Wazeopedia - dificuldades/sugestões

Este é o espaço para dar e receber explicações e recomendações sobre a edição de mapas entre usuários experientes e usuários novos.

Moderators: BellVillense, Brazil Champs

Forum rules
Confira nossa Wazeopedia ou pergunte ao nosso Oráculo antes de postar; ;)
Não esqueça de sempre copiar o Permalink com a "coisa" selecionada junto com a mensagem;
Problemas com rota? relate neste formulário
Veja nosso painel para acompanhamento de UR

By Sílvio (asterix06) - Toda ajuda é bem vinda, até as menores. Agora para que tentar "corrigir" algo que não precisa de conserto?

Re: Wazeopedia - dificuldades/sugestões

Postby MauricioCGB » Sat May 23, 2020 2:52 pm

GabiruX_ wrote:Uso Android, e quando clico em qualquer place com XX e ligo, fala que o número não existe. Já se tem 0XX liga normalmente. Eu só estou mapeando por causa disso com 0XX, e também do Wazeopedia.
Alterar o padrão seria uma trabalho demasiado a não ser que seja feita por script.

Uso iOS e no APP todos os números aparecem como (xx)+número, inclusive os que no WME estão como (XXX)+número.
E quando clico sobre os números para discar, todos mostram (XXX)+número, inclusive os que no WME estão como (XX)+número.
Não era assim antes, dava problema de discagem. Resolveram o problema.

A Wazeopedia é o padrão para edição, no computador não existe dificuldade para digitar parenteses e traço. Quando incluo locais pelo aplicativo digito o número sem parenteses e sem traços também. Depois, quando me lembro (e o alzheimer não atrapalha) corrijo no WME.
MauricioCGB
Waze Global Champs
Waze Global Champs

Has thanked: 840 times
Been thanked: 1204 times

Postby phrozanez » Mon Oct 21, 2019 3:00 am

VitorGoiabeira wrote:https://wazeopedia.waze.com/wiki/Brazil/Locais
Locais duplicados
Quando um usuário envia uma atualização de um local através do aplicativo, mas não seleciona nenhuma opção da lista de locais próximos, estes são considerados como novos locais. Também poderá acontecer que dois usuários adicionem um novo local no mesmo momento resultando em dois novos locais duplicados.

Há uma funcionalidade automática que tenta prevenir a duplicidade de locais, fazendo com que ela apareça como uma atualização no editor. Porém, caso não seja identificada automaticamente a duplicidade, por enquanto, não há opção que permita juntar as informações dos dois locais. Por isso, será necessário copiar manualmente a informação do novo local para o local duplicado já existente. Atenção, não é possível copiar/mover fotografias, por isso se um local duplicado possuir um fotografia aceitável e o outro não, deverá ser o primeiro o escolhido para ficar, obviamente também deverá ter em atenção o local que contem mais fotos. Ressalva-se que se o local já existe, mesmo sem fotografia, e aparece uma atualização a preferência deve ser para o local já existente, pelo mesmo motivo de evitar que um usuário que adicione locais incorretos se torne confiável.

Quando encontrar um local duplicado de outro já existente , ou dois novos locais para o mesmo estabelecimento, na qual:

A atualização contém apenas uma fotografia, ou
A atualização fornece informação útil e atualizada.
Por favor, siga os seguintes passos:

Copie a informação necessária do novo local para o local já existente
Recuse a atualização
Salve
Se a informação adicionada no novo local coincidir com a do local já existente, então nesse caso deve recusar a atualização.

Posso mover uma fotografia de um local para outro local?
Não. Por enquanto, é impossível mover uma fotografia.

Posso mover a informação de um local duplicado para outro local já existente?
Não. Terá de copiar manualmente a informação correta do local duplicado para o local já existente.

Como todos já sabem nós já temos como mesclar os places, precisamos modificar essa parte do texto com tal informação e instruções de como fazer isso corretamente.
Aparência no Aplicativo
As Áreas são visíveis no Aplicativo e no Mapa ao vivo como uma mancha no mapa.

Os Pontos não são visíveis no Cliente e no Mapa ao vivo, mas aparecem nos resultados de pesquisa.

Nem todos os places do tipo área são visíveis no app/mapa ao vivo.

Ola pessoal, uma duvida... nem todos os places tipo area sao visiveis mas pelo menos aparecem nos resultados de pesquisa? Eu acredito que sim, mas como na Wazeopedia nao fala claramente (assim como citado na descricao dos "Pontos"), entao fiquei na duvida.

Obrigado!
phrozanez

Has thanked: 2 times
Been thanked: 0 time

Postby phrozanez » Mon Oct 21, 2019 3:11 am

Pessoal,

Sou novato e estou aprendendo. Gostaria de entender melhor sobre 2 categorias (dentro de locais), "Natureza", "Ao ar livre" mas não achei na Wazeopedia. Caso realmente não tenha la, alguém saberia me dizer sobre esses dois que citei? Em quais situações eu usaria?

Desde já agradeço!
phrozanez

Has thanked: 2 times
Been thanked: 0 time

Postby romulo-nunes » Sat Aug 10, 2019 4:03 am

Uma ferramenta de edição de texto mais ágil ia incentivar melhor a participação.
[ img ] [ img ] [ img ] [ img ]
Arapiraca - Alagoas - Brasil
romulo-nunes
Waze Mentor
Waze Mentor

Has thanked: 51 times
Been thanked: 134 times

Postby romulo-nunes » Fri Aug 16, 2019 6:49 pm

Se a intenção é deixar tudo 100% redondinho, fácil de ler, de encontrar as coisas e tal, minha proposta é criar um único manual integrado... Um esqueleto geral de tópicos bem indexados (com tópicos e subtópicos). Em cada subtópico a gente coloca:
  • primeiro o básico sobre o assunto com exemplos simples.
  • acrescenta depois um detalhamento pra quem quiser estudar mais (pra ser AM)

Tudo com os respectivos links dos tópicos no fórum onde o assunto foi decidido/debatido.

Mas pra que isso seja possível, a ferramenta de edição da Wazeopedia precisar ser boa e não viver travando. Caso contrário, teremos uma obra inacabada. :lol:
[ img ] [ img ] [ img ] [ img ]
Arapiraca - Alagoas - Brasil
romulo-nunes
Waze Mentor
Waze Mentor

Has thanked: 51 times
Been thanked: 134 times

Postby ronaldsvale » Fri May 15, 2020 5:37 pm

Estava analisando o tópico Locais, e uma das informações que sugiro ser alterada, é o sub tópico Aba Mais informações:
Nela costa o padrão antigo do DDD (0XX), porém, conforme regulamentação da Anatel, o código agora é composto por 2 dígitos (XX).

Nos links abaixo há a forma padronizada para a utilização.
Código de Seleção de Prestadoras

Mapa Interativo de Códigos de Área

Resolução nº 263, de 8 de junho de 2001
Ronald Vale

AM - Recife / Garanhuns
SM - Pernambuco
CM - Brasil

Manual de Edição
Links Importantes
Nomes em Rodovias Federais - Veja aqui
ronaldsvale
Country Manager
Country Manager

Has thanked: 436 times
Been thanked: 499 times

Postby ronaldsvale » Fri May 15, 2020 9:42 pm

biuick84 wrote:
Não vejo vantagem nenhuma em omitir o 0 inicial, e a criação de transtorno pro usuário que vai precisar editar cada um dos números que vá discar. Por mim a Wazeopedia, nesse ponto, deve ficar como está.

Mas com o 0 no DDD gera transtorno aos que utilizam o modo de preenchimento automático no celular, seja do próprio aparelho ou via operadora.
E o que ocorre em muitos casos é o número 0 vir duas vezes:

Ex.: 031(código gerado pela operadora) + 011 + 9XXX-XXXX
Dai vai surgir a mensagem: "Este número não existe"

Então como sugestão, e para um melhor acesso do usuário as informações no app, o DDD seria informado por apenas dois dígitos.
Ronald Vale

AM - Recife / Garanhuns
SM - Pernambuco
CM - Brasil

Manual de Edição
Links Importantes
ronaldsvale
Country Manager
Country Manager

Postby ronaldsvale » Fri May 15, 2020 11:50 pm

biuick84 wrote:Concorda que aí vc está fugindo do escopo que vc mesmo definiu, que era o da regulamentação da Anatel? :D

Desde o início me referi a não utilizar o 0 no DDD. :D

Então creio que você não entendeu o que quis dizer. ;)
Ronald Vale

AM - Recife / Garanhuns
SM - Pernambuco
CM - Brasil

Manual de Edição
Links Importantes
ronaldsvale
Country Manager
Country Manager

Postby sulstore » Tue Aug 27, 2019 12:35 am

dZoup wrote:Sugiro linkarmos na wazeopedia o forum que debateu o assunto (quando aplicável) e no forum após decisão o "fechamento" com a pagina ("wiki") atualizada.

Isso é interessante! Outro ponto que acharia bacana seria criar um manual mais simplificado e amigável para editores que estão começando, talvez conseguiríamos manter uma quantidade maior de editores que estão chegando. Hoje a gente passa muita informação pro novato e isso pode acabar intimidando o mesmo.

A estrutura da Wazeopedia sei que não conseguimos mexer, mas poderíamos trabalhar com um Layout (imagens) para deixar a página mais amigável, pensei em até algum tipo de linha do tempo. Poderia ser algo isolado, apenas para passar aos novos editores, assim que tivessem mais experiencia e mais interesse nas edições, indicaríamos a Wazeopedia completa para se aperfeiçoar. Em sites, por exemplos no meu.. rsrs Trabalhamos com linha do tempo no Checkout (página de pagamento), inclusão do pedido, forma de pagamento, aprovação, envio, NF e rastreio. Isso aumentou muito nossa taxa de conversão. (visitas/vendas)

Algo parecido seria bacana para editores novatos. Provavelmente aumentaríamos nossa taxa de retenção de novos editores. :D
Michael Pereira

AM - Norte de Santa Catarina
SM - Santa Catarina

[ img ][ img ][ img ]
sulstore
State Manager
State Manager

Has thanked: 404 times
Been thanked: 296 times

Postby VitorGoiabeira » Wed Aug 14, 2019 12:09 pm

-Página sem tradução completa:
https://wazeopedia.waze.com/wiki/Brazil ... s_parciais
https://wazeopedia.waze.com/wiki/Brazil ... ruzamentos

-Na aba de navegação do lado esquerdo poderia ter o link das principais páginas ou até todas.
- Manual de Usuário antigo e algumas coisas ainda sem traduzir:
https://wazeopedia.waze.com/wiki/Brazil ... C3%A3o_3.5

- Links sem páginas criadas no manual de edição:
"Proteção do Mapa
Conheça as ferramentas para garantir a qualidade das edições"
https://wazeopedia.waze.com/wiki/Brazil ... &redlink=1

"Classificações de Edição
Veja aqui o artigo completo sobre Classificações de edição (em inglês)."
https://wazeopedia.waze.com/wiki/Brazil ... &redlink=1

Na minha opinião seria interessante uma revisão completa dos textos da Wazeopedia, mesmo que ocorra uma mudança para outro site ou sistema, os textos estariam salvos e atualizados.
[ img ][ img ][ img ][ img ][ img ][ img ]
Xiaomi Mi 9 - 6GB RAM - 128 GB ROM - Android 9.0.0
VitorGoiabeira
Experts
Experts

Has thanked: 584 times
Been thanked: 761 times

PreviousNext

Return to Mapas e edição de mapas