Observaçoes em Porto Alegre

Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.

Moderator: Brazil Champs

Forum rules
Confira nossa Wazeopedia ou pergunte ao nosso Oráculo antes de postar; ;)
Não esqueça de sempre copiar o Permalink com a "coisa" selecionada junto com a mensagem;
Problemas com rota? relate neste formulário
Veja nosso painel para acompanhamento de UR

By Sílvio (asterix06) - Toda ajuda é bem vinda, até as menores. Agora para que tentar "corrigir" algo que não precisa de conserto?

Re: Re: Observaçoes em Porto Alegre

Postby antigerme » Mon Sep 17, 2012 12:07 pm

jennerjcruz wrote:
edulg wrote:O que percebi é que várias das saídas para as pistas laterais estava como street, o que possivelmente causava este problema.

Agora é terminar as correções e esperar o próximo map update! :)

Fico feliz em notar que estamos percebendo a importância de haver uma malha bem conectada de primary streets. Não basta haver primary streets: as vias precisam estar conectadas de tal forma que o trânsito possa ser roteado sem passar por nenhuma street simples.

Jenner, engenheiro ITA/AER-87

Isso!! Se aparecer um street comum no meio do caminho a rota vai degringolar. ;)
antigerme
Coordinators
Coordinators

Has thanked: 3426 times
Been thanked: 9942 times

Re: Re: Observaçoes em Porto Alegre

Postby jennerjcruz » Sun Sep 16, 2012 3:40 am

edulg wrote:O que percebi é que várias das saídas para as pistas laterais estava como street, o que possivelmente causava este problema.

Agora é terminar as correções e esperar o próximo map update! :)

Fico feliz em notar que estamos percebendo a importância de haver uma malha bem conectada de primary streets. Não basta haver primary streets: as vias precisam estar conectadas de tal forma que o trânsito possa ser roteado sem passar por nenhuma street simples.

Jenner, engenheiro ITA/AER-87
jennerjcruz

Has thanked: 0 time
Been thanked: 8 times

Re: Observaçoes em Porto Alegre

Postby Tchelow » Tue Dec 04, 2012 3:23 pm

Tenho que concordar com o Antigerme em toda a resposta dele.
A rota é oferecida de acordo com o tráfego também. Ultimamente eu abandonei todos os meus caminhos tradicionais e estou indo só pelo Waze... tenho economizado cerca de 20 minutos por trajeto até o trabalho. Se ele te manda por algum outro caminho que tu sabe que é pior, é provável apenas que não tenha informação em tempo real e histórico para confrontar os dados.

Quanto às cores, também não entendi direito o que quer dizer.

Mande os Permalinks e informações sobre as rotas que damos uma olhada.

Abraços,
Tchelow

Has thanked: 12 times
Been thanked: 85 times

Postby antigerme » Tue Dec 04, 2012 2:05 pm

lampadinha wrote:Foi eu que acertei a maior parte da BR 116 de Canoas a Ivoti, antes do pessoal do Waze fazer a troca do mapa e bagunçar tudo. E não gostei nem um pouco da mudança de Major Highway para Minor Highway ou Primary Street. Eu estava entre os top 10 do Waze no Brasil em pensei em bloquear tudo ...

Também não gostei do basemap aplicado ao Brasil. :(

Teve um lado bom, com o basemap o número de Wazers explodiu. :)

lampadinha wrote:Passada a minha indignação e com a experiência de mais de 40 anos indo e vindo por esta estrada, sendo que nos últimos 7 anos, frequentando este calvário umas 10 vezes por semana, tenho a dizer que não melhorou trocar no Waze para Minor Highway ou Primary Street.

Isso ficou em debate por muito tempo e a única contribuição sua foi esta
viewtopic.php?f=302&t=16827&p=207412#p207412

Reduzimos os tipos para obter o melhor possível do algorítimo do Waze.

lampadinha wrote:Eu já fiz de tudo, entrei por dentro de Canoas de todas as maneiras que vocês possam imaginar e a rota que eu considero mais rápida ele não aceitava antes e continua não aceitando. O problema maior é na forma de rotear do Waze e não do tipo da via.

Nos passe permalinks, talvez até encontremos erros de edição.

Passe o ponto de origem, destino, rota sugerida pelo Waze e a suposta melhor rota para podermos ajuda-lo.

lampadinha wrote:Eu faço uma saída em Novo Hamburgo, que economiza alguns minutos todo dia, desde que o Waze foi criado, e somente num curto período de tempo, há muito tempo atrás ele fez o caminho mais rápido. É uma pena.

Está parecendo que você quer forçar o Waze a aceitar a sua suposta melhor rota.

lampadinha wrote:Agora a mudança no tipo da via me trouxe uma dificuldade que não vi ninguém comentar: não dá para enxergar mais aonde estão as saídas para as ruas laterais pois tudo ficou na mesma cor.

Esta eu não entendi.

Já tentou trocar o esquema de cor do mapa no seu smartphone?

lampadinha wrote:Espero a colaboração dos amigos wazeanos e se possível eu gostaria de poder voltar a BR-116 para Major Highway.

Para que trocar já que você mesmo afirmo "O problema maior é na forma de rotear do Waze e não do tipo da via."?

Veja com outros AM ai da região para ver o que eles acham. :)
antigerme
Coordinators
Coordinators

Has thanked: 3426 times
Been thanked: 9942 times

Postby Lampadinha5 » Tue Dec 04, 2012 1:31 am

Pessoal

Foi eu que acertei a maior parte da BR 116 de Canoas a Ivoti, antes do pessoal do Waze fazer a troca do mapa e bagunçar tudo. E não gostei nem um pouco da mudança de Major Highway para Minor Highway ou Primary Street. Eu estava entre os top 10 do Waze no Brasil em pensei em bloquear tudo ...

Passada a minha indignação e com a experiência de mais de 40 anos indo e vindo por esta estrada, sendo que nos últimos 7 anos, frequentando este calvário umas 10 vezes por semana, tenho a dizer que não melhorou trocar no Waze para Minor Highway ou Primary Street. Eu já fiz de tudo, entrei por dentro de Canoas de todas as maneiras que vocês possam imaginar e a rota que eu considero mais rápida ele não aceitava antes e continua não aceitando. O problema maior é na forma de rotear do Waze e não do tipo da via. Eu faço uma saída em Novo Hamburgo, que economiza alguns minutos todo dia, desde que o Waze foi criado, e somente num curto período de tempo, há muito tempo atrás ele fez o caminho mais rápido. É uma pena.

Agora a mudança no tipo da via me trouxe uma dificuldade que não vi ninguém comentar: não dá para enxergar mais aonde estão as saídas para as ruas laterais pois tudo ficou na mesma cor.

Espero a colaboração dos amigos wazeanos e se possível eu gostaria de poder voltar a BR-116 para Major Highway.

[]s

Lampadinha
Lampadinha5

Been thanked: 0 time

Postby Tchelow » Fri Sep 21, 2012 5:03 pm

edulg wrote:Tchelow,

Sim, ele me enviou PM. Fui eu quem fez a alteração da BR 116 de PS para Minor Highway, mas isso porque pensei ter sido um engano do fmoliveira.

Acho válido o teste, o que ele falou tem lógica. Como alguns aspectos do algoritmo de roteamento permanecem "secretos", podemos estar nos apoiando nas pequenas migalhas que a documentação nos fornece e com isso tirarmos conclusões erradas.

Da minha parte, fmoliveira, prossiga com o teste. Mas seria bom, como foi sugerido anteriormente, que seja dado "lock" nos segmentos alterados para evitar que qualquer outro wazer que passe por ali (e não só os AM) altera para Highway.

Perfeito Edu!
Todos apoiados. Vamos ver se há melhora significativa na região.

Abraços,
Tchelow

Postby scarlogarcia » Fri Sep 21, 2012 3:29 pm

Siga em frente como todos tem falado, fmoliveira.

Como eu disse antes, nós concordamos com o teste. E nao leve pelo lado negativo o que falamos aqui por "radical" ou "extremo". A rodovia realmente pode ser uma highway na teoria, mas na pratica pode pertencer a categoria de PS.

Quanto a dar um alo para todos de que voce vai fazer este teste... O Forum é realmente a ferramenta oficial e voce está certo quanto a ja ter convidado todos para conversar aqui no topico (lembrado que seu post inicial estava diluido em outro topico e eu o movi para um novo topico e o renomei para dar mais importancia ao assunto).

Nao temos muitos testes como o que voce vai fazer.

Entendo seu caso perfeitamente. Atualmente eu tenho 3 Minor Highways cortando o plano piloto (Brasília) de ponta a ponta e o povo daqui nao se acostumou com a possibilidade de mudar os trechos que adentram a cidade para PS.

Deixe eu te dar um feedback destas higways. Elas ja foram Freeway e o Waze na cidade praticamente so funcionava para dar alerta de blitz. Consegui reduzi-las para Major e elas ainda sugavam todos roteamentos. Finalmente consegui que elas ficassem como Minor Highway. Em roteamentos a mais de 15 Km eu tenho as vezes rotas compostas por PS e, as vezes, a Minor como 3 rota alternativa sugerida.

Estou de olho no seu teste. Se o roteamento de Brasilia pode ficar melhor, entao é claro que vou querer isto tambem. Até o momento minor highway está otimo e tambem está "respeitando" sua categorizaçao de rodovia.

Abraço
scarlogarcia

Has thanked: 1015 times
Been thanked: 1846 times

Postby edulg » Fri Sep 21, 2012 2:50 pm

Tchelow,

Sim, ele me enviou PM. Fui eu quem fez a alteração da BR 116 de PS para Minor Highway, mas isso porque pensei ter sido um engano do fmoliveira.

Acho válido o teste, o que ele falou tem lógica. Como alguns aspectos do algoritmo de roteamento permanecem "secretos", podemos estar nos apoiando nas pequenas migalhas que a documentação nos fornece e com isso tirarmos conclusões erradas.

Da minha parte, fmoliveira, prossiga com o teste. Mas seria bom, como foi sugerido anteriormente, que seja dado "lock" nos segmentos alterados para evitar que qualquer outro wazer que passe por ali (e não só os AM) altera para Highway.
edulg
Local Champ Mentor
Local Champ Mentor

Has thanked: 821 times
Been thanked: 983 times

Postby Tchelow » Fri Sep 21, 2012 1:34 pm

Fmoliveira wrote:Não sei dizer se existem muitos AMs ativos na região. O único meio de comunicação que temos é o fórum. Eu falei sobre essa alteração antes de fazer, e ninguém se manifestou contra. O fórum é a única maneira que eu conheço de se comunicar com os AMs.

Não concordo que a experiência seja radical. Seria radical se existisse uma consequência negativa provável.

Mas se alterarem de novo eu não vou mais mexer. Só voltei pra PS rápido porque acredito que a pessoa que alterou não sabia da experiência que estava sendo feita, e porque não se sabe que data o waze vai pegar no próximo update.

Você mandou uma PM para essa pessoa que alterou?
Outros AM's você pode ver por quem anda editando as ruas na sua região e também mandar PM para eles. O pessoal geralmente responde.

Abraços,
Tchelow

Postby Fmoliveira » Fri Sep 21, 2012 12:32 pm

Não sei dizer se existem muitos AMs ativos na região. O único meio de comunicação que temos é o fórum. Eu falei sobre essa alteração antes de fazer, e ninguém se manifestou contra. O fórum é a única maneira que eu conheço de se comunicar com os AMs.

Não concordo que a experiência seja radical. Seria radical se existisse uma consequência negativa provável.

Mas se alterarem de novo eu não vou mais mexer. Só voltei pra PS rápido porque acredito que a pessoa que alterou não sabia da experiência que estava sendo feita, e porque não se sabe que data o waze vai pegar no próximo update.
Fmoliveira

Been thanked: 1 time

Next

Return to Mapas e edição de mapas