Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.

Post Reply
Forum rules
Confira nossa Wazeopedia ou pergunte ao nosso Oráculo antes de postar; ;)
Não esqueça de sempre copiar o Permalink com a "coisa" selecionada junto com a mensagem;
Problemas com rota? relate neste formulário
Veja nosso painel para acompanhamento de UR

Bloqueios / Locks de vias

Post by antigerme
Pessoal,

Antes de tudo, gostaria de fazer um resumo dos mecanismos que o Waze criou para ajudar na proteção dos mapas antes de iniciar o papo: (clica no botão show/mostrar) :D
Aumento do número de edições para conquistar níveis
Basicamente os novatos níveis 2 e 3 deixaram de ser "tão novatos".
- Alcançar o nível 2 eram necessários 1000 edições, agora são 3000 (o triplo);
- Alcançar o nível 3 eram necessários 10000 edições, agora são 25000 (o mesmo necessário para o antigo nível 4)
Para todos os níveis foram aumentadas a quantidade de edições necessárias.

Regression Check
O recurso impede que novatos façam "ops" nos mapas avaliando a edição e impedindo a quebra de rotas importantes. Claro, nem tudo é pego pois podem ser edições válidas.

Restrições por nível
Novatos não conseguem apagar segmentos, não conseguem sair trocando nome de tudo, marcar conversão difícil. Compilamos as restrições e colocamos na página da Wazeopedia abaixo
https://wazeopedia.waze.com/wiki/Brazil ... %A7%C3%A3o

Relatórios diários
Diariamente o Waze gera relatórios das edições que são enviados para os LC e alguns Mentores, excelente para captar novos editores quanto para proteção dos mapas. Se alguém aparecer para brincar no mapa, este será pego nos relatórios.
relatorio.png
(72.05 KiB) Downloaded 814 times
Screenshot_20181106-183133.png
Me desculpem pelo screenshot de celular. ;)
(240 KiB) Downloaded 505 times
Redução de nível ou bloqueio de editores
Os GC podem bloquear ou reduzir o nível dos editores que danificam os mapas. Se tem algum editor de nível alto danificando os mapas, nos fale.
Prefere colocar um bloqueio de nível alto na via por causa de editor danificando os mapas - assim prejudicando a contribuição de editores de nível mais baixo - ou, tratar o caso como editor "danificador de mapas"? :mrgreen:

Monitoramento da progressão/subida de nível
O LC possuem ferramenta para monitorar a subida de nível dos editores e assim fazendo progressão de níveis com certo controle.
monitoramento.png
(86.48 KiB) Downloaded 516 times
Mentoração pro-ativa
Mega soon, falta 2 dedinhos. Já em Beta.

Comentários nos mapas
Temos como colocar comentários nos mapas para evitarmos, informando, que editores "distraídos" façam oops.

MPs, muitas MPs para indicar "oops"
O Waze gera MPs para um catatau de coisas estranhas - vocês já conhecem - mas temos a mais importante que é de possíveis quebra de rotas.

Bloqueios automáticos
Sim, mesmo com tudo que temos acima, o Waze coloca um bloqueio automático nas vias. A grosso modo, o automático é baseado no nível e número de wazers, basicamente coloca um bloqueio de acordo com a importância da via.
trust-in-waze.jpg
(28.35 KiB) Downloaded 796 times
Bloqueios espantam os editores eventuais que aparecem para ajudar, eles encontram um erro/mudança na via, tentam corrigir e não conseguem. Diferente de bloqueios em Locais (places) onde continua permitido edição mas com moderação, os bloqueios nas vias impedem contribuição fácil aos mapas.

Vamos fazer um pacto para evitarmos bloqueios manuais generalizados, um pacto para usarmos preferencialmente de forma pontual? Lutamos muito com os devs para criarem mais e mais mecanismo de proteção aos mapas, e, os mecanismos criados já estão aí. \o/ Vamos experimentar!

Não é preciso, e ninguém está pedindo que se faça, sair correndo para colocar tudo como bloqueio automático, mas, retirar da cachola que é necessário (dever, obrigação) existir bloqueio manual. Com o tempo e naturalmente, os bloqueios se equilibrarão e voltaremos a ter bloqueios mais pontuais.

Ah... querem um exemplo? Olhem o estado da Bahia, todo ele é automático e só com bloqueios manuais pontuais. Quer exemplo mais extremo que este?! Trust in Waze! :D



Contra-exemplos: :lol: :lol: :lol:
- R. Canário :roll:
- Adriano apagando todo o BR :shock:
- Ops de "editor lvl5" com setinha vermelha na marginal :?
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 11759
Has thanked: 1697 times
Been thanked: 8141 times

POSTER_ID:2214139

1

Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista

Post by A0Itabaiana
Quando comecei a editar aqui em Sergipe encontrava muitas vias em cidades do interior com lock2, sendo que nem principais eram. Acho importante deixar as vias em automático e por aqui acho legal também deixar as rodovias com um lock acima, pra evitar erros em rotas cometidos por editores iniciantes até bem intencionados, mas que muitas vezes erram e acabam deixando conversões proibidas
A0Itabaiana
Map Raider
Map Raider
Posts: 133
Has thanked: 75 times
Been thanked: 45 times
Send a message

Post by AGBJuni
Minha opinião é que se deveria ser usado o auto como regra para todos os tipos de via, não importa se é Federal / Estadual. Como o @VitorGoiabeira disse, cada caso é um caso, podendo ter a necessidade de um lock manual X, sendo que esse X é pra o caso em concreto, não quer dizer que deveria ser igual para todos os casos, tem que ter uma análise daquela área.
Podemos pensar em uma regra de locks para vias quando tiver moderação, igual nos places, assim os novos editores não ficam desestimulados por serem obrigados a virem ao fórum pedir para baixar um lock. Apesar de todos nós termos aquela motivação pra editar, temos que lembrar que nem todas as pessoas são assim, quantas vezes eu deixei de editar devido a "burocracia" do lock alto :o
AGBJuni
Beta tester
Beta tester
Posts: 277
Has thanked: 55 times
Been thanked: 66 times
Send a message

Post by AGBJuni
Eu vou colocar umas opções com umas perguntas para todos se fazerem sobre os locks.

Opção 1 - O local que você acha que deve ter lock tem muitos problemas?
Sim.
Lock 2 resolve o problema?
Sim.

Opção 2 - O local que você acha que deve ter lock tem muitos problemas?
Sim.
Lock 2 resolve o problema?
Não.
Lock 3 resolve o problema?
Sim.


Opção 3 - O local que você acha que deve ter lock tem muitos problemas?
Sim.
Lock 2 resolve o problema?
Não.
Lock 3 resolve o problema?
Não.
Lock 4 resolve o problema?
Sim.


Opção 4 - O local que você acha que deve ter lock tem muitos problemas?
Não.
Então qual a necessidade de lock manual?
Porque sim :roll:
AGBJuni
Beta tester
Beta tester
Posts: 277
Has thanked: 55 times
Been thanked: 66 times
Send a message

Post by alemenezes
CleitonCasarotto wrote:Minha opinião, rodovias como esta hoje, lock 3 estaduais e 4 as superiores. Rodovia não é lugar para editor novato ir mexer sem alguem acompanhando, se precisar mexer o ideal é que peça no forum e alguem acompanha como fazemos a muito tempo e não tem espantado ninguem, muito pelo contrario, tem trazido muitos editores para o forum e para a comunidade.
Principais somente com lock 3 em vias importantes de grandes cidades
Restante tudo automatico.
Concordo com o CleitonCasarotto!
alemenezes
Waze Global Champs
Waze Global Champs
Posts: 1338
Has thanked: 391 times
Been thanked: 647 times
Send a message

Post by andresonmelo
danielborges93 wrote:
Jefresongil wrote:Eu manteria apenas as Rodovias talvez generalizando em Lock automático de 3. Por 2 razões.
1- Trata-se de conexões que impactam seriamente em problemas de Rotas Longas e que podem ser tardiamente descobertas.
2- Face ao já citado problema de Conexões de Rede é pouco provável que usuários novatos consigam área para fazer ajustes nestas Rodovias. Então o caso já por si estaria restrito aos AM's e SM's que sabem textualmente qual caminho percorrer se necessitar solicitar Redução de Lock.

Quanto as cidades, ao menos nas áreas que acompanho os editores estão fazendo acompanhamento e sempre de olho em possíveis danos. porém vias internas por estas bandas estão com Lock máximo de 2, podendo perfeitamente serem transportadas para automático.
Estou com o Jeff nessa. Rodovias tem que ter lock alto (3 pra cima), principalmente em áreas rurais (normalmente não há vias "paralelas"). Qualquer problema deixado em uma via desta pode fazer o Waze traçar uma rota extremamente longa, dependendo da distância do destino.

Dentro da cidade temos mais vias, logo temos mais caminhos. Se houver algum problema, o Waze vai achar outra rota com certeza. Porém como o problema vai ser identificado? Se os mecanismos automáticos não identificarem o mentor ou LC terá que verificar manualmente em cada relatório e verificar se as edições estão corretas. Isso vai gerar uma sobrecarga por parte dos mentores/LCs?

A exemplo daqui de Alagoas, se formos colocar as vias no automático, muita coisa vai ficar com lv2, e até lv1, inclusive em rodovias. Imagina o problema que pode causar para os wazers se alguém fizer uma edição errônea :|

Minha posição é:
- Rodovias: lv3+ (principalmente em áreas rurais);
- Dentro da cidade: automático.
Eu vou de acordo com o Lock Auto, e pontualmente a depender da necessidade de determinadas localidades, sejam por históricos de problemas, ou etc. Acho um saco ficar pedindo redução de lock, e olhe que não sou editor tão novo assim. Essa é a minha opinião
andresonmelo
State Manager
State Manager
Posts: 498
Has thanked: 20 times
Been thanked: 139 times
Send a message

Post by andresonmelo
quantumjedi wrote:Também concordo que o padrão é post do @tenlucas.

Sou contra bots e toda forma automatizada ou "algorítmica" de edições. Elas devem sempre ser analisadas caso a caso e de preferência por editores locais.
Pegando um gancho na discussão "acalorada", creio que a comunidade local (regionalização) tenha capacidade de gerir os mapas e adotar padrões as vezes um pouco fora da regra geral, afinal por isso o nome regionalização. Já foi dito e desdito aqui em AL muitas rodovias importantes cortam longos trechos em zona rural sem cobertura de sinal e sendo assim não possuem "expressividade" para que o lock seja além de 1 ou 2. Acho interessante e bastante válido o chit-chat automatizado do AG quando surgem UR's, porém creio que a redução automática do lock para estes casos não sejam necessariamente a solução. Continuo enxergando que nada melhor do que a comunidade de editores locais para entender melhor os mapas de suas respectivas regiões. Creio que para essas rodovias o melhor a ser feito enquanto a cobertura de sinal/usuários ativos não melhora é manter o lock manual em no mínimo 2 e no máximo 3, em alguns casos chegando a 4 a depender da expressividade e local. Sei que já foi discutido e rediscutido, mas só quis registrar a minha opinião.
andresonmelo
State Manager
State Manager
Posts: 498
Has thanked: 20 times
Been thanked: 139 times
Send a message

Post by Angelo_1903
Vou replicar aqui, o que eu já havia comentado lá na caixa:

Eu sou a favor do lock automático em todas as vias e já venho colocando isso em prática por onde passo, mas prefiro abrir uma exceção para as rodovias.

No meu ponto de vista, rodovias são longas, não há como monitorá-las constantemente como acontece dentro de uma cidade. Onde um pequeno erro já é alertado por vários usuários rapidamente. Concordo com o Brás quando o mesmo refere-se que deveria existir um sistema de monitoramento nas rodovias. Tentamos realizar isso a um tempo atrás por aqui, testando de tempos em tempos algumas rotas importantes, mas acabou caindo por terra, pois o processo era totalmente manual.

Aqui onde temos uma grande faixa de extensão rural, frequentemente encontramos editores que criam uma via que leva para uma fazenda somente, ou seja, quase sem serventia nenhuma e tentam conectar na rodovia de forma equivocada. E isso só é percebido quando surge uma UR ou por um acaso passamos editando pelo local, até consertar o estrago e atualizar o mapa, lá se vão mais alguns dias.

Quanto a preocupação do Vitor com o sumiço de novos editores, isso são dados que o Waze nos trás, realmente nos últimos anos, o número de novos editores vem diminuindo, em compensação o índice de conectividade dos mapas vem aumentando. O que significa? Que os mapas estão mais consolidados e isso está diretamente ligado ao número de novos editores. É um dado, é um fato, eles mesmo sabem disso. Se sou um novo editor, porque vou entrar no WME se para mim o aplicativo funciona perfeitamente, sem problemas e conflitos em minhas rotas diárias?

Quanto as ferramentas de proteção, sim, são ótimas, principalmente as restrições por nível, já o regression check pode te dar todas as informações do que você está fazendo errado, mas não impede de você ignorar todas aquelas mensagens e salvar as edições de forma errada, mesmo assim.

Mas já que estamos discutindo os locks e bloqueios volto a tocar em outro assunto: Um script que roda o Brasil inteiro elevando os locks dos places para (3). Como vai ficar isso?

Por que todo esse papo só me faz entender da seguinte forma:
Tudo bem um editor nível 1 quebrar uma rota importante, desde que ele não altere o telefone da Farmácia né? Pois aí sim teremos um grande problema.
Angelo_1903
Local Champ Mentor
Local Champ Mentor
Posts: 1685
Has thanked: 998 times
Been thanked: 1173 times
Send a message

Post by antigerme
Pessoal,

Falei no post inicial sobre relatórios diários de edição e só depois percebi que posso estar falando grego - poucos tem acesso.

A turma vai ver se vai dar para expandir o acesso aos relatórios para mais pessoas, talvez Mentores, CM, SM. Assim que tiver novidades eu trago aqui. ;)

Abaixo um exemplo do relatório da Bahia:
Screenshot_20181106-183133.png
Desculpa pelo screenshot de celular :*
(240 KiB) Downloaded 282 times
Piscou aqui na Bahia, vou lá ver qual foi a piscadela. :P

Trust in Waze!!!
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 11759
Has thanked: 1697 times
Been thanked: 8141 times
Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista

Post by antigerme
Atualizei o post inicial com o monitoramente de progressão de nível. ;)
antigerme wrote:Pessoal,

Falei no post inicial sobre relatórios diários de edição e só depois percebi que posso estar falando grego - poucos tem acesso.

A turma vai ver se vai dar para expandir o acesso aos relatórios para mais pessoas, talvez Mentores, CM, SM. Assim que tiver novidades eu trago aqui. ;)

Abaixo um exemplo do relatório da Bahia:
Screenshot_20181106-183133.png
Piscou aqui na Bahia, vou lá ver qual foi a piscadela. :P

Trust in Waze!!!
Vou mandar agora PMs para Mentores e SM para ver se querem receber os relatórios de edição de seus estados.
antigerme
Global Champ Mentor
Global Champ Mentor
Posts: 11759
Has thanked: 1697 times
Been thanked: 8141 times
Send a message
https://sites.google.com/a/felicio.com. ... brazil.png AM - Salvador/L. de Freitas
Looking for a job
Employer: "We need someone responsible for the job."
Candidate: "Sir your search ends here! In my previous job whenever something went wrong, everybody said I was responsible."
* não me responsabilizo por danos em sua vista