nos tópicos abaixo você vai descobrir como fazer parte desse grupo que ajuda, diariamente, milhares de wazers a economizarem tempo no trânsito!

Se apresente nesse tópico para outros editores conhecê-lo(a)!

Não está encontrando o que precisa? Poste sua dúvida neste tópico, que indicaremos o caminho!

Importante: Antes de postar leia nosso Código de Conduta.

Wazeopedia

Post by
Pessoal, gostaria de divulgar o projeto (que já está em andamento - comunidade internacional) sobre a reestruturação da Wiki. Já temos alguns editores selecionados participando, mas não tínhamos nada definido para a comunidade brasileira. Após publicação e orientação, já temos por onde começar.
WonderLerm wrote: ...
What we currently need is for your community team to go through the current list of pages connected to the Brazilian Wiki and compile a list of page names you'd like to keep and port over to the LATAM Wiki server, once it's created.
...
Thanks!
Inicialmente, começaremos identificando as páginas obsoletas, incompletas, referências perdidas, entre outras coisas da nossa Wiki e "recrutando" o pessoal que gostaria de ajudar nesse momento e nos próximos a serem passados. Vale lembrar que a Wiki é voltada para os editores de maneira geral e o Waze Help com foco nos usuários.

Regra básica: Se temos conteúdos (artigos) no Help, não é necessário termos eles repetidos na Wiki.

Esse é o protótipo que está sendo desenvolvido:
Wazeopedia.png
PS: As observações serão centralizadas e repassadas para o Waze, em especial, para WonderLerm! ;)

POSTER_ID:16780713

1

Send a message

Post by adrianojbr
Fepol wrote:Artigo/Página: Quando dividir, ou não, uma via de sentido (mão) duplo/As melhores práticas de edição de mapa
Última atualização: 23 de abril de 2015
Observação: O link "desnecessariamente complicadas" não existe

abraço
atualizando o link, veio parar aqui: https://www.waze.com/pt-BR/editor/?env= ... 553&zoom=7
adrianojbr
Posts: 787
Has thanked: 466 times
Been thanked: 560 times
Send a message

Post by adrianojbr
RomuloBarrosPI wrote:Poxa, que coisa interessante! Adrianojbr, lá no tópico do TTS você disse que não dava, mas isso já está acontecendo :D ... E pelo visto temos excelentes voluntários... :) :!:

É como dizem os cristãos: não sou digno de que me aceiteis nesse projeto; mas, dizei só uma palavra e eu farei parte. :mrgreen:
rômulo, o que eu disse que não dava?

você se refere a esse comentário?
adrianojbr wrote:rômulo, esse "padrão" foi discutido no fórum. não foi uma decisão fechado de "graduados" ou algo semelhante.

reconheço a dificuldade de se encontrar essas informações. a pesquisa no fórum não é nada prática. o ideal seria manter a wiki 100% atualizada. mas aí já é outra discussão, pois envolve voluntários para mantê-la. esses voluntários entenderem o que é óbvio para alguns, não será óbvio para outros. ou seja, no mundo real as coisas não funcionam tão bem.

o que tem funcionado até o momento é a mentoração e participação no fórum.
caso positivo, perceba bem que eu não disse que não há voluntários. esse seu comentário aliás corrobora o que eu disse. não achei importante mencionar esse tópico, pois como você participa do fórum, imaginei que você conhecia o projeto apresentado nesse tópico (o que é óbvio para mim, não foi óbvio para você).

quanto à participação, a palavra é sua. querendo participar, não tenho dúvidas que as portas estão abertas.
adrianojbr
Posts: 787
Has thanked: 466 times
Been thanked: 560 times
Send a message

Post by adrianojbr
então estamos de acordo. os tempos verbais demonstram isso (destaquei):
adrianojbr wrote:o que tem funcionado até o momento é a mentoração e participação no fórum.
RomuloBarrosPI wrote:Na Wazeopedia, pelo que estou entendendo, isso será mais fácil.
ah, para mais uma vez não deixar de dizer o óbvio: a wiki atual também tem sua valia, com certeza ajudou e ajuda os editores, porém a dificuldade é manter atualizada.
adrianojbr
Posts: 787
Has thanked: 466 times
Been thanked: 560 times
Send a message

Post by adrianojbr
pois é, guiba. a ideia é ótima. mas ela é praticável, pois além de atualizar a wiki será necessário lembrar de atualizar a página de atualizações?

quando eu fiz grandes alterações na wiki (especialmente sobre os locais) eu avisei aqui no fórum. mas com o acréscimo de comentários, isso foi ficando esquecido (difícil de achar). até mesmo porque o objetivo era diferente (submeter as alterações à avaliação da comunidade), mas sei que é um trabalho a mais a ser feito.
adrianojbr
Posts: 787
Has thanked: 466 times
Been thanked: 560 times
Send a message

Post by adrianojbr
biuick84, se houvesse como usar só a wikiBR, essa página poderia receber um grande destaque.


--- edição ----

estou quase lá: https://wiki.waze.com/wiki/index.php?ti ... r=%2Fpt-br

o que falta para aparecer todas as edições recentes em páginas pt-br?
adrianojbr
Posts: 787
Has thanked: 466 times
Been thanked: 560 times
Send a message

Post by adrianojbr
Until now, on the legacy wiki platform (wiki.waze.com), we have one unique wiki instance in which are stored all wiki pages…
regardless of the country/community that has created it and/or that is using it,
regardless of the used language(s),
regardless if the rules written there are applicable everywhere on only in specific countries

Tomorrow, Wazeopedia will be structured in several separate instances.

https://docs.google.com/presentation/d/ ... da9a4_0_12
adrianojbr
Posts: 787
Has thanked: 466 times
Been thanked: 560 times
Send a message

Post by arthurfsv
Também me disponho a ajudar. Tem muitos artigos da wiki que vejo até mesmo com a interface antiga, ou mesmo ferramentas que nem sabia que existiam, como a Carona. Mas acredito que sejam até anteriores ao tempo que comecei a editar.
arthurfsv
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 1138
Has thanked: 200 times
Been thanked: 352 times
Send a message
Arthur Fernando
AM - Belo Horizonte (Região oeste, centro e centro-sul)

É iniciante nas edições? Confira estes links básicos: manual, guia e práticas.

Quer melhorar a organização dos Places? Veja esta proposta

Post by biuick84
Bom dia!! Se tiver algo que puder ajudar, estou aí!! Não sou aquele expert em Waze, mas trabalhei um bom tempo na Wikipedia e administro uma wiki na intranet da minha empresa... :geek:

Vejo que a separação em várias wikis vai melhorar bastante a navegabilidade do conteúdo... Com todo mundo ajudando a atualizar o conteúdo local, a questão maior vai ser estruturar o conhecimento e manter atualizado...

Acho que o mais importante é evitar duplicar o conteúdo canônico (que vai ficar na Wazeopedia principal)... Esse poderia ser só traduzido no próprio artigo da canônica, e mantidos links na wikiBR para lá... Assim, sempre que o conteúdo é atualizado lá, é só questão de traduzir, diminui o risco de manter conteúdo duplicado e desatualizado esquecido na wikiBR...
biuick84
Posts: 1348
Has thanked: 468 times
Been thanked: 650 times
Send a message

Post by biuick84
Pessoal,

fiz um primeiro levantamento dos artigos hoje existentes na wiki BR.

Disponibilizei aqui uma planilha com os artigos que consegui levantar na wiki com conteúdo brazuca...

A metodologia foi
  1. Identificar uma quantidade relevante de artigos na categoria Brasil como pré-inventário;
  2. Utilizar a API da MediaWiki para identificar todos os links utilizados dentro dessas páginas (imagens, templates, outras páginas);
  3. Filtrar só o que era página, remover duplicatas e páginas já incluídas no pré-inventário;
  4. Identificar manualmente, das páginas restante, quais tinham a remota possibilidade de serem brazucas;
  5. Abrir essas páginas uma a uma pra ver se eram brazucas mesmo.
Todas essas páginas tiveram a inclusão feita em uma categoria oculta.

Minha ideia agora é categorizar o conteúdo em:
  1. artigos a mover/mesclar com a ajuda (Waze App);
  2. artigos com tradução parcial;
  3. artigos que são basicamente traduções de outros que irão pra wiki global;
  4. artigos com informações (texto e/ou imagens) obsoletas.
Se ninguém tiver nada contra e/ou outra sugestão, começo isso hoje à noite! ;)

Aproveitando, o pessoal do Wiki Masters soltou uma apresentação sobre como vai funcionar o processo de migração, e também uma planilha modelo pra cada comunidade local incluir os artigos que vão ser migrados. Acho que pra facilitar o processo podemos ir trabalhando com categorias ocultas na própria wiki e no final do processo montar a planilha uma vez só, que acham?
biuick84
Posts: 1348
Has thanked: 468 times
Been thanked: 650 times
Send a message

Post by biuick84
resmota wrote:Será que esse mecanismo que está sendo implantado, não permite que todas as alterações não marcadas como "minor" sejam relatadas numa página exclusiva pra esse fim? Com ordenação cronológica e tudo o mais.
Assim se eu ficar 1 ano sem editar, quando eu voltar sei por onde começar :)
Rodrigo, é disso que tá falando? https://wiki.waze.com/wiki/index.php?title=Special:RecentChanges&days=30&from=&hideminor=1

Claro, com a wikiBR, só os nossos artigos seriam exibidos... e o parâmetro days=30 seriam do tamanho das suas férias, tipo days=365! :D
biuick84
Posts: 1348
Has thanked: 468 times
Been thanked: 650 times
Send a message