Reclassificação das rodovias

Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.

Moderators: BellVillense, Brazil Champs

Forum rules
Confira nossa Wazeopedia ou pergunte ao nosso Oráculo antes de postar; ;)
Não esqueça de sempre copiar o Permalink com a "coisa" selecionada junto com a mensagem;
Problemas com rota? relate neste formulário
Veja nosso painel para acompanhamento de UR

By Sílvio (asterix06) - Toda ajuda é bem vinda, até as menores. Agora para que tentar "corrigir" algo que não precisa de conserto?

Re: Reclassificação das rodovias

Postby antigerme » Tue Sep 23, 2014 9:21 pm

CleitonCasarotto wrote:AG só para ter certeza, todas as BR tirando as de terra ficam como MaH certo?

Certo.

pedrottic wrote:
antigerme wrote:
B-Fernando wrote:AG, dá uma olhada nesta junção aqui:

https://www.waze.com/editor/?env=row&lo ... 677&zoom=4

Fiz de acordo com o Novo Acordo Ortográfico.
Se tiver errado, favor dizer onde ficou o erro? Obg :)

PS.: Estou disponível pra ajudar em PE ;)

Achei ela destruída.

Eu estava destruindo! hehe. Mas reconstruí tudo igualzinho depois que vi a engenhosidade no B-Fernando. Excelente. As saídas 0 estavam todas bloqueadas. Essa é a única forma de rotatórias assim funcionarem bem. Coloquei um lock alto para ninguém destruir de novo. :-), pois fica alarmando em todos os validator/toolbox da vida. Mas vale um teste depois do update e uma geral para ver se não deixei nada errado.

Abraço!

ps. única coisa que fiz foi colocar a rotatória como Major, para evitar quebra na interligação.

Eu acho que ficou legal, a única coisa que alterei foi um segmento que coloquei como Rampa.

wme.png

Este treco de "continuação natural" que eu me embananei todo ficou bem visível neste exemplo. Veja que o continuar é seguir direto, pegar a direita não, a direita teria que ser Rampa e não Major.

Agora não se preocupem, o pessoal está bolando uma definição bem legal para abranger a maioria dos casos. O importante mesmo no momento é a recategorização das BR/UF. :)
[ img ] AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor

Has thanked: 3630 times
Been thanked: 11149 times

Postby MoraisSPbr » Tue Sep 23, 2014 10:08 pm

Rampa ou não rampa parece meio confuso, né ?
Pra um lado (pista Norte) da BR a ligação entre as mesmas rodovias (BR-101 x PE-009) é direto como Major... pro outro lado (pista Sul) da BR já é via Rampa... ?
Q doidera... :-)
Até+!
Morais

Te interessa? Vote: Bairros nos endereços (também no CC!),
BlackList de vias, LOMBADAS

* Iniciante ?
* Prazos UR/MP

[ img ] [ img ]
AM: micro-região de Osasco (+ Carapicuíba, Barueri, Santana de Parnaíba, Pirapora, Cajamar)
MoraisSPbr
Beta tester
Beta tester

Location: SP: Osasco(Quitaúna) / São Paulo (Brooklin Novo / Berrini)
Has thanked: 6457 times
Been thanked: 968 times

Postby mikenit » Tue Sep 23, 2014 10:41 pm

Discordo da invenção de dois trechos conectados em um mesmo nó de rotatória e o bloqueio de uma rota válida permitida na vida real. É gambiarra com a desculpa para poder contornar o problema que ocorre ao conectar dois nós na mesma junção de uma rotatória. Mas bloqueia rota válida.
E se ocorrer um problema na rampa direta? Um acidente, um tombamento de caminhão?
A outra rota possível será dar a volta inteira na rotatória?

Também não adianta colocar "Acesso p/ Antiga BR-101" no nome alternativo e "nenhum" como nome principal. Somente nome principal vira instrução no TTS. E ninguém vai fazer pesquisa pelo nome "Acesso p/ Antiga BR-101" ! ;)

Como não dá para ver os trechos mais novos, não me é possível opinar embasado na realidade do local, o que tem nas placas, etc.

A BR101 antiga não deve ser MaH, deve ser PS, pois não é mais a BR-101. Se não é mais BR, nem como rodovia deve ficar, pois a nova BR foi feita justamente para tirar o trânsito da rodovia de dentro da área urbana. PS nela em toda a sua extensão, pois não quebra rota alguma, visto que as rotas longas estão garantidas pela nova BR-101, em MaH. ;)

Rampas: vai sair uma "norma" que vai facilitar o entendimento. E pode mudar algumas coisas ai...
Vidal . . . . SM: RJ e ES / CM(5): Brasil . . . . O melhor "Obrigado" é clicar no "joinha" lá em cima !
[LEIA PRIMEIRO] | [Guia rápido] | [Manual de edição] | [Fórum] | [Quiz] | [WME Validator - BRASIL]
mikenit
Country Manager
Country Manager

Has thanked: 355 times
Been thanked: 1027 times

Postby resmota » Tue Sep 23, 2014 10:57 pm

mikenit wrote:Discordo da invenção de dois trechos conectados em um mesmo nó de rotatória e o bloqueio de uma rota válida permitida na vida real. É gambiarra com a desculpa para poder contornar o problema que ocorre ao conectar dois nós na mesma junção de uma rotatória. Mas bloqueia rota válida.
E se ocorrer um problema na rampa direta? Um acidente, um tombamento de caminhão?
A outra rota possível será dar a volta inteira na rotatória?

Também não adianta colocar "Acesso p/ Antiga BR-101" no nome alternativo e "nenhum" como nome principal. Somente nome principal vira instrução no TTS. E ninguém vai fazer pesquisa pelo nome "Acesso p/ Antiga BR-101" ! ;)

Como não dá para ver os trechos mais novos, não me é possível opinar embasado na realidade do local, o que tem nas placas, etc.

A BR101 antiga não deve ser MaH, deve ser PS, pois não é mais a BR-101. Se não é mais BR, nem como rodovia deve ficar, pois a nova BR foi feita justamente para tirar o trânsito da rodovia de dentro da área urbana. PS nela em toda a sua extensão, pois não quebra rota alguma, visto que as rotas longas estão garantidas pela nova BR-101, em MaH. ;)

Rampas: vai sair uma "norma" que vai facilitar o entendimento. E pode mudar algumas coisas ai...

Bah... Falou muito do que eu acho mas acabo ficando quieto pq tem um pessoal mais antigo que discorda de mim nesse assunto.
resmota
EmeritusChamps
EmeritusChamps

Has thanked: 1692 times
Been thanked: 3386 times

Postby dantondorati » Tue Sep 23, 2014 11:17 pm

Estou com uma dúvida, no seguinte item:

E o que acontece onde a rodovias for tanto federal como estadual?
Vamos manter o maior tipo para evitar quebrar rotas.

Quanto a definição está claro, devemos sempre colocar como MaH cujas rodovias forem estaduais/federais simultaneamente, porém não está claro se poderá ser UF-XXX no nome principal e BR-XXX no alternativo.

Por exemplo, no caso da BR-364, em São Paulo ela é a SP-326 e parte da SP-310. A dúvida é a seguinte, no estado de SP boa parte das rodovias são conhecidas pelo nome, Rod. Faria Lima, Rod Washington Luís, etc. Além de, em todas as sinalizações sempre constar o prefixo SP-XXX. Creio que se for obrigatório a utilização do nome principal como sendo da BR-364, iremos causar um grande transtorno para todos os usuários que já estão habituados a tal nomenclatura.

Porém se puder colocar o prefixo da Federal como alternativo e manter o prefixo da Estadual no principal, não haverá impacto algum. Mais uma dúvida que surgiu enquanto escriva esse post, caso a definição de Major não implique no prefixo da BR puder ficar como nome alternativo, será necessário colocar o nome alternativo em toda delimitação do trecho da BR?

Sei que poderia ter enviado esse post no tópico em discussão no subforum de SP, porém acho ser uma dúvida pertinente e certamente outros terão. Carlos?
Danton Dorati
• CM - Brazil
• AM - Belo Horizonte / Oeste Paulista
• Localizer - pt_BR
• Beta Tester - App (Android Auto + CarPlay + Carpool) / WME

[ img ][ img ][ img ]
Links Importantes
Siglas e Termos
dantondorati
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ

Has thanked: 1010 times
Been thanked: 1348 times

Postby B-Fernando » Tue Sep 23, 2014 11:20 pm

Véi, fui eu chegar em ksa, e vi que a junção que mandei virou estudo de caso! :O

Mas sim mikenit, a questão do bloqueio da saída 0 foi minha mesmo;

Os nomes, nem olhei, já estavam assim.

A classificação da BR-101 Antiga: sugiro baixar para MiH em vez de PS, já que muitos carros usam o trecho para ir para Alagoas. É rota comum entre cidades (que leva, inclusive, à PE-060, mais a Sul) ;)

Obrigado AG, e mike, pelas dicas ;)
Na pista, dentre as várias rotas certas, o WAZE te dá a melhor.
Na vida, dentre as várias possíveis, só CRISTO te dá a ÚNICA certa.

Fikdik ;)

[ img ] [ img ]
B-Fernando

Has thanked: 71 times
Been thanked: 81 times

Postby pedrottic » Wed Sep 24, 2014 1:59 am

B-Fernando wrote:Véi, fui eu chegar em ksa, e vi que a junção que mandei virou estudo de caso! :O

Mas sim mikenit, a questão do bloqueio da saída 0 foi minha mesmo;

Os nomes, nem olhei, já estavam assim.

A classificação da BR-101 Antiga: sugiro baixar para MiH em vez de PS, já que muitos carros usam o trecho para ir para Alagoas. É rota comum entre cidades (que leva, inclusive, à PE-060, mais a Sul) ;)

Obrigado AG, e mike, pelas dicas ;)

B-Fernando, parabéns pela engenhosidade. Já havia feito testes com a saída 0 bloqueada e a rotatória funciona muito bem, com apontamento correto das saídas e sem quebrar rotas válidas, apesar do monte de erro que aparece em scripts de validação. Após o update não deixe de nos contar como ficaram as instruções, em uma rotatória com múltiplas saídas 0, coisa que ainda não vi.

O viaduto também ficou engenhoso. Muita gente vai pensar que são vias cortando a rotatória, o que estragaria tudo. mas está corretamente elevado. O local merece lock alto.

Concordo, no entanto, com o mike em rever os nomes. Também não vi nada. Essa história de "antiga" me parece meio esquisitona. Caso vc tenha acesso ao trecho acho interessante colocar o indicativo das placas nas saídas das rampas. Atente para o novo algoritmo com relação aos nomes alternativos.

Abraço!
[ img ] [ img ]
Carlos Pedrotti
Retired Global Champ and Country Manager
Brazil
pedrottic
EmeritusChamps
EmeritusChamps

Has thanked: 574 times
Been thanked: 1520 times

Postby B-Fernando » Wed Sep 24, 2014 12:56 pm

Valeu pedro pelo retorno :)

Apenas detalhando o que falei anteriormente, sobre a classificação:

A Antiga BR-101 é composta por 3 trechos, explicitados abaixo, de norte para sul:

1) BR-101 até início da PE-009: Creio que deva ser PS.
2) Início da PE-009 até início da PE-060: deveria ser MaH, já que quem vai para o litoral de alagoas usa este caminho.
3) Início da PE-060 até BR-101: Creio que deveria ser PS.

Só coloquei aqui pra esclarecer, embora seja um tópico específico de PE ;)
Também é o que eu acho, posso estar errado ;)
Na pista, dentre as várias rotas certas, o WAZE te dá a melhor.
Na vida, dentre as várias possíveis, só CRISTO te dá a ÚNICA certa.

Fikdik ;)

[ img ] [ img ]
B-Fernando

Has thanked: 71 times
Been thanked: 81 times

Postby pedrottic » Wed Sep 24, 2014 1:26 pm

B-Fernando wrote:Valeu pedro pelo retorno :)

Apenas detalhando o que falei anteriormente, sobre a classificação:

A Antiga BR-101 é composta por 3 trechos, explicitados abaixo, de norte para sul:

1) BR-101 até início da PE-009: Creio que deva ser PS.
2) Início da PE-009 até início da PE-060: deveria ser MaH, já que quem vai para o litoral de alagoas usa este caminho.
3) Início da PE-060 até BR-101: Creio que deveria ser PS.

Só coloquei aqui pra esclarecer, embora seja um tópico específico de PE ;)
Também é o que eu acho, posso estar errado ;)

Fernando, está adequado ao tópico. Apenas um ponto: se as vias que vc considerou deixar como PS forem vias asfaltadas fora da cidade, considere mesmo deixar Minor, para evitar problemas de roteamento quando forem as únicas vias possíveis entre alguns pontos em rotas mais longas e não quebrar essas rotas. Quanto à PE-009, verifique no mapa detalhado do dnit se são rodovias coincidentes. São teria que ficar minor, mesmo.

Abraço!
[ img ] [ img ]
Carlos Pedrotti
Retired Global Champ and Country Manager
Brazil
pedrottic
EmeritusChamps
EmeritusChamps

Has thanked: 574 times
Been thanked: 1520 times

Postby CleitonCasarotto » Wed Sep 24, 2014 1:37 pm

AG ou quem souber, fiquei com mais uma duvida quanto a reclassificaçao.
Quando a via era MaH mas é estadual, rebaixa pra MiH tambem?
CleitonCasarotto
Local Champ Mentor
Local Champ Mentor

Has thanked: 604 times
Been thanked: 1496 times

PreviousNext

Return to Mapas e edição de mapas