Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.
Post by VitorGoiabeira
reginamaga wrote:Bom eu concordo com Lucas.. cada região conhece bem onde o calo aperta.

Aqui em Goiás temos praticado o lock automático na grande maioria das vias, inclusive nas rodovias, e não estamos encontrando problemas graves. Lembrando que o lock automático, a medida que a via se torna "madura", sobe "automaticamente" para 3.. por isso se chama "lock automático" ;)
Pois é Regina, é isso que a galera está se esquecendo...o lock automático faz aquilo que a gente quer, quando uma via se torna "madura" o lock sobe...Se a via não é madura fica lock baixo, não precisamos de regras para um tipo de via...se a rodovia estadual ou federal for madura ela subirá para o level 3, se não for, fica num level menor até se tornar.
Não existe isso de lock manual, deixa tudo no automático e o Waze sobe o lock.
VitorGoiabeira
Country Manager
Country Manager
Posts: 1808
Has thanked: 721 times
Been thanked: 899 times
Send a message

Post by VitorGoiabeira
Gostaria de perguntar aos devs: O que vocês acham de ter criado uma ferramenta de lock automático baseada em vários dados e os editores não usarem isso?
Cada caso tem que ser analisado separadamente e não deveria virar uma regra. Estaduais e Federais não deveriam ter lock X ou Y sem uma real necessidade, assim que a rota der erro vai aparecer uma UR ali e o editor vai lá e conserta, se não apareceu UR esse via nem está sendo tão usada assim...
Vejo alguns de vocês falando em lock 4...quer dizer que um editor level 3 não tem "conhecimento" para mudar nada numa federal/estadual...
Quantas federais/estaduais são de estrada de chão, ligando cidades a povoados por onde nunca passamos ou passaremos e que podem ser editadas por um editor level 1 que passou por lá recentemente?
Aos champs, seria interessante sabermos mais sobre o processo de qualificação do lock automático, se não tiverem a informação podemos pedir para ser falado no encontro.
VitorGoiabeira
Country Manager
Country Manager
Posts: 1808
Has thanked: 721 times
Been thanked: 899 times
Send a message

Post by VitorGoiabeira
CleitonCasarotto wrote:Minha opinião, rodovias como esta hoje, lock 3 estaduais e 4 as superiores. Rodovia não é lugar para editor novato ir mexer sem alguem acompanhando, se precisar mexer o ideal é que peça no forum e alguem acompanha como fazemos a muito tempo e não tem espantado ninguem, muito pelo contrario, tem trazido muitos editores para o forum e para a comunidade.
Principais somente com lock 3 em vias importantes de grandes cidades
Restante tudo automatico.
Você disse: "...rodovias como esta hoje.."
Isso é uma regra? De onde surgiu? Desde quando é obrigatório colocar Lock 3 em estaduais e 4 as "superiores"?
Você tem os dados de novos editores para compartilhar conosco?
VitorGoiabeira
Country Manager
Country Manager
Posts: 1808
Has thanked: 721 times
Been thanked: 899 times
Send a message

Post by VitorGoiabeira
CleitonCasarotto wrote:
VitorGoiabeira wrote:
CleitonCasarotto wrote:Minha opinião, rodovias como esta hoje, lock 3 estaduais e 4 as superiores. Rodovia não é lugar para editor novato ir mexer sem alguem acompanhando, se precisar mexer o ideal é que peça no forum e alguem acompanha como fazemos a muito tempo e não tem espantado ninguem, muito pelo contrario, tem trazido muitos editores para o forum e para a comunidade.
Principais somente com lock 3 em vias importantes de grandes cidades
Restante tudo automatico.
Você disse: "...rodovias como esta hoje.."
Isso é uma regra? De onde surgiu? Desde quando é obrigatório colocar Lock 3 em estaduais e 4 as "superiores"?
Você tem os dados de novos editores para compartilhar conosco?
Isto é um acordo informal que tínhamos a tempos entre os champs, alguns aderiram outros não. Por isso alguns estados usam e outros não, mas isso não funciona e por isso estamos aqui justamente para discutir e criar uma "regra" nacional.
Para fins de conhecimento estava me referindo a PR e SC
Ok. Obrigado pelo esclarecimento.
VitorGoiabeira
Country Manager
Country Manager
Posts: 1808
Has thanked: 721 times
Been thanked: 899 times
Send a message

Post by VitorGoiabeira
romulo-nunes wrote:Permitir que os novatos editem vs. Bloquear o mapa com lock manual alto.

É uma discussão interessante e oportuna, dado que vamos iniciar em AL uma nova revisão geral do mapa. Pelo que li, acredito que o sentimento de todos converge para o seguinte:
  • lock automático em ruas comuns e primárias (onde o usuário novato vai ter a oportunidade de treinar mais)
  • lock manual lv3 ou mais em rodovias estaduais e federais (dada a importância no roteamento de grandes distâncias e dificuldade de identificação de problemas graves).
  • usar o bom senso, considerando a possibilidade de casos fora do padrão.


É isso?
Veja o que o @tenlucas escreveu:
Sobre o consenso, temos:
- Adotar o automático, sempre que possível;
- Locks manuais são para segmentos com históricos "negativos" como vandalismos, complexidades de junções, importância da via X impacto de edição errada, entre outras coisas.
Não diz nada de lock só porque é uma rodovia federal ou estadual.
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
VitorGoiabeira
Country Manager
Country Manager
Posts: 1808
Has thanked: 721 times
Been thanked: 899 times
Send a message

Post by VitorGoiabeira
romulo-nunes wrote:Olá, Victor. Boa tarde.

Sim, vi a postagem do @tenlucas também. Mas, como eu disse, fiz um resumo unindo as opiniões que percebi na maioria dos comentários, incluindo a dele. Se eu estiver enganado, me desculpe.

Um outro detalhe... O lock automático das vias Estaduais é 1. Quanto a isso, penso que não dá pra ficar no automático.
Eu li o que o coordenador Lucas disse com outros olhos, como um consenso já definido e sendo aplicado.
O lock automático é de acordo com a "maturidade" da via, e não de acordo com o tipo de via, então o lock automático para uma Estadual não é 1 não.
Precisa se desculpar por nada não...
VitorGoiabeira
Country Manager
Country Manager
Posts: 1808
Has thanked: 721 times
Been thanked: 899 times
Send a message

Post by VitorGoiabeira
@romulo-nunes, acho que cálculo é aplicado a todas a vias, mas vamos aguardar alguém com mais conhecimento para falar.
Se o lock automático estiver funcionando corretamente, essas e outras vias que você conhece não "precisam" de level maior que 1. Só reafirmo que o lock automático de rodovia não é 1, tem várias com lock automático 3.
Quebra de rotas: Na Bahia está tudo no automático e temos poucas ocasiões (outro dia rolou uma mas a "culpa" de um editor level 4, erros acontecem).
VitorGoiabeira
Country Manager
Country Manager
Posts: 1808
Has thanked: 721 times
Been thanked: 899 times
Send a message

Post by VitorGoiabeira
Se alguém criou um script para colocar lock no auto deve ser porque alguém considerou que colocar lock 3 em estadual e federal era uma regra, sem nunca ter discutido isso com a comunidade.
VitorGoiabeira
Country Manager
Country Manager
Posts: 1808
Has thanked: 721 times
Been thanked: 899 times
Send a message

Post by VitorGoiabeira
Eu ainda acho que está havendo uma interpretação diferente dos editores...
Na minha interpretação @Lucas disse que o padrão é usar lock auto, e em alguns casos específicos a comunidade local decide se coloca lock manual naquele ponto ou não.
Na interpretação de outro editores, é a comunidade local que decide se vai usar lock auto ou não.
E já tem agora a interpretação que é a comunidade local que decide como fazer a transição (que pode durar uns 2 anos para se concretizar).
Já vi editores lvl 3, 4 fazendo quebra de rotas em rodovias, não acho que seja motivo para lock alto.
VitorGoiabeira
Country Manager
Country Manager
Posts: 1808
Has thanked: 721 times
Been thanked: 899 times
Send a message

Post by VitorGoiabeira
MauricioCGB wrote:
VitorGoiabeira wrote:Eu ainda acho que está havendo uma interpretação diferente dos editores...
Na minha interpretação @Lucas disse que o padrão é usar lock auto, e em alguns casos específicos a comunidade local decide se coloca lock manual naquele ponto ou não.
Na interpretação de outro editores, é a comunidade local que decide se vai usar lock auto ou não.
E já tem agora a interpretação que é a comunidade local que decide como fazer a transição (que pode durar uns 2 anos para se concretizar).
Já vi editores lvl 3, 4 fazendo quebra de rotas em rodovias, não acho que seja motivo para lock alto.
A discussão está em fazer alterações sem consultar a comunidade local.
Principalmente no que se refere à segmentos do tipo Expressa, Federal e Estadual.
Achei que a discussão era sobre Bloqueios / Locks de vias como diz o título.
Qual o problema em alterar algo deixando dentro das regra geral?
VitorGoiabeira
Country Manager
Country Manager
Posts: 1808
Has thanked: 721 times
Been thanked: 899 times
Send a message