Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.

Post Reply
Forum rules
Confira nossa Wazeopedia ou pergunte ao nosso Oráculo antes de postar; ;)
Não esqueça de sempre copiar o Permalink com a "coisa" selecionada junto com a mensagem;
Problemas com rota? relate neste formulário
Veja nosso painel para acompanhamento de UR

Mudança na "Melhor Continuação"

Post by
Recentemente fomos informados sobre uma alteração no algoritmo de detecção da "melhor continuação"(MC) pelo sistema de roteamento e TTS do Waze. Para quem está meio por fora, para o TTS não ficar tagarelando em cada esquina, o Waze tentar descobrir se rota está indo por uma continuação natural da via, para que ele fique quieto e não nos importune tanto ( :lol: ).

A MC só é considerada quando duas ou mais vias deixam uma junção em uma curva de menos de 45o (acima disso sempre há instrução). Assim, a melhor continuação só tem efeito em instruções do tipo "mantenha/saia" ou o silêncio do "continue", não afetando as instruções do tipo "vire". Para maiores informações leia aqui na wiki.

Novidade:
A partir de agora os Nomes Alternativos também serão considerados. É algo bem recente, e pode estar afetando diversas saídas em ruas e rodovias, causando URs em bifurcações por ausência/presença de instruções diferentemente do que costumava ocorrer. Esta mudança foi necessária para otimizar o algoritmo de detecção de pequenos desvios (rotas absurdas), conforme informação dos devs. Ainda está havendo vários testes, e portanto a sequência pode mudar.

Como está a ordem de detecção de MCs no momento:
1) Mesmo nome principal E mesmo tipo de via
2) Mesmo nome alternativo E mesmo tipo de via
3) Mesmo nome principal SOMENTE
4) Mesmo tipo de via SOMENTE

Assim, pode haver a situação em que coincida o nome alternativo no segmento anterior à junção com o o nome principal do segmento posterior. Se um lado da bifurcação for coincidência apenas de nomes primários, e o outro lado uma coincidência de nomes alternativos E tipo da via, esta última será a MC, diferentemente do que era anteriormente (coincidência de nomes primários não sendo MC e emitindo instrução).

Quando não há nomes alternativos nos segmentos envolvidos, eles não são considerados.
Nomes de cidades não parecem afetar o roteamento.
Não há preferência quando à ordem de nomes alternativos

O quê você precisa saber
Se virem URs reclamando de instruções em bifurcações, faça os testes pelo livemap e atente para a presença dos nomes alternativos. Lembre-se que a instrução de "continue" no livemap NÃO é dada no aplicativo através do TTS. Se vir algo assim NÃO EDITE ainda; POSTE AQUI para que possamos aprender mais sobre as alterações. Depois de revisarmos, procederemos juntos as alterações para retornar à normalidade tais junções mais problemáticas.

POSTER_ID:15468296

1

Send a message

Post by adrianojbr
gamasi, a princípio já está funcionando sim.

para eliminar a primeira instrução de mantenha à direita pode ser usada essa nova funcionalidade. bastaria, para isso, colocar no alternativo desse segmento o mesmo nome do segmento anterior (r. texas).

um exemplo do funcionamento desse mecanismo: https://www.waze.com/pt-BR/editor/?env= ... ,155108816

quem segue reto pelo aterro do flamengo "não deveria" (em cntp) receber instrução alguma. mas a instrução de mantenha à direita está "forçada" porque o retorno está com o campo alternativo preenchido com o nome "aterro do flamengo".

é uma solução mais elegante, pois não é preciso fazer armengues no ângulo entre as vias ou mudar o nome no campo principal.
adrianojbr
Has thanked: 466 times
Been thanked: 559 times
Send a message

Post by adrianojbr
testa aí e nos conte o resultado. eu acho que quem continua na br, ainda não vai receber instrução de tts alguma, pois cai na primeira regra:
1) Mesmo nome principal E mesmo tipo de via
adrianojbr
Send a message

adrianojbr
Send a message

Post by adrianojbr
B-Fernando wrote:O que acham disto? Atitude correta pra não haver confusões? Previsões please, acabei de atualizar rs

Pra ficar por dentro, trata-se de uma via, a PE-044. Não quero que quem trafegue por ela não receba instruções nestas duas curvas. :)
isso é um tremendo de um armenge. mas confesso que não consegui pensar em algo melhor para forçar as instruções de tts. porque essas instruções são necessárias, já que quem segue pela "rodovia" seria melhor não receber instrução alguma?
adrianojbr
Send a message

Post by adrianojbr
é verdade, o fernando lembrou bem, com ângulos maiores que 45º sempre haverá a instrução vire.

eu estava pensando só na instrução mantenha.
adrianojbr
Send a message

Post by Amarildo_taxi_sampa
Angelo_1903 wrote:
gamasi wrote:
pedrottic wrote: Enquanto isso, sugira ao usuário olhar através de um instrumento complexo chamado pára-brisas e ver a placa (que não é pequena), ou mesmo dar uma olhadinha no mapa. A menos que ele tenha problemas com alfabetização está estrito em letras garrafais Saída 64 - Alemoa / Porto-Cargas..... :mrgreen: :mrgreen: Uma instrução aí pode ajudar mas não é nada essencial.

Por enquanto, definido.

Abraços!
Hahahaahha "um instrumento complexo chamado pára-brisas" :lol: :lol: :lol:

Ok...

Abraço
Os caras querem navegar somente por instrumentos. Acham que estão pilotando um avião.

Enviado de meu MotoX usando Tapatalk
Bom eu que diga, pois ando muito no trânsito urbano aqui de Sampa e quando faço uso do GPS/WAZE, deixo sem o aúdio para o passageiro em meu táxi não ficar pensando que não sei o caminho, ou estou fazendo turismo com o mesmo, como bem disse nosso amigo Angelo_1903 esse pessoal só dirige com um "cabresto" na cara hehe... :) :)
Amarildo_taxi_sampa
Map Raider
Map Raider
Has thanked: 849 times
Been thanked: 1055 times
Send a message
Amarildo
Novo na edição de Mapas? Veja:Galeria de Links Importantes!
Gostou? De um jóinha lá em cima!

Post by Angelo_1903
gamasi wrote:
pedrottic wrote: Enquanto isso, sugira ao usuário olhar através de um instrumento complexo chamado pára-brisas e ver a placa (que não é pequena), ou mesmo dar uma olhadinha no mapa. A menos que ele tenha problemas com alfabetização está estrito em letras garrafais Saída 64 - Alemoa / Porto-Cargas..... :mrgreen: :mrgreen: Uma instrução aí pode ajudar mas não é nada essencial.

Por enquanto, definido.

Abraços!
Hahahaahha "um instrumento complexo chamado pára-brisas" :lol: :lol: :lol:

Ok...

Abraço
Os caras querem navegar somente por instrumentos. Acham que estão pilotando um avião.

Enviado de meu MotoX usando Tapatalk
Angelo_1903
Local Champ Mentor
Local Champ Mentor
Has thanked: 985 times
Been thanked: 1114 times
Send a message
À disposição
Angelo_1903
Rio Grande do Sul - Local Champ Brasil
Código de Trânsito Brasileiro
Encontrou um pino de anúncio incorreto? Solicite a correção aqui!

Post by antigerme
apolo59 wrote:Bem. Não sei se esse é o tópico adequado.
Quando dirogindo pela pista central da Avenida das Américas, no Rio de Janeiro, fico recebendo inúmeras instruções de ir para a faixa lateral e depois retornar para a faixa central. Inicialmente achei que seria por causa de estar em uma pista mais livre que a outra. Mas não. Normalmente as duas faixas estão com a mesma densidade de trânsito. Penso que isso possa ter relação com o local aonde mais usuários postam os alertas de trânsito. Se ocorrem mais mensagens na pista central então a rota é desviada para a lateral e vice-versa.
Mas na prática o trânsito normalmente está igual e esses comandos acabam por ser repetitivos.
Isso não é um erro no mapa e sim o Waze fazendo o papel dele, te levar ao destino no menor tempo.

Este zig-zag é fantástico. Já pensou em seguir para ver se o Waze acertou?
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Has thanked: 1683 times
Been thanked: 8090 times
Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista

Post by antigerme
JorgeGodoy wrote:Notei uma instrução errada recentemente e não sei como reportar. Na verdade, no app beta, uma leitura em português de um texto em inglês. É cômico. Não é erro na instrução, e pelo que olhei no mapa não tinha nada de diferente.... Onde reporto isso?
Isso é em rotatória? se for já foi corrigido e estamos só aguardando publicação.

Ati rounde a tube :lol:
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."

Post by antigerme
dantondorati wrote:Poderiam fixar esse tópico no forum? É segunda vez que preciso usá-lo como referência e tenho que usar a ferramenta de pesquisa do fórum. Em função da sua importância, acho que seria bom estar a vista de todos editores.
É só lembrar que agora o Waze está levando em consideração o nome alternativo. :)
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Send a message
Looking for a job