Get a sneak peek at whats next for Permanent Hazards on our April 7th Office Hours!
Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.

Post Reply
Forum rules
Confira nossa Wazeopedia ou pergunte ao nosso Oráculo antes de postar; ;)
Não esqueça de sempre copiar o Permalink com a "coisa" selecionada junto com a mensagem;
Problemas com rota? relate neste formulário
Veja nosso painel para acompanhamento de UR

Observaçoes em Porto Alegre

Post by Fmoliveira
No trajeto que eu faço de POA-São Leopoldo, existem muitas primary streets alternativas, e o waze manda ir pela BR-116 que está como minor-highway, mesmo mostrando engarrafamento em tarja vermelha com velocidade média de 14km/h.

Num trajeto com mais de 20km/h, ele está ignorando completamente primary streets, não importa o quanto a highway está engarrafada.

Não vai adiantar pra vocês criarem primary streets. Não há vantagem em ter uma rua definida como highway, a não ser diminuir a carga no processamento do servidor de roteamento do waze, que não vai precisar olhar alternativas. A classificação de highway deveria ser reservada para ruas de alta velocidade que não engarrafam nunca, o que não deve existir em SP, nem aqui no RS.
Fmoliveira
Posts: 27

POSTER_ID:2574524

1

Send a message

Post by antigerme
Ninguém está querendo encher as cidades de Primary para resolver o problema das Rodovias/Highways dentro das cidades.

Olhei São Leopoldo e redondezas e está tudo uma bagunça de tipos, uma mapa nada agradável. Todo o percurso POA / São Leopoldo está bagunçado.

Puxa ai a orelha dos AM desta região, Lampadinha, ValterBR, Edulg :D
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 11756
Has thanked: 1697 times
Been thanked: 8140 times
Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista

Post by antigerme
jennerjcruz wrote:
edulg wrote:O que percebi é que várias das saídas para as pistas laterais estava como street, o que possivelmente causava este problema.

Agora é terminar as correções e esperar o próximo map update! :)
Fico feliz em notar que estamos percebendo a importância de haver uma malha bem conectada de primary streets. Não basta haver primary streets: as vias precisam estar conectadas de tal forma que o trânsito possa ser roteado sem passar por nenhuma street simples.

Jenner, engenheiro ITA/AER-87
Isso!! Se aparecer um street comum no meio do caminho a rota vai degringolar. ;)
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 11756
Has thanked: 1697 times
Been thanked: 8140 times
Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista

Post by antigerme
Fmoliveira wrote:
edulg wrote:O que percebi é que várias das saídas para as pistas laterais estava como street, o que possivelmente causava este problema.
Isso não adianta. Se existir uma highway e o trajeto for maior que 20km, ele vai pela highway, não importa o tamanho do engarrafamento. Isso eu observei na prática.

Leia o que o "quick help" diz no finalzinho quando você digita "penalty":

Long Distances:
0-15 km - All road types are allows for routing.
15-20 km - All road types except Streets.
20-30 km - All road types except Streets and Primary streets.
30-200 km - Only Minor, Major, and Freeways.
more than 200 km - only Freeways.
Exato, mas, quando você for entrar em engarrafamento o Waze te sugere nova rota. O negócio é não manter um Highway de tipo muito alto.
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 11756
Has thanked: 1697 times
Been thanked: 8140 times
Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista

Post by antigerme
lampadinha wrote:Foi eu que acertei a maior parte da BR 116 de Canoas a Ivoti, antes do pessoal do Waze fazer a troca do mapa e bagunçar tudo. E não gostei nem um pouco da mudança de Major Highway para Minor Highway ou Primary Street. Eu estava entre os top 10 do Waze no Brasil em pensei em bloquear tudo ...
Também não gostei do basemap aplicado ao Brasil. :(

Teve um lado bom, com o basemap o número de Wazers explodiu. :)
lampadinha wrote:Passada a minha indignação e com a experiência de mais de 40 anos indo e vindo por esta estrada, sendo que nos últimos 7 anos, frequentando este calvário umas 10 vezes por semana, tenho a dizer que não melhorou trocar no Waze para Minor Highway ou Primary Street.
Isso ficou em debate por muito tempo e a única contribuição sua foi esta
http://world.waze.com/forum/viewtopic.p ... 12#p207412

Reduzimos os tipos para obter o melhor possível do algorítimo do Waze.
lampadinha wrote:Eu já fiz de tudo, entrei por dentro de Canoas de todas as maneiras que vocês possam imaginar e a rota que eu considero mais rápida ele não aceitava antes e continua não aceitando. O problema maior é na forma de rotear do Waze e não do tipo da via.
Nos passe permalinks, talvez até encontremos erros de edição.

Passe o ponto de origem, destino, rota sugerida pelo Waze e a suposta melhor rota para podermos ajuda-lo.
lampadinha wrote:Eu faço uma saída em Novo Hamburgo, que economiza alguns minutos todo dia, desde que o Waze foi criado, e somente num curto período de tempo, há muito tempo atrás ele fez o caminho mais rápido. É uma pena.
Está parecendo que você quer forçar o Waze a aceitar a sua suposta melhor rota.
lampadinha wrote:Agora a mudança no tipo da via me trouxe uma dificuldade que não vi ninguém comentar: não dá para enxergar mais aonde estão as saídas para as ruas laterais pois tudo ficou na mesma cor.
Esta eu não entendi.

Já tentou trocar o esquema de cor do mapa no seu smartphone?
lampadinha wrote:Espero a colaboração dos amigos wazeanos e se possível eu gostaria de poder voltar a BR-116 para Major Highway.
Para que trocar já que você mesmo afirmo "O problema maior é na forma de rotear do Waze e não do tipo da via."?

Veja com outros AM ai da região para ver o que eles acham. :)
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 11756
Has thanked: 1697 times
Been thanked: 8140 times
Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista

Post by edulg
Considerem a orelha puxada...

Vou revisar agora mesmo aquele trecho. :oops:
edulg
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 653
Has thanked: 13 times
Been thanked: 47 times
Send a message

Post by edulg
Pessoal,

Revisando o trecho POA-São Leopoldo constatei aquilo que o antigerme mencionou, está realmente uma bagunça. As vias laterais ora são "service road", ora "street", ora PS. Na minha opinião deveriam ser todas PS (o que tenho feito, aliás) graças às suas características de velocidade.

Para quem já transitou por ali sabe que é um trecho complicado, que tranca por qualquer coisa. Hoje a BR-116 está marcada como major highway de Porto Alegre até Novo Hamburgo, onde ela possui duas pistas. Ficou assim mais por esta característica, duas vias, e pela importância da via, conforme discussões anteriores aqui no forum, do que pela sua velocidade. Se fosse enquadrar por velocidade seria "minor highway" no geral e "street" em alguns pontos... :)

Já li em um post que o Waze considera uma velocidade média padrão por tipo de via apenas enquanto não possui dados coletados da velocidade média REAL. Se for assim, tanto faz classificarmos como minor ou major ou PS se a via tem um tráfego alto, logo o Waze vai perceber que aquela highway tem velocidade média de 40Km/h...

A título de exemplo, vejam como está bonito este trecho: :shock:
https://world.waze.com/editor/?zoom=4&l ... TTTFTTTTFT

Como estão teus testes com os tipos de vias, antigerme? ;)
edulg
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 653
Has thanked: 13 times
Been thanked: 47 times
Send a message

Post by edulg
Não, ainda não mexi em tudo. O exemplo é justamente para dar uma idéia da extensão dos problemas... :)
edulg
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 653
Has thanked: 13 times
Been thanked: 47 times
Send a message

Post by edulg
Concluo, então, que a melhor opção para aquela estrada é marcá-la como "minor highway".

O Fmoliveira havia reclamado que o waze não sugeria uma rota alternativa quando a via principal estava congestionada. O que percebi é que várias das saídas para as pistas laterais estava como street, o que possivelmente causava este problema.

Agora é terminar as correções e esperar o próximo map update! :)
edulg
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 653
Has thanked: 13 times
Been thanked: 47 times
Send a message

Post by edulg
Tchelow,

Sim, ele me enviou PM. Fui eu quem fez a alteração da BR 116 de PS para Minor Highway, mas isso porque pensei ter sido um engano do fmoliveira.

Acho válido o teste, o que ele falou tem lógica. Como alguns aspectos do algoritmo de roteamento permanecem "secretos", podemos estar nos apoiando nas pequenas migalhas que a documentação nos fornece e com isso tirarmos conclusões erradas.

Da minha parte, fmoliveira, prossiga com o teste. Mas seria bom, como foi sugerido anteriormente, que seja dado "lock" nos segmentos alterados para evitar que qualquer outro wazer que passe por ali (e não só os AM) altera para Highway.
edulg
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 653
Has thanked: 13 times
Been thanked: 47 times
Send a message