Orientações para o tratamento de URs

Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.

Moderators: BellVillense, Brazil Champs

Forum rules
Confira nossa Wazeopedia ou pergunte ao nosso Oráculo antes de postar; ;)
Não esqueça de sempre copiar o Permalink com a "coisa" selecionada junto com a mensagem;
Problemas com rota? relate neste formulário
Veja nosso painel para acompanhamento de UR

By Sílvio (asterix06) - Toda ajuda é bem vinda, até as menores. Agora para que tentar "corrigir" algo que não precisa de conserto?

Re: Orientações para o tratamento de URs

Postby PatrickBLopes » Sun Apr 14, 2019 6:30 pm

mikemachado wrote:
Tibmiranda wrote:Boa noite pessoal! Me apresentei apouco no Fórum. E agora que comecei a resolver algumas URs surgiram duvidas. É que recentemente reportei um erro no mapa como usuário e recebi um e.mail informando o prazo de 72 horas para responder. Mas como editores estamos fechando c/ prazo de 48hrs? Alguém já percebeu isso como usuário?

Tb, dá uma olhada nesse link: https://wiki.waze.com/wiki/Pedidos_de_atualiza%C3%A7%C3%A3o

Essa é a nossa wiki oficial. No final dele tem um fluxograma muito bom para entender o processo.

Quanto ao prazo de 48h, a regra é fechar UR após 48h da última tentativa de contato com o wazer, sem resposta.

Resumindo: Um editor pode esperar 72h, 96h... etc, o quanto quiser. 48h é o limite mínimo. E, como UR não tem dono, se ver alguma com 48h sem resposta, analisa mais uma vez se tem como resolver com as informações que dispõe e pode fechar.

Detalhe: Existe um script que passa em alguns estados e encerra automaticamente URs com 72h. Por isso acaba sendo colocado como resposta por alguns editores.

Resumindo: 48h é o mínimo, mas um editor pode esperar o quanto quiser. So não pode reclamar se outro fechou ela após as 48! ;)

Fala pessoal, tudo certo.

Vou puxar o gancho nessa postagem do Mike que tem mais haver com o que quero falar.

Ultimamente tenho Fechado umas URs com mais de 5 e até 10 dias e sempre recebo PM reclamando que estou ansioso (algo assim) para fechar UR.

Vejo que com tudo que já foi falado aqui nesse tópico acho desnecessário ainda essa reclamação sobre um editor ir lá e seguir o fluxograma e passar a faca na UR.

Se continuarmos assim teremos que fazer uma Wazeopedia por Estado. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Grande Abraço
[ img ]
Comentário foi útil? Pode dar um "joinha" ali em cima!?
Primeiras Informações:
Leia Aqui Primeiro! | Novo no Waze? Se apresente Aqui!
Apresentações dos Estados:
Espírito Santo | Cidades e Distritos ES
Manuais e Fórum Brasil:
Manual do Edição | Fórum WazeBR

Precisa de um mentor? Inscreva-se:
Programa de Mentoração Formal - Brasil
PatrickBLopes
Waze Mentor
Waze Mentor

Has thanked: 959 times
Been thanked: 362 times

Postby edu_scott » Sun Apr 14, 2019 6:42 pm

PatrickBLopes wrote:
mikemachado wrote:
Tibmiranda wrote:Boa noite pessoal! Me apresentei apouco no Fórum. E agora que comecei a resolver algumas URs surgiram duvidas. É que recentemente reportei um erro no mapa como usuário e recebi um e.mail informando o prazo de 72 horas para responder. Mas como editores estamos fechando c/ prazo de 48hrs? Alguém já percebeu isso como usuário?

Tb, dá uma olhada nesse link: https://wiki.waze.com/wiki/Pedidos_de_atualiza%C3%A7%C3%A3o

Essa é a nossa wiki oficial. No final dele tem um fluxograma muito bom para entender o processo.

Quanto ao prazo de 48h, a regra é fechar UR após 48h da última tentativa de contato com o wazer, sem resposta.

Resumindo: Um editor pode esperar 72h, 96h... etc, o quanto quiser. 48h é o limite mínimo. E, como UR não tem dono, se ver alguma com 48h sem resposta, analisa mais uma vez se tem como resolver com as informações que dispõe e pode fechar.

Detalhe: Existe um script que passa em alguns estados e encerra automaticamente URs com 72h. Por isso acaba sendo colocado como resposta por alguns editores.

Resumindo: 48h é o mínimo, mas um editor pode esperar o quanto quiser. So não pode reclamar se outro fechou ela após as 48! ;)

Fala pessoal, tudo certo.

Vou puxar o gancho nessa postagem do Mike que tem mais haver com o que quero falar.

Ultimamente tenho Fechado umas URs com mais de 5 e até 10 dias e sempre recebo PM reclamando que estou ansioso (algo assim) para fechar UR.

Vejo que com tudo que já foi falado aqui nesse tópico acho desnecessário ainda essa reclamação sobre um editor ir lá e seguir o fluxograma e passar a faca na UR.

Se continuarmos assim teremos que fazer uma Wazeopedia por Estado. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Grande Abraço
Mas é tipo isso mesmo, cada estado tem sua "regra" baseada na Wazeopedia, particularmente eu acho isso um "saco"...

Enviado do meu Galaxy S8 usando o Tapatalk
edu_scott
Map Editor - level 3
Map Editor - level 3

Has thanked: 823 times
Been thanked: 35 times

Postby PatrickBLopes » Sun Apr 14, 2019 6:47 pm

edu_scott wrote:Mas é tipo isso mesmo, cada estado tem sua "regra" baseada na Wazeopedia, particularmente eu acho isso um "saco"...

Mas não tem regra de UR por estado, tem que seguir o Fluxograma e pronto. Já foi foi analisado como está nos primeiros posts que não tem necessidade desse alongamento do prazo para fechar.

Ou eu perdi algo na curva fechada que fiz semana passada a 120/hora? :P :P

:idea: :idea: :idea: :idea:
[ img ]
Primeiras Informações:
Manuais e Fórum Brasil:

PatrickBLopes
Waze Mentor
Waze Mentor

Postby edu_scott » Sun Apr 14, 2019 6:52 pm

PatrickBLopes wrote:
edu_scott wrote:Mas é tipo isso mesmo, cada estado tem sua "regra" baseada na Wazeopedia, particularmente eu acho isso um "saco"...

Mas não tem regra de UR por estado, tem que seguir o Fluxograma e pronto. Já foi foi analisado como está nos primeiros posts que não tem necessidade desse alongamento do prazo para fechar.

Ou eu perdi algo na curva fechada que fiz semana passada a 120/hora?

Aqui em Alagoas, nós somos orientados a fechar a UR após 5 dias sem resposta.

edu_scott
Map Editor - level 3
Map Editor - level 3

Postby Angelo_1903 » Sun Apr 14, 2019 9:17 pm

edu_scott wrote:
PatrickBLopes wrote:

Está errado, a orientação é seguir o fluxograma no primeiro post.
Esse assunto já foi mais que discutido e o que foi proposto é o que está consolidado e funcionando. ;)
[ img ][ img ]
Angelo Oliveira | Santa Maria | Rio Grande do Sul | Brasil
É um novo editor? Explore a Wazeopedia
Angelo_1903
Local Champ Mentor
Local Champ Mentor

Has thanked: 1303 times
Been thanked: 1399 times

Postby PatrickBLopes » Sun Apr 14, 2019 9:24 pm

Angelo_1903 wrote:
edu_scott wrote:Aqui em Alagoas, nós somos orientados a fechar a UR após 5 dias sem resposta.

Está errado, a orientação é seguir o fluxograma no primeiro post.
Esse assunto já foi mais que discutido e o que foi proposto é o que está consolidado e funcionando. ;)

Essa resposta que eu queria ler hoje, porém em alguns locais não está funcionando. Mas já fiquei feliz com sua Resposta Angelo, por isso puxei o assunto novamente.

Sei que já foi discutido isso muito, mas não podemos deixar de lembrar, já que alguns não seguem.

Grande Abraço :)
[ img ]
Primeiras Informações:
Manuais e Fórum Brasil:

PatrickBLopes
Waze Mentor
Waze Mentor

Postby antigerme » Sun Apr 14, 2019 11:04 pm

edu_scott wrote:
PatrickBLopes wrote:

Edu, por favor, não traga meia história na hora de querer fazer uma afirmação - época de eleição já passou. :lol: :lol:

Edito no BR inteiro e acompanho as URs - claro, em alguns estados por amostragem. Alagoas, assim como muitos estados, gostam de questionar um segunda ou mais vezes. Estes estados entendem que não há resposta após o últimos questionamento e, fazem novos questionamentos na tentativa do wazer "enxergar" a notificação.

Não há problema questionar várias vezes, o problema é achar que terá resposta após 48h, achar que receberá uma resposta após 48h do questionamento, a essência é só esta. Se quiser questionar diversas vezes - boot de questionamentos atazanando?! :roll: - não há problemas.

Agora trazendo o caso inteiro que o Edu comentou, não só a parte que achou bonito demonstrar sem detalhes. Em Alagoas o pessoal gosta de questionar uma segunda vez, não que esperam uma resposta até 5 dias. :mrgreen:

Screenshot_20190414_201332.png
(53.64 KiB) Downloaded 133 times
[ img ] AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor

Has thanked: 3626 times
Been thanked: 11141 times

Postby antigerme » Sun Apr 14, 2019 11:27 pm

Edu, seu post foi removido. Não compartilhe mensagens privadas.
https://www.waze.com/forum/viewtopic.php?f=636&t=58102

Se está achando que tem algo fora do "fluxograma", siga exatamente ele e se houver desvios, os traga de forma detalhada - permalinks e etc.
[ img ] AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor

Has thanked: 3626 times
Been thanked: 11141 times

Postby edu_scott » Sun Apr 14, 2019 11:29 pm

antigerme wrote:Edu, seu post foi removido. Não compartilhe mensagens privadas.
https://www.waze.com/forum/viewtopic.php?f=636&t=58102

Se está achando que tem algo fora do "fluxograma", siga exatamente ele e se houver desvios, os traga de forma detalhadas - permalinks e etc.
OK. Não o farei novamente.

edu_scott
Map Editor - level 3
Map Editor - level 3

Postby CvTomaz » Tue Apr 30, 2019 11:08 pm

Eu costumo tratar as UR's da seguinte forma: Envio o primeiro comentário, aguardo 48hs por uma resposta. Se não obtive essa resposta, comento novamente e dou o prazo de 24hs para possível encerramento. De vez em nunca recebo resposta após essa segunda chamada. Passado o prazo de 24hs sem resposta adiciono um novo comentário informando o fechamento sem solução.

No caso de UR comentada por outro editor, quando sei a solução (Visita ao local, por exemplo), posto o comentário na conversa e informo o problema, mas não costumo corrigir no mapa, pois não foi eu quem iniciou a conversa. Assim o editor vai lá e faz as correções. Quando efetuo essa correção, comento que foi corrigida e aguardo o editor encerrar a UR. Caso o mesmo suma, aí sim envio novo comentário e encerro a UR. Quando outro editor inicia os comentários e o usuário não responde no prazo de 72hs e o editor não adiciona outro comentário, insiro um comentário dando prazo de 24hs para novas informações. Nesse caso, passado entre 36 e 48hs e o editor original não encerrou a UR, aí sim que eu vou lá e encerro, adicionando comentário.

Essa é uma maneira que eu adotei quanto a resolução de UR's iniciadas ou não por mim.

Mas infelizmente tem uns editores que como já vi aqui comentado aqui no fórum, tem fome de encerrar UR's sem respostas que ele não iniciou a conversa. Os meus prazos para encerramento nem sempre são cumpridos (O de 24hs dura 14hs, por exemplo) e só acesso o WME na parte da noite. Assim às 20hs por exemplo inicio o prazo de 24hs, aí às 14:10hs (Exemplo) vai outro editor lá e encerra. :|
CvTomaz

Has thanked: 90 times
Been thanked: 36 times

PreviousNext

Return to Mapas e edição de mapas