Reclassificação das rodovias

Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.

Moderators: BellVillense, Brazil Champs

Forum rules
Confira nossa Wazeopedia ou pergunte ao nosso Oráculo antes de postar; ;)
Não esqueça de sempre copiar o Permalink com a "coisa" selecionada junto com a mensagem;
Problemas com rota? relate neste formulário
Veja nosso painel para acompanhamento de UR

By Sílvio (asterix06) - Toda ajuda é bem vinda, até as menores. Agora para que tentar "corrigir" algo que não precisa de conserto?

Re: Reclassificação das rodovias

Postby sulstore » Tue Dec 11, 2018 9:17 pm

Eu tive uma ideia agora. Vocês não achariam interessante a gente ter um tópico com possível problemas em rotas longas com subtópicos onde pudêssemos informar e deixar a outros editores investigarem a rota?

Por Exemplo:
Tópico: Analise de Rotas.
Subtópico: Cidade X > Cidade Y.

Dentro deste Subtópico colocarmos um Print das rotas feita no LiveMap, marcar o traçado da rota que achamos ser o ideal e colocarmos o link para simulação da Rota.

Aí ficaria em aberto pra todos investigarem os possível problemas para o Waze não gerar a rota que achamos a ideal, são vários, exemplos: estradas não pavimentadas, classificação de via inferior, não Preferencial, Interdições e bloqueios, conversão difícil, conversão proibida, desconexão e por aí vai...

Assim teremos algo mais organizado e um feedback de outros editores que queiram investigar o caso. Eu mesmo fiz algumas simulações de rota no final de semana que passou e consegui encontrar uma quebra de rota sem que algum usuário reportasse o problema. Era uma via classificada como rua entre vias Estaduais, o waze até fazia a rota por ali, mas só quando a distancia da rota era diminuída, ao aumentar a distância ele preferia a rota por outro caminho, mesmo sendo mais demorada. Para o Waze essa rua fica invisível no meio da rota.

Acho que teríamos algo mais organizado, investigado, datado e carimbado antes de fazer alguma mudança nesse sentido.
Michael Pereira

AM - Norte de Santa Catarina
AM - Litoral Sul de Santa Catarina

[ img ][ img ][ img ]
sulstore
State Manager
State Manager

Has thanked: 347 times
Been thanked: 251 times

Postby antigerme » Wed Dec 12, 2018 3:17 am

GuibaBR wrote:A princípio, discordo da preferencialização como ferramenta de uso em larga escala. Não foram citados problemas de já colocar o tipo que a via tem que ser considerada, ao contrário dos vários problemas já citados da preferencialização.

Maaaaas... Que tal seguirmos a sugestão do @antigerme e seguir com o Webminar e HO? Daí retomamos? Parece bem mais produtivo. (Até lá espero ter concluído uma boa coletânea de erros em rotas.)

Guiba, comece de antes, ainda não use uma justificativa de erro para tentar criar outro. Leia o definido - post inicial - e me responda o que está faltando aí em sua área. :)

Voltando a mesma pergunta feita anteriormente algumas vezes. Cadê as Freeways de Sampa que existiram e foram removidas? ;)

Sério! Temos que fazer um HO pois estão, de início, "amarrando o jegue" no local errado. No HO podemos conversar mais tranquilo e abertamente.
[ img ] AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor

Has thanked: 3626 times
Been thanked: 11145 times

Postby antigerme » Wed Dec 12, 2018 3:30 am

sulstore wrote:Eu tive uma ideia agora. Vocês não achariam interessante a gente ter um tópico com possível problemas em rotas longas com subtópicos onde pudêssemos informar e deixar a outros editores investigarem a rota?

Por Exemplo:
Tópico: Analise de Rotas.
Subtópico: Cidade X > Cidade Y.

Dentro deste Subtópico colocarmos um Print das rotas feita no LiveMap, marcar o traçado da rota que achamos ser o ideal e colocarmos o link para simulação da Rota.

Aí ficaria em aberto pra todos investigarem os possível problemas para o Waze não gerar a rota que achamos a ideal, são vários, exemplos: estradas não pavimentadas, classificação de via inferior, não Preferencial, Interdições e bloqueios, conversão difícil, conversão proibida, desconexão e por aí vai...

Assim teremos algo mais organizado e um feedback de outros editores que queiram investigar o caso. Eu mesmo fiz algumas simulações de rota no final de semana que passou e consegui encontrar uma quebra de rota sem que algum usuário reportasse o problema. Era uma via classificada como rua entre vias Estaduais, o waze até fazia a rota por ali, mas só quando a distancia da rota era diminuída, ao aumentar a distância ele preferia a rota por outro caminho, mesmo sendo mais demorada. Para o Waze essa rua fica invisível no meio da rota.

Acho que teríamos algo mais organizado, investigado, datado e carimbado antes de fazer alguma mudança nesse sentido.

Too, não use de engenharia reversa para buscar definir algo. Use as ferramentas do Waze para relatar os problemas.

Isso de engenharia reversa para tentar definir algo é péssimo. O Waze tem bugs, testa coisas, o que se "prova" hoje não é válido amanhã.

HO, HO, temos que fazer um HO da comunidade.

:)
Looking for a job
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor

Postby antigerme » Wed Dec 12, 2018 3:36 am

Só adiantando parte do papo. Reza a lenda que o Waze está na busca da "hiper localização"
Looking for a job
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor

Postby sulstore » Wed Dec 12, 2018 12:20 pm

antigerme wrote:
Too, não use de engenharia reversa para buscar definir algo. Use as ferramentas do Waze para relatar os problemas.

Isso de engenharia reversa para tentar definir algo é péssimo. O Waze tem bugs, testa coisas, o que se "prova" hoje não é válido amanhã.

HO, HO, temos que fazer um HO da comunidade.

:)

Não estou querendo usar engenharia reversa, pelo contrário, seria algo apenas para deixar os "problemas" organizados e tentar encontrar o erro e corrigir conforme Wazeopedia, pois como você mesmo disse a grande maioria dos "problemas" são erros de edição e de fato são, nós podemos corrigir sem termos que usar a ferramenta de preferencia em sua grande maioria. Se começarmos a relatar tudo que achamos errado, certamente não vamos conseguir fazer um filtro ideal para o Waze e vai acabar passando erro de edição à eles. Apenas o relato de 1 editor acho pouco vago, passo pra quem ajudar a descobrir um "problema em rota"? Envio PM pra editores locais? Relato no fórum do estado? em outro tópico relatei um problema mas não tive retorno, acho que precisaríamos padronizar essa questão de mais pessoas analisarem a rota antes de passar isso pra frente.
Michael Pereira

AM - Norte de Santa Catarina
AM - Litoral Sul de Santa Catarina

[ img ][ img ][ img ]
sulstore
State Manager
State Manager

Has thanked: 347 times
Been thanked: 251 times

Postby VitorGoiabeira » Wed Dec 12, 2018 3:57 pm

@sulstore, mas isso já deveria estar sendo feito entre os editores do estado onde está o erro, com os editores de lá e ajuda dos LC ou GC.
O que deveria estar sendo discutido, e colocado no form que o @AG criou, são aquelas rota estranhas que já foram investigadas e não existem erros de edição como os que você citou para serem analisados pela STAFF.
[ img ][ img ][ img ][ img ][ img ]
Xiaomi Mi 9 - 6GB RAM - 128 GB ROM - Android 9.0.0
VitorGoiabeira
Waze Mentor
Waze Mentor

Has thanked: 384 times
Been thanked: 650 times

Postby alemenezes » Wed Dec 19, 2018 11:24 pm

Alguma novidade sobre o Webinar ?
[ img ]

Quer ajudar?

Wazeopedia
Manual de Edição

I ain't got no crystal ball
alemenezes
Local Champ Mentor
Local Champ Mentor

Has thanked: 666 times
Been thanked: 597 times

Postby antigerme » Fri Dec 21, 2018 12:38 am

alemenezes wrote:Alguma novidade sobre o Webinar ?

Faltando mostrar a necessidade. Apenas 3 pessoas enviaram dúvidas/perguntas/problemas. Temos que mostrar que é necessário e, se não provarmos a necessidade, é complicado conseguir algo. :)

Por favor, participem!
https://www.waze.com/forum/viewtopic.php?f=299&t=272556
Looking for a job
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor

Postby romulo-nunes » Fri Feb 08, 2019 5:26 pm

antigerme wrote:

Faltando mostrar a necessidade.

AG... A necessidade é a de esclarecer de forma geral, mesmo que incompleta ou superficialmente, o mínimo de como o algoritmo funciona. A justificativa pra isso é a seguinte: precisamos pensar como o Waze para escrever para o Waze. Espero que esse esclarecimento via Webinar minimize as dúvidas do pessoal. Concordo que bom seria se tivéssemos mais exemplos e casos reais pra trabalhar no evento.

Pessoal... Minha tentativa de compreender e explicar a história das rotas longas resultou nessa postagem aqui. O que entendi foi suficiente pra eu editar feliz, sem dúvidas, sem esculhambar o coleguinha que editou antes, e sem me desiludir com o algoritmo que se comportou de forma estranha. :lol: :roll: :geek:

Abraço.
Rômulo

(*) Link correto: https://www.waze.com/forum/viewtopic.php?p=1900745#p1900745
Last edited by romulo-nunes on Fri Feb 08, 2019 5:38 pm, edited 2 times in total.
[ img ] [ img ] [ img ] [ img ]
Arapiraca - Alagoas - Brasil
romulo-nunes
Waze Mentor
Waze Mentor

Has thanked: 41 times
Been thanked: 122 times

Postby antigerme » Fri Feb 08, 2019 5:29 pm

romulo-nunes wrote:
antigerme wrote:

Faltando mostrar a necessidade.

AG... A necessidade é a de esclarecer de forma geral, mesmo que incompleta ou superficialmente, o mínimo de como o algoritmo funciona. A justificativa pra isso é a seguinte: precisamos pensar como o Waze para escrever para o Waze. Espero que esse esclarecimento via Webinar minimize as dúvidas do pessoal. Concordo que bom seria se tivéssemos mais exemplos e casos reais pra trabalhar no evento.

Pessoal... Minha tentativa de compreender e explicar a história das rotas longas resultou nessa postagem aqui. O que entendi foi suficiente pra eu editar feliz, sem dúvidas, sem esculhambar o coleguinha que editou antes, e sem me desiludir com o algoritmo que se comportou de forma estranha. :lol: :roll: :geek:

Abraço.
Rômulo

Se preocupa não, se não sair nós mesmos fazemos. ;)

Agora quanto mais exemplos, melhor.
Looking for a job
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor

Previous

Return to Mapas e edição de mapas