Get a sneak peek at whats next for Permanent Hazards on our April 7th Office Hours!
Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.

Post Reply
Forum rules
Confira nossa Wazeopedia ou pergunte ao nosso Oráculo antes de postar; ;)
Não esqueça de sempre copiar o Permalink com a "coisa" selecionada junto com a mensagem;
Problemas com rota? relate neste formulário
Veja nosso painel para acompanhamento de UR

Orientações para o tratamento de URs

Post by antigerme
UR.png
Um pequeno fluxograma para nos orientarmos e no próximo post a explicação.
(201.14 KiB) Downloaded 4972 times
Nota: fechamento automático das UR velhas de "erro geral" após 21, sem traço GPS, rota sugerida, sem descrição, sem comentários, está em estudo.
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 11755
Has thanked: 1697 times
Been thanked: 8140 times

POSTER_ID:2214139

1

Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista

Post by alemenezes
O que um usuário do app vai achar de informação que vai ser útil e ele vai conseguir acompanhar a atualização do problema dele aqui em http://status.waze.com  ?
Será que é o melhor caminho?

Outro ponto, já viu como a página de status está?

 
 
alemenezes  
Waze Global Champs
Waze Global Champs
Posts: 1315
Has thanked: 386 times
Been thanked: 635 times
Send a message

Post by alemenezes
Pensando na experiência do usuário eu utilizo

"Ajustado! Em alguns dias o app estará atualizado :)
Os mapas do Waze são criados e mantidos pelos próprios usuários. Participe! http://www.waze.com/editor/ Dúvidas, visite nosso fórum: http://forum.wazebrasil.com"

Assim você não diz prazo exato, não gera expectativas e não gera frustrações quando atrasa.

O Waze tem essa página de suporte (em ingles) https://support.google.com/waze/answer/10914019
O processo pode ser um pouco confuso para um usuário comum de app, as vezes pensamos como heavy users e isso pode gerar mais dúvida do que explicação.
Neste caso eu acho que o menos é mais
alemenezes  
Waze Global Champs
Waze Global Champs
Posts: 1315
Has thanked: 386 times
Been thanked: 635 times
Send a message

Post by Alessandrolopes1974
A rua cep 37553-202 está com nome errado. Favor adicionar no waze com nome vereador orlando félix teixeira
Alessandrolopes1974
Posts: 1
Send a message

Post by Amarildo_taxi_sampa
LeonardoBeck wrote:
LeandroWoody75 wrote:
LeonardoBeck wrote:Hoje, pela terceira vez, me aconteceu algo bem chato.
Uma UR foi criada e em 3-4 horas eu à respondi.
Para seguir o que foi dito aqui, fiquei *ansiosamente* na espera por 48 horas para fechar a UR.
Com 36 horas, um editor mais experiente (no caso, o mesmo das outras vezes), que parece muito querer pontos e mais pontos, vem e fecha as URs, sem me dar a chance de mandar o link do forum para os usuários, etc etc.
No caso de hoje foi mais gritante, pois eu estava acompanhando 3 URs, e as 3 não foram fechadas.
Deveria ter uma pequena regra de (até 60 horas depois do ultimo comentário, apenas a pessoa do último comentário fecha a UR). Após isso, fica aberto para qualquer editor. :|

Bom Dia ...
O editor que fechou as URs fui eu.
Enfim, não vou entrar na discussão de prazos e tudo mais. Mas quero deixar claro que :
1) não estou em busca de pontos e mais pontos
2) UR não tem dono
3) fica tranquilo, não encerrarei mais nenhuma UR sua.

E apenas comentando uma sugestão sua :

Deveria ter uma pequena regra de (até 60 horas depois do ultimo comentário, apenas a pessoa do último comentário fecha a UR). Após isso, fica aberto para qualquer editor. :|

Totalmente descabível isso. Se você tivesse ideia de quantas URs são abertas por dia em SP, digo Estado de SP mesmo, em questão de 2-3 dias estaria tudo entupido e muitas URs sumiram, pois temos um limite de 600 URs, caso você ainda não saiba. No passado muita discussão aconteceu por causa de prazos, e tudo mais.
E o fechamento ser apenas pelo último a comentar, sem chance. UR não tem dono.
Mas fica tranquilo, vou respeitar o prazo de 48h.

Um ótimo fim de semana pra ti. Abs
Não quis ofender e muito menos criticar ninguém; por isso mesmo não mencionei seu nome.
Mas me vi sem espaço pra colocar em prática parte das coisas que leio no forum, visto que eu estava tentando respeitar prazos à risca, como é pedido nesse post.

Leio muito o forum mas não dá pra ter todo o enorme conhecimento que voces já tem.
Foi uma sugestão de alguem novato, que estava doido pra ajudar, e se viu impossibilitado.
Não tenho nem área para ver tantas URs assim, então não fazia a mínima idéia de quantas URs são abertas em SP por dia quando dei a sugestão.

Peço desculpas, mas peço que me entenda também! Tô tentando seguir todas as regras que leio por aqui; e foi um aborrecimento (talvez bobo) não poder terminar o trabalho.
No começo a gente se sente importante; deve imaginar como é... :D
Tudo isso não passou de um mal entendido, e conversando tudo se ajeita.

Isso eu posso dizer conhecendo o Leandro pessoalmente, pense num cara nota Dez.

Forte abraço Leandro e Leonardo...isso da uma bela dupla rsrs... brincadeirinha...

Amarildo ;)

Enviado via Moto E
Amarildo_taxi_sampa
Map Raider
Map Raider
Posts: 1234
Has thanked: 849 times
Been thanked: 1055 times
Send a message
Amarildo
Novo na edição de Mapas? Veja:Galeria de Links Importantes!
Gostou? De um jóinha lá em cima!

Post by AndinhoJp
Editores, aproveitando um pouco a questão do último tópico, existe um usuário que posta 5 a até 8 UR seguidos sempre do mesmo local e com diferentes "problemas". A UR é sempre no mesmo local, pela cara na casa do infeliz, e nunca tem informações de rota ou caminho feito. Então está bem claro que é uma UR spam. Já revirei o "bairro" tentando achar algum erro, já tentei conversar mas nada. Já inclusive alertei que spam em report ocasiona banimento da conta Waze/Google (aquele blefe). Mas não obtive nenhum resultado. Sempre voltando a fazer spam. Ultimamente estou realizando o fechamento da UR sem realizar mais nenhum tipo de contato.
Então, a questão é, não teria como bloquear o envio de UR pelo usuário? Ou bloquear a conta dele? Permalinkdo local
AndinhoJp
Area Manager
Area Manager
Posts: 297
Has thanked: 4 times
Been thanked: 2 times
Send a message

Post by AndinhoJp
CleitonCasarotto wrote:
AndinhoJp wrote:Editores, aproveitando um pouco a questão do último tópico, existe um usuário que posta 5 a até 8 UR seguidos sempre do mesmo local e com diferentes "problemas". A UR é sempre no mesmo local, pela cara na casa do infeliz, e nunca tem informações de rota ou caminho feito. Então está bem claro que é uma UR spam. Já revirei o "bairro" tentando achar algum erro, já tentei conversar mas nada. Já inclusive alertei que spam em report ocasiona banimento da conta Waze/Google (aquele blefe). Mas não obtive nenhum resultado. Sempre voltando a fazer spam. Ultimamente estou realizando o fechamento da UR sem realizar mais nenhum tipo de contato.
Então, a questão é, não teria como bloquear o envio de UR pelo usuário? Ou bloquear a conta dele? Permalinkdo local
Infelizmente sem o nome do usuário não tem muito o que possamos fazer. O jeito vai ser tentar ganhar dele na canseira infelizmente :cry:
Olha, a "guerra" já está acontecendo a quase um ano em. Neste ultimo mês, adotei o método "foda-se" e já estou fechando a UR dele sem falar nada. Vou continuar adotando o fechamento instantâneo para ver se ele desiste. Apesar de que, o infeliz sempre reporta de dentro da casa dele... :roll:
AndinhoJp
Area Manager
Area Manager
Posts: 297
Has thanked: 4 times
Been thanked: 2 times
Send a message

Post by Angelo_1903
edu_scott wrote:
PatrickBLopes wrote:
edu_scott wrote:Mas é tipo isso mesmo, cada estado tem sua "regra" baseada na Wazeopedia, particularmente eu acho isso um "saco"...

Enviado do meu Galaxy S8 usando o Tapatalk
Mas não tem regra de UR por estado, tem que seguir o Fluxograma e pronto. Já foi foi analisado como está nos primeiros posts que não tem necessidade desse alongamento do prazo para fechar.

Ou eu perdi algo na curva fechada que fiz semana passada a 120/hora? [emoji14] [emoji14]

:idea: :idea: :idea: :idea:
Aqui em Alagoas, nós somos orientados a fechar a UR após 5 dias sem resposta.

Enviado do meu Galaxy S8 usando o Tapatalk
Está errado, a orientação é seguir o fluxograma no primeiro post.
Esse assunto já foi mais que discutido e o que foi proposto é o que está consolidado e funcionando. ;)
Angelo_1903
Local Champ Mentor
Local Champ Mentor
Posts: 1683
Has thanked: 997 times
Been thanked: 1172 times
Send a message

Post by antigerme
Pessoal,

Vamos direto para a pauta bomba (Little Boy/Fat Man/Tsar Bomba). Aconselho dar play no vídeo abaixo e curtir o som lendo o resto do post. (Pink Floyd - Dark Side of the Moon \m/) :P

[youtube][/youtube]

Qual é a bomba?
Temos que alterar esta forma burocrática e morosa de tratar UR.

O que aconteceu com o modelo atual (antigo)?
O modelo antigo de tratamento de UR foi criado sem dados estatísticos, apenas "achismos" mas sem mensurar corretamente valores adequados, não sendo eficaz para captar editores, principalmente, os causais que são o foco, pois dentro dos casuais que tiramos os efetivos.

E que parâmetros está usando? quais são os dados estatísticos?
Já obtemos dados junto com o Waze sobre tempos de UR, o pessoal ficou espantando o quanto somos apegados as UR. Abaixo os fatos:
- A media de resposta do usuário a um questionamento na UR é de 11h;
- A quantidade de usuário que respondem a um UR após 24h do questionamento é de 1 para cada 2149 UR;
- A quantidade de usuário que respondem a um UR após 48h do questionamento é de 1 para cada 15787 UR, então 99,9936657516334% respondem dentro de 48h.

Dia 26 de Junho tínhamos:
- UR abertos: 3065
- Abertos há mais de um mês: 1969
- Tempo médio de resolução: 6 dias e 7 horas
- Tempo médio de primeiro comentário: 2 dias e 16 horas
26_junho.png
(42.6 KiB) Downloaded 5272 times
- E com a seguinte distribuição do número de edições X nível dos editores
niveis_editores.png
(26.52 KiB) Downloaded 5290 times
Estávamos com declínio constante no número de editores e concentração das edições em níveis elevados, lvl5/6 com 38,4% das edições do país e lvl1/2 com 23.6%

Fazendo um levantamento de todas as UR que já apareceram no mapa entre 01/02/2015 até 31/07/2015, temos:
- Quantidade de UR com mais de 21 dias que tiveram um primeiro comentário 3,173 (4.64% do total)
- Quantidade de UR com mais de 21 dias que tiveram resposta do usuário 647 (0.95% do total)

Mas eu me lembro de ter gente respondendo tardiamente. Como faço para ter uma ideia melhor?
Ponham a mão no coração (dashboard), e veja a quantidade de UR que você já resolveu e lembre quantas foram respondidas depois de 24h ou 48h.

Ok, ok, qual é o plano?
O plano que é super simples. Não sabe como resolver, questiona ao usuário para conseguir entender o problema, se passaram 48h do questionamento e não respondeu, encerra a UR convidando o usuário para participar.

Eu gosto de segurar o moribundo na UTI, agora faço como?
Veja que estou falando do questionamento, tempo para desistir de receber um resposta. Se ainda acha que tem uma esperança de conseguir uma resposta, dentro de 48h questione novamente e recomece a contagem de 48h novamente.

Já foi feito em outros locais?
Sim, algumas cidades já usam este formato e teve excelente resultados.

Que resultados?
Estávamos tento um perda gradativa de editores, dados da reunião de São Paulo, e a adoção por algumas cidades quebrou a perda e passamos a ganhar novos editores. O novo foi adotado em Julho então vejam abaixo o antes e depois o crescimento expressivo:
- Número de editores ativos no Brasil do mês de Junho - 2592
- Número de editores ativos no Brasil do mês de Julho - 2911
- Número de editores ativos em (Grande) São Paulo do mês de Junho - 570
- Número de editores ativos em (Grande) São Paulo do mês de Julho - 617

Vejam só este belo screenshot abaixo, 10 editores eventuais completamente novos ao mesmo tempo no mapa de Sampa.
editores_sampa.png
(871.66 KiB) Downloaded 5278 times
Ok. E qual a relação fechamento de UR x Captação de Editor?
Quantos aqui não iniciaram suas edições porque encontraram um erro no mapa e resolveram por métodos próprios tentar resolver. Fazendo assim só estamos tentando dar uma forcinha para que novos editores apareçam. A comunidade tem que ser dinâmica, viva.

Que tipo de editores queremos captar?
O mesmo tipo de editor que um dia todos nós fomos.

Tem alguma recomendação para a mensagem de primeiro contato?
Não escrever no primeiro contato nada que não caiba em um twett - 140 caracteres-, pode até fechar colocando um texto bonito, mas não na primeira interação. Textos grandes assustam e ficam péssimos na Inbox do Waze.

O texto abaixo peguei aleatoriamente de vários que estão usando no contato inicial. Por favor, não façam isso:
Olá Wazer,
Olhando o mapa eu NÃO consegui identificar nenhum problema, você poderia dar mais informações sobre o erro reportado?
Seria de grande utilidade você informar o ponto de partida e o seu destino final.
Saiba que a sua colaboração é de grande importância para todos os usuários.

Lembrando que este report será removido em breve caso não retorne com mais detalhes.

Grato.

Venha conhecer o Fórum Waze Brasil
viewforum.php?f=298
Só mais algumas recomendações:
- Não somos atendentes de telemarketing ou callcenter, somos todos usuários e não representamos o Waze, vamos usar textos mais descontraídos e mostrar que quem está do outro lado corrigindo o mapa também é um usuário. Dica, releia a mensagem antes de enviar, se tiver a impressão que ficou parecendo "atendente de callcenter", refaça-a;
- Vamos ensinar a pescar. Exemplo, se a pessoa quer adicionar um Place ou uma Interdição temporária, peça que utilize o alerta específico para Place ou Interdição;
- UR é de Update Request, é o local onde o usuário entra em contato com editores solicitando uma atualização do mapa, normalmente relatos de erros no mapa. Vamos nos focar apenas em erros no mapa, não somos "equipe suporte" para atender problemas que não sejam relacionados a erros no mapa. Para casos que não sejam de erros no mapa, encaminhem a página de suporte do Waze, http://support.google.com/waze

Poxa, sei não, como posso obter mais informações?
Para quem está receoso, por favor, conversem com quem já trabalha assim, a reginamaga, canetafina, scarlogarcia podem lhes dar excelente relatos.

Não acha que isso vai deixar problemas nos mapas?
Ninguém está pedindo para deixar erros no mapas ou qualquer outra bobagem, apenas que se transfira também parte da responsabilidade da edição de mapas para os usuários, não fiquem tentando resolver indefinitivamente pois pode ser frustrante. Ao transferir parte da responsabilidade, surpresas acontecem, a melhor é que ganhamos um novo editor. :)

O que irá acontecer com os estados onde houver resistência com a mudança?
Lembram da reclassificação das rodovias? também sei que esta mudança haverá resistência por força do costume/hábito, mas é uma mudança para melhor, evolução. Por favor, esqueçam "achismos" e experimentem antes. No pior caso fazemos o mesmo que o projeto das rodovias, intervenção federal.

Tá, e depois?
Depois teremos coisas bem legais desenvolvidas pelo Waze como:
- Feed para conseguirmos ter uma boa visão de nossa área de edição, UR/MP, mensagens e muito mais. A forma atual de tratamento de URs fará o principal recurso do feed - acompanhar a área - impossível de ser utilizado;
- Fechamento automático de UR que tenham mais de 21 dias sem descrição, sem rotas sugeridas ou percuso feito pelo wazer, e que não tenha comentários;
- E para fechar com chave de ouro o nosso famigerado tratamento de SPAM de URs. ;)

Vamos todos juntos experimentar a nova forma? só experimentando vocês podem criar conclusões. Dizer que não gosta sem nem experimentar...

Você ficou doido? tá maluco?
Não, mas devo ser o cara que mais precisa trocar de opinião neste Waze, sempre quando aparece novidades preciso tentar fazer o barco assumir nova direção. Sou o do tipo "metamorfose ambulante". Duvidam? olham este meu post.
[youtube][/youtube]

PS.: o tópico do script é outro e aqui é só para tratamento de UR/MP, não vamos misturar as coisas.
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 11755
Has thanked: 1697 times
Been thanked: 8140 times
Send a message
Last edited by antigerme on Fri Dec 18, 2015 11:40 am, edited 36 times in total.
Reason: Editei e coloquei o vídeo do maluco beleza... :P
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista

Post by antigerme
Para quem gosta de números aqui vai um prato cheio. :)

Atualização até outubro

São Paulo
Average resolution time: 1 dia e 22:26 horas
Average first comment time: 08:37 horas
Average second comment time: 05:56 horas
URSSP.png
(59.38 KiB) Downloaded 4229 times
Rio de Janeiro
Average resolution time: 2 dias e 10:58 horas
Average first comment time: 08:15 horas
Average second comment time: 07:56 horas
URSRJ.png
(60.97 KiB) Downloaded 4237 times
Vejam que cresceu a participação de editores não AM (community) e apareceu novos editores para resolver os problemas (rank 0/1/2).

Assim que chegar o resto das informações eu terei o maior prazer em atualizar este post e adicionar. :)


Painel Brasileiro by edulg ;)

O edulg fez em excelente sistema para gerenciarmos melhor nossas URs, principalmente as "perdidas" no mapa. \o/

http://painel.wazebrasil.com/
painel.png
(96.69 KiB) Downloaded 4227 times
PS.: apaguei os posts intermediários só para ficar em ordem cronológica. Ah... e o Waze conta os ranks internamente começando em 0 e indo até 6 (staff/7), só somar +1 para nossa visão externa do WME. :)
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 11755
Has thanked: 1697 times
Been thanked: 8140 times
Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista