Reclassificação das rodovias

Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.

Moderators: BellVillense, Brazil Champs

Forum rules
Confira nossa Wazeopedia ou pergunte ao nosso Oráculo antes de postar; ;)
Não esqueça de sempre copiar o Permalink com a "coisa" selecionada junto com a mensagem;
Problemas com rota? relate neste formulário
Veja nosso painel para acompanhamento de UR

By Sílvio (asterix06) - Toda ajuda é bem vinda, até as menores. Agora para que tentar "corrigir" algo que não precisa de conserto?

Re: Reclassificação das rodovias

Postby caltedde » Mon Dec 03, 2018 2:25 pm

Nossa senhora....

Eu só dei uma opinião "COMO EDITOR" sobre como usamos isso hoje.
E como as vezes não entendemos porque certas coisas não funcionam ....

Não falei em mudar nenhuma regra.....

Resumindo: Em algumas cidades grandes, limitar o uso de Major e Minor para "Rodovias" nao atende e realidade das vias e do transito local.

A minha sugestão é que em casos específicos nestes locais, possamos utilizar "Major"e "Minor" como vem sendo utilizado nas maiores cidades do mundo......... só isso.....

Mas se acham que a discussão não tem opiniões suficientes para mudarmos algumas coisas.... segue o barco e continuamos como esta.

Abraços
Cal Tedde
Global Champ Mentor, Beta Lider
[ img ][ img ][ img ][ img ]
caltedde
Coordinators
Coordinators

Has thanked: 2513 times
Been thanked: 2762 times

Postby sulstore » Mon Dec 03, 2018 5:23 pm

Esse realmente é um assunto polêmico. Uma boa parte dos problemas conseguimos resolver com Roteamento Preferido, mas aquelas rotas longas que para o Waze não é problema e sim uma característica do algorismo de roteamento, não há o que fazer.

Mudar toda a rota para preferido ou desfavorável? Não! Imagina a bagunça, vamos tirar toda a essência do APP.

O que eu acredito e já comentei em diversas outras ocasiões é a forma como o Waze trata as Federais e Estaduais, isso deveria ser melhor discutido e entendido pelo Waze.

Precisaríamos de um algoritmo que levasse em consideração o tráfego histórico e em tempo real e deixa-se de considerar se é estadual ou federal, ambas deveriam ter o mesmo peso tendo em vista a realidade destas vias no Brasil.

Nós editores recebemos poucas reclamações neste sentido, até porque muitos usuários não devem prestar atenção na rota que estão recebendo, mas tenho certeza que se fizermos um pente fino das rotas próximas de onde moramos, vamos encontrar diversas situações estranhas (que não sejam quebra de rota)

Essa é minha opinião!
Michael Pereira

AM - Norte de Santa Catarina
AM - Litoral Sul de Santa Catarina

[ img ][ img ][ img ]
sulstore
State Manager
State Manager

Has thanked: 347 times
Been thanked: 251 times

Postby GuibaBR » Tue Dec 04, 2018 10:16 am

Desculpem a demora em me apresentar, e obrigado ao @biuick84 por trazer o tópico de volta à discussão e todos que participaram até agora.

O assunto de rotas e classificação de vias, a meu ver, é o mais importante e com maior potencial de impacto atualmente no Waze no Brasil. Isso porque estão sendo geradas muitas rotas no mínimo, sub-ótimas. Se conseguirmos ajudar o algoritmo de rotas a trabalhar melhor, isso significaria menos tempo no trânsito, menos poluição, menos carga nos servidores de rota, rotas calculadas mais rapidamente etc.

Assim, mesmo se for ter que encarar "a caixa preta" das rotas, o resultado valerá a pena. Melhor ainda seria se o Waze compartilhasse qualquer coisa conosco, já que, como o @hebermc comentou lá atrás, o Waze aparentemente tem "um ponto de vista interno" deles sobre isso. Vejam por exemplo o Google: ele sabe como é feito o cálculo deles E conseguem usar essa informação para categorizar o mapa. Se vocês olharem as categorias de vias dele, apesar de aproximarem da capacidade da via, contém algumas arbitrariedades aqui e ali. Isso porque não há poder computacional para calcular cada uma das possibilidades de rota, rua a rua; é necessário que levemos uma certa inteligência para o mapa, em forma de categorizações, para conseguirmos facilitar os cálculos e, ao mesmo tempo, obter rotas melhores.

Para ilustrar esse ponto, e aproveitando para mostrar que o problema não é só rodoviário, peguemos um exemplo da França (citada pelo @biuick84 e @caltedde). Vejam o mapa de Paris contra São Paulo. Coloquei nas mesmas dimensões e mesmo zoom.

[ img ]

[ img ]

Em qual deles vocês acham que será mais fácil para o algoritmo de rotas gerar uma boa rota, rapidamente? Para a máquina, não interessa o nome que damos às categorias. No fim, temos 5 categorias à nossa disposição para ajudar o roteamento e, aparentemente, poderíamos usá-las mais, principalmente nos Estados e Cidades mais densos do país.

Antes de continuar, no entanto, precisamos discutir os 99,9% do @antigerme e @hebermc. Sei que é uma ilustração, mas discutamos o número. Posso assumir, então, que vocês quiseram dizer que os casos em que as categorias Federal e Estadual não resolveram (e precisaram ser ajustados manualmente) correspondam a 0,1%? Se sim, terei que discordar.

Por muito tempo publiquei vários posts com o título do tipo "Rotas Estaduais Problemáticas" no fórum de SP. Infelizmente, a política do fórum dos Estados é matar posts velhos - política que sempre deixei claro discordar, mas voltando... Até tentei achar algum desses posts, mas realmente não sobrou nenhum. Por sorte, tenho anotados muitos casos desses, mas não muito estruturado (posso fazê-lo, se necessário).

Os mais graves corrigi, mas os demais simplesmente deixei para lá, pois só uma rediscussão que está acontecendo agora poderia resolver. Como esse assunto é o mesmo tempo delicado e extremamente complexo, apenas discuti informalmente com outros editores a respeito, aguardando o momento apropriado para trazê-lo à discussão. E parece que agora é uma ótima hora.

Abaixo, alguns casos já corrigidos via "preferencialização":

1 - Uberaba -> São Carlos - Gerava uma rota muito longa, desviando da SP-255 (entre Ribeirão Preto e São Carlos). Tivemos que preferencializar ela inteira;

2 - Adamantina -> Londrina - Desviava da SP-483, gerava rota longa. SP-483 preferencializada.

[ img ]

3 - Jaú -> Franca - Desviava da SP-334. Esta foi preferencializada.

4 - Andradina -> Paranavaí - melhor rota não encontrada. PR-494 preferencializada.

5 - Acho interessante colocar um caso urbano: Rua Plácido Nunes Viêira, São Paulo até R. Faveiro, São Roque, São Paulo. Preferenciada a R. Reação em São Paulo para corrigir

[ img ]

Como comentei lá em cima, essas foram as corrigidas. Tenho algumas dezenas de casos anotados (confirmados e a confirmar novamente), além dos outros casos citados aqui pelos demais editores. Logo, creio que podemos assumir que o método atual não funciona 99,9%. Mas se quiserem, posso continuar trazendo mais casos.

De um jeito ou outro, não deveríamos nos livrar definitivamente das "preferencializações"? Parece gambiarra / armengue, além de não vir sem problemas (como comentaram @romulo-nunes e @biuick84). Procurei documentação do que o Waze pretendia com essa ferramenta, mas não achei em lugar nenhum (alguém?). Nem o Google Maps se preocupa em não classificar esteticamente rua como rodovia no meio da cidade (resolvi tecer as comparações com o Google por serem "nossos donos", mas é válido para outros navegadores).

Relembrando os problemas da preferencialização:
- Dificulta a visualização de como uma via está sendo tratada em termos de roteamento simplesmente olhando o mapa (ao menos sem script);
- Impede edição por L3. Se for usado extensivamente então, como nos casos acima, o estrago para a manutenibilidade dos mapas é gigantesca;
- Não deixa "promover 2 degraus", só 1.

(tenho muitos mais pontos a abordar, mas acho que já tem material pra discutir - ufa)
Last edited by GuibaBR on Tue Dec 04, 2018 3:40 pm, edited 2 times in total.
GuibaBR
[ img ][ img ][ img ][ img ][ img ]
CM - Brasil | SM - São Paulo
GuibaBR
Country Manager
Country Manager

Has thanked: 562 times
Been thanked: 329 times

Postby gamasi » Tue Dec 04, 2018 11:10 am

Resumindo o tópico:

Devemos classificar as rodovias pelo fluxo de veículos que nela passam e não pela nomenclatura "política" dela.

Nas cidade o conceito é esse, por que nas rodovias estamos fazendo diferente?
(tem muita rua como Principal que na prefeitura é considerada uma rua local)
gamasi
Country Manager
Country Manager

Has thanked: 852 times
Been thanked: 1001 times

Postby GuibaBR » Tue Dec 04, 2018 3:35 pm

gamasi wrote:Devemos classificar as rodovias pelo fluxo de veículos que nela passam e não pela nomenclatura "política" dela.

Exato. Juntamente a essa noção, fazer uso mais abrangente das categorias que temos disponíveis. Outros países, menores do que o Brasil, não têm medo de usar categoria 3 (Minor/Estadual) para grandes avenidas internas, por exemplo.

Também buscaria acabar com, ou reduzir ao mínimo, "preferencializações" (a debater).

Por fim, vejo como interessante essa noção geral da Wazeopedia francesa (não sei se é exclusivo deles): "A continuidade dos tipos é uma noção essencial no WME e visa nunca interromper a sequência dos segmentos de um dado tipo por segmentos de um tipo inferior."

Esqueci de comentar no post anterior: não quero de jeito nenhum ser ingrato ou desprezar todo o trabalho de monta efetuado anos atrás por @antigerme, @hebermc, demais Champs e colaboradores. Obrigado por todo esse trabalho! Estamos em um país gigantesco, com desafios igualmente gigantescos. Todo o conhecimento adquirido naquele esforço (além de outros acumulados desde então) serão muito importantes para essa reavaliação e discussão. Não é substituir um trabalho, mas usar o trabalho anterior como base para a próxima evolução. =)
GuibaBR
GuibaBR
Country Manager
Country Manager

Postby asileu » Tue Dec 04, 2018 4:51 pm

Acredito que o casamento entre federal/major e estadual/minor facilitou a reclassificação das rodovias na época. E de fato houve melhoria nas rotas. Usar a opção de routing indica um atrito nessa relação. Mesmo rompendo o casamento, penso que não haveria muitas mudanças, desde que o Wazeopedia seja trabalhado após as discussões.
Se romper interessante será traduzir para algo hierárquico e saia do CBT. Poderia ser autoestrada, rampa, via principal, via secundária, via terciária, via local, via estreita etc.. e o Wazeopedia explicando sobre cada uma.
asileu
State Manager
State Manager

Has thanked: 158 times
Been thanked: 158 times

Postby antigerme » Tue Dec 04, 2018 6:05 pm

gamasi wrote:Resumindo o tópico:

Devemos classificar as rodovias pelo fluxo de veículos que nela passam e não pela nomenclatura "política" dela.

De forma alguma!

O tipos não são para porte mas para "lonjura" da rota, o Waze vai podando os tipos inferiores de acordo com a distância da rota.

O conceito é o mesmo, tanto para cidades quanto para rodovias, distância. Por favor, releiam o tópico inicial.
https://www.waze.com/forum/viewtopic.ph ... 56#p889888

Agora só elencando 2 premissas básicas:
- Tipo não é porte mas tamanho da rota;
- Não use de engenharia reversa. O Waze muda constantemente e algo baseado em engenharia reversa hoje pode não ser válido amanhã.

Webminar de roteamento

Pessoal,

Amanhã vou ver com o Adrian se podem organizar um Webminar de roteamento.

Lancem todos os problemas e dúvidas no formulário abaixo, por favor, lancem realmente todos os problemas de rotas que vocês tem e todas as dúvidas - quanto mais melhor, o negócio é mostrar o tamanho do "problema".

https://goo.gl/forms/J2WT4Kz9vw2Gna582
[ img ] AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor

Has thanked: 3626 times
Been thanked: 11145 times

Postby GuibaBR » Tue Dec 04, 2018 6:26 pm

antigerme wrote:
O tipos não são para porte mas para "lonjura" da rota, o Waze vai podando os tipos inferiores de acordo com a distância da rota.

Sim, de acordo. Por isso meu argumento de que não estamos aproveitando suficientemente as 5 categorias. (vide Sampa vs. Paris) Perder medo de usar categorias mais altas. O Brasil é gigante em relação aos outros países.

antigerme wrote:Agora só elencando 2 premissas básicas:
- Tipo não é porte mas tamanho da rota;
- Não use de engenharia reversa. O Waze muda constantemente e algo baseado em engenharia reversa hoje pode não ser válido amanhã.

De um jeito ou outro, precisamos de linhas gerais. Se o Waze não abre o jogo, precisamos testar. Vocês mesmo no passado fizeram testes. Quando um teste é considerado engenharia reversa e quando não é? Hoje não está legal, como demonstrado por mim e vários outros editores. Mais que hora de tentar algo novo - mas com bom senso.

E olhe, somos um dos países que menos faz lambança. Se alguma vez que o Waze mudar algo ferrar completamente o Brasil, o mundo inteiro já estará um apocalipse. Outro detalhe: temos o servidor beta de rotas que, num improvável apocalipse, é mais um alerta no painel que vai acender antes.

antigerme wrote:Webminar de roteamento

Pessoal,

Amanhã vou ver com o Adrian se podem organizar um Webminar de roteamento.

Lancem todos os problemas e dúvidas no formulário abaixo, por favor, lancem realmente todos os problemas de rotas que vocês tem e todas as dúvidas - quanto mais melhor, o negócio é mostrar o tamanho do problema.

https://goo.gl/forms/J2WT4Kz9vw2Gna582

Excelente ideia e iniciativa! Se pudermos contar com o Ygal também seria fantástico! Até quando podemos entupir o formulário? Seria bom ter alguns dias para acumular os problemas e dúvidas, esgotando ao máximo o tópico.
GuibaBR
GuibaBR
Country Manager
Country Manager

Postby caltedde » Tue Dec 04, 2018 6:39 pm

gamasi wrote:Resumindo o tópico:

Não Masi, não vejo nada assim.....

Não precisamos mudar o que esta pronto e funcionando.......

tem algumas falhas, tem. E estamos aqui para sugerir mudanças só nestas falhas.....

As falhas são as grandes avenidas de grande trafego que em alguns lugares estavam presas ao Major=Federal e Minor=estadual..,.. é ai que precisamos mexer nesse momento, pois vai ajudar......

Reclassificar tudo não vamos fazer e nem precisamos neste momento.....

Olhando o post inicial, lá prevê que em lugares de grade fluxo, podem e devem ser expressas....... nunca fizemos isso....

Então tá na hora de fazer e para que todos saibam os motivos estamos dizendo aqui.....

To vendo gente muito animada em mudar tudo.... gente, não precisa e não vai ajudar a melhorar......

Muita calma nessa hora, se a gente levantar locais onde precisamos mexer, vamos montar uma planilha e anotar, discutimos e se necessário mexemos.......

mas nos casos que sabemos que é necessário... nada de sair mudando tudo, mesmo porque para fazer isso precisamos do apoio do staff em fazer esta mudança...

Espero ter explicado, pois vi muita gente achando que tem que reinventar a roda...

Abraços.
Cal Tedde
Global Champ Mentor, Beta Lider
[ img ][ img ][ img ][ img ]
caltedde
Coordinators
Coordinators

Has thanked: 2513 times
Been thanked: 2762 times

Postby gamasi » Tue Dec 04, 2018 6:51 pm

caltedde wrote:Não Masi, não vejo nada assim.....

Não precisamos mudar o que esta pronto e funcionando.......

tem algumas falhas, tem. E estamos aqui para sugerir mudanças só nestas falhas.....

As falhas são as grandes avenidas de grande trafego que em alguns lugares estavam presas ao Major=Federal e Minor=estadual..,.. é ai que precisamos mexer nesse momento, pois vai ajudar......

Reclassificar tudo não vamos fazer e nem precisamos neste momento.....

Espero ter explicado, pois vi muita gente achando que tem que reinventar a roda...

Abraços.

Concordo com vc Cal,

Acho que não fui claro no meu post. Desculpem
Não quero nem acho que devemos reclassificar tudo não.
Mas há casos específicos que precisam ser alterados pois estão causando problema nas rotas.

A questão é que ao mudar esses casos começamos a criar várias exceções e isso é péssimo.

Uma solução, que a meu ver seria o ideal, é levantar os casos em que a rota "não faz sentido" para nós e entender o porque para o algoritmo do Waze faz sentido.
Acredito que entendendo o problema podemos mirar na solução ideal.

Seria interessante algum Staff participar pois na tentativa e erro fica uma tarefa mais difícil.
gamasi
Country Manager
Country Manager

Has thanked: 852 times
Been thanked: 1001 times

PreviousNext

Return to Mapas e edição de mapas