Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.
Post by rtcoelho
antigerme wrote:
luiza_leite wrote:Olá,

Quando marcamos uma rua como calçadão/beco/viela, o Waze pode utilizar essa via como percurso? Pergunto isso pois quando conectamos uma via normal com uma desse tipo ele pede as conversões.
Obrigada!
Basicamente não.

Explicando melhor; para o Waze tudo é válido como rota mas para tipo ele aplica uma penalidade, nos casos das calçadas a penalidade é tão alta que só será usado que for a única alternativa.
Fala galera, fazendo uma edições pela região de Guarulhos, me deparei com uma situação, pra mim até então estranha, já que voltei a pouco tempo.

Resolvi pesquisar no fórum a respeito, mas, o mais próximo que encontrei foi esta explicação acima, que aliás já era o que tinha em mente.

Pois bem, notei que alguns editores estão desligando os seguimentos de vielas das vias trafegáveis...

Achei estranho, pois não encontrei nada a respeito disso.

Até que usando o WME Validator encontrei a primeira referencia disso:
#115 The non-drivable segment makes a junction with a drivable at node B: wiki
https://wiki.waze.com/wiki/Road_Types_( ... able_roads
Disconnect node B from all of the drivable segments.
Só que notei que só em alguns casos que aparecia este alerta, então para tentar entender, passei a analisar com calma.

Este alerta só é exibido se a viela não tiver número de casa, ou seja, se criar uma viela e adicionar um número sequer e salvar, voalá, o alerta some.

Como na nossa Wiki Br e no fórum, a principio não encontrei nada a respeito, então resolvi fazer este post.

As vias não trafegáveis devem ou não ter seguimento com as vias trafegáveis?
Eis o permalink de um exemplo:
https://www.waze.com/pt-BR/editor/?zoom ... 53&env=row

Eu sei que foi desligado os seguimentos, pois foi eu quem editei esta região a quase um ano atrás e me lembro destas vielas, e se notar também, não foi removido o nó dos seguimentos excluídos.

T+
rtcoelho
Area Manager
Area Manager
Posts: 306
Has thanked: 212 times
Been thanked: 154 times
Send a message

Post by rtcoelho
Bem, até hoje sempre deixei conectado e nunca tive problemas, resolvi postar pois além desses que postei encontrei muitos outros e fiquei em dúvidas.

O que aprendi até então foi o que o canetafina disse.

Como postei acima o WME Validador alerta pra remover o seguimento, se o mesmo não conter número de casa.

Nas vias vias não trafegaveis que tem números de casas o validador não aponta erros.

Enviado pelo smartphone via Tapatalk
rtcoelho
Area Manager
Area Manager
Posts: 306
Has thanked: 212 times
Been thanked: 154 times
Send a message

Post by rtcoelho
antigerme wrote:
nelramos wrote:Moacir e RtCoelho,
Amigão, pelo que já li a respeito no fórum e na wiki.
Vias não trafegáveis servem apenas de referências visuais para a orientação no trajeto, não devem ser utilizadas no roteamento.
No momento não. Futuro!?!? ;)
A princípio não só as calçadas/becos e vielas mas todas as vias não trafegáveis devem estar desconectadas das vias trafegáveis. Justamente pelo que o AG expôs o sistema aplica uma penalidade muito alta mas se ele não dispuser de outra alternativa vai rotear, mas aí entramos na esfera da física ou do físico(o real). O verdadeiro beco somente dá passagem para pedestre e não cabe um carro e portanto não tem como haver trânsito, assim como não podemos admitir carros transitando por uma calçada, ou mesmo subindo uma escadaria. :lol: . Portanto a categorização correta é importante, se uma rua estreita passa um carro, então é uma rua e não um beco.
Nossa wiki não fala a respeito, mas segue abaixo um trecho da wiki americana e o link.
  • Non-drivable routes should not have any type of junction with a drivable road. Because of the way the routing engine uses a penalty system, Waze will route users to drive on these "Non-drivable" road types if they are connected to drivable roads. When crossing a drivable road, the non-drivable road should be bridged across without a junction between them and set at a different Elevation.
https://wiki.waze.com/wiki/Road_types/USA

Eu particularmente desconecto todas as vias não trafegáveis..
Espero ter contribuído com a dúvida de vocês.
Por favor, não desconecte e nem restrinja conversão. A Wiki Brasil não fala nada a respeito pois não há o que se falar, não é para desconectar ou restringir. O recurso existe no WME, vamos usa-lo. :mrgreen:

Os americanos ficam inventando arte, uma não dirigível só vai ser usada quando realmente for a única opção de rota. Os americanos inventaram isso por causa de um bug que existia com as "trilhas para pedestres" que estavam sendo usadas como rotas como "4x4", bastava dizer no app que topa passar por vias de terra que o danado corria para usar um trilha. Bug já foi corrigido.

Viu que é melhor fazer da maneira certa sem inventar coisas? há um bug, pedimos a correção e não inventamos moda. :P
Ok Antigerme, então vou corrigir estas que foram alteradas.

T+
rtcoelho
Area Manager
Area Manager
Posts: 306
Has thanked: 212 times
Been thanked: 154 times
Send a message

Post by Sacripanta
Boa noite! (Sobre Diadema/SP)

Procedimento de nomenclatura de Passagens - Se tiver trânsito deve receber a categorização "R." antes ou "Passagem" é considerada uma categorização?

É o permalink:
https://waze.com/editor?env=row&lat=-23 ... 341&zoom=7

Vejo que não há previsão de abreviaturas para:
São, que poderia ser S.
Santo, que poderia ser Sto.
Santa, que poderia ser Sta.
Também não há abreviatura para a expressão "Passagem" que a meu ver corresponderia a Travessa (Tv.), mas a nomenclatura é utilizada tanto como "Passagem", diretamente, como "R. Passagem ... ", este segundo errado a meu ver.
Quando deparei com "R, Passagem ...", ex. R. Passagem Estádio Maracanã", não consegui efetuar a correção pois ao aplicar "APPLY", mesmo corrigindo, o aplicativo pucha o nome "R. Passagem..." automaticamente.
Alguma sugestão ou deixamos como está?
Obrigado.

Peter (Sacripanta)

PS.: Vejo também que não é questão de ser ou não somente passagem de pedestres ou via para veículos porque nos dois casos encontramos os nomes "Passagem" e "Travessa" . Pesquisando o Manual e o Forum, nada encontrei sobre o tema.

Do Wazopédia:
https://wazeopedia.waze.com/wiki/Brazil ... omear_vias
Nota 2: Todas as vias que não forem pavimentadas/calçadas, mas permitem a passagem de veículos (com exceção das vias trafegadas apenas por veículos 4X4 descritas mais abaixo), deverão ser categorizadas com sua categoria oficial (se rodovia, categorizada como rodovia, se rua categorizada como rua), marcando-se, ainda, a caixa de seleção "não pavimentado".
Sacripanta
Posts: 68
Has thanked: 15 times
Been thanked: 2 times
Send a message

Post by Saqueir0
Boa tarde senhores.

Estou corrigindo as rodovias pelas quais passei e me surgiu uma dúvida.

Neste trecho:
https://world.waze.com/editor/?zoom=4&l ... TTTTTTTTFT

É uma continuação da rodovia, em perímetro urbano, com velocidade limitada a 60km/h, com duas ou mais pistas para cada lado.

Qual a classificação correta? Pensei em utilizar Minor Highway baseado nessa informação da wiki: "Para melhor roteamento e não descaracterizar a via, onde há tráfego urbano, zonas urbanas, toda e qualquer tipo de rodovia deve ser classificada como Minor Highway."

Aguardo ajuda dos senhores. Obrigado.
Saqueir0
Posts: 25
Been thanked: 11 times
Send a message

Post by Saqueir0
Tchelow wrote:
rtonete wrote:Boa tarde senhores.

Estou corrigindo as rodovias pelas quais passei e me surgiu uma dúvida.

Neste trecho:
https://world.waze.com/editor/?zoom=4&l ... TTTTTTTTFT

É uma continuação da rodovia, em perímetro urbano, com velocidade limitada a 60km/h, com duas ou mais pistas para cada lado.

Qual a classificação correta? Pensei em utilizar Minor Highway baseado nessa informação da wiki: "Para melhor roteamento e não descaracterizar a via, onde há tráfego urbano, zonas urbanas, toda e qualquer tipo de rodovia deve ser classificada como Minor Highway."

Aguardo ajuda dos senhores. Obrigado.
Avenida com certeza não é Freeway! :D
Se as características dela continuarem a ser de rodovia, coloque Minor Highway, caso seja alterada para via de menor capacidade, Primary Street.

Abraços,
Tchelow
Estou tentando corrigir isso, aqui no PR a maioria está como Freeway. Até dentro das cidades há freeways.
Muito obrigado pela ajuda. E vamos editar!!! ;)
Saqueir0
Posts: 25
Been thanked: 11 times
Send a message

Post by scarlogarcia
quantumjedi wrote:Sei que é uma dúvida muito específica por isto agradeço se me orientarem onde devo colocá-la. A BR-101 no mapa de Alagoas aparece como Prestes Maia. Nunca havia ouvido falar disto nem nunca vi isto na BR-101. Moro aqui há muitos anos, mas não sou daqui, por isto não excluo a possibilidade de ter este nome. Entretanto, segundo a Wikipedia a BR-101 em toda sua extensão é denominada oficialmente Rodovia Governador Mário Covas (Lei nº 10.292/01). O nome Prestes Maia seria um erro então?



Parece que Prestes Maia é o nome oficial. Apesar disto, eu colocaria como BR-101. Parece que ela é chamada assim desde 1967 com a Lei nº 5.335/67

Trecho retirado do topico Ediçao de rodovias
antigerme wrote:
2) Como devemos atribuir o nome da rodovia? Em algumas cidades ela é conhecida por seu nome popular, em outra cidade por seu nome oficial. Esta rodovia deve apresentar nomes diferentes ou deve apresentar mesmo nome (e outras informaçoes) a fim de facilitar ediçao de longos trechos de rodovia?
Coloquei no Wiki, e é claro que é sugestão, utilizar "UF/BR-NUMERO Nome", tentando criar um padrão para caso um dia seja implementado os escudos para representar as rodovias brasileiras.

Nos EUA ficou bem bacana, ele pega pelo nome, o BR/UF de lá para saber o tipo de escudo, a numeração após coloca dentro do escudo e existindo nome ele mostra na via.



Lei 10.292/01

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1o Fica denominada "Rodovia Governador Mário Covas" a Rodovia BR-101, em toda sua extensão.

Art. 2o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 27 de setembro de 2001; 180o da Independência e 113o da República.

FERNANDO HENRIQUE CARDOSO
Eliseu Padilha
scarlogarcia
Posts: 2369
Has thanked: 284 times
Been thanked: 786 times
Send a message

Post by scarlogarcia
Sim. Foi desatenção minha. Prestes Maia em 1967 e Mário Covas em 2001


Enviado por celular.
scarlogarcia
Posts: 2369
Has thanked: 284 times
Been thanked: 786 times
Send a message

Post by scarlogarcia
quantumjedi wrote:Parece-me que havia a opção de colocar um nome alternativo, mas não sei como fazer isto novo. Alguém sabe? Esta seria uma opção: nome principal BR-101, alternativo Rodovia Governador Mário Covas.
Uma maneira de forçar a entrada de nome alternativo no novo editor é atribuindo o nome alternativo a pista e depois coloque de novo o nome anterior. Ao menos o nome alternativo passa a constar no novo editor. (desculpe as redundancias acima)

O problema em fazer isto é que voce vai gerar em dobro uma serie de dados de atualizaçao que, a meu ver, sao dispensaveis...que nao é necessario.
scarlogarcia
Posts: 2369
Has thanked: 284 times
Been thanked: 786 times
Send a message

Post by scarlogarcia
Trechos de terra devem ficar como dirty road 4x4 :)

Como highway só nos trechos asfaltados da via


Enviado por celular.
scarlogarcia
Posts: 2369
Has thanked: 284 times
Been thanked: 786 times
Send a message