Roteamento (preferido / neutro / desfavorável)

Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.

Moderator: Brazil Champs

Forum rules
Confira nossa Wazeopedia ou pergunte ao nosso Oráculo antes de postar; ;)
Não esqueça de sempre copiar o Permalink com a "coisa" selecionada junto com a mensagem;
Problemas com rota? relate neste formulário
Veja nosso painel para acompanhamento de UR

By Sílvio (asterix06) - Toda ajuda é bem vinda, até as menores. Agora para que tentar "corrigir" algo que não precisa de conserto?

Roteamento (preferido / neutro / desfavorável)

Postby OlavoAG » Tue May 15, 2018 7:52 pm

Olá pessoal,

Estou um pouco desatualizado e queria confirmar algo.

O ROTEAMENTO faz com que a via se comporte num nível acima de sua categoria ou abaixo, correto?

Acho que o principal uso seria rodovias dentro de zonas urbanas. Aqui, por exemplo, o correto é que as vias principais estejam com o roteamento preferido para conectar as rodovias estaduais?

[ img ]

Em que outros casos vcs têm usado?

Valeu!
OLAVO GASPARIN

[ img ] [ img ]
Country Manager - Brazil
Area Manager - Cape Town - South Africa
OlavoAG
Country Manager
Country Manager

Has thanked: 89 times
Been thanked: 396 times

Re: Roteamento (preferido / neutro / desfavorável)

Postby valginhak » Wed May 16, 2018 1:39 am

OlavoAG wrote:O ROTEAMENTO faz com que a via se comporte num nível acima de sua categoria ou abaixo, correto?

Sim, é exatamente esse o resultado do roteamento.

OlavoAG wrote:Acho que o principal uso seria rodovias dentro de zonas urbanas. Aqui, por exemplo, o correto é que as vias principais estejam com o roteamento preferido para conectar as rodovias estaduais?

O correto é antes verificar se as rodovias não se conectam dentro da sua categoria (Estadual, Federal), pois em alguns casos quando as rodovias já eram existentes e foram "engolidas" pelos centros urbanos, elas já estariam interligadas entre si.

Mas, se por alguma razão elas estão isoladas, então devemos utilizar o roteamneto para conectá-las, mantendo as vias urbanas o mais próximo possível da situação real.

OlavoAG wrote:Em que outros casos vcs têm usado?

São vários os casos em que utilizamos, como exemplo:

Para rotas acima de 200 Km, o App tem preferência absoluta por vias Federais e utiliza as demais somente na saída e chegada ao destino.

Muitas vezes isso gera rotas mais longas e demoradas que o necessário, e após verificarmos se o App desprezou vias Estaduais que poderia utilizar nessa rota, fazemos uso desse recurso passando a Estadual para roteamento preferido assumindo então o "status" de Federal.

No exemplo que você apresentou, caso as rodovias realmente não estejam interligadas, você poderá verificar as vias urbanas que oferecem a melhor condição para tal, passá-las para Principal, com roteamento preferido, e o Waze roteará como se fosse Estadual.

Um caso de rebaixamento seria, por exemplo, quando constroem os chamados anéis viários, e queremos desviar o tráfego de uma Federal ou Estadual da região central da cidade para esses anéis/contornos.

Abraço!
Newton

[ img ][ img ][ img ][ img ][ img ][ img ][ img ]
CM - BR
SM - PR, SC, CE, AC
AM - Guarapuava-PR, Curitiba-PR + RMC
valginhak
Country Manager
Country Manager

Has thanked: 1585 times
Been thanked: 1081 times

Postby Aron_Zmm » Wed May 16, 2018 12:50 pm

Aqui no MS parece ser a solução para rotas longas em que o melhor caminho é a rodovia estadual. Sem priorizar o Waze ignora as estaduais em rotas maiores que 200 km (não tenho certeza desse parâmetro).

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk
[ img ][ img ][ img ]
Aron_Zmm - Campo Grande . MS . Brasil
Aron_Zmm

Has thanked: 140 times
Been thanked: 90 times

Postby valginhak » Wed May 16, 2018 1:14 pm

Aron_Zmm wrote:Aqui no MS parece ser a solução para rotas longas em que o melhor caminho é a rodovia estadual. Sem priorizar o Waze ignora as estaduais em rotas maiores que 200 km (não tenho certeza desse parâmetro).

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk

Sim Aron, para rotas acima de 200 Km a preferência é por vias Federais, e utiliza as demais somente para saída e chegada ao destino.

Nesse tópico do Forum SC, observe na prática como isso funciona.

Você não faz ideia o quanto o Wazer fica bravo quando percebe que rodou vários quilometros a mais sem necessidade.
Newton

CM - BR
SM - PR, SC, CE, AC
valginhak
Country Manager
Country Manager

Postby Aron_Zmm » Wed May 16, 2018 1:19 pm

Por aqui já está cortando por rodovias estaduais entre Campo Grande e Ponta Porã e entre Campo Grande e Bataguassu. Pena que não tenhamos cobertura de rede móvel para informar as velocidades dos Wazers e, efetivamente, o algoritmo escolher o melhor caminho.

Enviado de meu Note 8 usando o Tapatalk
[ img ][ img ][ img ]
Aron_Zmm - Campo Grande . MS . Brasil
Aron_Zmm

Has thanked: 140 times
Been thanked: 90 times

Postby antigerme » Wed May 16, 2018 2:52 pm

valginhak wrote:
OlavoAG wrote:O ROTEAMENTO faz com que a via se comporte num nível acima de sua categoria ou abaixo, correto?

Sim, é exatamente esse o resultado do roteamento.

OlavoAG wrote:Acho que o principal uso seria rodovias dentro de zonas urbanas. Aqui, por exemplo, o correto é que as vias principais estejam com o roteamento preferido para conectar as rodovias estaduais?

O correto é antes verificar se as rodovias não se conectam dentro da sua categoria (Estadual, Federal), pois em alguns casos quando as rodovias já eram existentes e foram "engolidas" pelos centros urbanos, elas já estariam interligadas entre si.

Mas, se por alguma razão elas estão isoladas, então devemos utilizar o roteamneto para conectá-las, mantendo as vias urbanas o mais próximo possível da situação real.

Disse tudo!

Muitas rodovias cortam as cidades e até recebem nome de Avenida e etc. Temos que ter o maior cuidado para não quebrarmos rotas longas. ;)
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor

Has thanked: 3389 times
Been thanked: 10615 times

Postby sulstore » Thu May 24, 2018 11:58 pm

Eu ainda não entendi qual é a Lógica para o Waze preferir vias Federais ao Invés de vias Estaduais em Rotas Longas! Alguém me explica? é só pelo nome?

Temos vias Estaduais tão boas ou ruins quanto a uma via Federal. O que de fato serial útil se existisse uma opção para marcarmos uma via simples e uma duplicada.

Agora, trafegar por uma via Federal como a BR-280 por exemplo e uma Estadual como a SC-108 por Exemplo não muda nada na questão do tráfego, tipo de via etc.

Esse negócio do Waze calcular a rota conforme o tráfego em tempo real em rotas longas não é bem assim, deve existir uma preferência muito maior para vias federais depois de 200km. Vide abaixo:

Melhor Caminho:
melhor rota.JPG
(79.87 KiB) Downloaded 60 times

Mudei o ponto de partida apenas aprox. 1km e o Waze já sugere a rota pela Federal, mesmo sendo quase 1 hora mais demorado. O waze sequer me deu uma segunda opção. Obs: não é quebra de rota.
afastado aprox. 1km do primento ponto.JPG
(62.51 KiB) Downloaded 62 times

A Alguns anos atrás eu lembro de ter entrado no editor do Google Maps, lá se não me engano existia (ou existe ainda) muitas opções para criar um segmento, se não me engano, existia inclusive a opção para indicar via simples ou duplicada.

O que vocês me dizem? O Waze já tem uma posição sobre isso?
Michael Pereira

AM - Norte de Santa Catarina
AM - Litoral Sul de Santa Catarina

[ img ][ img ][ img ]
sulstore
Area Manager
Area Manager

Has thanked: 143 times
Been thanked: 135 times

Postby valginhak » Fri May 25, 2018 1:06 am

sulstore wrote:Eu ainda não entendi qual é a Lógica para o Waze preferir vias Federais ao Invés de vias Estaduais em Rotas Longas! Alguém me explica? é só pelo nome?

Estou apenas supondo que no desenvolvimento do App, foi considerado que há uma espécie de "hierarquia" em termos de trafegabilidade das rodovias, onde as Federais seriam as que oferecem as melhores condições, e atuariam como "artérias" que distribuem o trânsito para as demais vias.

Isso garantiria ao Wazer as melhores condições de trafegabilidade, sem o risco de ser colocado em uma via em condições desfavoráveis, estreitas e muitas vezes sem acostamento.

Concordo contigo que isso não é uma regra, e que temos realidades diferentes País afora, e por vezes trafegamos por vias federais péssimas, estaduais ótimas e algumas duplicadas, enfim, não existe um padrão nesses termos.

Ao definirem que para rotas longas o Waze traçaria preferindo federais, talvez tenham se baseado no conhecimento dos desenvolvedores, ou em regras/normas existentes em outros Países, sinceramente não sei dizer.

Em termos de algoritmo, não digo nada, porque não entendo, mas imagina algo do tipo, você estando no WME e vai reduzindo o zoom, primeiro desaparecem as ruas, depois as principais, as estaduais e ficam as federais, creio que é assim que o Waze "enxerga" para rotas longas.

sulstore wrote:Temos vias Estaduais tão boas ou ruins quanto a uma via Federal. O que de fato serial útil se existisse uma opção para marcarmos uma via simples e uma duplicada.

Concordo contigo em relação as condições das rodovias, e o que podemos fazer atualmente é "jogarmos" com o roteamento, tornando-o preferido ou desfavorável por determinada rodovia, a medida que os usuários reclamam.

sulstore wrote:Agora, trafegar por uma via Federal como a BR-280 por exemplo e uma Estadual como a SC-108 por Exemplo não muda nada na questão do tráfego, tipo de via etc.

Nesse caso, se for rota curta, o App vai levar em consideração as médias de velocidade.

sulstore wrote:Esse negócio do Waze calcular a rota conforme o tráfego em tempo real em rotas longas não é bem assim, deve existir uma preferência muito maior para vias federais depois de 200km.

Sim, para rotas acima de 200 Km, isso é indiscutível, ele ignora absolutamente tempo e distância e considera somente a categoria.

sulstore wrote:A Alguns anos atrás eu lembro de ter entrado no editor do Google Maps, lá se não me engano existia (ou existe ainda) muitas opções para criar um segmento, se não me engano, existia inclusive a opção para indicar via simples ou duplicada.

Não posso afirmar, mas acredito que quando duplicamos uma via o App leva isso em consideração no cálculo, e conforme disse, atualmente a única ferramenta que nós editores temos é o roteamento.

sulstore wrote:O que vocês me dizem? O Waze já tem uma posição sobre isso?

Não saberia te dizer, mas creio ser uma boa sugestão a ser enviada.
Newton

CM - BR
SM - PR, SC, CE, AC
valginhak
Country Manager
Country Manager

Postby sulstore » Fri May 25, 2018 1:38 am

Temos vias Estaduais tão boas ou ruins quanto a uma via Federal. O que de fato serial útil se existisse uma opção para marcarmos uma via simples e uma duplicada.
Concordo contigo em relação as condições das rodovias, e o que podemos fazer atualmente é "jogarmos" com o roteamento, tornando-o preferido ou desfavorável por determinada rodovia, a medida que os usuários reclamam.

Pensando bem, marcar se uma via é duplicada não seria necessário, pois quando é duplicado sempre terá um segmento de sentido único para ir e outro para voltar, ou existe em algum lugar via duplicada que não possui separação física? :?: :?:

Sim, para rotas acima de 200 Km, isso é indiscutível, ele ignora absolutamente tempo e distância e considera somente a categoria.

Pois é... vou continuar na minha própria regra, faço várias rotas curtas até chegar no destino final.. rsrsr. :lol: :lol:

Problema é que usuário não sabe disso.. :?
Michael Pereira

AM - Norte de Santa Catarina
AM - Litoral Sul de Santa Catarina

[ img ][ img ][ img ]
sulstore
Area Manager
Area Manager

Has thanked: 143 times
Been thanked: 135 times

Postby valginhak » Fri May 25, 2018 2:15 am

sulstore wrote:T
Pois é... vou continuar na minha própria regra, faço várias rotas curtas até chegar no destino final.. rsrsr. :lol: :lol:

Problema é que usuário não sabe disso.. :?

É exatamente aí que está o problema, aplicativos são matemáticos, são lógicos, não pensam, e muitas vezes o usuário "entrega seu destino" nas mãos de um aplicativo, e pode parar em área de risco, dentro de um lago congelado, etc.

As vezes esquecemos que o ser pensante somos nós, e antes de acelerar dar uma olhadinha no que teremos pela frente, assim como você disse que faz programando "paradas" pelo caminho.

Já me ocorreu de estar com um veículo locado, utilizando o GPS, não verificar as configurações do mesmo, e o aplicativo traçar uma rota de 800 milhas a mais, "simplesmente" porque estava configurado para desviar pedágios.

Não fosse por eu ter percebido que ele me tirou de uma Interestadual, a coisa ia ficar complicada.

Na época pensei, "que bela porcaria, poderia ao menos me avisar que estava configurado para evitar pedágio e a rota seria bem mais longa". :lol: :lol: :lol:

Mas isso foi antes do Waze, agora estou mais esperto para esses detalhes. :mrgreen:
Newton

CM - BR
SM - PR, SC, CE, AC
valginhak
Country Manager
Country Manager

Next

Return to Mapas e edição de mapas