Get a sneak peek at whats next for Permanent Hazards on our April 7th Office Hours!
Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.
Post by MauricioCGB
antigerme wrote:
danielborges93 wrote:Pessoal, em que ficou decidido isso aqui? Aqui em AL o AG colocou como automático alguns segmentos inclusive os federais/estaduais. Alguns deles caíram para lv1. E isso é muito perigoso baseando-se em casos que já vimos por aqui.
viewtopic.php?f=299&t=269908#p1885892
Considero como decisão tomada esse post do @tenlucas
Bom, vou tentar resumir novamente o que está sendo feito e discutido.

Sobre proteção dos mapas e seu comportamento, já existem "respostas" na Wazeopedia global!

Sobre o consenso, temos:
- Adotar o automático, sempre que possível;
- Locks manuais são para segmentos com históricos "negativos" como vandalismos, complexidades de junções, importância da via X impacto de edição errada, entre outras coisas.

Considerações:
- Em rodovias, deverá ser analisado caso a caso, mas continua sempre o mesmo raciocínio, se o automático é suficiente, OK, caso contrário, lock manual;
- Não existe ninguém melhor do que a comunidade local para saber onde aplicar esses locks manuais, pois cada região possui suas peculiaridades, ou seja, não temos como deixar 100% no automático, sempre existirão exceções;
- Exageros serão acompanhados pelos Champs, para que possamos encontrar um equilíbrio entre proteção X edição;
- Esses padrões criados e citados anteriormente estavam dentro das melhores práticas de edição, pois na época, os recursos existentes não eram suficientes.

Sugestão:
- Para as comunidades locais que desejam virar a chave (manual para automático), sugiro fazer uma transição suave, como por exemplo, executar testes em regiões "acompanhadas" (alguns bairros), levantar dados (proteção X edição), comparar resultados e expandir para todo o estado.

PS: Será feita a atualização na nossa Wazeopedia. ;)
Então, fica valendo a decisão da comunidade local para cada Estado, definindo como fazer a transição, como sugere o Lucas.

Mauricio
MauricioCGB
Coordinators
Coordinators
Posts: 5954
Has thanked: 846 times
Been thanked: 913 times
Send a message

Post by MauricioCGB
VitorGoiabeira wrote:Eu ainda acho que está havendo uma interpretação diferente dos editores...
Na minha interpretação @Lucas disse que o padrão é usar lock auto, e em alguns casos específicos a comunidade local decide se coloca lock manual naquele ponto ou não.
Na interpretação de outro editores, é a comunidade local que decide se vai usar lock auto ou não.
E já tem agora a interpretação que é a comunidade local que decide como fazer a transição (que pode durar uns 2 anos para se concretizar).
Já vi editores lvl 3, 4 fazendo quebra de rotas em rodovias, não acho que seja motivo para lock alto.
A discussão está em fazer alterações sem consultar a comunidade local.
Principalmente no que se refere à segmentos do tipo Expressa, Federal e Estadual.
MauricioCGB
Coordinators
Coordinators
Posts: 5954
Has thanked: 846 times
Been thanked: 913 times
Send a message

Post by MauricioCGB
VitorGoiabeira wrote:Achei que a discussão era sobre Bloqueios / Locks de vias como diz o título.
Qual o problema em alterar algo deixando dentro das regra geral?
Alterar sem discutir fere a regra estabelecida nesse tópico.
Principalmente no que se refere à Expressas, Federais e Estaduais.
MauricioCGB
Coordinators
Coordinators
Posts: 5954
Has thanked: 846 times
Been thanked: 913 times
Send a message

Post by MauricioCGB
VitorGoiabeira wrote:
MauricioCGB wrote:
VitorGoiabeira wrote:Achei que a discussão era sobre Bloqueios / Locks de vias como diz o título.
Qual o problema em alterar algo deixando dentro das regra geral?
Alterar sem discutir fere a regra estabelecida nesse tópico.
Principalmente no que se refere à Expressas, Federais e Estaduais.
Alterar casos específicos sim, o resto não.
Enviado do meu MI 6
Acho que vc devia vler novamente o post do @tenlucas.

- Para as comunidades locais que desejam virar a chave (manual para automático), sugiro fazer uma transição suave, como por exemplo, executar testes em regiões "acompanhadas" (alguns bairros), levantar dados (proteção X edição), comparar resultados e expandir para todo o estado.
MauricioCGB
Coordinators
Coordinators
Posts: 5954
Has thanked: 846 times
Been thanked: 913 times
Send a message

Post by MauricioCGB
VitorGoiabeira wrote:
MauricioCGB wrote:
VitorGoiabeira wrote:Alterar casos específicos sim, o resto não.
Enviado do meu MI 6
Acho que vc devia vler novamente o post do @tenlucas.

- Para as comunidades locais que desejam virar a chave (manual para automático), sugiro fazer uma transição suave, como por exemplo, executar testes em regiões "acompanhadas" (alguns bairros), levantar dados (proteção X edição), comparar resultados e expandir para todo o estado.
E acho que você devia reler o primeiro - desse post.

- Adotar o automático, sempre que possível;

Enviado do meu MI 6
Exatamente, mas quem decide se é possível é a comunidade local, e isso prevalece sobre a regra geral.
Além de isso evitar que editores saiam fazendo isso Brasil afora sem saber se pode ou não, sem verificar segmento a segmento, agindo como cheater, só fazendo edits.
MauricioCGB
Coordinators
Coordinators
Posts: 5954
Has thanked: 846 times
Been thanked: 913 times
Send a message

Post by mikemachado
Bah, pelo jeito, realmente acho que minha linha de raciocínio vai de contra ao que a comunidade pensa...

Particularmente sempre digo que o foco do Waze, são os wazers, não os editores. Claro, os editores são fundamentais nesse processo, sem a menor dúvida, mas, se fosse colocar na balança, creio que devamos priorizar a qualidade dos mapas para o usuário, evitando que sejam roteados erroneamente.

Ok que o waze já criou diversas ferramentas para evitar problemas com novos editores, inclusive com alguns limites de edição meio desanimadores para estes,mas não vejo problemas em deixar rodovias com L3, principais com L2 ou L3 dependendo da importância das mesmas, etc.... Pelo menos deixar que os editores locais avaliem a necessidade de se manter um padrão ou não e se respeite isso.

"ah, mas o cara desiste se não conseguir editar!" - Será mesmo? Eu acredito que, se o cara tentar e não conseguir, não vai desistir, vai é pedir em algum lugar (chat, fórum, respondendo a UR) como faz para editar, nem que seja jogando no google como proceder, como eu fiz na minha primeira edição... E olha que legal, invés de criar um lobo solitário, esse editor já vai se integrar na comunidade, conhecer o fórum, etc...

Fora isso, queria aproveitar o gancho para me manifestar sobre o script que roda pelo país nos últimos meses fazendo exatamente isso: Onde é aberta UR, ele baixa automaticamente o lock da via e abre um chat no app, mantendo o trecho/segmento no automático, independente do tipo de via.

Quando me questionaram sobre isso no RS, não encontrei nada no fórum, mas creio que esse post justifica em partes essa ação do script. Para poder rodar algo assim em nível nacional, sem aviso, certamente já há uma definição da coordenação ou staff de que devamos usar unicamente o lock automático. Então estou chovendo no molhado.

Mas é uma pena, já me manifestei várias vezes de que, esse tipo de edição automática, que impacta em todos editores, deveria ser sempre discutida e avaliada no grupo de editores, por meio de testes locais e avaliação de resultados antes de aplicar em larga escala. Avaliando sempre todos os possíveis impactos antes de tomar uma decisão.

Creio, e muito, que perdemos grandes oportunidades de dar voz a todos e fortalecer a comunidade por meio de discussão, evitando que os editores fiquem chateados por não ter certeza do que está acontecendo.
mikemachado
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 1586
Has thanked: 955 times
Been thanked: 2979 times
Send a message
Michel Machado
--
Tentando deixar um tijolo na construção da comunidade!


Fanpage Waze RS

Post by mikemachado
Creio que temos um consenso interessante. Debate é sempre bom.
mikemachado
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 1586
Has thanked: 955 times
Been thanked: 2979 times
Send a message
Michel Machado
--
Tentando deixar um tijolo na construção da comunidade!


Fanpage Waze RS

Post by Morgado
Acho que está meio que um consenso:
Cidade: Automático
Rodovias: Lvl3+

Minha opinião é esta também.
Morgado
Beta tester
Beta tester
Posts: 247
Has thanked: 43 times
Been thanked: 20 times
Send a message
AM - Amazonas
AM - Boa Vista-RR
AM - Itapaci-GO

Post by nelramos
Salve Turma!!
Bom, desde que foi criada a ferramenta do lock auto eu preferencialmente a tenho utilizado nos locks de segmento. Desta forma e com base nas análises estatísticas que os devs implementam o próprio sistema avalia a maturidade da via e aplica a elevação do lock.
Sempre fui a favor do lock mais baixo possível nas edições, lock 1 preferencialmente, para facilitar a atualização por todos os editores, havia um tempo que graças a Deus ficou no passado, que editores de níveis mais altos insistiam em puxar o lock das vias para o seu nível.
O único senão para mim, como tem observado outros editores são as rotas longas. Neste caso utilizo o consenso de lock, 4 e 3 para rodovias. Isto se faz necessário pois os segmentos de rodovias que passam por grandes centros estão sempre bem monitorados, mass... uma boa parte que está no interiorzão, não tem monitoria regular e não tem como fazê-lo pois em grande parte não há editores locais para isto. Muitos segmentos podem ficar meses ou até anos sem uma supervisão, e uma intervenção desastrada em um destes segmentos podem levar algum tempo até ser notada e relatada pelos usuários ou ser vista por um editor no WME.

Um abração...e dia 16 tá chegando. :D
nelramos
Emeritus Local Champ
Emeritus Local Champ
Posts: 405
Has thanked: 104 times
Been thanked: 140 times
Send a message
https://imgur.com/3oA9MoA.png https://s.waze.tools/s0600.png
Nelson Ramos | Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Manual de Edição | Leia aqui primeiro | Wazeopédia | Precisa de Mentor?
Se o post lhe foi útil, o melhor obrigado é clicar no joinha ali em cima. ;)

Post by PatrickBLopes
Olá pessoal,

No Espírito Santo hoje temos Federal em L4, Estadual L3 e Principal(arterial/coletora) L2, pois foi isso que me passaram na época que comecei as edições que venho despenhando até hoje (Não adiante me perguntar quem falou que não lembro nem o que comi ontem). :mrgreen:

No início senti um pouco de dificuldade em toda vez ir ao fórum e pedir o desbloqueio, mas com o tempo acabou virando rotina e não tive mais dificuldades virando um hábito e minhas edições iam fruindo de acordo com que eu aprendia.

Hoje vejo que em alguns Estados que também edito o lock auto não é problema e talvez poderíamos seguir já que em muitos locais apresentam uma boa maneira de novos usuários ajudarem.

No ES temos um grupo pequeno, mas que sempre está disposto a ajudar. Não me recordo de problemas relacionados a depredação do mapa mesmo em segmentos auto(1). Sei que isso pode acontecer, mas com todas as maneiras de evitar isso hoje mesmo assim entendo o medo de todos em relação a esse assunto.

Até uns meses atrás eu era a favor do lock manual, mas hoje vejo que o lock auto pode ser implantado e monitorado, sendo adotado o manual somente em pontos críticos que apresentarem problemas com editores que não estejam seguindo o manual de edição ou com pensamentos de prejudicar ao invés de ajudar.

Espero que cheguemos a um alinhamento que seja melhor para a Comunidade Brasileira que é muito bem vista no Waze. Só não podemos deixar que as informações sejam perdidas no meio do caminho quando o grupo se divide.

Grande abraço.

:D :D :D :D
PatrickBLopes
Waze Mentor
Waze Mentor
Posts: 886
Has thanked: 1046 times
Been thanked: 320 times
Send a message

Comentário foi útil? Pode dar um "joinha" ali em cima!?
Primeiras Informações:
Leia Aqui Primeiro! | Novo no Waze? Se apresente Aqui!
Apresentações dos Estados:
Espírito Santo | Cidades e Distritos ES
Manuais e Fórum Brasil:
Manual do Edição | Fórum WazeBR

Precisa de um mentor? Inscreva-se:
Programa de Mentoração Formal - Brasil