Dúvida: compartilhamento de localização - linhas estranhas

Este é o espaço específico para o aplicativo móvel. Aqui você pode relatar problemas durante a utilização do aplicativo, perguntar sobre funcionalidades, recursos ou navegação.

Moderators: Waze Champs Brazil, Waze Champs Brazil

Forum rules
Confira nosso Manual do usuário/app ou pergunte ao nosso Oráculo antes de postar. ;)
Quer ajudando sendo um beta tester? se inscreva aqui.
Antes de relatar um problema: ative o modo debug, envie os logs e abra um ticket.

Re: Dúvida: compartilhamento de localização - linhas estranh

Postby antigerme » Wed Feb 06, 2013 8:38 pm

davipt wrote:Há também o caso de estradas novas que não tenham ainda passagens suficientes.

Quando há passagens suficientes numa via, o tipo de estrada é irrelevante - pode haver majors com média 50 e streets com média 90, e portanto com reports de tráfego correctos. Via editor, com o script certo, dá para ver a média da via.

Quando a estrada é nova e/ou não teve ainda passagens suficientes, pelo que sei há uma média interna (não visível no editor) que é diferente para cada tipo de via. Por exemplo quando altero uma estrada principal no interior de Portugal para minor ou major, é normal durante algum tempo ver a estrada constantemente amarela ou vermelha, mesmo com valores altos - inclusive dizer que há tráfego com média de 90km/h, quando 90 é o limite fora das localidades -, mas quanto mais passagens houverem menos "erros" destes vão acontecer.

Quando a via não tem histórico algum as velocidades padrão são baseadas em tipos
  • Freeway - 100km/h
  • Major - 75km/h
  • Minor - 65km/h
  • Ramps - 65km/h
  • Primary - 30km/h
  • Todo o resto - 20km/h
Fonte: navigate/navigate_cost.c

Code: Select all
   switch (cfcc) {
      case ROADMAP_ROAD_FREEWAY:
         m_s = (float)(100 / 3.6);
         break;
      case ROADMAP_ROAD_PRIMARY:
         m_s = (float)(75 / 3.6);
         break;
      case ROADMAP_ROAD_SECONDARY:
      case ROADMAP_ROAD_RAMP:
         m_s = (float)(65 / 3.6);
         break;
      case ROADMAP_ROAD_MAIN:
         m_s = (float)(30 / 3.6);
         break;
      default:
         m_s = (float)(20 / 3.6);
         break;
   }
Image AM - Salvador/L. de Freitas
Waze Blog/Facebook/G+
Aprenda em: Manual do usuário | Manual de edição | Quiz
Site oficial para sugestões: Waze Client, Website e Editor
* não me responsabilizo por danos em sua vista
antigerme
Coordinators
Coordinators

Has thanked: 2655 times
Been thanked: 6406 times

Postby davipt » Wed Feb 06, 2013 9:41 pm

antigerme wrote:Quando a via não tem histórico algum as velocidades padrão são baseadas em tipos
  • Freeway - 100km/h
  • Major - 75km/h
  • Minor - 65km/h
  • Ramps - 65km/h
  • Primary - 30km/h
  • Todo o resto - 20km/h
(...)

Isso é o código da versão 2.x? A 3.x já não é open, podem ter mudado (ou não). Mas é bom saber.
ImageBruno D. Rodrigues | Global Champ
Coordinator for Portugal | Expert iPhone and others
Forum PT | Wiki PT | Facebook PT | Twitter PT
davipt
Waze Global Champs
Waze Global Champs

Has thanked: 271 times
Been thanked: 548 times

Postby canetafina » Wed Feb 06, 2013 10:19 pm

Olá pessoal

Antigerme, uma ajudinha, por favor, só para não perder o foco inicial :D

Não sei, mas acho que está havendo uma mistura, ou estou me confundindo mesmo. Não pelas definições, mas pelos locais das coisas :)

1. No caso, linhas pretas e vermelhas, como perguntado inicialmente, é sobre o recurso carona, que usa o live map, que utiliza os dados do wazers online, fazendo relação aos históricos, isso?

2. Tem, outra coisa, são as cores laranjas a vermelhas que ocorrem durante a navegação, informações de velocidades médias. Portanto, dados em tempo real dos wazers. Correto?
Seguindo esse raciocínio, é valido dizer em relação a citação:

thiagob76 wrote:Fábio, digo André ,
como funciona exatamente essas notificações de velocidade.
Quando ninguém passa pela via ele utiliza o histórico, é isso?
Acontece, eventualmente, de eu estar numa direção da via e olhar uma linha vermelha na outra direção da via, sendo que olho pro lado e o trânsito está fluindo perfeitamente.
Abraço,

Veja se é isso:
O que é mostrado é a média de uma certa extensão, ou seja, se uma avenida tem, digamos, 3Km e que metade dela está a quase 0 km e a outra metade a média é de 40 km, o waze irá calcular a média total desses 3Km e teria o resultado de uns 20 km, marcando toda essa extensão de seguimentos como vermelho, por exemplo. É por isso que um motorista, numa via ao contrário, visualizar o trecho que não está parado, mas olhando o aplicativo verá vermelho. Entretanto, poderia ser, também, que o trecho já está liberado e ainda não atualizou no aplicativo.

Então antigerme, ou um outro amigo :D Procede isso?
Guto
Considera que este comentário foi útil? Dê um "joinha" ali em cima! :)
Teste seus conhecimentos no QUIZ beta!
;)
canetafina
Waze Local Champs
Waze Local Champs

Has thanked: 590 times
Been thanked: 1208 times

Postby davipt » Thu Feb 07, 2013 12:03 am

canetafina wrote:Veja se é isso:
O que é mostrado é a média de uma certa extensão, ou seja, se uma avenida tem, digamos, 3Km e que metade dela está a quase 0 km e a outra metade a média é de 40 km, o waze irá calcular a média total desses 3Km e teria o resultado de uns 20 km, marcando toda essa extensão de seguimentos como vermelho, por exemplo. É por isso que um motorista, numa via ao contrário, visualizar o trecho que não está parado, mas olhando o aplicativo verá vermelho. Entretanto, poderia ser, também, que o trecho já está liberado e ainda não atualizou no aplicativo.

Por acaso tivemos uma discussão relacionada com isto numa outra thread, sobre diferenças de velocidade grandes dentro do mesmo segmento em condições normais - por exemplo um segmento em que se venha depressa e no meio tenha um placa de limitação de velocidade, e se metade se vier a 100 e o limite da outra metade seja 50, a média seria 75, e se agora na metade de 100 se andar a 50, fica vermelho. Um exemplo que utilizei são as autobahns na Alemanha (estive lá 8 anos) onde não há limites excepto quando há placas de limites, portanto deve haver belos segmentos com médias de 200KM/h ou segmentos que não estejam cortados junto ao sinal com médias malucas.

Por outro lado acho que o segundo caso é mais provável. Já me tem acontecido isso em estradas com poucos wazers. Antes de eu chegar lá, o segmento está normal. Quando chegou lá, imagina que há um carro encostado ou um acidente que se resolva rápido, e como vou devagar ou mesmo parado, vejo o segmento a ir ficando amarelo, depois vermelho. Só eu é que estou lá. Quando passar o segmento não sei quanto tempo ficará vermelho, mas assumo que se mais nenhum wazer passar por lá, ficará vermelho durante mais tempo do que se um waze passar lá a uma velocidade normal para limpar o vermelho.

Tenho de testar isto um dia destes, ir na auto-estrada à velocidade mínima legal de 50km/h a ver se meto a estrada toda vermelha, e depois ver quando é que deixa de ficar :)
davipt
Waze Global Champs
Waze Global Champs

Postby thiagob76 » Thu Feb 07, 2013 1:58 am

canetafina wrote:Veja se é isso:

Pois eu estava me referindo a trechos urbanos, em que fica vermelho 2 ou 3 segmentos.
Andei pensando depois que pode ser alguém que parou um pouco na via para fazer sei lá oq.
Pois eventualmente acontece em trechos que não é pra ter trânsito naquele horário e realmente tu olha e não vê nada.
Abraço,
thiagob76

Has thanked: 223 times
Been thanked: 777 times

Postby antigerme » Thu Feb 07, 2013 1:50 pm

canetafina wrote:1. No caso, linhas pretas e vermelhas, como perguntado inicialmente, é sobre o recurso carona, que usa o live map, que utiliza os dados do wazers online, fazendo relação aos históricos, isso?

Isso.

canetafina wrote:2. Tem, outra coisa, são as cores laranjas a vermelhas que ocorrem durante a navegação, informações de velocidades médias. Portanto, dados em tempo real dos wazers. Correto?

Correto.

canetafina wrote:Seguindo esse raciocínio, é valido dizer em relação a citação:

thiagob76 wrote:Fábio, digo André ,
como funciona exatamente essas notificações de velocidade.
Quando ninguém passa pela via ele utiliza o histórico, é isso?
Acontece, eventualmente, de eu estar numa direção da via e olhar uma linha vermelha na outra direção da via, sendo que olho pro lado e o trânsito está fluindo perfeitamente.
Abraço,

Veja se é isso:

A velocidade do segmento é dado pelo tempo que você leva para percorrer todo o segmento, tempo que leva para sair de uma junção e chegar na próxima.

Antes o antigo editor mostrava a velocidade do segmento e tinha um bug bem interessante que depois foi corrigido. Um segmento de 100m e velocidade de 60km/h, se você esticasse o segmento para 200m a velocidade da via ficava como 120km/h. Era interessante alguns casos que a via virava 600, 700km/h e alguém passando a 120 marcava a via automaticamente como engarrafada.

A base de segmentos só armazena o tempo que você demorou para sair de uma junção a outra.

canetafina wrote:Então antigerme, ou um outro amigo :D Procede isso?

Não queira saber o que tem de gente que para o carro e não desliga o app ou, para o carro no posto de gasolina/estacionamento sem os segmentos internos mapeados e acaba poluindo o histórico e gerando falsos alertas de engarrafamentos.

davipt wrote:
antigerme wrote:Quando a via não tem histórico algum as velocidades padrão são baseadas em tipos
  • Freeway - 100km/h
  • Major - 75km/h
  • Minor - 65km/h
  • Ramps - 65km/h
  • Primary - 30km/h
  • Todo o resto - 20km/h
(...)

Isso é o código da versão 2.x? A 3.x já não é open, podem ter mudado (ou não). Mas é bom saber.

Vou colocar em nossa Ghost Town segmentos dos tipos acima com tamanhos 100, 75, 65, 30 e 20 para saber o tempo de travessia que o Waze irá informar.
https://world.waze.com/editor/?zoom=4&l ... TTTFTTTTFT
Image AM - Salvador/L. de Freitas
Waze Blog/Facebook/G+
Aprenda em: Manual do usuário | Manual de edição | Quiz
Site oficial para sugestões: Waze Client, Website e Editor
* não me responsabilizo por danos em sua vista
antigerme
Coordinators
Coordinators

Has thanked: 2655 times
Been thanked: 6406 times

Postby davipt » Thu Feb 07, 2013 2:02 pm

antigerme wrote:Não queira saber o que tem de gente que para o carro e não desliga o app ou, para o carro no posto de gasolina/estacionamento sem os segmentos internos mapeados e acaba poluindo o histórico e gerando falsos alertas de engarrafamentos.

Eu tenho quase a certeza que isso só acontece com Androids :P:P:P No iPhone um segmento só fica marcado com tráfego quando há uma velocidade consistente e, parece-me, acima de 10KM/h ou coisa assim, ou quando se está explicitamente numa rota, e longe de uma junção (100m se bem me lembro do ficheiro preferences) e com uma velocidade baixa.

Ou seja, se não desligar a app *depois de chegar ao destino* (ou seja, já sem rota), só marco o segmento com tráfego se começasse a correr durante uns 30 segundos. Se for a andar, nunca marquei nenhuma.

Se tiver uma rota, o ir a andar pode marcar o segmento com tráfego. Se marcar a rota quando saio do escritório e for a andar até ao carro, corrompo a média do segmento :D

O mesmo acontece junto a junções. Se estiveres parado junto a uma junção (por exemplo, num sinal vermelho), o segmento não fica marcado, nem aparece o popup a perguntar se estás no trânsito.
davipt
Waze Global Champs
Waze Global Champs

Postby canetafina » Thu Feb 07, 2013 3:34 pm

Agradeço todos os esclarecimentos (antigerme e davipt) :), pois tinha detalhes que eu desconhecia. :?
Guto
;)
canetafina
Waze Local Champs
Waze Local Champs

Postby canetafina » Thu Feb 07, 2013 3:41 pm

thiagob76 wrote:Pois eu estava me referindo a trechos urbanos, em que fica vermelho 2 ou 3 segmentos.
Andei pensando depois que pode ser alguém que parou um pouco na via para fazer sei lá oq.
Pois eventualmente acontece em trechos que não é pra ter trânsito naquele horário e realmente tu olha e não vê nada.
Abraço,

Compreendi :D
O que estava "embolado" mais, era a questão de uma coisa aparecendo no livemap (recurso carona) e a outra na navegação. Daí aprovetei para fazer umas perguntas relacionadas. :)

Vlw!
Guto
;)
canetafina
Waze Local Champs
Waze Local Champs

Postby davipt » Thu Feb 07, 2013 4:05 pm

canetafina wrote:O que estava "embolado" mais, era a questão de uma coisa aparecendo no livemap (recurso carona) e a outra na navegação. Daí aprovetei para fazer umas perguntas relacionadas. :)

Na navegação queres dizer no cliente, ou na estrada real? Se houver tráfego no livemap mas não no cliente, pode acontecer o livemap estar desactualizado em relação ao cliente. Ou seja, o que interessa é que o tráfego e reports no cliente sejam o mais aproximado possivel ao mundo real. O livemap... enfim, está bem desactualizado :(
davipt
Waze Global Champs
Waze Global Champs

PreviousNext

Return to App