Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.

Post Reply
Forum rules
Confira nossa Wazeopedia ou pergunte ao nosso Oráculo antes de postar; ;)
Não esqueça de sempre copiar o Permalink com a "coisa" selecionada junto com a mensagem;
Problemas com rota? relate neste formulário
Veja nosso painel para acompanhamento de UR

Editando áreas "perigosas" - o que fazer e o que não fazer

Post by adriansinger
Prezada comunidade de editores de mapa,

Espero se encontrem bem.

Como vocês sabem, a gente busca que os mapas do Waze reflitam a realidade o melhor possível, dentro dos limites da simplicidade.

Recentemente um editor mudou o nome da rua Quintino Bocaiúva pelo nome "(Perigo) R. Quintino Bocaiúva", mas depois foi corrigido por um champ. Essa é a rua onde tristemente uma senhora foi morta depois de selecioná-la erradamente como o seu destino.

Esse nome prejudica os mapas do Waze, porque o nome real da rua não inclui a palavra "Perigo". O usuário foi bloqueado e esperamos que volte a se contactar com a comunidade para receber os seus permisos de edição de volta.

Qualquer usuário que faça esse tipo de prática será bloqueado, confiamos na sua boa vontade para nos ajudar a proteger os mapas.

O Waze está avaliando várias opções para ajudar os motoristas a se sentir mais seguros ao dirigir com o Waze. Ainda é cedo demais para dar detalhes, mas é importante que vocês saibam que estamos trabalhando nesse sentido e, embora não seja imediato, a gente vai dar uma solução. Até então, por favor continuem desfrutando de editar segundo os parámetros de edição regulares da comunidade brasileira.

Obrigado!
Adrian
adriansinger
Waze Team
Waze Team
Posts: 5965
Has thanked: 450 times
Been thanked: 2111 times

POSTER_ID:74536

1

Send a message
Adrián Singer
Emeritus Community Manager

Post by AGBJuni
sulstore wrote:Por coincidência hoje encontrei algumas vias em Porto Alegre classificadas como Privada que possivelmente são em Favelas. Fui conferir no RJ e também encontrei algumas como Privada/Particular.

Foi definido algo que não estou sabendo? :?
Acho que este tópico no fórum do RJ te ajuda com isso
RJ X Comunidades ( Favelas)
AGBJuni
Beta tester
Beta tester
Posts: 276
Has thanked: 55 times
Been thanked: 66 times
Send a message

Post by Amarildo_taxi_sampa
Concordo, como morador de Comunidade não gostaria de ver minha rua e ou meu bairro e cidade com essa descrição de ' PERIGO ' , tem que ser pensado outro tipo de solução tipo essa aqui em discussão em nossa Comunidade Brasileira

Abs ;)
Amarildo_taxi_sampa
Map Raider
Map Raider
Posts: 1234
Has thanked: 849 times
Been thanked: 1055 times
Send a message
Amarildo
Novo na edição de Mapas? Veja:Galeria de Links Importantes!
Gostou? De um jóinha lá em cima!

Post by anjim
hatzemberg wrote:@rodolphols, acho que não entendeu muito bem o que eu disse. O próprio usuário na hora de traçar a rota poderia clicar nessa opção "dar prioridade máxima a vias rápidas e estradas". Seria útil por exemplo se você vai a outras cidades que não conhece, ou ainda em regiões que você sabe que tem potencial para serem perigosas. As vezes alguém prefere um caminho mais seguro do que mais rápido, principalmente quando não conhece a região.

Sobre o "sensação de perigo é relativo (um péssimo caminho para você pode não ser pra outros)" é uma mentira que vem se repetindo cada vez mais nas discussões do Waze. Perigo não é relativo. Existem taxas de homicídios por n. de habitantes e se esse nível ultrapassar níveis epidêmicos significa que o local é objetivamente perigoso. - Mas, mesmo que a sensação de perigo seja um pouco subjetiva, que de fato é, ainda assim essa opção que eu falei seria muito útil. Eu usaria ela se eu fosse em subúrbios de São Paulo como Diadema, Suzano, Guarulhos etc. ou em subúrbios de Campinas, como Hortolândia, Sumaré etc. ou ainda em locais que desconheço completamente. Eu também usaria no Rio de Janeiro, com certeza.

Olá!

O Sr. Conhece a indice de roubos de carros em SP segundo a SSP/SP?

Então, são JUSTAMENTE as vias rapidas as mais perigosas de SP.

Apresento ao Sr.:

2011:
1º Marg. Pinheiros
2º Av. Marechal tito
3º 23 de maio
4º Teotonio Vilela
5ºGiovani Gronchi
6º Cupece
7ºNove de Julho
8ºSapopemba
9ºArmando de Arruda Pereira
10º Tancredo Neves e Juntas provisorias

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2 ... em-sp.html

2012:
1º Sapopemba
2º Jacu Pessego

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidi ... ital.shtml

2013:
1ºJacu Pessego
2ºSapopemba
3ºAvenida Raimundo Pereira Magalhães
http://noticias.band.uol.com.br/cidades ... 0000584088


2014:
1º Av. Jacu-Pêssego;
2º Est. do Alvarenga;
3º Av. Ragueb Chohfi;
4º Av. Sapopemba (Pq. S. Rafael);
5º Av. Sapopemba (Teotônio Vilela);
6º Av. Marechal Tito;
7º Av. Sapopemba (Vila IVG);
8º Rod. Raposo Tavares/Av. Cupecê;
9º Estr. M'Boi Mirim;
10º Estr. do Campo Limpo.
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2 ... paulo.html

2015:

http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ul ... apital.htm


Pela sua logica, vamos colocar o usuário em perigo! :roll:

Sensação de segurança é relativa sim. Vc se sente seguro numa via rápida, mas são as mais perigosas.
Eu trabalhava na favela do Paraisópolis em SP e nunca fui roubado nem me senti ameaçado. Mas mesmo assim, alguns editores privatizaram a area, mesmo contra a orientação.



No geral, não existe "rua perigosa". Existem areas que estão mais suscetíveis a determinados crimes. Se ladrão marcasse rua para assaltar/matar, a policia já teria colocado um posto lá.
Não existe milagre. O condutor continua sendo o motorista e não o Waze, não se trata de um carro autonomo. As pessoas precisam avaliar se realmente se sentem seguras antes de prosseguir.

No meu entendimento, podiam colocar uma função "ignorar rotas pelas vias" e o próprio condutor poderia colocar o nome as vias que não quer passar.
anjim
Posts: 255
Has thanked: 218 times
Been thanked: 153 times
Send a message

Post by antigerme
HelmitonMS wrote:Saudações a todos!

Acredito que o procedimento, mais eficaz, que atenua bastante essa questão das "Áreas Perigosas"; sem constrangimento Social ou discriminação e sem polêmica, é a seguinte:

- PEQUENAS ÁREAS: Considerar todas as vias da "Área Perigosa", como rua "Privada / Particular; assim, só as pessoas que tiverem vínculo com essas áreas, terão acesso normalmente; já os Wazeres de uma forma geral, não serão roteados por esses locais.

- GRANDES ÁREAS: Podemos isolar essa comunidade (ILHA), classificando como rua "Privada / Particular, SOMENTE AS VIAS QUE DÃO ACESSO À ESSA ÁREA PERIGOSA (podemos aplicar somente nas junções de acesso no primeiro seguimento da via), deixando as suas vias internas, dentro dos parâmetros de funcionalidade nas mesmas condições (Rua, Rua Principal, 4x4, etc...), também assim, os Wazeres de uma forma geral, não serão roteados para esses locais. (ao editar, verificar todo o perímetro da área perigosa para encontrar esses acessos).

NOTA:
É lógico que as grandes Avenidas ou ruas de grande importância (a critério do Editor), que cruzarem essas áreas, não poderão ser assim categorizadas.

OBS: UM USUÁRIO QUE NÃO CONHECE, POR EXEMPLO, O RIO DE JANEIRO, ESTARIA MAIS CONFIANTE NA SUA VIAGEM DE TURISMO. (citei o Rio de Janeiro, por ser o foco da discussão, pronunciada nas "manchetes").
Apenas alertando novamente, quem fizer isso terá a conta bloqueada.

HelmitonMS, você acha que não mas isso também é discriminatório. Se você fez, por favor, desfaça. :)
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 11757
Has thanked: 1697 times
Been thanked: 8141 times
Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista

Post by antigerme
arthurfsv wrote:Já circulou a ideia da rota mais "fácil"? Uma que buscasse apenas vias da categoria "principal" ou maior?
Eu também preferiria essa ideia de adicionar no app "preferir rotas por vias principais" que nem os existentes "evitar rodovias" ou "evitar pedágios, não entraria no espinhoso "áreas perigosas" e cada usuário que escolheria.

Essa ideia já foi lançada.
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 11757
Has thanked: 1697 times
Been thanked: 8141 times
Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista

Post by antigerme
arthurfsv wrote:
antigerme wrote:
arthurfsv wrote:Já circulou a ideia da rota mais "fácil"? Uma que buscasse apenas vias da categoria "principal" ou maior?
Eu também preferiria essa ideia de adicionar no app "preferir rotas por vias principais" que nem os existentes "evitar rodovias" ou "evitar pedágios, não entraria no espinhoso "áreas perigosas" e cada usuário que escolheria.

Essa ideia já foi lançada.
Foi lançada em que rede? uservoice?
Reunião com o Waze. :)
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 11757
Has thanked: 1697 times
Been thanked: 8141 times
Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista

Post by antigerme
sulstore wrote:Por coincidência hoje encontrei algumas vias em Porto Alegre classificadas como Privada que possivelmente são em Favelas. Fui conferir no RJ e também encontrei algumas como Privada/Particular.

Foi definido algo que não estou sabendo? :?
sulstore,

O tipo "via estreita" e "privadas" são igualzinhas no WME, verifica se não é o caso ou se é legado. Confira com carinho. ;)
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 11757
Has thanked: 1697 times
Been thanked: 8141 times
Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista

antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 11757
Has thanked: 1697 times
Been thanked: 8141 times
Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista

Post by antigerme
sulstore wrote:
Rio de Janeiro

Condomínio ;)
:lol: :lol: Desculpa, dei zoom no lugar errado, o que queria enviar era Este

Deve ser legado também. Legado do que? foi uma mudança automática? Como foi definido? Bom, só pra entender então, está correto deixar como privada?
Legado para o recurso do link abaixo:
viewtopic.php?f=1003&t=51816&start=150#p1679354

Soon serão todas removidas.
É que olhei as ultimas postagens e vi você falando que não era pra deixar como privada, então, surgiu a dúvida.
Deixa quieto e vai corrigindo conforme o povo for reclamando.

Fora Rio, outras cidades já estão na mira do recurso. (no momento só posso te contar isso) ;)
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 11757
Has thanked: 1697 times
Been thanked: 8141 times
Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista