Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.

Post Reply
Forum rules
Confira nossa Wazeopedia ou pergunte ao nosso Oráculo antes de postar; ;)
Não esqueça de sempre copiar o Permalink com a "coisa" selecionada junto com a mensagem;
Problemas com rota? relate neste formulário
Veja nosso painel para acompanhamento de UR

By Sílvio (asterix06) - Toda ajuda é bem vinda, até as menores. Agora para que tentar "corrigir" algo que não precisa de conserto?

Áreas verdes

Post by
Pessoal,

Abri esse tópico para discutirmos sobre uma boa definição das áreas verdes (por ex. Parques e Praças).
Consultei as seguintes documentações:
Ministério do Meio ambiente
Pesquisa sobre Parques urbanos
Parque urbano - revista da USP
Governo do Estado
Parques:
Parque urbano
• espaço livre público estruturado por vegetação e dedicado ao lazer da massa urbana, que atende a uma grande diversidade de solicitações de lazer, tanto esportivas quanto culturais, não possuindo, muitas vezes, a antiga destinação voltada basicamente para o lazer contemplativo.
• espaços livres públicos com função predominante de recreação, ocupando na malha urbana uma área em grau de equivalência superior à da quadra típica urbana, em geral apresentando componentes da paisagem natural.
• todo espaço de uso público destinado à recreação de massa, qualquer que seja seu tipo, capaz de incorporar intenções de conservação e cuja estrutura morfológica é auto-suficiente, isto é, não é diretamente influenciada em sua configuração por nenhuma estrutura construída em seu entorno.

Parque ecológico ambiental
• conceitua-se de acordo com seu objetivo prioritário: a conservação desse ou daquele recurso ambiental, como um banhado ou um bosque. E, paralelamente, diz que possui áreas muito concentradas voltadas para atividades de lazer ativo ao lado de áreas voltadas para o lazer contemplativo.

Parques temáticos
• forma de lazer atualmente popular na qual, paralelamente a uma cenarização extrema, representativa de lugares reais ou imaginários, se pratica uma atividade intensa de lazer eletrônico dentro de edifícios. Em geral, os brinquedos simulam histórias ou passeios no tempo, na técnica ou no espaço. Esse tipo de parque quase sempre pertence à iniciativa privada, sendo comumente encontrado junto às grandes aglomerações urbanas.
Praças:
• espaços livres públicos, com função de convívio social, inseridos na malha urbana como elemento organizador da circulação e de amenização pública, com área equivalente à da quadra, geralmente contendo expressiva cobertura vegetal, mobiliário lúdico, canteiros, bancos.
Resumo:
Atualmente o Waze renderiza de cores diferentes parques e praças. Os parques se destacados em verde, enquanto praças ficam encobertas em cinza como os demais places.

Há várias discrepâncias nas definições, mas lendo os textos encontrei 2 sugestões de posicionamentos:
1. Parque são grandes espaços verdes localizados em áreas urbanizadas de uso público e seguimos o resto como sendo praças (forma que entendo que estamos seguindo hoje);
2. Parque são espaços públicos estruturados por vegetação e dedicado ao lazer da massa urbana, que atende a uma grande diversidade de solicitações de lazer, tanto esportivas quanto culturais, enquanto praças possuem destinação voltada basicamente para o lazer contemplativo.

Se seguirmos considerando que as áreas verdes são não só os grandes parques, mas também os pequenos que tenham lazer para práticas esportivas e atividades culturais, o que acham de deixar esses locais em destaque (mais verde) no mapa, possibilitando aos usuários reconhecer de forma mais simples locais de lazer com atividades culturais e desportivas?

O que foi discutido até agora:
Praça = Praça (cat) - em cinza
Parque = Parque (dog) - em verde
Parque/Praça = Parque/Praça (catdog) - em verde
Canteiro Central = Bosque Floresta (catdog hot) - em verde

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/ ... atDog.jpeg

grande abraço,
Márcio
Last edited by MCiolfi on Tue Nov 14, 2017 10:40 am, edited 2 times in total.

Post by adriansinger
Oi pessoal,

A pedido do antigerme, tenho lido esse fio, porém só a partir dos posts de 2 de dezembro. Segundo entendi, o debate é sobre os canteiros: mapear ou não?

Eu trabalharei nesse tópico e espero poder trazer para vocês uma resposta oficial do Waze nos próximos dias.

Obrigado,
Adrian
adriansinger
Waze Team
Waze Team
Posts: 5892
Has thanked: 442 times
Been thanked: 1727 times
Adrián Singer
Community Manager
LATAM

https://www.waze.com/wiki/images/c/c9/Logo.png

Post by abnerw13
Pessoal...se o waze teve o trabalho de criar isso, é lógico que temos que absorver.
Não vi ninguém ser contra ou alguém criando impedimentos :? , mas apenas tentando deixar a comunidade(estamos no forum aberto) a par e até avaliar e discutir os variados pontos de vista técnicos.

Simples! :D
abnerw13
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 1304
Has thanked: 173 times
Been thanked: 322 times
Abner Weigert
A qualidade das edições tem mais valor que a quantidade.
Edições sem qualidade só geram pontos(que você pode perder).

AM - [PR] / [SC] / [AC]
CM - Brasil

Post by alemenezes
asileu wrote:Acredito que temos duas necessidade: Mapear Áreas Verdes e Áreas Azuis não buscáveis. Uma vez que já houve manifesto no sentido de que o Waze apoia o embelezamento do mapas, para fins referenciais, entendo que o Waze precisa nos fornecer algum recurso que permita o mapeamento referencial sem interferir no sistema de busca por locais.

Os champs podiam abrir um canal de dialogo com a Staff. De fato, o sistema de busca permite que cada Rio, Córrego, Mata, Floresta apareça na busca, sendo que queremos que alguns deles não sejam buscáveis. A gente fica tentando encontrar uma solução, mas entendo que o ideal é expor a necessidade e deixar que eles nos apresentem uma solução.
Eu também acho que ficamos tampando o sol com a peneira rs Acho que vale jogar a necessidade e pedir um meio de resolver.
Concordo com o @wargollo, não dá pra ficar queimando categoria, hoje está bagunçado demais e pra piorar ainda tem os places do Google interferindo.
alemenezes
Local Champ Mentor
Local Champ Mentor
Posts: 1036
Has thanked: 323 times
Been thanked: 414 times


Quer ajudar?

Wazeopedia
Manual de Edição

I ain't got no crystal ball

Post by alemenezes
antigerme wrote:Pessoal,

Leiam este tópico na íntegra. Vocês vão encontrar:
- Motivo de tudo verde ter vindo como Parque (basemap);
- Motivo de tudo azul ter vindo como Rio (basemap);
- Consultas ao Staff;
- Levantamentos de problemas;
- Criação pelo Staff de um Whitepaper;
- Mais discussões;
- Conclusão/solução para a "chuva de parques".

Diversos cidades passaram um pente fino para corrigir o que veio das importações, seguir com o que foi fechado. 0.o

Se o motivo de ainda estarem encucados é o nome, sem problema, já estou providenciando as mudanças necessárias.

Agora leiam o tópico para entenderem. Resumo rápido, só estamos usando a capacidade de um Local poder ter diversas categorias.

PS.: Falta ir para a Wiki. Ciolf, você que fez o resumo no seu post inicial, gostaria fazer as honras?
Mas por que não tem um tipo de place pra deixar "verdinho", era essa a discussão inicial não? Se não é possível paciência, mas acho estranho usar uma categoria de algo que nao é aquilo, justamente porque zoneia a busca. Veja que desde Out 2016 eu já tinha levantado a bola com o @wargollo, depois do encontro do Beta.
O ponto que desde lá apesar de usar o que ficou definido não estou confortável com usar parque ou floresta/bosque. Se até o STF muda decisões tomadas, por que nós não podemos revê-las.

Mas se teremos mudanças necessárias (quais seriam?) não é melhor esperar pra mudar a Wiki?
alemenezes
Local Champ Mentor
Local Champ Mentor
Posts: 1036
Has thanked: 323 times
Been thanked: 414 times


Quer ajudar?

Wazeopedia
Manual de Edição

I ain't got no crystal ball

Post by alemenezes
arthurfsv wrote: Acerca do Bosque/Floresta (e agora inserida em sua denominação também a "área verde"), não há busca por catiguria. Como na próxima atualização o nome virá completo também, não tem porque ter medo de usar em áreas verde na cidade.
Mas pense no cenário... Fulano vai no app e busca Bosque, em algumas cidades de SP existem bosques municipais, o Waze retorna Floresta/Bosque assim
Acham legal o resultado? Pensem como um usuário leigo, qual seria seu pensamento?
https://marividasaudavel.files.wordpres ... =300&h=160
alemenezes
Local Champ Mentor
Local Champ Mentor
Posts: 1036
Has thanked: 323 times
Been thanked: 414 times


Quer ajudar?

Wazeopedia
Manual de Edição

I ain't got no crystal ball

Post by adriansinger
Olá comunidade, tudo bem?

Vejo que tem um debate bem rico aqui, e queria aproveitar a oportunidade para os ajudar. Acredito que poucos de vocês tenham conhecimento do White Paper que a gente criou para esse tópico, então vamos lá com as recomendações oficiais do Waze de quando e como mapear canteiros centrais.

Definição

A faixa ou canteiro central é a área reservada que separa faixas opostas de tráfego em estradas divididas, como rodovias divididas. O termo também se aplica a estradas divididas que não sejam rodovias, como algumas ruas principais em áreas urbanas ou suburbanas. A área reservada pode ser simplesmente pavimentada, mas geralmente é adaptada a outras funções; por exemplo, ela pode acomodar paisagismo decorativo, árvores, uma barreira mediana ou ferrovia, via férrea ou linhas de bonde.

Fonte: Wikipedia.
interstate2.jpg
(20.85 KiB) Downloaded 318 times
Orientação

Canteiros centrais que NÃO devem ser mapeados

No Waze, um local é um objeto de mapa que pode ser pesquisado e se dirigir para ele. Isso significa que os usuários podem pesquisar e navegar para ele, porque eles têm um motivo para ir até lá.

Os canteiros centrais são meros separadores de ruas e não constituem um Local por si só, a menos que sejam adaptados a outras funções que possam levar os usuários a pesquisá-los e acessá-los, como parques, playground, área comercial etc.

EVITE mapear canteiros centrais que não possuam funções adicionais de locais porque eles:
  • Saturam o mapa
  • Tem o potencial de sobrecarregar o Waze, fazendo com que o aplicativo possa diminuir a velocidade (latency)
  • Tem o potencial de criar problemas de pesquisa
  • Pode criar problemas de roteamento relacionados à pesquisa
Exemplo de canteiro central que NÃO deveria ser mapeado.
Screen Shot 2018-05-02 at 15.32.09.png
(1.27 MiB) Downloaded 315 times
Como pode ver, esse canteiro central não é um local: ele não inclui nenhuma outra função que justifique que um Wazer pesquise e navegue especificamente para ele.

** Importante ** Mapear um canteiro central que não seja um local ao mesmo tempo, com o único propósito de colorir o mapa, está errado e deve ser evitado.

O mapa do Waze é destinado a apoiar a navegação e seus objetos devem ser mapeados para atender a esse objetivo. Estética de mapa e / ou representação da realidade são de segunda ordem quando em competição com funcionalidade. Isso significa que, se por exemplo, um local de canteiro central for conhecido como praça ou tiver a palavra "praça" no seu nome, ele deverá ser classificado como "praça" e representado no mapa do Waze de cor cinza. Isso também é válido para praças que se vêem verdes no mundo real: elas devem aparecer de cor cinza no mapa do Waze, pois o wazer que edita o mapa priorizará a pesquisa sobre a estética.

Canteiros centrais que DEVEM ser mapeados

Mapee sim canteiros centrais que foram adaptados para cumprir funções adicionais e, portanto, constituem um local pesquisável: parques, florestas, playgrounds, áreas comerciais, etc.

Alguns exemplos de canteiros centrais mapeáveis:

1.Ituiutaba, MG
Screen Shot 2018-05-02 at 15.51.22.png
(1.36 MiB) Downloaded 315 times
2. Rotschild Boulevard, Tel Aviv, Israel.
Screen Shot 2018-05-02 at 16.03.00.png
(1.52 MiB) Downloaded 318 times
Categorizando canteiros centrais

Às vezes a comunidade de editores de mapas do Waze tem dúvidas sobre o nível de detalhe que deve ter o mapa. Embora os canteiros centrais possam tornar o mapa mais bonito, eles nem sempre ajudam à navegação e/ou no roteamento.

Em oposição ao impacto positivo muito baixo, eles incluem um risco maior, conforme mencionado acima. É por isso que os canteiros centrais devem ser mapeados apenas se estiverem adaptados a outras funções e, portanto, "convertidos" em locais.

Como todo local no mapa do Waze, os canteiros centrais mapeados devem receber sua categoria relevante, com base na função principal que o local desempenha ou com base em seu nome. Por exemplo, parques, florestas, parques infantis, áreas comerciais, etc.

Se não tiver certeza como categorizar, consulte aqui. Também por favor coloquem aqui quaisquer dúvidas que ainda tenham sobre o tópico.

Obrigado!
Adrian
adriansinger
Waze Team
Waze Team
Posts: 5892
Has thanked: 442 times
Been thanked: 1727 times
Adrián Singer
Community Manager
LATAM

https://www.waze.com/wiki/images/c/c9/Logo.png

Post by alemenezes
adriansinger wrote:
"...Às vezes a comunidade de editores de mapas do Waze tem dúvidas sobre o nível de detalhe que deve ter o mapa. Embora os canteiros centrais possam tornar o mapa mais bonito, eles nem sempre ajudam à navegação e/ou no roteamento...."

"...Em oposição ao impacto positivo muito baixo, eles incluem um risco maior, conforme mencionado acima. É por isso que os canteiros centrais devem ser mapeados apenas se estiverem adaptados a outras funções e, portanto, "convertidos" em locais..."

"...Como todo local no mapa do Waze, os canteiros centrais mapeados devem receber sua categoria relevante, com base na função principal que o local desempenha ou com base em seu nome. Por exemplo, parques, florestas, parques infantis, áreas comerciais, etc..."
Com base nisso está claro que os places devem receber sua categoria relevante. Ou fui o único que entendeu isso?
Indo de carona com o pensamento do @CleitonCasarotto, finalizo com mais um "Bora por isso na Wiki?"
alemenezes
Local Champ Mentor
Local Champ Mentor
Posts: 1036
Has thanked: 323 times
Been thanked: 414 times


Quer ajudar?

Wazeopedia
Manual de Edição

I ain't got no crystal ball

Post by adriansinger
asileu wrote:
adriansinger wrote:
Como pode ver, esse canteiro central não é um local: ele não inclui nenhuma outra função que justifique que um Wazer pesquise e navegue especificamente para ele.

** Importante ** Mapear um canteiro central que não seja um local ao mesmo tempo, com o único propósito de colorir o mapa, está errado e deve ser evitado.
Boa as orientações do Adrian, obrigado! Surgiu uma dúvida! Ao mesmo, há outros locais que mapeamos como Rios e Matas/Florestas que não incluem nenhuma outra função que justifique que um Wazer pesquise e navegue para ele.

Mapeamos diversos Rios pelos mapa, que atravessam grandes extensões dentro do território brasileiro. Por exemplo, o Rio Paraná:
https://www.waze.com/pt-BR/editor?env=r ... 07.4869383
https://preview.ibb.co/bYEFzS/Capturar_02.png

Da mesma forma, grande regiões de área verde, categorizadas como florestas/matas:
https://www.waze.com/pt-BR/editor?env=r ... 01.1902602
https://preview.ibb.co/hr8KR7/Capturar_01.png

Pergunto. Não podemos mapear matas, florestas e rios que não tenham outra função que justifique que um Wazer pesquise e navegue especificamente para ele?

Obrigado!
Por favor abra um tópico aparte para conversar sobre isso.

Obrigado.
adriansinger
Waze Team
Waze Team
Posts: 5892
Has thanked: 442 times
Been thanked: 1727 times
Adrián Singer
Community Manager
LATAM

https://www.waze.com/wiki/images/c/c9/Logo.png

Post by Lucas-Driver
Tem um AG, que não é Olavo, que até hoje continua ignorando as regras das áreas verdes na Bahia e fica por isso mesmo. Até quando? Mas eu só eu apagar algum desses canteiros pra tomar downgrade de novo, isso se ainda achar algum place inútil com lock baixo, pois a cidade inteira está "protegida" pelo lock 5 ou 6, independente de estar certo ou errado. 
 
 
 
Lucas-Driver
Posts: 58
Been thanked: 5 times

Post by Lucas-Driver
Pra quem ainda tem dúvida do que não pode ser feito, é só visitar https://waze.com/pt-BR/editor?env=row&l ... 206&zoom=0
Lucas-Driver
Posts: 58
Been thanked: 5 times