Get a sneak peek at whats next for Permanent Hazards on our April 7th Office Hours!
Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.

Post Reply
Forum rules
Confira nossa Wazeopedia ou pergunte ao nosso Oráculo antes de postar; ;)
Não esqueça de sempre copiar o Permalink com a "coisa" selecionada junto com a mensagem;
Problemas com rota? relate neste formulário
Veja nosso painel para acompanhamento de UR

Locais: um recomeço!

Post by
Pessoal,

A partir de 20 de setembro de 2016 09:43, todos os usuários com níveis 1 e 2 que estavam como confiáveis (não precisa de moderação) para Locais foram transformados em não-confiáveis novamente.

Agora temos a oportunidade de um recomeço, fazer as coisas com cuidado e zelo para subirmos a qualidade dos nossos mapas. Podemos tocar este recomeço corretamente para ficarmos sossegados no futuro?

https://www.waze.com/assets-editor/imag ... 1f73ac.gif

Orientações Gerais

Temos que recusar PU (Place Update) pelo menor erro encontrado. Se aprovar um PU errado estará transformando este mau usuário/editor em confiável - usuários confiáveis não precisam mais passar por moderação e também podem moderar outros PU - e assim perpetuando o erro como uma bola de neve.

Pense bem, um mau usuário/editor podendo criar/atualizar/moderar outros places, o que deve acontecer? Ainda não entenderam? Olhe Sampa que vocês entenderão.

Alguns exemplos de nomes para recusa:
  • Conter apenas nome genérico - Farmácia, Centro Automotivo, Supermercado;
  • Grafia/acentuação errada - Colegio Santa Barbara (cadê o acento de colégio?), Itau;
  • Capitalização errada - Max Colchões bom sono, Casa Das Redes, carnes flórida (cadê a capitalação de cada palavra?), BURGUER KING (dá para parar de gritar?);
  • Conter nomes de bairro, cidade, rua se estes realmente não fizeram parte do nome. O nome é para conter apenas o nome e nada mais. Nada de bairro, nada de cidade, nada que não seja apenas o nome do empreendimento
Foto é da fachada do prédio, não a logomarca, não o outdoor, não "de bandinha/lado", não foto torta, não.

Pensem em uma bela foto de fachada que o "dono" do estabelecimento faria, pensou? Bem, qualquer coisa diferente diferente disso é foto ruim e deve ter o PU recusado.

Alguns exemplos de fotos para recusa:
  • Foto irrelevante, inadequada, baixa qualidade (todas estas são opções de relatos de fotos erradas de PU que podem ser feitas pelo app);
  • Já possui imagem semelhante;
  • Mostrando nitidamente e legível rosto ou placa veicular;
Mais exemplos para recusa (aperte em show)
Não é para ter pena para recusar PU, ao recusar o usuário recebe uma mensagem de como fazer bons relatos de PU - melhores práticas. Ao recusar estamos ensinando como fazer PU corretamente, limpamos o lixo e ganhamos em qualidade. Abaixo o link e um CTRL+C/V da mensagem que é enviada para o usuário (aperte em show)

https://support.google.com/waze/answer/ ... 4&hl=pt-BR
Melhores práticas para fotos

Siga as orientações abaixo para adicionar locais no mapa do Waze e, por favor, saiba que cada imagem enviada passa por um processo de aprovação da comunidade.

Se você tem perguntas específicas sobre orientações da comunidade para fotos ou suas preferências, verifique o seu fórum da comunidade local ou a Página wiki da comunidade.

Orientações para aprovação de fotos dos locais
1. Imagens devem ser nítidas. Imagens tremidas, escuras e sobrepostas provavelmente não serão aprovadas.
2. As imagens deverão mostrar apenas o local associado e não vários locais numa mesma imagem (i.e. - mesma imagem enviada para vários locais de um centro comercial).
3. Quanto mais informação, melhor! A prioridade é mostrar aos Wazers como é o local por fora. Imagens do interior, de comidas de um restaurante, horários das aulas de uma academia podem ser aprovadas pela comunidade se elas agregam valor ao local.

Uma imagem NÃO será aprovada pela sua comunidade se:
1. Estiver borrada, escura ou sobreposta.
2. Placas do carros completamente legíveis.
3. Mostrar nitidamente o rosto de alguém.
4. Mostrar ruas indeterminadas ou vários locais que não se associam ao local específico.
5. Já tiver uma imagem semelhante aprovada.
6. Apresentar conteúdo inapropriado.
Podemos contar com todos para este recomeço?

Por favor, dúvidas, sugestões e qualquer outra informação, publique neste tópico para enriquecermos o FAQ.


FUQ - Frequently Uttered Questions

E enfio onde o Local do tipo Residencia (casa)?
O tipo residencial é apenas para casas, não para condomínio, prédio, trabalho, apenas casa. O residencial é para quando a pessoa buscar "Rua + N" ter foto da fachada da casa.

Quantos PU aprovados são necessários para um usuário/editor virar confiável?
3, sim, 3. São necessários 3 PU aprovados para um usuário/editor virar confiável e 12 recusados para ser bloqueado automaticamente. Sim, apenas 3 PU - qualquer tipo, sendo PU tá valendo - e um usuário/editor poder fazer a "bagunça" que quiser com Locais.

E as outras informações?
O App obriga apenas que os Locais tenham foto, nome e categoria. Faltar endereço não é motivo para recusar PU. Ah... PU feito via WME não tem foto. :roll:

O local ainda não existe no mapa mas o PU tem "problemas" para ser aceito, o que faço?
Apenas recuse o PU, como de praxe, e crie o local normalmente pelo WME. Agora jamais, jamais aprove PU ruins.

O que fazer com Locais duplicados?
Só não aceitar novos PU se o local já existe e, copiar o nomes relatados para os nomes alternativos do Local já existente.

Dúvida comum de editor na hora de criar place pelo WME. Banco Itaú ou Itaú?
O que tem na fachada do Local, "Banco Itaú" ou "Itaú"? Tem apenas "Itaú" então é "Itaú".

Dúvida comum de editor na hora de criar place pelo WME. Shopping Iguatemi ou Iguatemi?
O que tem na fachada do Local, "Shopping Iguatemi" ou "Iguatemi"? Tem "Shopping Iguatemi" então é "Shopping Iguatemi".

A pessoa relata "Banco Itaú" no lugar de apenas "Itaú, o que fazer?
As duas anteriores são para editores na hora de criarem places, usuário não sabe desses macetes e "Banco Itaú" continua correto. Neste caso basta aprovar e renomear.

Poxa! a pessoa fez um PU tão legal mas só a foto ou o nome não estava legal. O que acha de aprovar para depois corrigir?
Fala sério! Aí você vai transformar este "coitadinho" que você teve pena em confiável. Imagine todas as fotos ou nomes feitos por ele só um "pouquinho" errado em todo o mapa, qualidade vai para o chão. Recusa!

POSTER_ID:2214139

1

Send a message

Post by Inactive user -1644833286-
Olá!

Excelente! Mãos à obra!!!
[emoji41]

Abraço!
--
Osmar
Inactive user -1644833286-
Posts: 663
Has thanked: 1791 times
Been thanked: 248 times
Send a message

Post by Inactive user -1644833286-
antigerme wrote:Só aproveitando que já se passou um mês - quando fechar 6 meses eu vou perguntar novamente - pesquisa qualitativa:

Seguindo a ideia do post inicial, como estão percebendo a qualidade dos PUs relatados pelos usuários? Parece que melhoraram, pioraram ou ainda não estão sentindo diferença?

Pergunto pois recusando um PU a pessoa recebe automaticamente um bom manual de como fazer corretamente e os abusados são bloqueados depois de 12 recusas.
Aqui o Wazer continua pecando nas fotos e com erros de grafia.
Não notei nenhuma melhoria nos PUs.
É raro encontrar alguma qualidade.
[emoji17]
Eu já era cri-cri, agora então...

Abraço!
--
Osmar
Inactive user -1644833286-
Posts: 663
Has thanked: 1791 times
Been thanked: 248 times
Send a message

Post by Inactive user -1644833286-
BrenoCastro20 wrote:Boa tarde,

Utilizo o waze a 3 anos já, mas comecei agora a ajuda nas edições de mapas e etc. Iniciei essa jornada através dos places (pelo que eu entendi, é a unica coisa que eu consigo fazer no nivel que me encontro) porém estão surgindo algumas dúvidas (já peço desculpa adiantado caso aqui não seja o local para tirá-la).

Por que não consigo inserir determinados lugares ou até mesmo atualizá-los mesmo estando dentro da minha área de edição?

Existe uma igreja, uma pizzaria e vários outros comércios ao lado de casa mas não consigo adicioná-los, aparece uma mensagem que não tenho permissão para aquilo, porem o que eu acho estranho é que eu já adicionei e atualizei vários outros locais que inclusive foram aceitos, mas porque outros simplesmente não são permitidos?

Aproveitando o post, só mais uma dúvida (já sobre vias), preciso adicionar uma via de estacionamento, mas na rua não tem um nó onde eu consiga conectar a rua do estacionamento e juro que procurei, li, assisti videos, mas não consegui entender como fazer isso, se alguem puder me passar agradeço.

Desde já, obrigado pelo apoio de todos!

Grande abraço!
Olá!

Seja bem-vindo!

Existem níveis de edição, sim.
Mas, o fórum é o local onde você vai sanar as suas dúvidas.

Aproveite e se apresente aqui.
Também acesse a wazeopédia.

Atenciosamente
--
Osmar
Inactive user -1644833286-
Posts: 663
Has thanked: 1791 times
Been thanked: 248 times
Send a message

Post by Inactive user -1644833286-
Mas é isso que é bacana!
O próprio usuário (pessoa) criando e editando o mapa...
Isso é contagiante!
Abraço a todos! ;)

Att,
__
@osmarsci
Inactive user -1644833286-
Posts: 663
Has thanked: 1791 times
Been thanked: 248 times
Send a message

Post by Inactive user -1644833286-
Boa tarde!

Eu sempre uso o site principal.

danielborges93 wrote:Olá pessoal. Quanto a URL, se um local é "filial" de uma instituição, e no site da instituição há uma seção de filiais, devemos colocar o link da filial específica ou o link raiz?

Vou dar um exemplo real:
Aqui em Maceió temos o hospital Santa Casa de Misericórdia, que tem vários hospitais menores na cidade. O site da Santa Casa é http://www.santacasademaceio.com.br/, mas existe o local Hospital Nossa Senhora da Guia, que é uma filial da Santa Casa (http://www.santacasademaceio.com.br/uni ... a-da-guia/).

A dúvida é... Para esse local Hospital Nossa Senhora da Guia a URL deve ser http://www.santacasademaceio.com.br ou http://www.santacasademaceio.com.br/uni ... ra-da-guia? Ou tanto faz? kkkk...
Inactive user -1644833286-
Posts: 663
Has thanked: 1791 times
Been thanked: 248 times
Send a message

Post by abnerw13
Manda bala! :D
abnerw13
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 1304
Has thanked: 173 times
Been thanked: 323 times
Send a message
Abner Weigert
A qualidade das edições tem mais valor que a quantidade.
Edições sem qualidade só geram pontos(que você pode perder).

AM - [PR] / [SC] / [AC]
CM - Brasil

Post by agsillva
Boa noite.

Estou tentando incluir um condomínio, mas não estou conseguindo.

Quando clico para salvar as informações, elas não são salvas.

Alguém poderia me ajudar?

Atenciosamente,
agsillva
agsillva
Posts: 27
Has thanked: 2 times
Been thanked: 3 times
Send a message

Post by AlanDias89
Olá boa tarde. Ia tirar essa dúvida agora, se poderia continuar colocar os condomínios residenciais como áreas ou pontos.... :mrgreen:
AlanDias89
Posts: 1
Send a message

Post by alemenezes
Sou L3 e imaginei que eu seria "trusted" mas todo local que tento adicionar ou editar via app vai em moderação. Por que isso está ocorrendo? A mudança nao seria para L1 e L2 só?
alemenezes
Waze Global Champs
Waze Global Champs
Posts: 1317
Has thanked: 386 times
Been thanked: 635 times
Send a message

Post by alemenezes
antigerme wrote:
alemenezes wrote:Sou L3 e imaginei que eu seria "trusted" mas todo local que tento adicionar ou editar via app vai em moderação. Por que isso está ocorrendo? A mudança nao seria para L1 e L2 só?
Que mudança? Isso está acontecendo desde quando com você?
Percebi isso recente, achei que tinha virado untrusted com a mudança dos locais.
Falei com outros editores e também acontece o mesmo. Se edito ou incluo via app alguém precisa aprovar :cry:
alemenezes
Waze Global Champs
Waze Global Champs
Posts: 1317
Has thanked: 386 times
Been thanked: 635 times
Send a message