Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.
Post by reginamaga
eletrimark wrote:Bueno yO já tinha encerrado esse assunto dopo da opinião dos veteranos ai da área, mas creo q se abagaça é estadual/federal em determinados trechos creo que deve ser nomeada no principal como esta nas placas e digo mais devera se categorizada com tal também, quanto a quebra de rota isso se resolva mudando a prioridade, da ditacuja pra se portar como federal e fica tudo bonitinho.
ademais com certeza tem algum POI que está com o endereço da Rodovia, e no caso dessa em questã é um posto da PRE.
Abs.
Por essas e outras que acho que deve ter o nome da estadual no nome principal, como está nas placas.
reginamaga
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 2888
Answers: 1
Has thanked: 651 times
Been thanked: 1936 times
Send a message

Regina Magalhães - Goiânia - Goiás - Brasil
Chegando agora nas edições? Visite o tópico Programa de Mentoração Formal da comunidade brasileira

Post by reginamaga
VitorGoiabeira wrote:Isso aí que você fez é um jeitinho, e não é o correto, se é Federal deixa Federal com o nome certo. Categoria Federal com nome de Estadual está errado, essa é minha opinião e é o que venho observando no waze que não se deve dar "jeitinhos" nas coisas. Sempre ouço o AG falar isso.
Até pensaria em colocar como Estadual e o nome da Estadual, já que é o que está na placa na via, mas categoria de um e nome de outra para mim não existe.
Mas vamos aguardar as opiniões, inclusive dos outra Champs.
Essa rodovia, apesar de ter o nome de estadual, ela funciona como federal, e ela é coincidente com uma federal (não sei se você prestou atenção no nome alternativo).
Fizemos vários e vários testes, para chegar a essa melhor nomeação e categoria. E essa foi a melhor maneira encontrada para atender o nome correto e oficial da rodovia, de acordo com as placas indicativas e ainda para atender o routing, uma vez que ela é a melhor rota para todo o sudeste do estado de Goiás e sul de Minas Gerais. Essa categorização foi feita antes da opção atual de preferência de routing. Ah, então eu poderia alterar toda ela para estadual e dar preferência de routing? se poderia, mas ela é uma rodovia federal coincidente com uma estadual. Então não tem jeitinho nenhum aí.

E se para você é novidade, para mim não é.. ;)
reginamaga
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 2888
Answers: 1
Has thanked: 651 times
Been thanked: 1936 times
Send a message

Regina Magalhães - Goiânia - Goiás - Brasil
Chegando agora nas edições? Visite o tópico Programa de Mentoração Formal da comunidade brasileira

Post by reginamaga
AGBJuni wrote:Vou aproveitar o tópico, já que ainda faz parte do mesmo assunto. Tive uma ideia enquanto lia todos os comentários.
Aproveito por agradecer a todos que responderam a este post e tiraram a dúvida não só minha, mas de muita gente.
Então, a minha ideia é a seguinte, se vocês olharem no GMaps ele aparece o nome das duas rodovias em seu mapa, sendo BR e UF, então porque não fazemos algo tipo isso também aqui no Waze?
Vou dar o exemplo dá que me fez ter a dúvida e abrir este tópico.

Tenho aqui saindo da cidade a BR-407 e a BA-262, e a minha ideia seria:
Principal: BA-262 / BR-407
Alternativo 1: BA-262
Alternativo 2: BR-407
Categoria: Federal

Assim aparecia para todo mundo os dois nomes da rodovia, assim poupando a problemas de usuários reclamando, como também mostrando aos usuários que ali coincidem 2 rodovias.
Olá.. isso não é possível.
Nessa sua proposta o escudo da rodovia não vai aparecer no app, e para que isso aconteça é necessário o formato formato UF-XXX ou UF-XXX Rod. Fulano de Tal. E nós brigamos tanto tempo para conseguir este escudo.
reginamaga
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 2888
Answers: 1
Has thanked: 651 times
Been thanked: 1936 times
Send a message

Regina Magalhães - Goiânia - Goiás - Brasil
Chegando agora nas edições? Visite o tópico Programa de Mentoração Formal da comunidade brasileira

Post by resmota
VitorGoiabeira wrote:Isso aí que você fez é um jeitinho, e não é o correto, se é Federal deixa Federal com o nome certo. Categoria Federal com nome de Estadual está errado, essa é minha opinião e é o que venho observando no waze que não se deve dar "jeitinhos" nas coisas. Sempre ouço o AG falar isso.
Até pensaria em colocar como Estadual e o nome da Estadual, já que é o que está na placa na via, mas categoria de um e nome de outra para mim não existe.
Mas vamos aguardar as opiniões, inclusive dos outra Champs.
Flw.
Vitor, antes de afirmar algo assim, você deveria consultar seu mentor. Com ctz ele te orientaria melhor.
O nome que vai no principal é o nome pela qual a via é mais conhecida.
Os demais nomes vão no alternativo.
Em SP temos uma rodovia muito famosa chamada Anhanguera. Ela é a SP-330 e tb a BR-050.
Dentro do estado de SP ninguém sabe q é uma BR e a sigla estadual está no principal.
E essa é a orientação correta. Não é jeitinho.

Abração ;)
resmota
Area Manager
Area Manager
Posts: 2982
Has thanked: 849 times
Been thanked: 1946 times
Send a message

Post by resmota
Agora jeitinho é tudo que a gente não sabia antes? Entendi...
Bom, agora vc já sabe qual a orientação a seguir e isso é q importa.

Abração e bora editar :)
resmota
Area Manager
Area Manager
Posts: 2982
Has thanked: 849 times
Been thanked: 1946 times
Send a message

Post by resmota
Estadual pq é mantida pelo governo estadual.
Federal pq nossa classificação é baseada em criação de rotas.
Não tem muita dificuldade vitão.
Se tiver a sigla de "BR-XXX" classifica como Federal e toca o barco ;)
resmota
Area Manager
Area Manager
Posts: 2982
Has thanked: 849 times
Been thanked: 1946 times
Send a message

Post by VitorGoiabeira
AGBJuni wrote:Boa noite amigos,
tive uma pequena dúvida sobre qual categoria e nome usar numa rodovia que coincide uma rodovia Estadual e Federal.
Na placa, da própria rodovia, diz que ela é Estadual, até o próprio posto policial é Estadual.
Minha dúvida é essa, qual fica como principal e qual fica como alternativo?
Qual a informação obtida quando consultou a rodovia no site do DNIT e do DERBA?
Se lá consta que é Federal, então temos que colocar como Federal, pois as duas tem prioridades diferentes para o roteamento e pode quebrar rotas longas.

Enviado de S5 Duos.
VitorGoiabeira
Country Manager
Country Manager
Posts: 1805
Has thanked: 721 times
Been thanked: 898 times
Send a message

Post by VitorGoiabeira
biglins wrote:Nada muda, coloca a BA como alternativa. Tiramos estas dúvidas com os mapas do DNIT, Derba e até com o IBGE. É comum em casos de Rodovias coincidentes você ter placas de Estaduais em Rodovias Federais quando as duas coincidem por um determinado trecho. Na Bahia existem vários casos assim.
Só muda a categoria, que faz toda diferença colocar como BR ou colocar como BA e nesse caso damos prioridade a colocar como BR, mesmo com placa de BA no local e tudo mais.
:lol: :lol: :lol:
FLW ! !
VitorGoiabeira
Country Manager
Country Manager
Posts: 1805
Has thanked: 721 times
Been thanked: 898 times
Send a message

Post by VitorGoiabeira
reginamaga wrote:Vou dar um pitaco aqui...

Se na placa tem BA-XXX e no Waze, o TTS diz pegue a BR-XXX vai aparecer UR reclamando que o nome da rodovia está errado. Já fiz isso aqui em Goiás e não deu certo. Estou falando por experiência própria.

Já que a BA e BR são coincidentes não é melhor deixar no nome principal BA-XXX (para ficar como nas placas da rodovia), e no alternativo colocar o nome da BR-XXX e manter a categoria de federal para respeitar a prioridade da BR?

O exemplo que citei acima é este aqui..

https://www.waze.com/pt-BR/editor/?env= ... =293546953

Em toda a extensão essa rodovia tem placas como GO-020, e grande parte dela, é coincidente com BR-352. Essa foi a maneira que encontrei de pessoal parar de reclamar que o nome da rodovia estava errado.
Isso aí que você fez é um jeitinho, e não é o correto, se é Federal deixa Federal com o nome certo. Categoria Federal com nome de Estadual está errado, essa é minha opinião e é o que venho observando no waze que não se deve dar "jeitinhos" nas coisas. Sempre ouço o AG falar isso.
Até pensaria em colocar como Estadual e o nome da Estadual, já que é o que está na placa na via, mas categoria de um e nome de outra para mim não existe.
Mas vamos aguardar as opiniões, inclusive dos outra Champs.
Flw.

Enviado de S5 Duos.
VitorGoiabeira
Country Manager
Country Manager
Posts: 1805
Has thanked: 721 times
Been thanked: 898 times
Send a message

Post by VitorGoiabeira
FernandoAReis wrote:
VitorGoiabeira wrote: Isso aí que você fez é um jeitinho, e não é o correto, se é Federal deixa Federal com o nome certo. Categoria Federal com nome de Estadual está errado, essa é minha opinião e é o que venho observando no waze que não se deve dar "jeitinhos" nas coisas. Sempre ouço o AG falar isso.
Até pensaria em colocar como Estadual e o nome da Estadual, já que é o que está na placa na via, mas categoria de um e nome de outra para mim não existe.
Mas vamos aguardar as opiniões, inclusive dos outra Champs.
Flw.

Enviado de S5 Duos.
Rodovias coincidentes nós deixamos o nome oficial mais conhecido, seja da estadual ou da federal, e a categoria mais alta dentre elas. Não há nada de "jeitinho" nisso pois estamos trabalhando somente com informações oficiais.

Aqui em SP, por exemplo, não me lembro de rodovia federal nomeada como BR no principal. São todas SP-XXX.
Isso para mim é novidade... Onde acho essa informação para colocar uma Federal com nome de Estadual?

Enviado de S5 Duos.
VitorGoiabeira
Country Manager
Country Manager
Posts: 1805
Has thanked: 721 times
Been thanked: 898 times
Send a message