Rota Diferente no Waze? Pode não ser um erro!

Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.

Moderator: Brazil Champs

Forum rules
Confira nossa Wazeopedia ou pergunte ao nosso Oráculo antes de postar; ;)
Não esqueça de sempre copiar o Permalink com a "coisa" selecionada junto com a mensagem;
Problemas com rota? relate neste formulário
Veja nosso painel para acompanhamento de UR

By Sílvio (asterix06) - Toda ajuda é bem vinda, até as menores. Agora para que tentar "corrigir" algo que não precisa de conserto?

Re: Rota Diferente no Waze? Pode não ser um erro!

Postby xth3bo » Thu Jan 15, 2015 11:08 pm

Morais69spbr wrote:Olá editores !
E qdo o LiveMap mostra uma rota absurda passando por onde não tem vias ? :-O
Precisamos fazer algo ?

Estranho q ao mudar pra outro horário não mostrou esse erro/falha... mas ao voltar pra h atual tornou a mostrar...
Doidera apenas do LiveMap... ou pode ocorrer tb no App ?

https://www.waze.com/pt-BR/livemap?zoom ... =-46.76076

Observem a rota 2 (rosa, pink, salmão ou sei lá q cor é essa! kkkk)
WazeRotaDoidaZNParaOsasco.jpg

Sim algumas vezes o livemap e o route checker me aprontaram dessas, inclusive cruzando vias voando sei lá, utilizando vias de sentido único na contra mão e por ai vai, (nesse último caso, eu achei que poderia ser que outro editor alterou algum segmento recentemente e ainda não havia sido atualizado o livemap, mas não, era um segmento com data da última edição de meses atrás, porém no app nunca vi bug ou nada similar não.
xth3bo
Map Editor - Level 4
Map Editor - Level 4

Has thanked: 93 times
Been thanked: 112 times

Postby wtamada » Wed Apr 22, 2015 1:45 pm

Morais,

Acho que isso não tem nada a ver. Acabei de simular a rota entre a Av. Octalles Marcondes Ferreira (atrás do Shopping SP Market) e Santos, e aconteceu a mesma coisa.
wtamada
Map Editor - level 2
Map Editor - level 2

Has thanked: 2 times
Been thanked: 3 times

Postby wtamada » Mon Apr 13, 2015 5:03 pm

Morais69spbr wrote:
caltedde wrote:
Morais69spbr wrote:Olá !
Dando uma geral nas URs da Z. Sul de Sampa, esbarrei com esta que um usuário reclama da rota sugerida de Interlagos ao Centro de Santos (praia) ser sempre a mesma, com + de 2h... voltando até pela Marg. Pinheiros até a Castelo Branco pra pegar o Rodoanel Oeste, Rodoanel Sul e Imigrantes... sendo 1h a + q a rota usual... que é seguir pela Av. Interlagos e Nações Unidas (?)...

Alega q só em certo ponto (após o Shop Interlagos) indo pelo caminho dele, o APP se acha e usa a rota melhor/habitual... com tempo em torno de 1h (80km)...

Simulando no Livemap, mostra a mesma condição a primeira opção é a rota de 2h23 (138 Km), sendo que a segunda é de 1h28 (69,5 Km)... :?:

Os entendidos aí em rodovias podem dar alguma opinião ? :-)

Preferência total para as "freeways"...............
Me parece que o sistema de podas do roteador simplesmente cortou nas camadas de vias para esta rota. Mesmo ela sendo originalmente menor que 80 Km.

Da para ver que nos dois primeiros Kms usou as vias, depois disso, ignorou. :(

E aí... algo a fazer... ?
Ou vão abrir algum chamado pra verificação... ?

Ahhh... será q o problema é mesmo ligado apenas à preferência por Freeway... ?
Ou tb pode ser pela falta de ligação, via MiH(?)/MaH, da BR-116 (via Fco. Morato) e SP-270/Raposo (via Sapetuba + Fco. Morato e Vd. Eusébio Matoso) com a Marginal Pinheiros ? :-O

Afinal essas 2 rodovias tb se ligam ao Rodoanel e estariam bem + próximas do local do Wazer, né ? :-)
O @pedrottic tinha dito q a falta de ligação com a Marginal "poderia" causar alguma quebra, mas ainda não tínhamos achado nenhum caso... parece q esta foi a primeira UR em q deu pra notar um possível problema de rota quebrada... ? :roll:

@Morais69spbr, sobre esse problema não sei se você viu minha postagem logo acima. Em alguns horários (aparentemente, entre 20h e 5h), o Waze faz uma rota mais normal e direta, sem passar pela Marginal.

Além disso, mesmo que a primeira rota sugerida seja essa maluca que o usuário reportou, geralmente aparecem as rotas mais diretas (pela Bandeirantes, por Diadema, etc.) como alternativas, e com previsão de tempo de rota bem menor.
wtamada
Map Editor - level 2
Map Editor - level 2

Postby wtamada » Fri Apr 10, 2015 1:06 pm

Usando o LiveMap para testar, parece que o roteador dá preferência para essa rota das freeways entre 5h30 e 19h30. No primeiro teste que fiz após a reclamação do usuário, usando o aplicativo de madrugada, a primeira opção de rota foi uma mais normal.
wtamada
Map Editor - level 2
Map Editor - level 2

Postby wecke » Mon Jan 14, 2013 1:37 pm

antigerme wrote:Manda qual é sua origem, destino e possível melhor rota, com estes dados podemos procurar algum erro no mapa.

Origem: av. Brás Leme (São Paulo/SP)
Destino: R. Antônio Macedo Soares (São Paulo/SP)

A rota sugerida com problema é somente entre a av. Brás Leme e a Ponte das Bandeiras.
A rota mais direta é sair da Brás Leme, seguir pela Av Santos Dumont, rotatória da Pça Campo de Bagatelle e ponte das Bandeiras.

Como uma boa dica é usar o livemap para traçar pequenas rotas para identificar alguma restrição errada.

Hoje, o livemap, a rota sugerida é justamente pela av. Santos Dumont (a mais lógica).
O iPhone está retornando timeout no servidor de rotas há algum tempo.
wecke

Has thanked: 5 times
Been thanked: 8 times

Postby wecke » Mon Jan 14, 2013 1:06 pm

(esta mensagem refere-se a problemas com uma rota na zona norte da cidade de São Paulo)

Estava pesquisando o forum para ver se já havia sido comentado e acabei caindo meste tópico.

Eu percebi que nesta área (Av. Santos Dumont, São Paulo, Brazil) havia vários reports de erro de rota. Eu mesmo reportei um. O caminho sugerido (originalmente) é "péssimo", com vários semáforos, incluindo um de três fases. Outros usuários (que já foram tratados) também reportaram o mesmo erro - porém, ainda na av. Brás Leme. Somente o meu aviso de erro ficou pendente.

Não dá para acreditar que às 20h30 de uma sexta à noite, sem trânsito algum, haja razão para indicar uma outra rota que não a mais direta. A rota sugeria, inclusive, pegar a marginal Tietê. Eu conheço a região e sei que... não há razão lógica para tal caminho.

Assim, o que sugerem? Acabei não achando uma resposta sobre como proceder na resolução do aviso de erro de um usuário. Tratar como não identificado, mesmo sendo óbvio que houve um erro de rota? Eu pelo menos tive o cuidado de ver se alguém havia mudado o sentido de algum segmento - e todo os segmentos da rota estavam com o sentido correto e com permissão de tráfego.

https://world.waze.com/editor/?zoom=5&lat=-23.50914&lon=-46.627&layers=BFTFFTTTFTTFTTTTTTTTTFT

waze-rota-20130114-10h56.jpg
Rota incongruente em Santana/São Paulo/SP
waze-rota-20130114-10h56.jpg (203.36 KiB) Viewed 6761 times
wecke

Has thanked: 5 times
Been thanked: 8 times

Postby vvmatos » Mon Nov 25, 2013 6:20 pm

Além do Waze aprender as rotas, ele te entrega o melhor caminho. Moro no Rio e nunca pensei que ele poderia diferenciar sobre a melhor condição de pista na Av. Brasil, quando esta tem trechos com pista central e lateral. Quando, as vezes, a pista lateral está melhor, ele me indica essa opção e depois manda eu voltar para central, onde lá na frente já está livre de engarrafamento. Usar o GPS Social Waze em qualquer circunstancia, distancia do percurso e horário, não tem preço.
ImageImageImage
vvmatos

Has thanked: 4 times
Been thanked: 11 times

Postby VladPierami » Fri Mar 01, 2013 6:50 pm

dante_gps wrote:Por exemplo, como este (anexo), os pontos e direções estão corretos, mas acredito que a rota foi desviada da avenida por conta de tráfego, não sei.

Permanent Link
https://world.waze.com/editor/?zoom=5&l ... TTTTTTTTFT

Voce esta correto. :D

Atraves do WME Colour Highlights, é possivel ver que a Av. Pres. Antônio Carlos tem velocidade média de 33 km/h enquanto a service road ao lado tem media de 39km/h.

O erro foi reportado porque o usuario não concordou com a rota oferecida pelo Waze.

Em casos assim, voce deve marcar UR como não identificado.
Se o usuario que reportou o problema entrar em contato com vc por PM, voce terá a chance de explicar o que ocorre... ;)

Mas o Walterllc tem razão, na duvida deixe o UR em aberto para que outro usuario com mais experiencia possa confirmar-lo.

canetafina wrote:De qualquer forma, até os mais experientes, as vezes podem deixar o UR aberto, devido ao pouco tempo de reportado.

A ideia é essa, os UR's tem cores por prioridade, Se ele ainda não esta vermelho, deixe alguem com mais experiencia mexer lá.
Se ele estiver vermelho e voce tiver duvidas, faça o que voce fez: Pergunte Aqui! :D :D :D

Boas Edições,
Vlad Pierami
WAZE BETA VERSION 3.9.0.500 - IOS 7.1.2
Waze São Paulo no Facebook
VladPierami
Area Manager
Area Manager

Has thanked: 64 times
Been thanked: 212 times

Postby VladPierami » Fri Feb 01, 2013 5:32 pm

scarlogarcia wrote:Uma dica tambem é, se voce nao consegue identificar o erro, deixe o UR ficar um pouco mais velho. Voce pode nao identificar mas uma outra pessoa poderia, entao nao feche o UR como "nao identificado" ou "resolvido".

Nao somos obrigados a dar uma resposta para o UR. Voce pode deixar ele lá do jeito que está.

+1 :D
Vlad Pierami
VladPierami
Area Manager
Area Manager

Rota Diferente no Waze? Pode não ser um erro!

Postby VladPierami » Sat Nov 17, 2012 8:54 am

lebarros wrote:Opa antigerme, blz?
Mas foi exatamente o que aconteceu comigo. Voltando na Av. Brasil em direção ao Centro, o Waze traçou a rota normalmente, mas aí mandou que eu pegasse a pista lateral, percorresse uns 200m (no chute), o voltasse pra pista principal. Sabendo que não havia nenhum problema continuei na pista principal. Em casa, no computador, pude observar que havia um erro reportado exatamente nesse ponto onde eu segui reto. Observei isso nas opções de layers, rota do usuário e rota sugerida pelo Waze. Não reportei nada! Apareceu. rs Se não existe, o que pode ter acontecido? :? :?: :!:

Outro usuário pode ter recebido a mesma orientação e reportado um erro.

Quando voce olhou no editor, voce marcou o erro em questão como corrigido Ou não identificado?

Se fez isso e o erro fosse um Report seu, vive deveria der recebido um email automático do waze dizendo que o erro reportado foi solucionado, ou que precisa de mais informações para identificar o erro.

Sent from my iPhone using Tapatalk
Vlad Pierami
VladPierami
Area Manager
Area Manager

Next

Return to Mapas e edição de mapas