Novo tipo de via, rua estreita

[ img ] Forum para questões especificas dos mapas e do aplicativo no Brasil.

Moderator: Brazil Champs

Forum rules
Está percebendo alguma anomalia nos serviços do Waze? Verifique nossa página de status antes de postar ;)
Você é um incrédulo que dúvida da qualidade dos serviços? veja o monitoramento mantido pela comunidade antes de reclamar.
Acompanhar as tarefas/projetos da comunidade, veja em nosso kanbam (Trello).
Gostaria de dar sugestões? utilize a caixa de sugestões (UserVoice) do Waze.
Altere o idioma do fórum, veja este post.
Gostou da ajuda? por favor, agradeça clicando no ícone [ img ].

ATENÇÃO. Antes de postar leia nosso guia de comunicação e etiqueta.

Novo tipo de via, rua estreita

Postby antigerme » Tue Apr 24, 2018 7:47 pm

Pessoal,

Hoje foi lançado nova versão do WME com um novo tipo de via - RUA ESTREITA! \o/
https://www.waze.com/forum/viewtopic.php?f=8&t=255943

Vamos usar essa tópico como base de conhecimento inicial. Bora fazer o de sempre, vão lançando as perguntas e assim vamos adicionando no FUQ deste post.

Aqui está o que você precisa saber sobre ruas estreitas:
master-of-none-stuck.gif
(592.8 KiB) Downloaded 513 times

Curta, às vezes sem saída, e pouco própria para o trânsito;


FUQ - Frequently Uttered Questions

Por que ruas estreitas?
Quando falamos de ruas estreitas, queremos dizer ruas muito estreitas que são dirigíveis mas de difícil acesso para carros. É o tipo de via que são tão estreitas que você prefere não percorre-las ao dirigir, a menos que seja significativamente mais rápido. No entanto para motos as vias são convenientes para navegação.

Como funciona no roteamento?
* Becos ainda não estão no servidor de rotas de produção. Enquanto os becos ainda não tiverem implementados no servidor de rotas, eles funcionarão como ruas (Streets);
* Quando os becos entrarem no servidor de rotas de produção, eles terão uma penalidade para carros particulares e táxis. O valor exato da penalidade ainda não foi definido, ainda teremos alguns testes para determinar o melhor valor. O valor provavelmente será entre 5 a 10 minutos e não haverá penalidade para motos.

E quanto o destino final é uma rua estreita?
O de sempre, terá rota até o destino final dentro da rua. Números de casas ainda não são suportados.

Existirá uma opção de configuração no App para aceitar/recusar rotas por ruas estreitas - exemplo de conversões perigosas?
Não (o pior que foi apresentado que teria :roll: ). É por isso que é importante mapear apenas os segmentos que são transitáveis, mas "inconvenientes", para os carros.

Tradução do complemento do post (by arthurfsv)

delilush wrote:Olá todos,

Obrigada pelo feedback neste tópico. Estamos lendo a discussão e as perguntas feitas aqui. Espero que este post ajude a esclarecer algumas coisas.

Como vocês sabem, nosso objetivo é sempre sermos o máximo possível transparentes e informativos sobre mudanças de planos. Estamos cientes de que neste caso o lançamento não foi feito da maneira mais suave. Houve problemas de comunicação que ocorreram entre o planejamento e a implementação interna.

Nós já estamos implementando as lições aprendidas neste lançamento para fazermos melhor na próxima vez. Dito isso, também compreendemos que precisamos seguir em frente com o que já foi lançado. Após considerar as opções, um roll back da funcionalidade no editor poderia causar problemas.

Além disso, baseado nos seus feedbacks sobre a informação não chegar aos iniciantes e editores de baixo rank, eu gostaria de sugerir o seguinte: para lançamentos de funcionalidades impactantes, podemos mandar mensagens globais no feed do WME informando sobre mudanças e direcionando editores para orientações locais sobre a função. Por favor, me digam se gostariam que isso fosse feito retroativamente.

Também gostaria que os coordenadores das comunidades usassem a oportunidade para solicitar mensagens no feed do WME para informar suas comunidades locais sobre como vocês gostariam que a nova categoria fosse utilizada. Se você é coordenador e não está certo sobre como solicitar mensagens no feed, por favor, contate seu Community Manager.
Leia abaixo as respostas para suas perguntas e nosso plano de ação baseado nos seus comentários (também será acrescentado ao FAQ no post inicial:

Renomeando categoria
Ouvimos suas preocupações que o nome atual é confuso para muitos editores em vários países. Na próxima beta, mudaremos o termo para "Rua estreita". Além disso, vocês podem usar o transifex para traduzir o tipo de via e contextualizá-la. Uma vez que o termo está atualizado para editores em produção, atualizarei a nomenclatura no post de abertura e no FAQ

Removendo o tipo de via do editor até que os efeitos apareçam nas rotas em produção
Infelizmente não podemos simplesmente remover um tipo de via do editor em produção. Como os becos já foram mapeados, remover a categoria agora poderia causar problemas de edição nos segmentos afetados. Estamos buscando uma opção para remover a categoria, mas não é algo que pode ser feito rapidamente, já que há dependências com o que atualmente está nos mapas.

ETA na atualização do servidores
Estamos trabalhando neste upgrade no servidor de rotas e também para lançá-lo o mais rápido possível. Porém, como temos muitas mudanças aguardando para um upgrade no servidor de rotas, queremos assegurar de que o upgrade pode ser feito com segurança.

Becos usados como detours em engarrafamentos nas vias principais
Ouvimos suas preocupações sobre isso e vamos verificar essas coisas de perto quando coletarmos dados após o lançamento nas rotas em produção. Porém, você pode utilizar essas vias para aplicar uma pequena penalidade em estradas estreitas onde as pessoas sofrem detours diariamente e que você gostaria considera indesejável.

Usuários deveriam poder configurar as preferências de rotas em becos
Não vemos isso como uma opção que beneficiaria a maioria dos usuários. Da nossa experiência, sabemos que frequentemente essas configurações podem causar mal entendidos, levando a rotas problemáticas para o usuário.

As rotas de um segmento "beco" para o próximo possuem alguma penalidade adicional, ou somente quando deixar a via? A penalidade irá acumular quando uma rota cruzar um beco>rua>beco>rua? Isto é 1 instância de penalidade ou 2?
* Para segmentos de beco contínuos, a penalidade não será multiplicada. (exemplo: 4 segmentos contínuos = penalidade de 1 segmento).
* Segmentos não contínuos, a penalidade será aplicada a cada sequência de becos. Exemplo: Beco>Beco>Beco>Beco>Rua>Beco. A sequência de 4 becos receberá no total "1 ponto de penalidade" igual ao último segmento "beco".

Qual a velocidade padrão de estatística offline/segmento de beco recém criado?
Definimos que a velocidade padrão será de 10km/h, até que dados de tráfego sejam coletados após lançamento em produção.

Isso deveria ter sido implementado como um atributo de segmento (como túneis) em vez de uma categoria específica.
Atualmente não vemos benefício em adicionar essa característica como atributo para vias de categoria maior, já que elas estarão ligadas a segmentos com baixa velocidade.

A cor do Beco e Particulares são a mesma no WME. Por favor, alterem a cor.
Estamos trabalhando com os devs para mudar e facilitar a diferenciação.

Por favor, me digam se vocês têm mais perguntas.

Cumprimentos,
Daliah
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
 
Posts: 10230
Joined: Sat Jun 11, 2011 8:14 pm
Location: Salvador, Brazil
Has thanked: 3423 times
Been thanked: 10704 times

Re: Novo tipo de via, becos

Postby VitorGoiabeira » Tue Apr 24, 2018 7:51 pm

Show de bola... Aqui na minha cidades tem vários exemplos disso, são os famosos "caminhos". Alguns são bem estreitos.

Enviado de meu MI 6 usando Tapatalk
[ img ][ img ][ img ][ img ][ img ][ img ]
Xiaomi Mi 6 - 6GB RAM - 128 GB ROM - Android 8.0.0
VitorGoiabeira
Waze Mentor
Waze Mentor
 
Posts: 484
Joined: Thu Aug 29, 2013 1:29 pm
Location: Jequié - BA
Has thanked: 197 times
Been thanked: 274 times

Re: Novo tipo de via, becos

Postby MauricioCGB » Tue Apr 24, 2018 8:17 pm

antigerme wrote:Pessoal,

Hoje foi lançado nova versão do WME com um novo tipo de via - BECOS! \o/
https://www.waze.com/forum/viewtopic.php?f=8&t=255943

Vamos usar essa tópico como base de conhecimento inicial. Bora fazer o de sempre, vão lançando as perguntas e assim vamos adicionando no FUQ deste post.

Existirá uma opção de configuração no App para aceitar/recusar rotas por becos - exemplo de conversões perigosas?
Não (o pior que foi apresentado que teria :roll: ). É por isso que é importante mapear apenas os segmentos que são transitáveis, mas "inconvenientes", para os carros.


Última forma. Retiraram a opção aceitar/recusar rotas por becos, pelo menos por enquanto. Então, deveremos usar com mais cuidado.
https://www.waze.com/forum/viewtopic.ph ... d#p1812114
MauricioCGB
Local Champ Mentor
Local Champ Mentor
 
Posts: 1881
Joined: Thu Jul 24, 2014 12:32 am
Location: Cuiabá, MT - Brazil
Has thanked: 333 times
Been thanked: 165 times

Re: Novo tipo de via, becos

Postby antigerme » Tue Apr 24, 2018 9:02 pm

VitorGoiabeira wrote:Show de bola... Aqui na minha cidades tem vários exemplos disso, são os famosos "caminhos". Alguns são bem estreitos.


Mentira que na Bahia não temos becos, todas as vias são super trafegáveis. Quem veio para a reunião em SSA sabe muito bem do que estou falando. :lol:
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
 
Posts: 10230
Joined: Sat Jun 11, 2011 8:14 pm
Location: Salvador, Brazil
Has thanked: 3423 times
Been thanked: 10704 times

Re: Novo tipo de via, becos

Postby ErsonSergio » Tue Apr 24, 2018 11:55 pm

Tem alguns becos aqui na cidade que se entrar, pra sair vai ser complicado. Alguns usam como estacionamento de motos, outros até de carros. Fora quando tem aquela situação que temos que esperar o cara estacionar porque não tem como passar. E quando o cara é enrolado pra fazer a baliza ? :lol: Deus do céu. KKK

Terá a opção de evitar, assim como as vias não pavimentadas?
ErsonSergio
Beta tester
Beta tester
 
Posts: 469
Joined: Sat Jul 30, 2016 7:36 pm
Location: Rio Grande do Norte, Brazil
Has thanked: 387 times
Been thanked: 343 times

Re: Novo tipo de via, becos

Postby Angelo_1903 » Wed Apr 25, 2018 11:05 am

Ficou faltando a tradução. :(
[ img ]
[ img ]
Angelo Oliveira - Santa Maria/RS
Eu sigo o rumo que o destino aponta
Angelo_1903
Local Champ Mentor
Local Champ Mentor
 
Posts: 1298
Joined: Sun Jun 01, 2014 6:04 pm
Location: Santa Maria/RS - Brasil
Has thanked: 1226 times
Been thanked: 1374 times

Re: Novo tipo de via, becos

Postby MauricioCGB » Wed Apr 25, 2018 11:17 am

Angelo_1903 wrote:Ficou faltando a tradução. :(
[ img ]


Aproveita e sugere um nome.


Enviado usando Tapatalk
MauricioCGB
Local Champ Mentor
Local Champ Mentor
 
Posts: 1881
Joined: Thu Jul 24, 2014 12:32 am
Location: Cuiabá, MT - Brazil
Has thanked: 333 times
Been thanked: 165 times

Re: Novo tipo de via, becos

Postby Angelo_1903 » Wed Apr 25, 2018 11:20 am

MauricioCGB wrote:
Angelo_1903 wrote:Ficou faltando a tradução. :(
[ img ]


Aproveita e sugere um nome.


Enviado usando Tapatalk


Se eu não me engano, a tradução literal é 'beco' mesmo.
[ img ]
Angelo Oliveira - Santa Maria/RS
Eu sigo o rumo que o destino aponta
Angelo_1903
Local Champ Mentor
Local Champ Mentor
 
Posts: 1298
Joined: Sun Jun 01, 2014 6:04 pm
Location: Santa Maria/RS - Brasil
Has thanked: 1226 times
Been thanked: 1374 times

Re: Novo tipo de via, becos

Postby WEstrela » Wed Apr 25, 2018 12:14 pm

Poderia ficar com o nome:

Beco/Viela (transitável)

Para que não haja confusão com o outro tipo não transitável...

Os 2 tipos, o transitável e o não, devem ter nomes claros para um leigo, Level 1, pq em muitos locais de "becos" vc não tem uma boa imagem de Street View, então terá que confiar no tipo que o Level 1 escolheu. E esse Level 1 não pode ter dúvidas na escolha do tipo, se transitável ou não.
WEstrela
Area Manager
Area Manager
 
Posts: 135
Joined: Tue Dec 01, 2015 3:07 pm
Location: Brasília - DF
Has thanked: 5 times
Been thanked: 31 times

Re: Novo tipo de via, becos

Postby Aron_Zmm » Wed Apr 25, 2018 12:22 pm

Considerando que em segmentos tipo "Via para pedestres" temos o "Calçadão/Beco/Viela" e em segmentos tipo "Via" temos agora o "Alley", acredito que, para não criar confusão, não devamos ter o mesmo termo em dois tipos de via.

Sugestão:

Em "Via para Pedestres" deixar "Calçadão/Trilha Calçada" em vez de "Calçadão/Beco/Viela"(se não for calçado vira trilha, aí fica claro o caráter "esportivo")

Em "Via" colocar o "Alley" como "Viela" ou "Beco"

Pelo Houaiss:

Beco:
n substantivo masculino
1 rua estreita e curta, por vezes sem saída; ruela
2 Regionalismo: Ceará.
m.q. esquina

Calçadão:
n substantivo masculino
Rubrica: arquitetura, urbanismo. Regionalismo: Brasil.
calçada ou passeio de grande largura e extensão, ger. com elementos paisagísticos

Viela:
n substantivo feminino
1 via ou rua estreita; travessa, beco
Ex.: viver numa v. pobre
2 Derivação: sentido figurado.
condição de quem se prostitui, decai
Ex.: mulher de v.
[ img ][ img ][ img ]
Aron_Zmm - Campo Grande . MS . Brasil
Aron_Zmm
 
Posts: 244
Joined: Mon Aug 29, 2011 12:56 am
Location: Campo Grande - MS - Brasil
Has thanked: 140 times
Been thanked: 90 times

Next

Return to Brazil

Who is online

Users browsing this forum: hudsonangeli