Get a sneak peek at whats next for Permanent Hazards on our April 7th Office Hours!
Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.

Post Reply
Forum rules
Confira nossa Wazeopedia ou pergunte ao nosso Oráculo antes de postar; ;)
Não esqueça de sempre copiar o Permalink com a "coisa" selecionada junto com a mensagem;
Problemas com rota? relate neste formulário
Veja nosso painel para acompanhamento de UR

Rodovias que Cortam Cidades - Orientações

Post by sulstore
Pessoal... Por favor mover o tópico caso esteja no local errado...

Bom, lembro vagamente que já teve um questionamento quanto as rodovias estaduais ou federais que cruzam as cidades.. O exemplo é da cidade de Jaraguá do Sul - SC

Oficialmente a rodovia estadual e federal passam pelo centro da cidade, porém o melhor caminho para cruzar a cidade por exemplo de Joinville > Jaraguá do Sul > Pomerode não é passando pelo centro (devido ao fluxo de veículos, semáforos e distância), porém o Waze faz a rota por lá. (Devido a regra de distância, quanto maior a distância, maior a preferência por vias federais e estaduais).

Neste caso, existe alguma orientação oficial do waze? Meu questionamento teve inicio depois de uma reclamação de um conhecido que é motorista de caminhão! é totalmente inviável passar com bitrem pelo centro, até mesmo para manobras em certas vias.
rodovia que atravessa a cidade.JPG
(191.54 KiB) Downloaded 263 times
este seria o melhor caminho.JPG
(110.42 KiB) Downloaded 262 times
sulstore
State Manager
State Manager
Posts: 814
Has thanked: 284 times
Been thanked: 256 times

POSTER_ID:16998696

1

Send a message


Post by antigerme
E outra, se pelo centro não é o melhor, o Waze irá buscar melhores rotas. Lembre que o Waze fica em background sempre procurando um nova melhor rota, quando a pessoa for se aproximando da cidade e houver melhor rota, o Waze a achará.

Por favor, não tente forçar melhor rota, não tente criar algo baseado em engenharia reversa do Waze.
:mrgreen:
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 11756
Has thanked: 1697 times
Been thanked: 8140 times
Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista

Post by antigerme
www-sulstore-com-br wrote:Se não existe uma definição do waze do que fazer, deixamos assim pois não é algo que esta gerando UR, até porque quem passa ali não sabe que existe um caminho muito mais rápido, o que quero deixar registrado é para novos usuários que possam passar pela mesma situação saber o que fazer.
Pera! Desiste não, nós somos chatos assim mesmo. Com o tempo você se acostuma.
:lol: :lol: :lol:

Se tem um problema, bora tentar resolver. A ferramente de dar preferência serve exatamente para fazer os ajustes finos.

Olhei o local e não achei quebra de rota - sim, também sou chato na procura por quebra de rota.

O que acham de colocar uma preferência na Principal sugerida?
Pra informação: em Pomerode um editor GETRANPOMERODE criou via Estadual onde era principal, isso não está no mapa Oficial do DEINFRA, acredito que ele fez isso devido ao tráfego maior de caminhões e via adequada para isso, pois oficialmente a via estadual cruza um trecho central da cidade. Avisei via PM a Regina mas nada foi feito. Do jeito que ele fez acho o ideal, mas não é uma edição conforme o mapa oficial.
É a turma do CCP. Manda permalink com as vias selecionadas para conversarmos melhor.
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 11756
Has thanked: 1697 times
Been thanked: 8140 times
Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista

Post by caltedde
Gente, o Waze nao utiliza as vias street e principal em rotas longas, também porque nao quer e nao deve jogar o trafego da rodovia para dentro de cidades...
Como em rotas curtas nao utiliza rodovias para nao jogar transito urbano em rodovias...... tem lógica ;)

E garanto que por 3, 4 minutos motoristas de caminhões nao vao gostar de entrar por vias urbanas que nao estão preparadas para o trafego destes veículos e o risco de ficar preso ali é maior.....né?

Vamos com calma ai.... :mrgreen:
caltedde
Posts: 2966
Has thanked: 995 times
Been thanked: 1424 times
Send a message
Cal Tedde
Global Champ Mentor, Beta Lider
https://s.waze.tools/s0500.pnghttps://s.waze.tools/beta.png

Post by caltedde
Entendi...... com a supervisão do Newton tenho certeza que vao decidir o melhor e dentro das regras.....

Quando terminarem, conte pra gente!! ;)
caltedde
Posts: 2966
Has thanked: 995 times
Been thanked: 1424 times
Send a message
Cal Tedde
Global Champ Mentor, Beta Lider
https://s.waze.tools/s0500.pnghttps://s.waze.tools/beta.png

Post by dZoup
www-sulstore-com-br wrote:Não sei se entendeu errado, mas o que acontece hoje é justamente isso, eles estão entrando em vias urbanas devido a classificação da via que é estadual e federal (conforme mapa do Deinfra). Essa via principal é mais adequada pra esse tipo de tráfego, não existe uma rodovia que corta a cidade com velocidades máxima de 100km por exemplo, obrigatoriamente quem passar pela cidade vai pegar vias Urbanas, logo a via que está classificada como federal e estadual não é a ideal pra quem está apenas passando pela cidade.

Por exemplo, no trecho que hoje está federal e estadual existe aproximadamente 14 semáforos, já no trecho que está como principal apenas 4.
Calma que pra copa vai sair o desvio da 280! :lol: :lol: :lol:

Sem brincadeira: as vias internas constam efetivamernte como rodovias ou apenas estão classificadas para evitarmos quebra de rota? Se for a segunda hipótese, podemos sim alterar a classificação... (no meu entendimento).

Mas veja com o Newton mais detalhadamente isso. Acho que dá para melhorar sem que seja armengue ou engenharia reversa...
dZoup
Local Champ Mentor
Local Champ Mentor
Posts: 1537
Has thanked: 942 times
Been thanked: 655 times
Send a message
Abraços,
dZoup
Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul - LC Brasil
Manual de edição
Tá curtindo editar mas quer ajuda de alguem com experiência? >>> Aqui <<< é o lugar!

Post by sulstore
Link do local:
https://www.waze.com/pt-BR/editor/?env= ... 367&zoom=2

O waze ainda não é recomendado para Caminhões, mas como não existe um aviso explicito, usuário não sabe disso, mas acredito que logo aparecerá a opção de caminhão no APP, carro e Taxi já aparece, tanto é que nas restrições de vias nós marcamos o que pode e o que não pode trafegar por lá... temos que partir do ponto que o usuário é leigo.. rsrs

O Roteamento em distâncias maiores dá preferencia por vias Estaduais e Federais, eu acredito que ele possa desviar por vias principais, mas depende do congestionamento na federal ou estadual em tempo real. Pelo LiveMap não ocorreu o desvio mesmo sendo em tempo real, mesmo sem transito em ambas as vias, é muito mais rápido passar pela via principal fora do centro do que passar pela federal que cruza o centro da cidade, posso dar 100% de certeza.

Em distâncias menores como por exemplo Guaramirim > Jaraguá > Pomerode o waze dá a rota correta devido a regra de quanto maior a distância maior a preferência por vias estaduais e federais (Li isso na wiki em inglês com detalhes, mas não achei o link pra postar aqui) abaixo um pequeno resumo do que achei na wazeopedia Brasil.

"Mudanças em rotas devido a comprimentos distintos
O servidor Waze não tem a capacidade de calcular todas as possiveis rotas em rotas de longa distância, então ele usa otimizações para rotas mais longas, ao aumentar um pouco a rota pode haver resultados consideravelmente distintos. De acordo com o suporte do Waze, seções de uma rota entre pontos com mais de 10 km de distância irão evitar rotas por ruas (utilizando Rua Primarias ou Rodovias). O servidor de rotas ignora totalmente ruas fora desse área de 10 km."

Se não existe uma definição do waze do que fazer, deixamos assim pois não é algo que esta gerando UR, até porque quem passa ali não sabe que existe um caminho muito mais rápido, o que quero deixar registrado é para novos usuários que possam passar pela mesma situação saber o que fazer.

Pra informação: em Pomerode um editor GETRANPOMERODE criou via Estadual onde era principal, isso não está no mapa Oficial do DEINFRA, acredito que ele fez isso devido ao tráfego maior de caminhões e via adequada para isso, pois oficialmente a via estadual cruza um trecho central da cidade. Avisei via PM a Regina mas nada foi feito. Do jeito que ele fez acho o ideal, mas não é uma edição conforme o mapa oficial.
sulstore
State Manager
State Manager
Posts: 814
Has thanked: 284 times
Been thanked: 256 times
Send a message

Post by sulstore
Pera! Desiste não, nós somos chatos assim mesmo. Com o tempo você se acostuma.
:lol: :lol: :lol:
Nem esquenta.. kkkkk ninguém é chato não, eu sou muito tranquilo pra debate.. hehe
Se tem um problema, bora tentar resolver. A ferramente de dar preferência serve exatamente para fazer os ajustes finos.
Desconheço essa ferramenta, eu, mero AM Level 3 óbvio que não tenho acesso.. :(
É a turma do CCP. Manda permalink com as vias selecionadas para conversarmos melhor.
Segue vias: Permalink
sulstore
State Manager
State Manager
Posts: 814
Has thanked: 284 times
Been thanked: 256 times
Send a message

Post by sulstore
caltedde wrote:Gente, o Waze nao utiliza as vias street e principal em rotas longas, também porque nao quer e nao deve jogar o trafego da rodovia para dentro de cidades...
Como em rotas curtas nao utiliza rodovias para nao jogar transito urbano em rodovias...... tem lógica ;)
Sim, sabemos :mrgreen:
E garanto que por 3, 4 minutos motoristas de caminhões nao vao gostar de entrar por vias urbanas que nao estão preparadas para o trafego destes veículos e o risco de ficar preso ali é maior.....né?
Não sei se entendeu errado, mas o que acontece hoje é justamente isso, eles estão entrando em vias urbanas devido a classificação da via que é estadual e federal (conforme mapa do Deinfra). Essa via principal é mais adequada pra esse tipo de tráfego, não existe uma rodovia que corta a cidade com velocidades máxima de 100km por exemplo, obrigatoriamente quem passar pela cidade vai pegar vias Urbanas, logo a via que está classificada como federal e estadual não é a ideal pra quem está apenas passando pela cidade.

Por exemplo, no trecho que hoje está federal e estadual existe aproximadamente 14 semáforos, já no trecho que está como principal apenas 4.
sulstore
State Manager
State Manager
Posts: 814
Has thanked: 284 times
Been thanked: 256 times
Send a message