Get a sneak peek at whats next for Permanent Hazards on our April 7th Office Hours!
Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.

Post Reply
Forum rules
Confira nossa Wazeopedia ou pergunte ao nosso Oráculo antes de postar; ;)
Não esqueça de sempre copiar o Permalink com a "coisa" selecionada junto com a mensagem;
Problemas com rota? relate neste formulário
Veja nosso painel para acompanhamento de UR

Conversões difíceis

Post by
Olá comunidade!

Mais uma vez precisamos de vocês para ativar essa nova funcionalidade no Brasil: Conversões Perigosas!

- O que são essas tais Conversões Perigosas?
São todas aquelas conversões que, apesar de permitidas, geram risco ao motorista.
Vejam este vídeo para ilustrar.

- Qualquer conversão mais difícil pode ser marcada?
Não! Apenas as que sejam realmente perigosas para o usuário.

- E o que a comunidade pode fazer pra ajudar?
Vamos começar enviando exemplos pra staff. Preciso que vocês preencham ESTE formulário com os casos que vocês conhecem. Preferencialmente que conheçam pessoalmente ;)

Qualquer dúvida é só falar!

Abraços

POSTER_ID:16905848

1

Send a message
Last edited by antigerme on Mon Jan 30, 2017 3:49 pm, edited 1 time in total.
Reason: alterado título do tópico

Post by 0cbcc9d01d524992977e5237247b7ab2
Boa tarde, sou usuário comum. Quero sugerir uma alteração de mudança de rota numa conservação. O tópico mais próximo que encontrei foi esse. Se alguém puder me ajudar a direcionar para o tópico ou página certa eu agradeço.
0cbcc9d01d524992977e5237247b7ab2
Posts: 4
Send a message

Post by 0cbcc9d01d524992977e5237247b7ab2
https://www.waze.com/pt-BR/livemap/dire ... ZxCnWVzxQA



Na avenida vital Brasil no Butantã na altura do número 991 possui uma conversãoo a esquerda para acessar a avenida Caxingui que muito usam para ter acesso à rodovia Raposo Tavares. Nesse local da vital Brasil temos 3 faixas de rodagem (acho mais fácil visualizar o problema pelo Google street view) a faixa da esquerda são para aqueles que virarão a esquerda ( possui um farol próprio) a faixa do meio que continua reto e também tem um farol próprio que fica mais tempo aberto do que da conversão. A faixa da direita é exclusiva de ônibus. O problema é a rua Raul saddi que desemboca na vital Brasil pouco antes dessa conversão. As pessoas que vem dessa rua e querem fazer a conversão para na faixa do meio pois a da esquerda já está cheia atrapalhando todo o trânsito e causando acidentes porque o Waze indica essa conversão como certa. Porém o correto a se fazer é essas pessoas andarem menos de 50 metros adiante na vital e fazer um retorno previsto para acessar a avenida Caxingui pelo outro sentido da vital Brasil.
0cbcc9d01d524992977e5237247b7ab2
Posts: 4
Send a message

Post by 0cbcc9d01d524992977e5237247b7ab2
Olá muito obrigado por analisar o caso. Sim seria o retorno nessa ilha. Essa rua é "sem saida" pois acaba no instuto Butantã que tem acesso controlado por uma portaria. Vou colar o permalink de qual seuria o retorno sugerido. O próprio Waze da essale caminho quando perde-se esse retorno. Se for o caso eu posso filmar na quarta o caos que fica nos períodos de maior tráfego.

https://www.waze.com/pt-BR/livemap/dire ... LwUNLBbCCc
0cbcc9d01d524992977e5237247b7ab2
Posts: 4
Send a message

Post by 0cbcc9d01d524992977e5237247b7ab2
Sim concordo que sendo motorista quiser fazer essa primeira conversão não tem muito o que fazer. Mas vejo que muitos ficam perdidos e até assutados pois todos começam a buzinar xingar e vira e mexe tem algum acidente com motoqueiro pois os carros ficam desalinhados nas pistas pois todos brigam pra sair dessa confusão. É uma técnica para melhorar o trânsito e evitar acidentes. A pessoa sabendo que tem retorno logo na frente sem essa dor de cabeça talvez faça ela mudar de ideia.
0cbcc9d01d524992977e5237247b7ab2
Posts: 4
Send a message

Post by alemenezes
Olá @rbcampacci

Eu tratei e fechei seu alerta de conversão proibida, pois no horário que você passou pelo local a conversão era permitida. O seu alerta foi aqui.
Como pode ver aqui no local, há uma placa que proibe a conversão de segunda a sexta das 6h as 10h, sendo permitida nos demais dias e horários.
Fechei seu alerta conforme sinalização existente e regras definidas pela CET-SP, nós editores do Waze temos como premissa não criar regras de transito, apenas seguir as existentes.

Quanto ao ponto que levanta da conversão ser perigosa, não entendo em que momento existem carros virando no sentido oposto e vale lembrar que além da faixa de rolagem ser larga a sinalização e inclinação da via e das separações de via, facilitam a conversão. Veja que no local a ilha central é recuada para facilitar a conversão.
Conheço o local e não estou falando apenas por ter visto imagens, inclusive no passado fui conferir se a placa de orientação ainda estava lá.

Conversei com outros editores que conhecem o local e não entendemos que a conversão é perigosa, diferente do que temos em outros locais e que quando identificamos isso notificamos o Waze para restrição da conversão, como por exemplo, esse local aqui onde o motorista tem que sair da pista central, cruzar as faixas da local para acessar a R. Zimon Leirner.

Podemos discutir aqui na comunidade de edição se outros usuários que conhecem o local consideram como conversão perigosa e acredito que mais além, como cidadão, você poderia acionar a CET-SP sugerindo a análise para alteração da conversão, o que pode ser feito no https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal/

Sinta-se a vontade para fazer parte da nossa comunidade e contribuir para a melhoria do Waze, o que é feito por motoristas assim como eu e você.

Atte.,

Alemenezes
alemenezes
Waze Global Champs
Waze Global Champs
Posts: 1325
Has thanked: 386 times
Been thanked: 637 times
Send a message

Post by andresonmelo
Uma conversão que te obriga a cruzar 2 ou mais faixas em um curto espaço em local movimentado pode ser considerada perigosa?
andresonmelo
State Manager
State Manager
Posts: 498
Has thanked: 20 times
Been thanked: 139 times
Send a message

Post by andresonmelo
Seria indo da R. Itatiaia para a Av. Moreira Lima e virando pra R. Princesa Izabel, já passei várias vezes aí e o waze sempre me dá essa rota, porém devido a dificuldade de cruzar as 3 faixas num curto espaço e a via sempre movimentada em horário comercial, me obriga a seguir pela R. Moreira Lima para contornar na R. Afonso Pena voltando a Av. Tomás Espindola.

https://www.waze.com/pt-BR/editor/?env= ... ueFilter=0
andresonmelo
State Manager
State Manager
Posts: 498
Has thanked: 20 times
Been thanked: 139 times
Send a message

Post by andresonmelo
denysdgcf wrote:
andresonmelo wrote:Seria indo da R. Itatiaia para a Av. Moreira Lima e virando pra R. Princesa Izabel, já passei várias vezes aí e o waze sempre me dá essa rota, porém devido a dificuldade de cruzar as 3 faixas num curto espaço e a via sempre movimentada em horário comercial, me obriga a seguir pela R. Moreira Lima para contornar na R. Afonso Pena voltando a Av. Tomás Espindola.

https://www.waze.com/pt-BR/editor/?env= ... ueFilter=0
Para uma melhor compreensão:
A Rota Sugerida.
A dificuldade é, na Av. Moreira e Silva, manter-se à esquerda para a R. Princesa Isabel.

Sua Rota para fugir da dificuldade.

Certinho? ;)
Exatamente esta rota para horário comercial, nos demais dias e horários é tranquilo fazer a rota que o Waze sugere no momento
andresonmelo
State Manager
State Manager
Posts: 498
Has thanked: 20 times
Been thanked: 139 times
Send a message

Post by andresonmelo
bmrmezenga wrote:Eu não usava meu app há séculos, e essa opção veio marcada para sempre evitar. Acho que deve ser padrão.
Então poderia só sugerir inclusive o horário de pico nas conversões e alguém se habilita a avaliar? Poderia usar esse tópico aqui? Ou tem algum form específico?
Aqui em Alagoas tivemos um caso em que a comunidade local e os editores mais experientes solucionaram com caixa de junção.
GabiruX_ wrote:O vídeo postado nesta postagem é considerada uma conversão difícil e deve ser marcada com esta função. Mas se eu passasse ali às 3 da manhã, não seria considerado tão difícil. Existe algum horário que haja consenso quando não tenha definição da Prefeitura para evitar essas conversões em apenas horário de fluxo, como exemplo das 6 as 22 horas? Ou é para deixar o dia todo, e todos os dias?
Creio que vale o mesmo que falei acima, como sou lvl3 não conheço bem a ferramenta de JB (junction box) mas senão me engano tem algumas opções de definir horários coisa do tipo, dá pra "brincar" pelo que andei lendo, porém como já dito tem que ser discutido com a comunidade local, pessoas que conhecem a região na prática.
andresonmelo
State Manager
State Manager
Posts: 498
Has thanked: 20 times
Been thanked: 139 times
Send a message

Post by andresonmelo
VitorGoiabeira wrote:Daria para colocar uma restrição na via proibindo certos tipos de veículos, mas se isso fosse proibido mesmo pelo departamento de trânsito. Mas mesmo assim não iria adiantar, já que o app não atende caminhões/carretas/etc.
Havendo sinalização proibindo seria possível colocar no mapa, problema é que o app não tem a opção de caminhão ou algo do tipo. Somente carro, moto e táxi.
andresonmelo
State Manager
State Manager
Posts: 498
Has thanked: 20 times
Been thanked: 139 times
Send a message